sábado, 19 de março de 2011

Um Sporting à Benfica

De hoje a uma semana muitos de nós estarão em Alvalade para cumprir o direito de escolher os próximos órgãos sociais do clube. A tão pouco tempo de ser chamado a tomar uma decisão tão importante tenho já duas certezas e uma enorme dúvida. E essa dúvida reside precisamente na escolha do próximo presidente e respectiva equipa. Tal como afirmei anteriormente, a fuga repentina de Bettencourt, apesar de já esperada para mais tarde, acabou por acontecer mais cedo, num timing que surpreendeu quem pretendia apresentar-se a eleições. Esse condicionalismo afecta a generalidade das candidaturas e pode ser observada na forma apressada com que as listas foram elaboradas bem como a respectiva elencagem  de propostas, que se reflectiu inevitavelmente na pobreza de debate. Este tem sido mais pontuado mais por acusações, insultos e promessas do que sobre o que deveria ser o primeiro passo para projectar o Sporting de futuro melhor, que todos ansiamos.

E, à medida que se aproxima o dia 26 menos espaço haverá para o discernimento, com as candidaturas a enveredarem  pelo endurecimento do discurso para com os oponentes e a disputa das capas de jornais pelo nome mais sonante, sem qualquer paralelo com a realidade em que vivemos nem com as necessidades do clube. Depressa se esquecem as palavras bonitas sobre a vocação formadora do Sporting, revelador da convicção com que se anunciam princípios cuja virtudes estão longe de se compreender. Este é o momento zen dos adeptos que anseiam mais por novidades do que boas noticias. Este é um Sporting à Benfica, o das vitórias na pré-época nas capas do jornal "ABola".

11 comentários:

  1. Caro Leão de Alvalade,

    Sim, mas um Benfica na sua pior versão sobretudo através da candidatura de Godinho Lopes, senão veja-se mentiras (treinadores); insinuações (Bruno de Carvalho); e para rematar agora jogadores, mas neste caso pelos maus motivos, nem ao nivel do Benfica consegue chegar.

    Porque o Benfica até tem investido salvo raras excepções em jogadores jovens com potencial e caros mas com margem de progressão. Agora os nomes falados para G. Lopes H Almeida? Adriano? Por isso é que não vale a pena fundos, esses serão sem duvida uma mais valia... para os bancos. Nenhum fundo investiria em algo que não teria retorno.

    Espero que os caros consócios abram os olhos!
    A investir mto dinheiro que seja em jovens jogadores com elevada margem de progressão.

    SL
    Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o texto

    Estas eleições estão a ser pautadas mais pelas acusações do que propriamente os candidatos querem para o clube.

    Entramos claramente na fase da caça ao voto

    Hoje fiquei muito admirado quando vi que Adriano está a ser equacionado por um candidato

    Quem está minimamente atento a esta modalidade sabe dos problemas do Adriano.

    Ele é bailes funk na favela com bandidos a mistura. Um excelente avançado, mas sem cabeça nenhuma. Relembro que nem mourinho teve mão neste jogador.

    Adriano está sempre nas primeiras páginas pelos piores motivos.

    O tipo fica fora do Brasil durante uns meses e fica com saudades da favela.

    Julgo que se está a jogar trunfos fáceis para ganhar as eleições e estamos a esquecer do essencial.

    Permite-me agora um offtopic

    Esta manhã (já tarde em Portugal) – com uma grande festa nas bancadas – o Sporting vencia o Corinthians por 3-1 em são Paulo no mundialito de praia. Começamos com um jogo de retranca e passe para o lado e os brasileiros viraram o jogo para 4-3.

    Perdemos infantilmente contra uma poderosa equipa liderada pelo técnico da selecção brasileira. Veremos o que irão fazer nos próximos jogos.

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  3. Ecos de acordo com o Van Basten.
    Até no treinador o homem ganha aos seus adversários, e talvez, talvez, nem perca para o Dias Ferreira ...

    E ao mesmo tempo que isto, só se lê um pouco por todo o lado que o Godinho Lopes tem a eleição quase ganha. É estranho. Espero que caso o Godinho Lopes vença, espero nesse cenário que a sua equipa - Cristóvão, Duque, João Pedro Varandas e outros - consigam de facto levar o Sporting a bom porto. E espero que o próprio Godinho Lopes seja uma coisa bem diferente daquela que aparenta ser. Espero isso, porque está mais do que visto que a generalidade dos sportinguistas, por si, não conseguem levar-se a mudar. A anestesia é longa, o papão é muito grande. É tudo muito absurdo.

    ResponderEliminar
  4. MM

    vê isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZmY1cq2oRmg&feature=player_embedded#at=52

    ResponderEliminar
  5. Pouco sei de Van Basten como treinador, não tenho dúvidas que num primeiro impacto despertará grande interesse entre adeptos e comunicação social e até entre os jogadores, dos mais velhos até à formação, se já ouviram falar dele.

    Como treinador desconheço o seu valor, pelo que não sei o que significa em relação a Domingos, Rijkaard, Zico e Balakov, os outros nomes de que se fala.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    "Como treinador desconheço o seu valor, pelo que não sei o que significa em relação a Domingos, Rijkaard, Zico e Balakov, os outros nomes de que se fala."

    Com Rijkaard significa futebol de ataque ... que saudades :)

    ResponderEliminar
  7. The Cure, fantastico.
    E esse tipo de "alevantamento" que precisamos, enquanto nacao sportinguista. E um dos papeis de um presidente / lider e justamente esse. Entre outros: bem decidir, o primeiro e mais importante de todos. Representar. Motivar. Fazer isso que fez ai, se possivel, 2 em 1: bem decidir e empolgar os seus adeptos.

    Quem acha que um Clube se resume a uma gestao tecnocrata dos seus assuntos / dia-a-dia, esta enganado. O saber e importante, as visoes tecnicas sao importantes. Mas num Clube que vive de paixao e verde espirito felino, nao chega. As vezes ... o frisson, por si, marca golos. Quando em 2005 o Niculae marcou o 1'o golo ao Newcastle, nao foram as bancadas que empurraram o Sa Pinto para o 2'o, mas ja foram elas quem elevaram o Beto no cabeceamento para o 3'o, ou motivaram o Rochemback para - literalmente - presseguir o 4'o.

    Em 2008 quando o Derlei meteu o 1'o as galinhas, foi o profundo rugido das bancadas que iluminaram o Levezinho para o 2'o, e novamente Derlei para o 3'o, Djalo para o 4'o, e a besta montegrina para o fenomenal e cheio de classe 5'o.

    A energia conta muito.

    ResponderEliminar
  8. A energia e "perseguir", as 2 coisas conta muito.

    ResponderEliminar
  9. MM

    totalmente de acordo amigo

    por falar em empolgação :)

    http://www.youtube.com/watch?v=Y-SvTlCj05U&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  10. Esta campanha tem sido uma MISÉRIA e assim vai continuar até dia 26. Não compreendo como os adeptos e sócios em particular conseguem ENGOLIR todas estas PATRANHAS. Eu já decidi: NÃO VOU VOTAR!
    Podem afirmar que me demito do clube, mas não posso ir votar em consciência sabendo que vem ai mais do mesmo ou ainda pior. Que daqui a 1 ano não estejamos todos aqui a falar de coisas bem piores ou sequer já nem tenhamos nada que falar???

    ResponderEliminar
  11. Pelo que tenho visto e lido parece-me que este é mesmo o candidadto e espero que não me engane porque os outros que lá estiveram enganaram-me e muito .
    Precisamos realmente deste tipo de euforia fora dos relvados porque lá dentro é mesmo só tristesas atras de tristesas.
    No BC as promesas têm realmente sido cumpridas e o discurso dele é bem contido e não como os outros que parecem puliticos de baixo nivel.
    Um abraço todos os que poderem votar que o façam por favor até porque o teu voto pode fazer a diferença.

    LEVANTEMOS ESTE NOSSO GRANDE AMOR
    FORÇA SPORTING !!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.