terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porque não gosto de ouvir falar em pinheiros

Paulo Sérgio ainda ontem voltou a falar no "tal pinheiro" que lhe faz falta. Há até quem consiga ver na falta de um espécime semelhante a justificação para a falta de golos, sejam eles com os pés, sejam eles com a cabeça. Desde Peter Houtman, passando pela contratação / rescisão relâmpago de Nial Quin, com direito a passeio à beira-mar, que o Sporting tenta mas não consegue ornamentar o seu ataque com alguém que junte a envergadura fisica com a capacidade de marcar muitos golos.

A explicação parece-me simples: jogadores assim ou se descobrem cedo ou paga-se bom dinheiro por eles. Lembro que o SLB despendeu, se a memória não me atraiçoa, 9 milhões por Cardoso. E depois há o próprio conceito de "pinheiro" que me parece uma visão demasiado primaria de conceber o futebol. 

E quando me lembro que foi atrás de algo assim que ainda há pouco pagamos mais de 400 mil euros, fora salários, por 6 meses de empréstimo de um tronco... Vejam com atenção a partir do segundo 50. Foi este fim-de-semana em Málaga.

15 comentários:

  1. Também acho muito estupida essa história do pinheiro. Ou vinha um "Jardel" ou então não interessa muito a altura. Não concordo que seja pelos avançados que a equipa marca poucos golos. É verdade que falhamos alguns escandalosos e mandamos uns ao poste, mas aquela táctica do treinador é a principal responsavel pela falta de golos e por sofrermos tantos.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    O Benfica pagou 12M pelo Cardozo, os 9M foram por 80% do passe, mais tarde compraram o resto.

    Isto dos avançados é quase tão mau como aquela malta que diz que o Sporting não consegue ser campeão enquanto tiver o Rui Patrício na baliza. Sobre a baliza nem acrescento mais nada, uma vez que a percentagem de golos sofridos por culpa do GR é inferior a 5%.
    Mas para se ver se os avançados falam muitos golos é contar quantas vezes a bola chega em condições a posições de facturar. É que falhanços em esforço ou em posições em que a probabilidade do remate ter sucesso é baixa, não é azar, é apenas um acontecimento natural.

    ResponderEliminar
  3. Bons "Pinheiros" foram o Sphear, Nalitzis, Purovic e Kirovski. Todos juntos deve ter dado para aí 10 golos (e já devo estar a puxar).

    A questão não é o tipo de jogador, mas sim o "tipo" de treinador que temos que nem com Messi, Iniesta, Xavi, Busquetes e Dani Alves, conseguia controlar um jogo (com bola).

    ps: só um aparte, o Nial Quinn nem sequer viu o mar, foi o Tejo, ali no Cais do Sodré, onde hoje é o Armazém F (ou era).

    ResponderEliminar
  4. Nem sei como não conseguimos aproveitar este talento natural, caicedo de seu nome. O homem é um portento lembro-me de um golo falhado semelhante a este quase a terminar o jogo, que nos daria a vitória é a especialidade dele.

    ResponderEliminar
  5. A 'lenda' do pinheiro para mim é absurda, as características físicas dos atletas não são nem nunca foram absolutamente determinantes das suas qualidades futebolísticas (vd Garrincha). Para marcar muitos e bons golos a única característica obrigatória é ser... bom. E isso implica investir bem, coisa que não temos feito nos últimos anos. E embora possa acontecer que um bom jogador não se adapte a determinada estratégia da equipa, esse não é decerto o problema do Paulo Sérgio, porque até ao momento ainda não vi outra estratégia que não seja "corram rapazes, corram..."

    'Off-topic'
    Peço desculpa, mas impõe-se divulgar e defender o que temos de bom. Por isso, sugiro que votemos nos nossos atletas:

    http://galacdp.sapo.pt/
    Atleta Feminino do Ano: SCP – Naide
    Atleta Masculino do Ano: SCP – João Pina
    Treinador do Ano: SCP – António Abreu Matos

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. Querem ver um verdadeiro "pinheiro"? http://www.corrieredellosport.it/video/curiosita/2010/11/16-27110/Papera+del+portiere%2C+ma+l%27attaccante+sbaglia+l%27impossibile%21

    ResponderEliminar
  7. Quando ele veio, eu disse que ele era um cepo...Tinha visto vários jogos dele pelo MCity e ele não enganava. No fundo, é o Tilt do Equador.

    ResponderEliminar
  8. Se o treinador quer um pinheiro o presidente só tinha de o dar, agora cruxificamos o homem porque, ele está a fazer o que pode, com os jogadores que tem e não com os que pediu.
    Se viesse o pinheiro ia ser um barrete disso nao tenho duvidas nenhumas mas nao veio e isso é culpa da direcção que nao deu meios de trabalho ao treinador.
    Mas tambem emprestar o purovic quando se procura um jogador com as suas caracteristicas?

    Sao erros atraz de erros, destas direcções.
    Desde a contratação de treinadores miseraveis á dispensa dos unicos com alguma qualidade, se Izmailov sair que fique em Portugal pois ai podemos ver o que dispensamos, pois no mesmo ano despensar os dois melhores jogadores do plantel, quer dizer alguma coisa.
    Vou ver o SCP-fcp e voltar a alvalade 2 anos depois, O SCP é uma miseria, quero ver o nosso capitão (Moutinho Maçã podre) no regresso a alvalade, e vou aplaudir.

    ResponderEliminar
  9. Só para lembrar que o Kardec custou ao slb cerca de 3M. O mesmo que Torsiglieri, Valdés, João Pereira, Matías, etc. Menos que Grimi e Pongolle, por exemplo.

    O jogador é bom e é um jovem. Assentava que nem uma luva no nosso plantel.

    O que é de realçar, não é a azelhice do discurso do PS ou a sua incompetência.

    Temos é de um lado pessoas incompetentes a contratar jogadores, e do outro pessoas competentes na mesma actividade.

    ResponderEliminar
  10. "A explicação parece-me simples: jogadores assim ou se descobrem cedo ou paga-se bom dinheiro por eles."...

    Mas no Sporting tem de ter ainda outra característica obrigatória...se não marcam logo no jogo de estreia...começam a levar com os assobios e tornam-se flops.

    Nós no Sporting só queremos jogadores perfeitos, tudo o que for abaixo disso, não serve para nós.

    Acho engraçado quando se fala do pinheiro, lembramo-nos sempre (e muito bem) do Puro que foi emprestado ao Belem...mas quando imagino o possivel cenário de o Puro ter ficado este ano em Alvalade, imagino que era mais um para ser assobiado!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Dezperado,

    O Puro nem nunca deveria ter vindo para o SCP.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu acho que o Puro faria bem o papel de pinheiro e ser-nos-ia muito útil naqueles jogos em que não se consegue resolver pelo chão. Em vez de a 10 minutos do fim entrar o Djaló, que é veloz e seria útil em contra-ataques, ou o Saleiro, que joga a passo e parado e não tem altura que se adeque a esse estilo de jogo, que entrasse o Purovic para o chuveirinho... agora, um pinheiro para jogar ao lado do Liedson, não. E como quando se fala em atacante para o Sporting, pensa-se primeiro se se compatibilizaria com o levezinho... um pinheiro, em Alvalade, dar-se-ia tão bem como a relva natural...

    ResponderEliminar
  13. O que dava jeito era tirar de la esses agricultores todos e arranjar um presidente que perceba alguma coisita de futebol!!

    ResponderEliminar
  14. O Houtman não era "pinheiro" nenhum, era um jogador consagrado, bola de prata, campeão titular pelo Feyenoord ao lado de Cruyjff internacional holandês, chegando a fazer dupla na selecção com Van Basten. Nos treinos marcava muitos golos. Não teve culpa de vir parar ao SCP e das tricas-laricas internas do clube, razão pela qual nunca teve uma verdadeira oportunidade de demonstrar o seu real valor.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.