terça-feira, 6 de setembro de 2011

De tractor

No Sporting lavra-se muito e colhe-se pouco
"Os detractores, que se devem orgulhar todos os dias em dizer mal, até do Clube de que julgam gostar, que se vejam ao espelho e sintam a vergonha do que dizem e escrevem!" 


A frase é de Godinho Lopes e está inserta na última newsletter pretensamente enviada aos sócios. Pretensamente porque nem todos a recebemos, como é o meu caso e de alguns outros. 


Antes de ir propriamente ao extracto que causa tanta celeuma não hesito em concluir que as criticas aqui ontem feitas à politica de comunicação do Sporting, motivadas por este vídeo e os que o antecederam, fazem sentido e esta newsletter vem-no confirmar. Para lá do conteúdo, que analisarei a seguir, fica evidente que há ainda ferramentas fundamentais da comunicação do clube que ou não são usadas ou são mal manuseadas. E aqui há aspectos distintos que convém analisar.


Julgo que o envio da newsletter é ainda responsabilidade da Sportinvest, empresa responsável do grupo Controlinvest dos manos Oliveira. Esta empresa era e julgo que ainda é também responsável pelo contacto com os sócios através da linha Sporting. 

Quem já teve a infelicidade de contar com este serviço para resolver algum problema sabe que é em regra tempo e dinheiro perdido. Depois de há 2 anos ter tentado em vão assegurar a reserva de um bilhete que me permitisse viajar tranquilamente com garantia de lugar para assistir a um derby não mais ousei ligar o 707 20 44 44. Convém esclarecer que os bilhetes eram-me oferecidos pelo clube, por ocasião do meu aniversário, mas implicavam o seu levantamento presencial. Vivendo eu a mais 300km de Lisboa e pretendendo viajar com o meu filho quis apenas garantir que não faria a viagem em vão o que acabou por se revelar de todo impossível face à intransigência dos meus vários interlocutores. Acabei por comprar os 2 bilhetes e fazer a viagem tranquilo. 

Não sei quanto custa ao Sporting o outsorcing mas sei que nem todos conseguem distinguir como eu, nem a isso estão obrigados, o que é o dos manos Oliveira e do clube.  O que tenho a certeza é que teria menos danos para o clube ter Sportinguistas a lidar directamente com Sportinguistas e não seria difícil organizar um serviço com melhor resposta. Não faltarão Sportinguistas capazes e a precisar de trabalho nesta altura do campeonato… Por isso, e depois de tudo dito, não me surpreende que as newsletter´s não cheguem ao seu destino.


O conteúdo da newsletter em causa é muito mais do que a frase em destaque mas vai acabar por ser ela a canibalizar todas as atenções, o que é lamentável. E é sobretudo revelador que Godinho Lopes ou não tem conselheiros ou é mal aconselhado. Reafirmo a minha impressão de que em Alvalade se tem estado a trabalhar bem, o que não é o mesmo que dizer que não há razões para criticas. Mas tenho consciência que o clube recebido nas mãos da actual gestão pouco mais teria de clube grande do que a herança histórica e não será em poucos meses que a situação será revertida. 

Neste momento o foco está nos maus resultados do futebol e a generalidade das análises são feitas sobre esse prisma. Infelizmente no futebol não há fórmulas mágicas e pode-se fazer tudo bem feito até à hora do apito inicial – o que nem é o caso -  e os resultados teimarem em não surgir. Esta não é a altura para abrir mais uma frente interna, antes deveria ser o momento de falar sobre o trabalho realizado e na confiança depositada nos frutos que terão que surgir. O discurso deveria continuar a ser agregador e não fraccionante. Os efeitos nefastos não tardarão em surgir, vamos ver como corre a reunião da próxima quinta-feira, no auditório Artur Agostinho. 


Nada do que digo acima deve evitar uma profunda reflexão de todos os que, nomeadamente nas redes sociais, escrevem sobre o Sporting. Atrever-me-ia a dizer que 99% é lixo, resultado de muita frustração que está muito para lá dos maus resultados. A excessiva truculência entre adeptos, a falta de educação, e até os pontapés na gramática aproximam-nos em tudo do pior que conhecemos e criticamos nos adversários. 

Como alguém disse antes de mim a má moeda afasta a boa moeda. O Sporting não pode ficar capturado pelo desespero e pela frustração ou dos que só falam quando as coisas correm mal. Até por isso, ao voltar a atenção para os que nada mais querem do que lamentar-se, a mensagem de Godinho Lopes é um erro.

10 comentários:

  1. "Nada do que digo acima deve evitar uma profunda reflexão de todos os que, nomeadamente nas redes sociais, escrevem sobre o Sporting. Atrever-me-ia a dizer que 99% é lixo, resultado de muita frustração que está muito para lá dos maus resultados. A excessiva truculência entre adeptos, a falta de educação, e até os pontapés na gramática aproximam-nos em tudo do pior que conhecemos e criticamos nos adversários."

    O dedo na ferida. Esta é a verdadeira questão.

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Acabei de verificar a minha conta de e-mail e realmente pude confirmar que recebi a newsletter que é enviada aos sócios habitualmente todas as semanas nas 2.ªs ou 3ªs feiras. Como nas anteriores são abordados vários assuntos, na desta semana vem uma entrevista do Anderson Polga ao jornal do clube e as noticias e resultados mais relevantes sobre futebol profissional, juvenil e modalidades. Vem ainda uma opinião de GL, na qual é proferida a infeliz frase que destacaste e que dita por dirigentes do SCP só fracturam ainda mais a já dividida nação leonina. Dita pelo próprio presidente toma proporções ainda mais graves: é um ERRO CRASSO. Realmente parece que voltamos ao pior de JEB. Mas será que não se aprende em Alvalade? Porra, q a paciência esgota-se com tanta falta de senso.

    De 'terroristas' passou-se a 'detractores'... O que eu acho é que os sportinguistas bem intencionados e minimamente inteligentes conseguem destrinçar aqueles que só abrem a bocarra para destruir e que são INCAPAZES de se fazerem ouvir para lançar um elogio, daqueles que fazem uma avaliação racional com espírito de justiça e de colaboração. Aqueles que fazem uma avaliação por vezes negativa, sim, mas noutras ocasiões positiva do discurso e da acção dos nossos dirigentes, equipa técnica ou atletas. As intenções de uns e outros sp que emitem opiniões pc simpáticas aos dirigentes são bem claras: os primeiros apenas querem destruir de forma básica e gratuita, os segundos pretendem apontar e desejam melhorar o que está menos bem (ou mesmo mal) dentro do SCP...

    GL, ao comentar o que dizem ou fazem os primeiros, os tais 'detractores', só lhes está a dar a importância e o destaque que eles querem e não merecem... O pior é que, por tabela, acaba por atingir os segundos, que podem interpretar que a critica que fazem qd negativa não é bem aceite nos gabinetes e corredores de Alvalade... Será que os nossos eleitos não conseguem ser superiores aos maldizentes crónicos, que só atacam em duas situações: por tudo e por nada, e votá-los ao desprezo. É assim tão difícil ignorar esses gajos?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. "Mas tenho consciência que o clube recebido nas mãos da actual gestão pouco mais teria de clube grande do que a herança histórica e não será em poucos meses que a situação será revertida. "

    Lapidar. Só é preciso que os sportinguistas o entendam, nomeadamente GL, a quem cabe deixar esta ideia bem clara. Apesar das enormes comoções pré e pós eleitorais, julgo que é mais ou menos unânime que esta direcção conseguiu dar uma sensação de competência e propósito que há muito não se via por Alvalade. Infelizmente, o futebol e as nossas malapatas vieram novamente toldar os espíritos, de quase todos. Que esta direcção seja capaz de arrepiar o caminho que a frase infeliz de GL parece encerrar, aprender com as asneiras, nomeadamente comunicacionais, ser clara e firme nos seus propósitos, e de mostrar à nação leonina que o rumo não se perdeu. É verdade que os resultados do futebol não têm ajudado, mas é nas dificuldades que se distinguem as lideranças.

    Quero crer que na quinta-feira, numa iniciativa que reputo de muito positiva, GL será capaz de repor as coisas no seu rumo (sim, acredito que há um rumo e já passa da hora de o anunciar). Temo, no entanto, que o resultado do jogo do próximo fim de semana venha a ser mais determinante ainda ... A sê-lo, que possa ser pela positiva!

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  4. Ah, quanto à maledicência blogosférica e aos ditos detractores, mais ou menos anónimos, sempre existiram, sempre existirão, sempre tiveram o poder do assobio, apenas agora talvez mais eco, mas apenas pela podridão da CS e da nossa incompetência para lidar com ela. Aqui, registo, a culpa maior cabe não às massas informes mas às "elites" do clube, que deixaram desde há anos de exercer competentemente as suas influências de forma positiva no pensar leonino, que deixaram o barco ao sabor do vento que passa, ou mesmo de ventos impróprios para consumo.

    Que acordem todos, agora! Sem vento de popa, resta-nos remar para o mesmo lado com um timoneiro destemido ao comando. GL tem, portanto, a palavra.

    SL, de novo,
    MTP

    ResponderEliminar
  5. A crítica, se construtiva, é a mãe do aperfeiçoamento e nesta condição, criticar nunca será sinónimo de detrair, como Godinho Lopes insinua com ligeireza e falta de respeito para com os sócios e adeptos sportinguistas.
    Já critiquei Godinho Lopes, naquilo que entendi ter sido mal feito pela equipa de dirigentes que comanda. Mas também já aplaudi muito do trabalho que realizaram. E só porque critiquei, já não sou sportinguista de verdade?!... E devo sentir vergonha do que disse ou escrevi?!... E deixar de pagar as minhas quotas através de débito directo?!... E deixar de comprar anualmente a "game-box"?!... E deixar de fazer 500 km para estar presente em Alvalade em todos os jogos?!... E abdicar da internet e do meu blog, onde expresso hoje o sentir do leão que existe em mim desde que me conheço?!... Mas que raio de sportinguismo e conceitos democráticos existirão em Godinho Lopes?!...
    Godinho Lopes foi infeliz nas palavras que escolheu e já devia ter vindo a público amenizar o ambiente. Concordarei que a dignidade do cargo que ocupa, possa não permitir ou desaconselhe mesmo que venha pedir desculpa aos associados. Mas há mil e uma maneiras de limpar a nódoa com que conspurcou a sua relação com os adeptos.
    Diz o nosso povo que "mulher séria não tem ouvidos" !... Godinho Lopes, neste triste episódio, não me pareceu sério.
    SL

    ResponderEliminar
  6. LdA e Virgilio,

    Se com a frase o que GL pretende é unanimismo, então estamos muito mal e não me parece que seja um caminho que devamos trilhar.

    Se pretende alertar para aquilo que falávamos ontem, de campanhas que por vezes parecem orquestradas, com resultados bastante nocivos para o clube a razão assiste-lhe, mas a forma é naturalmente infeliz e deverá alguém que corrija este caminho.

    De todas as maneiras, as evidências apontam para a urgência dos temas da comunicação, incluindo a CS, passarem a ter um tratamento prioritário no Sporting, sendo que tal não se vislumbra de todo.

    Quanto ao referido dos manos Oliveira e do outsourcing a uma das suas empresas, é óbvio que tal pode ocorrer desde que estejam garantidas as condições de controlo e de gestão próxima da actividade. Tal não ocorre no Sporting e na prática temos uma actividade da maior relevância assegurada por quem tem muitos interesses antagónicos aos nossos.
    Para tornar tudo isto mais perceptível basta verificar que se o valor percepcionado do Sporting baixar, o que pode ocorrer por uma deliberada, mas inconsequente má prestação do outsourcing, os manos Oliveira ficam numa posição negocial privilegiada na altura de negociar dos direitos de imagem desportiva. Isto parece evidente, mas a Direcção está a ser lenta a perceber este tema.

    Finalmente um último ponto para referir que este tema e o da APAF vai muito para além dos meros resultados desportivos e deveriam ser temas de coesão entre os Sportinguistas e não temas para mais guerrilhas fratricidas.

    Ab
    António

    ResponderEliminar
  7. A questão aqui é que como todos bem sabem o Sporting vive nos dias que correm verdadeiramente fraccionado,e Godinho Lopes melhor que ninguém sabe muito bem isso.
    Por isso por muita razão que tenha no que diz(neste caso concreto não foi só desnecessário como infeliz a frase que proferiu)estas situações deveriam ser evitadas,para que fomentar ódios bacocos quando se devia promover antes a união?
    É que ele ao fazer isto só esta a arranjar "armas de arremesso" a terceiros num futuro que haja a infelicidade de a situação do Sporting correr para o torto.

    E como se costuma dizer o exemplo parte de cima e estas e outras situações tem as repercussões que sabemos.Tem as na blogosfera(ate muitas vezes neste mesmo espaço)como em outras comunidades e espaços de discussão.

    Deve se evitar a tudo o custo estas situações.

    E ate é pena pois esse pequeno aparte estraga uma mensagem que é bastante positiva com qual concordo inteiramente.

    É preciso mais garra e empenho(ou simplesmente mais profissionalismo)para que consigamos retornar a um ciclo de vitórias.

    Ps : Infelizmente continuo a não receber Newsletter's do Sporting...

    ResponderEliminar
  8. Como sempre gostei de passar por aqui
    um beijo verde e aguardo...temos que melhorar... e ser os maiores...

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo com o Leão de Alvalade e o Virgílio!

    Uma frase infeliz marca claramente uma intervenção e com mais este vídeo (amador)a coisa também não melhora muito.
    A comunicação é vital em qualquer organização, e mais ainda quando essa organização representa milhões.

    Quanto à frase infeliz, claramente não deveria ter sido proferida, o que reforça a necessidade de transfigurar uma área tão vital como a comunicação aos sócios.

    Por falar em transfigurar, este vídeo contendo a última comunicação aos Sportinguistas apresenta um Presidente do Sporting com um brilho na cara de tal forma brutal que as zonas sombreadas o fazem parecer uma espécie de Wolverine. Até é um X Men com o qual simpatizo, mas no que toca a Heróis Marvel a minha preferência vai mais para o Aranha; o problema é que nem o Presidente Godinho Lopes nem o Sporting sairiam beneficiados de mascarilha.

    Serve este devaneio non sense (e desculpem-me o off-topic que não pretendeu de todo atingir alguém) para destacar num blog, já que é dada tanta importância ao que se escreve nestas plataformas, a absoluta urgência de tornar a comunicação no Sporting verdadeiramente eficaz tanto ao nível do discurso como ao nível da imagem. Para um Sporting mais forte!

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.