segunda-feira, 30 de maio de 2011

Orçamento, Domingos e objectivos

(imagem retirada daqui)


Depois de anos a fio a ouvir sempre a mesma ladaínha acerca do orçamento, com muitos Sportinguistas a abraçarem-na e a utilizarem-na como justificação para quase tudo, esquecendo-se - assim como a Direcção - que formamos jogadores pelos quais os nossos rivais pagam milhões lá fora, e desde o ano passado cá dentro, eis que, um pouco por toda a parte, os elogios à contratação do Domingos se sucedem e se baseiam num ponto: o de conseguir extrair o melhor de cada jogador e com os meios à disposição, superar as expectativas. No fundo, aquilo que sempre se pretendeu e que o tal discurso servia para escamotear.

Depois de duas épocas miseráveis, que nunca poderão nem deverão ser esquecidas, é necessário que a próxima seja o início de um virar de página. Seremos claramente "outsiders" na próxima época no que ao título diz respeito, o que não significa que abdiquemos dessa luta. Poderá até ser uma posição confortável para uma época que se pretende completamente distinta das duas últimas.

Ninguém exigirá a Domingos a conquista do título já para a próxima época mas sim que apresente trabalho, um onze base e futebol. Chegámos a um tal ponto em que a mera presença destes três factores, servirão para catalogar a próxima época como positiva. Adiante.

Tenho visto muitos Sportinguistas entusiasmados com a vinda de Domingos e ainda bem. Confesso que a mim não me entusiasmou por aí além mas o que é importante, é que para muitos, a sua contratação é o suficiente para voltarem a ir ao estádio, pagar quotas e gameboxes, etc.

Estamos adormecidos, envoltos numa letargia que dura já há demasiado tempo, e precisamos de voltar a mostrar a nossa força, principalmente no nosso estádio. Para que os Duarte Gomes desta vida, pensem duas vezes antes de tomarem certas atitudes.

No meu caso, considero que foi dado um passo em frente, no que à questão do treinador diz respeito. Deixámo-nos de experiências, de ver se "será este o próximo Mourinho?" e optámos por um treinador que tem vindo a construir uma carreira sólida e em ascensão, com resultados tremendamente meritórios, principalmente no Sp. Braga.

Começam a chegar os reforços - que espero que o sejam mesmo - e se uns podem ser vistos numa perspectiva de médio-longo prazo como Carrillo, outros serão para o imediato, como Rodríguez. Tenho pena que não seja dada uma oportunidade ao Adrien na pré-época mas espero que uma época na qual possa jogar regularmente, num campeonato competitivo e perto de Portugal, lhe permita demonstrar que tem capacidade para jogar no SCP.

Quero voltar a seguir entusiasmado o futebol, sentir a ansiedade e o nervoso miudinho próprio de um derby ou clássico, na expectativa que o fim de semana chegue - e por fim de semana entenda-se de 6ª a 2ª (obrigado Oliveirinhas...) - para poder assistir a mais um jogo do SCP, ao invés de fazê-lo quase como uma obrigação, sabendo que me enervarei muito mais do que desfrutarei do jogo.

Esse será para mim, o primeiro objectivo que Domingos terá que alcançar. O título virá a seguir.

13 comentários:

  1. "Ninguém exigirá a Domingos a conquista do título já para a próxima época" Estou a lembrar-me de, pelo menos, duas pessoas que de certeza não vão perdoar o treinador ou a direcção, principalmente. Estou a falar de dois "sabichões", o sr Luis Paulo Rodrigues e o sr Carvalho...

    ResponderEliminar
  2. realmente concordo com o PG, ainda nesta conferencia de imprensa por causa do regulamento leitural, la resolveu dizer que nao tava a ver uma equipa para ser campea como foi prometido, nuncali nem ouvi essa promessa, apenas o dizer que ia tentar lutar pelo titulo

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Nas ultimas duas épocas, sair de casa para ir a Alvalade era quase prática de sadomasoquismo. Se Domingos acabar com isso e me der entusiasmo... já me dou por contente(na época 2011/2012 claro)!

    ResponderEliminar
  4. PG & Riga,

    Se o exigirem, é porque foi prometido. Tenho a sensação que na campanha se prometeu mas na campanha prometeu-se tanta coisa...

    Pedro S,

    Acho que não haverá nenhum Sportinguista que considere muito pouco contentar-se apenas com isso mas é o que há.

    ResponderEliminar
  5. LdA, bom post, com o qual discordo em diversos pontos. Atenção que discordo apenas na perspectiva da minha opinião sem assumir dores de outros.

    Começo pelo orçamento, continua e continuará para mim a ser uma justificação (e não uma desculpa) para a não conquista regular de títulos. O orçamento não serve para eu justificar que se trabalhe mal, mas serve na minha opinião para manter as minhas expectativas baixas. Não fomos, somos ou seremos no futuro mais próximo favoritos a ser campeões (a exceção foi 2002/2003).

    Não ser favorito não implica abdicar do titulo de campeão, nem deixar de competir (como aconteceu nestes últimos dois anos), implica ter uma estratégia baseada nas nossas limitações e fazer o melhor possível com ela. Nunca vou entender como é que uma classificação de segundo lugar a 1 ponto do primeiro pode ser má...

    Verei muita gente a exigir o titulo seja a Domingos, à Direção, aos putos que forem jogando, etc.. Domingos não será nenhum salvador, nem tem varinhas mágicas para catapultar a equipa para os niveis que se exigem na bancada.

    Quero voltar a competir e acho que isso vai acontecer, mas continuo com a consciência (independentemente dos reforços) que partimos de terceiro, logo, ser segundo já irá superar as minhas expectativas. Se fico satisfeito? Não, mas sei que para vencer com os recursos que temos (e comparando com os rivais) é necessário ser perfeito.

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    embora seja o postador maioritário o post não é meu :))

    JVL,
    Uma das razões que me parecem estar por trás do entusiasmo dos adeptos com a contratação de Domingos parece-me estar relacionado com 2 factores:

    A carreira ascensional do treinador

    E o facto de ele ter preferido o Sporting, o que aumenta a auto-estima dos adeptos.

    Quanto ao resto já o tinha aqui anteriormente

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/05/tres-aquisicoes-imprescindiveis-para.html

    Há que ser realista sem deixar de ser ambicioso.

    ResponderEliminar
  7. É que nem olhei!!! Andei a somar minutos para comentar e deu asneira.

    As desculpas ao postador JVL (reforço o bom post) e ao visado LdA.

    Só já não fiz o mesmo com o Hugo pela sua famosa frase de fecho "Em frente Sporting!"

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    Começando pelo fim: esta gaffe irá custar-te no mínimo 1 cerveja no próximo convívio "Nortenho" :P

    O orçamento tem influência, não escamoteio isso. O que não aceito é que se utilize esse argumento como desculpa para algo que não "Não pudemos contratar o Ronaldinho Gaúcho por falta de verba."
    Esgrimi-lo como defesa de resultados vergonhosos, exibições paupérrimas, contratações que em nada acrescentam ao plantel, servindo apenas para sobrecarregar a folha salarial e distribuir comissões, não.
    É que, e já o disse várias vezes, o problema de muitas contratações não foi (apenas) o seu custo, foi o que acrescentaram à equipa.
    Para quê ir buscar um Purovic? Para nada. Era preferível darem minutos de jogo ao Saleiro ou qualquer outro que esteja a sair da formação.
    Comprar um André Cruz? Aí sim.

    O SCP nunca poderá abdicar de lutar pelo título. Faz parte da sua identidade e espero que tal nunca aconteça enquanto for vivo.
    Agora sermos outsiders até nos poderá beneficiar, pois retirará pressão ao treinador e jogadores. Não quero nem espero que se façam os "serviços mínimos", quero que se dê tudo por tudo para alcançar o título e no fim, se veja o que acontece.

    LdA,

    Percurso em ascensão e é um treinador, não um projecto de. Como digo, só por isso já é positivo ainda que não fosse a minha escolha.

    ResponderEliminar
  9. Nunca mais é Agosto JVL... Quero pagar este erro com muito agrado!

    Não existe ninguém que acerte em todas as contratações. O exemplo que dás é paradigmatico, Luis Freitas Lobo que vou considerar um "avalista" de jogadores independente do Sporting (e do YouTube), tinha no seu blog nessa época iguais elogios a dois avançados promissores, Purovic e Cardozo. Purovic chegou, falhou e nunca mais foi visto, Cardozo (que custou 5x mais) andou 2 anos sentado no banco e a jogar irregularmente até ter um ano bom.

    Foi erro de quem contratou? Ou falta de paciência? Ou era um jogador inadequado para a nossa táctica?

    Calma, eu concordo que ele é mau, mas marcou uns golos à Vinha e via nele alguma utilidade para fazer de pinheiro no chuveirinho dos últimos 15 min de um jogo empatado. Claro que gosto mais de Saleiro (como 4º avançado) e é mais barato, mas ainda assim dado o investimento teria mantido Purovic mais uma época no plantel.

    Nessa altura andava tudo cego a procurar um companheiro para Liedson, foi encontrado tempo mais tarde o ideal, Derlei, já não tinha era joelhos. A falha inicial em adquirir Derlei quando ainda estava em Leiria, será um bom assunto para discutir.

    Estou curioso em ver que tipo de jogadores vão ser contratados para o ataque, sendo que acho esses reforços fundamentais para o tal salto qualitativo que pretendemos (tanto como Domingos).

    ResponderEliminar
  10. JVL:

    Estás numa forma prometedora... :)

    Em traços gerais este post reflecte bem o meu actual sentimento.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. LMGM,

    Contigo a pagar, ainda com mais vontade fico que Agosto chegue! ;)

    Purovic, apesar da notória falta de qualidade que detinha - nem no Belenenses o quiseram - nunca poderia ter sido colocado a jogar nas linhas, como foi feito.
    Depois de ter chegado, poderia ter-se tentado amenizar o investimento mas o facto é que ele, como outros, nuca deveria ter vindo.

    Virgílio,

    Devido a lesão tive que começar a pré-época mais cedo :D
    Pode ser que a ausência do Adrien me beneficie e eu consiga mostrar ao Sundays que a dupla de meio-campo tem que ser JVL - André Santos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. jvl

    Estar a recuperar a forma fisica, querer o lugar na equipa e já estares a falar em jolas, assim não vais lá.

    ResponderEliminar
  13. 8,

    LOLOL!

    É só uma e ainda por cima grátis! Não sou um Gascoigne. ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.