terça-feira, 28 de junho de 2011

Onyewu será o nosso "yes we can"?

O jornal "ABola" já dá hoje como certa a contratação de Onyewu, jogador internacional norte-americano, um armário ( 1,96m e 95Kg) que chega carregado de elogios dos mais diversos quadrantes. A unanimidade à volta da sua contratação contraria a minha relutância em avalizar o seu perfil, uma vez que do jogador pouco ou nada sei, para lá de uma memória vaga da participação no Mundial da África do Sul. 

Confesso achar pouco interessante a sua idade para investir na compra do passe, e as lesões muito recentes serem intimidadoras. E mesmo anuindo tratar-se de um preconceito pois, como adiantei, não conheço o jogador, vejo um jogador enorme mas do género de carregar nos rins uma pedreira.

A sua origem africana, de onde vem a diferença do seu nome  - Oguchialu Chijioke Goma Lambu Onyewu - lembrou-me de fazer o paralelismo com o actual presidente norte-americano, , que está plasmado no titulo e que de alguma forma espelha o momento que se vive actualmente no Sporting e a esperança renovada que significou a eleição de Barak Obama.

Apesar de o momento pós-eleitoral ter sido conturbado e ameaçar uma rotura profunda no seio do clube, agravado pelo ambiente de profunda descrença que se viveu praticamente toda a época 2010/11, em tudo semelhante à época anterior, aos poucos o ambiente parece ter desanuviado no espírito da generalidade dos adeptos do clube. Mais do que euforia sente-se um moderado optimismo, e uma  expectativa tolerante relativamente às medidas em curso para refundar todo o edifício do futebol profissional leonino.

Acreditar que é possível ter de volta um Sporting capaz é  apenas um pequeno passo, mas um passo decisivo no sentido de trazer o Sporting de volta, como diz aquele que parece ser o slogan da campanha promotora das Gamebox´s.

Não auguro uma época de sonho mas não a vejo como impossível. Continuo, de forma realista, a pensar que partimos atrás dos nossos principais rivais de sempre e em vantagem ligeira sobre o SCBraga, que, tal como nós vai mudar muito, menos a direcção. Mas, mais do que imaginar uma época sem problemas, uma vez que eles surgirão sempre, independentemente do seu teor e grandeza, confortar-me-ia saber que em Alvalade haja gente capaz de os resolver. Isso seria a mudança significativa e necessária em relação aos últimos anos para sentir que sim, nós podemos.

9 comentários:

  1. ele não teve lesoes, teve apenas uma lesao grave quando chegou ao milam.

    e pelo que sei até é um jogador razoavelmente rapido para o tamanho que tem

    ResponderEliminar
  2. Riga/V-1-Boy,

    Rápido não quer dizer que não seja duro de rins e o que sabes deve ser o que dizem hoje nos jornais. Vale o que vale.

    ResponderEliminar
  3. por acaso vi alguns jogos dele quer na taça das confederaçoes em 2009 quer no mundial 2010

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o jogador, nunca ouvi falar dele. Mas faz-me alguma confusão que todos os testemunhos o deem como uma óptima contratação mas aqui já se dar como certo de que não é um jogador adequado.

    Ainda nem sequer está confirmado. Vamos aguardar mais informação antes de fazer juízos de valor precipitados...

    ResponderEliminar
  5. Onyewuuuuuuuuuuuu, candemeique ódichuord sinráááite
    Onyewuuuuuuuuuuuu, candemeique dabrainessbraite
    (...)
    O-o-onyewuuuuuuuu

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa é certa: na lista das contratações, cada nome é mais difícil de pronunciar que o anterior. Primeiro foi o vansqualquercoisa, depois o charrs e agora este. Vai lá vai...

    ResponderEliminar
  7. É desta que vão vir chaters dos estados unidos...ehehe.

    Não conheço, espero que renda.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.