quinta-feira, 2 de junho de 2011

Contratação (e mudança) de peso!

Mudança à vista na comunicação intitucional
A nova gestão do Sporting continua a dar sinais de que a casa prossegue em arrumações e estas não se limitam apenas à constituição do plantel sénior. Agora, e de forma não muito surpreendente, o Sporting acaba de tomar uma medida de gestão importante, com a contratação da agência de comunicação Cunha Vaz & Associados com o objectivo de trabalhar nas áreas de comunicação digital, assessoria mediática e consultoria estratégica. Esta é a segunda medida de fundo tomada pela direcção de Godinho Lopes na área da comunicação, após a nomeação de Irene Palma para o lugar de directora de comunicação sem o esclarecimento público a que funções ficou remetido Nuno Dias, o anterior ocupante do cargo.

Apesar da importância da decisão, da qual tomei conhecimento ontem e hoje vem publicada pelo menos num dos jornais diários, ela não foi objecto de noticia na página oficial do clube, o que no mínimo é estranho e provavelmente reveladora de algum incómodo. Isto porque, após a estranheza da primeira escolha – não está em causa a competência profissional de Irene Palma, mas é indiscutível que não é um nome de peso no meio – esta decisão mais parece um emendar de mão da decisão inicial. Há quem veja nela o resultado mais visível da dissensão no seio do CD, em particular entre Carlos Barbosa, tido como mentor da “decisão Irene Palma” e Luis Duque, dado como adepto de uma solução como a que foi agora encontrada. Esta contudo, e numa primeira análise, parece-me ajustada em particular para as áreas em questão. Não tenho dúvidas que o Sporting tem muito a fazer quer na comunicação digital e não se deve munir dos melhores na assessoria e consultadoria.

Aparentemente esta é uma área a que se dedica pouca ou nenhuma a atenção, nomeadamente por parte dos adeptos, sempre mais preocupados com quem vai ser da “next big thing” no rol de contratações futeboleiras. Mas não é demais lembrar que decisões deste tipo têm implicações muito mais “telúricas” do que à primeira vista possam parecer. Está em causa, entre muitas outras coisas, a forma com o Sporting deseja projectar a sua imagem como instituição. Não é demais lembrar que, segundo “reza a lenda”,  a nomeação de Nuno Dias por Costinha, à revelia de André Villas Boas, que pretendia ter uma palavra a dizer sobre os profissionais que se movimentariam ao seu redor, foi o principio do fim de uma ligação que nunca chegou a acontecer.

Veremos o que o futuro nos reserva, em particular como se acomodarão todos os envolvidos nas suas respectivas funções. Mas afigura-se-me difícil a co-habitação e em particular a sujeição hierárquica de um elefante como a Cunha Vaz & Associados a uma “formiguinha” mesmo que muito diligente e competente como possa ser Irene Palma.

11 comentários:

  1. Posso estar enganado, mas parece-me que a Irene Palma foi contratada para as relações com a imprensa. É uma função de mediação entre o clube e pessoas que pretendem interagir com o clube e seus funcionários.

    A contratação de uma empresa como a Cunha Vaz pressupõe algo totalmente diferente: o desenvolvimento e execução de uma estratégia de comunicação corporativa.

    Obviamente, ficam as perguntas: o trabalho da Cunha Vaz com a candidatura de Godinho Lopes pressupunha a contratação da consultora em caso de vitória? O Sporting vai pagar o suporte da Cunha Vaz ao candidato Godinho Lopes?

    ResponderEliminar
  2. Kovacevic

    a Irene Palma foi nomeada directora de comunicação do Sporting:

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/irene-aposta-no-canal-do-sporting

    Quanto às perguntas que fazes cabe aos próprios responder, mas eu não faria a 2ª dessa forma, a menos que tivesse dados concretos que permitissem a suspeita.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se algum de vós é formado em Comunicação. Eu sou e trabalho actualmente numa empresa ligada à Ciência e Tecnologia.

    O que tenho visto a nível da comunicação da instituição que é o Sporting CP desde a entrada de Irene Palma é uma melhoria na comunicação com a imprensa e com os adeptos assim como, uma maior aposta nos meios digitais.

    Embora a edição dos vídeos dos comunicados do Presidente podesse ter sido bem melhor, agrada-me ver um Presidente do Sporting CP a usa o site para comunicar com os adeptos.

    Creio que a ideia será trazer finalmente o SCP para o séc. XXI a nível das tecnologias da comunicação e do contacto com os adeptos, algo que na minha experiência é mais facíl de alcançar com uma equipa jovem e com experiência na comunicação digital que creio ser o caso da Irene Palma.

    Como colega de profissão desejo-lhe as maiores felicidades e como adepto vou manter um espírito aberto em relação às suas iniciativas dando-lhe o benefício da dúvida. Afinal o Sporting CP é um clube que forma profissionais, e mal estaríamos se não fossemos capazes de dar oportunidades a jovens talentos.

    ResponderEliminar
  4. É óbvio que o SCP clube vai pagar as despesas da campanha do candidato Godinho Lopes.
    Gostava de ver publicado os valores do contrato e a duração do mesmo, e já agora, se não desse muita maçada aos senhores administradores da SAD, quais as áreas da comunicação do Clube é que ficam sob responsabilidade da Cunha Vaz.

    SL

    Ps: Gostei da analogia do Leão de Alvalade ao apelidar de elefante a Cunha Vaz, principalmente conhecendo a figurinha ;)

    ResponderEliminar
  5. Adriano Cerqueira,

    em nenhum momento pus em causa a capacidade profissional de Irene Palma. Não conhecendo o que fez no passado e não tendo até agora tido tempo suficiente para mostrar serviço isso não faria muito sentido.

    As minha dúvidas estão mais no seu peso no meio, na capacidade de influenciar, de abrir canais ou impor uma linha.

    Raf77
    Sendo tão óbvio não lhe devem faltar argumentos para me convencer.

    Concordo que, pelo menos ao nível interno e no sentido de evitar os problemas, as áreas de actuação devam ficar bem delimitadas.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade:

    A sua análise é perfeita mas termina de forma dramaticamente errada. Acha então o meu caro Leão de Alvalade que o papel de Irene Palma não está articulado com esta nomeação? Claro que está. Faz parte dela!

    E se lhe disser que a Cunha e Vaz está dentro do Sporting MUITO ANTES de a Irene Palma sonhar sequer com o convite que lhe foi feito?

    Descanse meu caro: as coisas são feitas com sentido. Não há aqui nenhuma incompatibilidade.

    E já agora, se a presença de Cunha e Vaz dentro do Sporting se faz pela consumação do papel do assessor que tem acompanhado o Presidente desde os tempos da campanha, então o Sporting não está apenas entregue a um grande profissional, está também entregue a um grande Sportinguista.

    ResponderEliminar
  7. Raf77:

    Descanse. As contas do Sporting são mais públicas e transparentes que nunca. Godinho Lopes suportou do seu bolso todas as despesas com a campanha e até muito para lá dela. O Sporting não pagará um tostão.

    E já agora duas coisas importantes que o meu caro não percebeu:

    a) Cunha e Vaz: não aparece. É alguém muito distante que não dá intervém e está muito longe das operações. Duvido que algum dia tenha entrado (ou venha a entrar) em Alvalade;

    b) Esta contratação não é para a SAD. É para a comunicação institucional de TODO o grupo.

    ResponderEliminar
  8. Falta o fundamental: O Canal Sporting.

    Estudos recentes apontam para um investimento anual de 2,5m e por isso ficou em banho maria.

    Como é possível tamanha falta de visão, na minha modesta opinião!

    Esse é um preço dum jogador mediano, que não faz a diferença. Mas o Canal Sporting sibem m.

    Exemplos:
    A nível financeiro (além das receitas de publicidade) promovendo os jogos, aumenta-se as assitências, fazem-se novos sócios;
    A nível de imagem, leva o sporting a todo o mundo, pode transmitir todo o tipo de jogos de qualquer modalidade, passar a nossa história, etc,
    A nível de motivação, maiores assistências, mais motivação da equipa potenciando vitórias, consequentemente títulos
    A nível comunicacional pode servir decontraditório permanente a uma comunicação social cada vez mais adversa e menos isenta.

    O Canal Sporting por 2,5 ano pode fazer a diferença? Claro que pode.

    ResponderEliminar
  9. Leão justiceiro,

    Agradeço desde logo os seus esclarecimentos.
    Deixe-me referir que assim fico muito mais descansado por saber que o SCP não pagará nem um tostão da Campanha do Godinho Lopes...
    Permita-me que lhe faça apenas uma pequena pergunta: ainda acredita no Pai Natal?

    Sl



    SL

    ResponderEliminar
  10. Raf77:

    As vezes a verdade está mesmo à nossa frente e nós não conseguimos vê-la.

    ResponderEliminar
  11. Leão Justiceiro,

    Por falar em verdade, porque é que alguém haverá de acreditar naquilo que diz, ainda que o faça dando a entender que está próximo desta Direcção ou de alguns dos seus membros?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.