sábado, 11 de dezembro de 2010

Perdoa-lhes Manel, que eles não sabem o que fazem

Mais daqui a umas horas o Sporting reencontra-se brevemente com o seu último grande capitão, o ENORME MANEL. E mais uma vez de forma errada, com o Manel do outro lado da barricada. Não duvido que quererá ganhar e que fará tudo para que tal aconteça. E no final, ganhando, ficará satisfeito, não duvido. Até pousar a cabeça no travesseiro e perceber como a vida é injusta e nos prega as mais amargas partidas, um Sportinguista não nasce para ganhar ao Sporting! 

Várias vezes apontado como possível técnico principal, já o tendo sido esporadicamente, nunca logrou uma verdadeira oportunidade, como seria constituir um plantel e preparar uma época. Serviu de tapa-furos, condição a que normalmente se votam os da casa. (Não sendo a minha escolha para treinador principal) Imagino-o muitas vezes a pensar (como eu penso):  "isto" também eu fazia! Perdoa-lhes Manel, que eles não sabem o que fazem. E como estou certo que me perdoarás: logo faço um intervalo no meu desejo de merecido sucesso para a tua carreira.
 

7 comentários:

  1. 'O Velho capitão'!!!!!

    Já disse que o Manel Fernandes foi o meu primeiro ídolo no futebol? Já?
    Que se lixe, eu sei que sou chato, mas volto a dizer que, realmente, não há amor como o primeiro! E, durante a infância, é mt fácil transformar jogadores de futebol, homens simples, em autênticos heróis. Mas com a têmpera e o carácter do Manuel Fernandes, para além da sua qualidade enquanto futebolista (ainda por cima goleador) mais fácil se torna transformar jogadores de futebol, homens simples, em eternos heróis. Para o resto da vida, insubstituíveis!


    Só uma nota, LdA:

    Concordo que o Manel foi (é) único e é o 'ENORME', mas, felizmente, o SCP teve outros 'grandes capitães' depois dele: Oceano e Pedro Barbosa , também me enchiam as medidas. Não da forma do Manel que as extravasava, mas foram, para mim, igualmente capitães carismáticos.

    Qt ao jogo de hj, oxalá o Manel esteja bem, a partir do banco, mas que os jogadores do SCP estejam melhor. Vá levezinho... (olha que o Manel sabe o que tu vales. Já sabes que tens de confirmar a opinião dele: ao vivo e a cores!)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Mas há alguém que prefira um qlq PS a um Manuel Fernandes a treinar o SCP?

    Olha, pois há! Não perecebe(m) é pa-ta-vi-na de futebol...

    ResponderEliminar
  3. subscrevo, claro, quem não subscreve.

    ResponderEliminar
  4. "E mais uma vez de forma errada, com o Manel do outro lado da barricada."

    Sem dúvida!Embora eu não tenho dúvidas da capacidade do Manuel Fernandes para ser treinador do Sporting. Veja-se o que ele fez nos últimos 2 anos quando pegou em 2 projectos completamente à deriva: o Leiria e o Setúbal.
    Aliás, do conjunto de treinadores portugueses é o único que acho que reúne todos os requisitos para o cargo. Embora preferisse que ele estivesse num posição do Dep. Futebol em que a sua permanência não dependesse dos resultados. Não nos podemos dar ao luxo de ter alguém com o carisma e o significado do MF fora de Alvalade. Se fosse eu que mandasse e se ele estivesse de acordo, contratava o como treinador para 2 anos e no final transitava para o Dep. Futebol. Acho que para os Sportinguistas iria representar uma grande injecção de confiança para o futuro próximo do Clube e, sobretudo, para renovar a mística.

    E já que estamos nostalgicos:

    http://www.youtube.com/watch?v=0PxWxfRNSLA

    SL

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    Pedro Barbosa foi um jogador grandioso com um talento como muito poucos e foi um grande capitão do Sporting. Que saudades de um jogador assim, pela qualidade e pelo carisma!

    Mas..parece-me a mim, que o grande Manuel Fernandes é um Sportinguista muito maior, muito mais genuíno, um filho legítimo com um amor incondicional. Não sei se me faço entender, não quero tirar nada à dedicação e ao Sportinguismo de Pedro Barbosa. Parece-me é que jogadores Sportinguistas como o grande Capitão Manuel Fernandes, há muito poucos!

    É daqueles que manifestarão sempre até morrer o seu amor pelo Sporting mesmo que nunca mais estejam nos quadros do clube. Ele não se cala, não se divorcia, não se afasta e defende o clube mesmo do outro lado da barricada. Ele é um Leão puro, um Leão indomável! O Grande Capitão que em cada jogo, em cada minuto dava tudo com toda a garra!!

    ResponderEliminar
  6. Virgilio: para poupar o pobre do teclado subscrevo o que disse o Pedro. Lembro o Venâncio também, concordo com o que dizes do Oceano e do Barbosa mas o Manel é o "meu capitão".

    O Captain! my Captain! rise up and hear the bells;
    Rise up--for you the flag is flung for you the bugle trills,
    For you bouquets and ribboned wreaths for you the shores a-crowding,
    For you they call, the swaying mass, their eager faces turning;

    :)

    ResponderEliminar
  7. Pedro e LdA:

    Entãos estamos tds de acordo... É que eu digo que o Manel é único e Enorme... Os outros foram 'apenas' grandes.

    A minha nota ao LdA apenas pretendia alertar para o facto de termos tido capitães com os requisitos necessários após o gde Manel. Lendo o o post não é claro que isso tivesse ocorrido!


    Entretanto o Manel vai passar uma noite tal e qual como descreves, LdA. Infelizmente.

    'No alarms and no surprises'...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.