quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Garra só não chega

O Sporting começa amanhã a sua campanha europeia onde defenderá o seu prestigio internacional e o do futebol português. A Liga Europa, mesmo sendo o parente pobre das competições do continente no que às receitas directas diz respeito, não pode deixar de ser encarada como importante para a afirmação do nome do clube. E uma boa campanha, como a realizada em 2005, promove também os jogadores, potenciando assim também a obtenção de receitas. Encarar sempre com seriedade os jogos respectivos é por isso obrigatório, até porque os adversários que saem ao caminho, não possuindo o prestigio e o poderio dos que normalmente passeiam pela Champions, são perfeitamente capazes de criar dificuldades sérias e até alguns desgostos. Será mais ou menos esse o caso do Zurich, o adversário de amanhã.

Para a cidade helvética Domingos levou 20 jogadores:

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Tiago

Defesas: Rodriguez, Anderson Polga, Onyewu, Evaldo, João Pereira e Insúa

Médios: Schaars, Izmailov, Capel, Rinaudo, Pereirinha, André Santos e André Martins

Avançados: Bojinov, Van Wolfswinkel, Carrillo, Rubio

Depois da fantástica recuperação de Paços de Ferreira aguardo com curiosidade a prestação de amanhã. Sem a pressão de ter que ganhar para não beliscar os objectivos, mas dentro do quadro ainda exigente acima descrito, o jogo de amanhã permitirá verificar se a evolução que se deseja na produção colectiva da equipa é possível e estaria sufocada pelos resultados negativos ou se os problemas estão no treino e nas opções de Domingos sobre o modelo de jogo a seguir, e assim de mais demorada resolução. 

Há uma ilação que pode ser retirada do último jogo do campeonato e que vai de encontro ao que sempre pensei quando vi jogar a equipa: não é um problema de falta de garra ou atitude dos jogadores perante as adversidades. Se assim fosse não teríamos trazido pontos de Paços de Ferreira. Mas, com a qualidade individual que tem ao seu dispor, Domingos está obrigado a fazer subir esta equipa a outros patamares.

9 comentários:

  1. garra só pode não chegar, porém, é tudo o que eu lhes peço e se assim for estarei sempre com a equipa!
    esforço, devoção e dedicação!
    a glória deixo para os adeptos do nosso grande clube!

    ResponderEliminar
  2. Bom post, só quero fazer uma correcção, o ano em que chegamos a final foi em 2003, ano anterior ao europeu!!

    ResponderEliminar
  3. Guga... estás enganado pá... Foi a seguir ao Euro2004... Já no novo Estádio... Ai essa memória.


    Qt ao post: LdA, tb estou curioso para ver a resposta de equipa sem o clima tão pesado que se abateu sobre a equipa na LIGA ZON. Outras situações que me dão algum conforto é o facto do jogo ser longe de Alvalade e o árbitro ser, no caso, holandês... Amanhã a APAF não joga...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Estou curioso, mas não sei se vejo a primeira parte... 18:00H é hora de trabalho... O mais certo é apenas televisionar a segunda-parte.

    ResponderEliminar
  5. Pegando neste título, uma nota: espero que amanhã não joguemos com o meio campo fechado à chave (rinaudo, schaars e andré santos) que nos jornais se anda a perspectivar, estou fartinho de não ver talento naquele meio campo, alguém que saiba jogar à bola, com ideias, que ligue a equipa, que a ponha a mexer com a bola no pé.

    Não tendo o elias.. izmailov no meio ou matias.

    Não me lixem: três médios defensivos é meio caminho andado para não fazermos golos, e o estádio até tem pista de tartan para umas celebrações à Carlos Lopes.

    ps: The Guga essa memória tá toda The Consumida.

    ResponderEliminar
  6. Três médios defensivos?

    Mas o Schaars e o André Santos são médios defensivos?

    Não foi o número 6 - Rinaudo - que fez o passe para o golo do empate em Paços de Ferreira?

    As qualidades que diferenciam Izmailov e Elias da média não são precisamente o facto de defenderem e atacarem com a mesma qualidade?

    O Matias Fernandez é aquele que saiu à meia hora em Aveiro?

    Vamos voltar a jogar em 2-3-5?

    ResponderEliminar
  7. Não vai ser um jogo fácil mas o Sporting precisa de ganhar para continuar a crescer como equipa. Jogava com Rinaudo, Schaars e Izmailov no meio campo, com Pereirinha na direita, uma vez que esteve muito bem em Paços. Capel na esquerda e Wolfswinkel no meio (ainda que Rubio também justifique a titularidade e para mim foi essencial na reviravolta de sábado).
    Na defesa continuava a apostar no quarteto de Paços, para ver se ganham entrosamento...
    Quanto ao Zurique, devemos estar especialmente atentos ao sueco Djuric, que curiosamente já nos eliminou ao serviço do Halmstad

    ResponderEliminar
  8. Eu apostaria em André Martins para nos dar o talento e a capacidade de ligação ao ataque que vem faltando! Assim Domingos compreenda o que tem falhado.

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  9. Sportinguistas que somos nunca poderemos ficar resignados a ter um equipa para fazer número ou apenas pontuar na Liga. Nós queremos sempre mais e mais. Ganhar é o nosso objectivo. Pena que nem sempre os líderes que temos (tivémos) pensem da mesma forma por já não sentirem o clube da mesma forma que nós.

    Para já acho que estamos no bom caminho mas ainda sim um caminho de cabras. Como as cabras são obstinadas... pode ser que sim!

    Bom Dia para todos nós!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.