quarta-feira, 22 de junho de 2011

As grandes decisões a grande velocidade

Há 4 dias escrevia que o Sporting dispõe do mesmo tempo que os restantes adversários para  completar o seu plantel, isto é, até ao final da época de transferências. Isto porque a porta do mercado está aberta nos dois sentidos, tanto podem entrar como sair jogadores. Mas é óbvio que o ideal, ou perto disso, seria que o núcleo duro do plantel tivesse já definido, o que está longe de acontecer. Há ainda decisões básicas que estão por tomar, como por exemplo o local de estágio e o número, locais e adversários dos jogos de pré-época. Terão que ser 12 dias supersónicos para deixar tudo em "su sitio". Julgo que em Alvalade ninguém o ignora.

Excedentários
Para lá dos jogadores que irão rodar nenhum dos casos considerados bicudos (precisamente os que mais peso têm na tesouraria) têm ainda solução conhecida e não são assim tão poucos como isso. Se, no momento da apresentação da equipa for constituída uma lista de excedentários, o que parece inevitável, a capacidade negocial do clube e o valor de mercado dos jogadores que a integrem descerá vertiginosamente.

Reforços
Julgo ser mais ou menos pacifico entender que, neste momento apenas Rodriguez e Schaars, pelo seu percurso, podem ser considerados reforços no imediato. Carrillo, Arias e Wolfswinkel não passam de "wannabe´s", mais os primeiros que o último. Faltam extremos, faltarão defesas, seguindo uma linha que parece ter traçado fim de Vuk, Torsiglieri, Maniche, Grimi. Falta preencher o lugar deixado vago por Liedson.

Nota: Não vi ninguém ainda dizê-lo mas não deixo de notar que o discurso de GL e de Domingos pareceu algo desencontrado. O presidente afirmou que "faltavam poucos jogadores", o treinador declarou que se "poderia mexer em todos os sectores" incluindo a baliza, o que não deixa de ser algo contraditório.

Decisões de fundo
Com a chegada de Luís Duque à Academia esperam-se decisões fracturantes com o passado. A revelação hoje feita que Vidigal assume a coordenação técnica é à primeira vista estranha pois não se conhecem especiais aptidões ou habilitações para o cargo. E advinham-se mudanças no comando técnico nos mais diversos escalões. Embora o tempo disponível seja maior é também já tempo de se começar a perceber qual é o desenho deste "novo projecto". Na altura das eleições declarei o meu receio por me parecer que se estavam a criar condições para "arranjar lugares para pessoas" e não "pessoas para os lugares", critica que foi transversal a quase todas as candidaturas

Acontecimentos recentes na Academia (a desqualificação de uma equipa e o castigo de um jogador, ambos de natureza administrativa, por desrespeito das regras) e outros que há pouco tempo vieram a público indicam que a reflexão e eventuais ajustamentos se tornam necessários. Por outro lado a presença de um considerável número de jogadores do clube nas selecções de formação indicam que nem tudo está mal.

Sopesar devidamente todas as variantes, perceber o que é bem feito e por isso para aprimorar, compreender onde estão os vícios, o conformismo, o que é necessário cortar  para tomar as decisões adequadas é a tarefa que se segue e que, a bem deste sector tão importante, não se deveria falhar. Contrariar o que o senso comum nos ensinou, - depressa e bem... - é também um grande desafio.

9 comentários:

  1. A mim parece-me que esta ansiedade é despropositada, e que a convicção de que os processos e os temas não estão a ser tratados, totalmente descabida.

    ResponderEliminar
  2. Penso que, além de Rinaudo, chegarão uns 5 jogadores: GR, Defesa-central, defesa-esquerdo, Extremo, e Ponta de lança. Destes, a menos urgente é a da baliza (o Golas daria conta do recado).
    Lembro as palavras de Godinho Lopes em Março:
    "O Adebayor, se não tivesse o salário que tem, os 14 milhões de euros estariam ao alcance do Sporting, investindo no pagamento do passe em vários anos. O problema era pagar 8,5 milhões/ano. Comigo vêm jogadores de top mundial, como Peter Schmeichel e dessa ordem de referência."

    ResponderEliminar
  3. GL refere que faltam poucos, pq já tem alguns garantidos para apresentar. Domingos mostra isso msm ao dizer que ainda faltam alguns jogadores, visto que ainda n foram apresentados

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, ao SCP terão que chegar obrigatoriamente 3 jogadores: DC, LE e PdL.

    ResponderEliminar
  5. Leão Justiceiro,
    Não se pode pedir aos adeptos que sejam ao mesmo tempo apaixonados e interessados pelo clube e simultaneamente fleumáticos como um neurocirurgião.

    Acresce ainda que em nenhum momento manifestei a convicção de que os dossiers não estão a ser tratados, antes sim a preocupação de, a 12 dias do inicio de época não se muito sobre eles.

    E aproveito para realçar mais uma vez que neste momento,pelas razões avançadas no post, estou mais preocupado com os jogadores com os quais o Sporting não conta do que propriamente com os que hão-de vir.

    ResponderEliminar
  6. So para acabar com as duvidas. Serao apresentados somente mais tres reforcos a pedido de Domingos. Ele quer fazer tudo bem feito perante jogadores actuais. Ele vera o plantel a jogar por tres semanas depois decidara quais ficam, quais saiem e quangos reforcos precisara. Sei disco junto de uma fonte proximo do CL.

    Tambem nao vale a pena descutir quais os possiveis reforcos pirate GL ameacou mandar para a rua quem abre a boca internamente e nao contratara um jogadores Se a CS antecipa a contratacao.

    Abraco

    Vitinho

    ResponderEliminar
  7. Peyroteo,
    Talvez tenhas razão quanto ao número. Não seria a minha opção, mas isso pouco importa.

    Quanto ao resto isso foi em Março antes ou após 26?

    Pois...

    ResponderEliminar
  8. Eu só dispensaria atletas (pagando o valor devido de indemnização) no dia 1 de Setembro, se de todo tivesse sido impossível de os colocar noutro clube com solução vantajosa para o Sporting (venda ou sem qualquer encargo adicional) e fosse expressa pelo treinador a impossibilidade de os utilizar.

    Não consigo entender onde é que existe poupança quando pago a pronto uma verba que estaria prevista ser paga em "pesadas" prestações mensais. Sai rigorosamente o mesmo valor e por essa razão adiaria ao máximo essa decisão.

    Qualquer outra solução, p.ex. colocar os atletas a trabalhar à parte é muito popular num primeiro momento e desgastante passado 2 semanas. Como foi dito agora "recuperou-se" Caneira, mas o Caneira tem alguma recuperação possível? É pagar o prejuízo ou pagar o prejuízo, mas só depois de esgotadas todas as hipóteses de colocação do atleta.

    Calma e descontração e bom senso (quem sabe até Sportinguismo dos atletas...) serão fundamentais.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.