terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As eleições e o que é hoje o Sporting

A TVI avançou com a novidade: as eleições serão no dia 26 de Março, os pormenores seguir-se-ão dentro de momentos. Mas, face a esta noticia, parece que o bom senso terá imperado: não há cooptações e as eleições ocorrem a um sábado, o que permitirá, finalmente, que os Sportinguistas que moram longe possam exercer o seu direito sem terem que perder mais do que o dinheiro da gasolina e das portagens, SCUTS incluídas.

 Mas não posso terminar sem deixar 2 notas sobre o que é hoje o Sporting. Sabia-se que a reunião dos órgãos sociais teria lugar no  EVA pelas 6 da tarde, sendo por isso natural que os jornalistas se deslocassem para o local com o objectivo de recolherem informação que interessava a todos, aos Sportinguistas em particular. O Sporting criou um perímetro de segurança, obrigando os profissionais da comunicação social a exercer a sua profissão sem o mínimo de condições. No conforto de um estúdio de televisão, e antes da reunião terminar a noticia do agendamento das eleições era dada em 1ª mão, esvaziando quase na totalidade o interesse da conferência de imprensa que entretanto se seguirá.

Obviamente que a fuga de informação só poderá ter origem em círculos restritos, provavelmente no interior da sala onde, saliente-se, estavam os elementos que os sócios elegeram confiando-lhes a missão de defender os interesses do Sporting. É preciso dizer mais?

14 comentários:

  1. LdA,

    Estamos a falar da mesma comunicação social que lançou um fartote de cenários de cooptação??? passam a vida a lançar noticias sem fundamento nenhum que nunca são desmentidas e nós preocupados em lhes dar boas condições ???? faz sentido ... eu diria que não.

    Quanto à fuga de informação não sei a que horas terminou a reunião nem a que horas foi lançada a noticia na TVI como tal é me dificil comentar.

    De qualquer forma são duas questões secundárias face á importancia que terão as futuras eleições no nosso clube.

    Só espero que surja alguem com um projecto sólido com bases bem estruturadas que nos permitam acabar com este pesadelo que dura à pelo menos 2 anos.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Votos para futuros dirigentes com capacidade para boas decisões.
    _Que não comprem guarda-redes por 1 milhão para emprestar e pagar 80% do ordenado 40 mil euros(Stoikovic no Partizan)
    _Purovic por 2 milhões que nem o Belenenses a pagar 20% do ordenado quer.
    _Pongole por 6,5 milhões para nada.
    _Matias que é muito bom de bola, mas que nunca vai ser importante no clube e muito menos justificar a transferência de 3,5 M e ordenado.
    _Negócios com Caneira.


    Meu Deus isto é apenas uma amostra não há ninguem que aguente é a ruina.

    O SCP está num fosso que necessita de uma década de boas decisões para sair. Seja qual for o candidato só um líder um grande líder capaz de escolher bem os colaboradores será capaz de inverter a tendência. E a tendência é começar a subir degrau a degrau porque milagres não há.

    Sócio de Provincia que para votar têm de fazer 200 km.

    ResponderEliminar
  3. Sérgio,

    a ideia de alguém dos corpos sociais ser a fonte da noticia não pode ser considerada um assunto secundário.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    A fuga da informação é grave, mas é mais grave a falta de dignidade de um elemento dos corpos sociais que se presta a esse serviço, lembro que eles lá estão para defender o Sporting e não para ajudar a comunicação social. Quando há preocupação é fazer vazar esta informação num momento como este, explica um pouco o que andaram a fazer no clube a tanto tempo...e arrisco-me a dizer...ainda vai continuar a fazer, porque estes não largam o osso.

    ResponderEliminar
  5. Passei agora pelo Sporting Apoio e vi duas coisas interessantes:

    Sousa Cintra: “RA é um grande Sportinguista”

    Eu também sou um grande Sportinguista (sem desprimor para muitos Sportinguistas, tão grandes, ou “mais grandes” do que eu) que possivelmente já dei muito mais ao Sporting, e sem despesas, do que RA alguma vez dará, mas não sou vaidoso e sei que não tenho capacidades para ser presidente do Sporting. Ser um grande Sportinguista não chega para ser Presidente do Sporting.

    A crónica de Carlos Severino

    Considera que Joaquim Oliveira seria um excelente para o Sporting. E eu estou de acordo. No meio de muitas “virtudes” que CS vê em JO, falta uma que eu considero fundamental para quem quer vencer no futebol em Portugal (e na Europa): ser mafioso e saber nadar na lama que é o futebol português. Quisesse JO ser presidente do Sporting e teria o meu apoio. No meio da vigarice as pessoas sérias não vingam.

    ResponderEliminar
  6. LdA

    Aceito com normalidade a fuga de informação:

    A reunião parece que começou às 18:00 e segundo dizem demorou 2 horas, portanto acabou cerca das 20:00.

    É natural que dirigentes que foram saindo "deixassem cair" a informação. A TVI informou em Ultima Hora já passava das 21:00

    ResponderEliminar
  7. "Eu também sou um grande Sportinguista (sem desprimor para muitos Sportinguistas, tão grandes, ou “mais grandes” do que eu) que possivelmente já dei muito mais ao Sporting, e sem despesas, do que RA alguma vez dará, mas não sou vaidoso e sei que não tenho capacidades para ser presidente do Sporting. Ser um grande Sportinguista não chega para ser Presidente do Sporting."...

    8,

    100% de acordo. Os valorosos - incluo-te nesse lote - nunca foram vaidosos. Quanto a Rogério Alves é na realidade um grande sportinguista mas não me revejo em nada na sua pessoa para Presidente do Sporting.
    Já o escrevi noutro blog. Que venha sangue novo e descomprometido. Se calhar estou a ser romântico, mas é o que sinto.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Para já não me manifesto sobre candidatos a candidatos, sejam eles os 'mais maior grandes' sportinguistas ou apenas 'muita', mas msm 'muita' vaidosos e a querer aparecer nas parangonas dos jornais ou nas tvs a debitar sound bites. A minha atenção focar-se-á no essencial. Os nomes que já li e ouvi, não me merecem nem crédito nem descrédito. É preciso saber-se o que pretendem para o SCP. Que ideias têm, qual o projecto que irão apresentar, o que ambicionam e com que meios e equipa pretendem alvançar os objectivos que propõem.

    Para já, temos boas novas: finais de Março parece-me uma boa data: dá tempo para se prepararem listas, programas, candidatos e para estes e respectivo staff se inteirarem (da melhor forma que for possível...) sobre o estado das finanças (q o desportivo, nomeadamente o futebol já se sabe) com q JEB abandonou o SCP. O facto de ser num sábado é E X C E L E N T E. Estou convicto que se existir mais que 1 lista candidata, os sócios sportinguistas responderão massiva e afirmativamente ao 'chamamento'. Está na hora de voltarmos a mostrar td a nossa força e convicção.

    LdA:

    Se os sócios leoninos quiserem, os actuais membros dos OS estão a queimar os ultimos cartuchos... e 'chibices' tb.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Ahhh... para que não fiquem dúvidas.... Não excluo, a não ser que apareça uma espécie de Rodrigues Menezes qlq. Continuidade, para mim, já nem conta!! :D

    ResponderEliminar
  11. Caros amigos:

    Qualquer lista/candidato ( da Oposição, bem entendido) que vá a eleições tem, na minha opinião, que apresentar 3 condições aos sócios( a ordem é arbitrária): 1 - AUDITORIA. (Para saber qual é a dimensão do rombo porque estamos tecnicamente falidos). 2 - REVISÃO DOS ESTATUTOS: Votação electrónica é "pra ontem"!; A questão altamente sensível da DISTRIBUIÇÃO DOS VOTOS ( é por aqui que a Corja se perpetua ad-eternum); 3 - ACADEMIA (sem comentários).

    Desde já afirmo que será e à imagem das últimas 2 eleições, quase impossível vencer e correr com a Corja. Mas é preciso ACREDITAR sempre!

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    "a ideia de alguém dos corpos sociais ser a fonte da noticia não pode ser considerada um assunto secundário."

    A ser verdade sim, já tivemos mostras noutras alturas que muita informação sai cá fora de acordo com as conveniências ou aspirações de alguns.

    SL,

    ResponderEliminar
  13. Luis Magalhães Pereira,

    Esses 3 pontos são interessantes e tenho algo a dizer sobre eles:

    1 - AUDITORIA: seria de facto interessante faze-la, embora as contas da SAD sejam auditadas anualmente. Mas terá um custo muito caro, pelo que não pode ser o clube a paga-lo. Teria que sair do bolso do candidato.

    2 - REVISÃO DOS ESTATUTOS: fomos informados ontem pelo Rui Oliveira e Costa que já existe a revisão e que a unica razão pela qual não foi a assembleia era pelo medo de ser chumbada, devido aos resultados do futebol. Portanto, este ponto está feito...é só aproveita-lo.

    3 - ACADEMIA: não percebi. O que queres que façam com a academia?

    ResponderEliminar
  14. Mike Portugal,

    Em relação ao ponto 2 o que eu sugiro é que se revejam os estatutos em função da introdução da votação electrónica mas também (e fundamentalmente) da DISTRIBUIÇÃO DOS VOTOS. Eu nem sequer vou comentar o que disse ou o que não disse esse sinistro personagem ROC que para mim nem sequer é do Sporting...

    Em relação ao ponto 3 referia-me ao PAVILHÃO e por lapso escrevi Academia! O PAVILHÃO é obrigatoriamente para concretizar!

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.