quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Director desportivo por 1 mês

Vários têm sido os nomes apontados ao Sporting desde a abertura do mercado. No dia em que o Jogo demonstra, se bem que de forma benevolente, o resultado da revolução promovida por Costinha, sob a clara directiva presidencial do "tínhamos que fazer qualquer coisa" os próximos dias ajudarão a perceber se, para quem toma decisões Alvalade, o prazo de validade do treinador já expirou ou não.  As contratações, a existirem, permitirão perceber, ou não, se se pensa ainda salvar não se sabe muito bem o quê desta época ou se os olhos estão já postos no futuro.

Mas o mercado não espera e com isso podem-se perder boas oportunidades, que, tal como as águas, não passam debaixo da ponte 2 vezes. Paulo Sérgio, do Olhanense, seria o regresso de um filho que soube crescer e não faltará quem já o tenha percebido, pelo que qualquer hesitação poderá ser fatal. E é muito mais barato que Vieirinha ou Bruno Gama. O facto de ser Sportinguista de formação e coração é que pode não ajudar...

O interesse em Pedro Mendes deixa-me um sentimento ambivalente.  Se lhe reconheço valor, por isso o considero o melhor jogador português na sua posição, as suas constantes lesões retiram-lhe a preponderância que devia ter. E, ao pensar se o venderia ou não, não posso deixar de me lembrar da discussão que tínhamos aqui há precisamente um ano sobre Izmailov, sobre o qual havia uma proposta de 8 milhões de euros. O final da história ainda está para ser conhecido, mas passou um ano, Izmailov não jogou, provavvelmente não voltará a jogar de leão ao peito e dificilmente o Sporting receberá os 4,5 milhões que pagou por ele.

9 comentários:

  1. LdA,

    Porque e que e mais barato que o Bruno Gama? E que segundo veio na CS, ambos acabam o contrato este ano. De salarios nao li nem sei nada portanto nao posso dizer se e mais barato mensalmente ou nao.
    De resto, acho escusada esta frase: "O facto de ser Sportinguista de formação e coração é que pode não ajudar..."

    Porque tambem existem os Sportinguistas de coraçao e formaçao que pouco acrescentam ou sao pesos mortos. A questao, como sempre, e se tem qualidade para representar o SCP ou nao.

    Nao consigo comparar o Pedro Mendes ao Izmailov, porque no caso do russo, a questao ultrapassa o indice elevado de lesoes.

    PS: Nao tenho acentos neste momento.

    ResponderEliminar
  2. apenas quero acrescentar que o meu sentimento em relação ao pedro mendes é também ambivalente.

    a ser verdade que são 2 milhões...

    jvl

    eu comparo o russo e o pedro mendes porque talvez sejam os jogadores mais evoluídos do plantel e com um rol de lesões imenso. (até nisso é preciso ter galo)

    ResponderEliminar
  3. The Cure,

    Em termos de propensao a lesao e qualidade, sim. A questao e que no caso do Izmailov, parece-me que vai para alem disso. Nao sei se voltaremos alguma vez a ter o russo a jogar por nos mesmo que recuperado da mazela.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. JVL:

    O Nuno Gama não termina o contrato com o Rio Ave no final da época, uma vez que existe uma cláusula de opção, o que não acontece com Paulo Sérgio.

    Não podendo antecipar os valores a negociar suponho que isso encarecerá o passe do jogador.

    Tendo em conta o percurso dos 2 jogadores também suponho que Gama tenha um ordenado superior ao de PSérgio.

    Assim fica explicado o meu raciocínio relativamente aos custos de ambos os jogadores.

    Quanto ao resto nada tenho a acrescentar.

    Porque me Parece tão óbvio o handicap de Paulo Sérgio ser jogador da formação, por razões históricas, como a obrigatoriedade de ponderação sobre a manutenção de um jogador de indiscutível qualidade como Pedro Mendes mas que, passado 1 ano de contrato, jogou menos de 30 jogos

    ResponderEliminar
  5. "O facto de ser Sportinguista de formação e coração é que pode não ajudar..."

    Uma pequena correcção: Ele não é sportinguista de coração...

    http://www.academia-de-talentos.com/entrevista/2010/3/9/entrevista-com-paulo-sergio

    ResponderEliminar
  6. Hugo:

    Obrigado pela correcção. Já tinha lido a entrevista mas não a tive presente quando redigi o post. De qualquer forma o facto de ser do clube A ou B não me parece tão importante num profissional de futebol, uma vez que ele buscará o melhor para ele onde lhe oferecerem melhores condições.

    Por isso no comentário anterior já referi apenas a questão da formação. E suponho que PSérgio continue benfiquista, porque não me parece que se possa mudar assim tão facilmente de cor.

    ResponderEliminar
  7. Sem prob LdA!

    Também privilegio o profissionalismo sobre o clubismo, no entanto, este caso leva-me a ficar intrigado ao ver um jovem da casa voltar sem nunca ter tido oportunidades para se mostrar por cá (Note-se: Não creio que o P.Sérgio tenha talento para o SCP)

    O mesmo se aplica ao Bruno Gama e outros que se vão falando. Existem vários jogadores talentosos que com uma oportunidade conseguiriam produzir tanto como estes...

    Será este tipo de jogador que vai fazer a diferença no SCP? Trazer alguma utilidade, sim. Diferenciar, não creio.

    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    O contrato do Bruno Gama termina este ano. Existe é uma cláusula de opção que o Rio Ave pode accionar.

    "Em final de contrato, apesar do Rio Ave poder accionar mais um ano de opção, que só poderá ser exercido caso o jogador esteja de acordo..."

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=241630

    A minha opinião é a mesma do Hugo. São jogadores úteis mas dificilmente farão a diferença.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.