domingo, 21 de novembro de 2010

Um pedaço de Alvalade nos Emirates

Quem ontem viu a transmissão do jogo Arsenal – Totenham é impossível não se ter lembrado do Sporting dos anos 80/90 ou do jogo recente com o Vitória de Guimarães. Estádio a transbordar de gente e a expectativa de não perder pontos para a concorrência. Ao intervalo o jogo parecia mais ou menos decidido, com uma exibição segura a ditar 2 golos de diferença favoráveis aos gunners. Os de White Heart Lane pareciam não ter grandes argumentos para contrariar o melhor desempenho da juventude de Wenger.

Pura ilusão. Redknapp, perante a inevitabilidade da derrota, apostou tudo com a entrada de Defoe e depois do pinheiro Crouch. Quando se esperava que o Arsenal fizesse valer, desferindo contra-ataques, todo o poder de fogo dos seus artilheiros comandados por Fabregas, assistiu-se  um progressivo encolher arsenalista que terminou num trágico volte-face. Nas faces dos adeptos viam-se expressões de incredulidade que nos são dolorosamente familiares. Quem frequentou Alvalade nas décadas de 80/90 protagonizou-as vezes sem conta.

O fantasma que hoje passeia nos Emirates parece ser um parente britânico do que durante anos assolou Alvalade e que estará certamente relacionado com o insucesso consecutivo. Então, tal como hoje o Arsenal, o Sporting possuía plantéis cheios de talento que jogavam um futebol atraente e que, a cada inicio de época renovavam a esperança leonina. Os adeptos acorriam em massa, tornando célebre o “este ano é que é”.

Infelizmente o paralelismo com os dias de hoje não faz sentido. O futebol do Sporting nos últimos anos deixou de ser atraente até para os fantasmas e quando o apito do árbitro dá inicio ao primeiro jogo da época já nem os mais insensatos esfregam as mãos de expectativa. Os poucos que ainda comparecem à chamada fazem-no por fidelidade a um amor que se tornou numa fonte de sofrimento. Sem esperança não há amor que floresça e sem ela Alvalade não voltará a encher.

9 comentários:

  1. Caro LdA,

    Hoje já nem esses fantasmas assolam Alvalade, pois antigamente ainda lutávamos pelos título.

    Hoje lutamos pelo apuramento para a Europa...

    E como dizes, a qualidade de algumas épocas outrora foi hoje substituída pela falta de profissionalismo e mediocricidade da maioria de dirigentes, director desportivo, treinador e muito dos jogadores.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro do Sporting de Marinho Peres, que jogava o melhor futebol do campeonato.

    Com Figo, Ivkovic, Balakov, Cadete, Yordanov, Peixe, entre outros, tínhamos jogadores de qualidade inequívoca, de raça e de amor ao Clube.

    Dava gosto ver o Sporting jogar à bola.

    Outros tempos!! Em Alvalade via-se futebol!

    ResponderEliminar
  3. Agora completamente descontextualizado: alguém sabe onde pára o rabiu ibrahim? li uma notícia que esteve (?) à experiência no VVV-Venlo, um clube holandês onde estão muitos jogadores do fcp emprestados?

    SL

    ResponderEliminar
  4. Este blog é um constante dizer mal e apregoar o que está mau..
    Qualquer sportinguista que passe aqui deve pensar que chegou ao antro do dizer mal, do pessimismo e do que representa o saudosismo português- antigamente é que era!

    Em relação em estádio a abarrotar de gente seguramente não devíamos ir ao mesmo estádio de alvalade e não devemos estar a falar do mesmo clube.

    Basta ver os jogos em alvalade na rtp memória..

    Claro que as coisas não estão bem, claro que têm de melhorar, claro que todos queremos um sporting diferente para melhor.

    Mas para isso existem assembleias gerais, assembleias extraordinárias, eleições.etc e etc

    Este discurso, em todos os posts!, é impressionante...

    É por discursos como este, é por esta forma de fazer oposição, é por este constante dizer mal, criticar, deitar baixo que se houvesse eleições hoje JEB ganharia de novo..

    99% dos sites e blogs do sporting têm este discurso mas depois "os ladrões e incompetentes da continuidade" ganham sempre.

    Eu gosto de aqui vir porque gosto de ler textos e opiniões contrárias è minha mas isto aqui é um exagero..

    Este saudosismo do " no passado é que era" já não há paciência.

    Eu sei que não sou obrigado a aqui vir mas isto não é fazer ao Sporting. é uma constante Propaganda.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Carlos

    o rabiu é um free agent ou seja não consegue encontrar clube, esteve à experiência no venlo onde não convenceu e depois foi para um clube da 2ª divisão da Holanda onde também não convenceu

    ResponderEliminar
  6. EDU:
    Sporting escreve-se com maiúscula, sff.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Lance que ilustra na perfeição a qualidade tactica desta equipa....

    ResponderEliminar
  9. What fuck is going on!? Assistiram ao "North London Derby" e não perceberam que os bons são os Spurs?! Não admira, são os mesmos que falam de enchentes em Alvalade nos anos 80/90!? Enchia tanto que nem abria a v/ superior a maior parte das vezes! Infelizmente a fé que se renovava todos os anos só durava até ao Natal! Está tudo doido!? O Arsenal representa tudo o que o sporting nunca pode ser! Mais do que em Londres, em Inglaterra só existe um clube, o Tottenham Hotspur Fotball Club! Mais vale continuarem a brincar com o Sporting! S.L.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.