segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Apontamentos do jogo da Taça de Portugal

O Sporting realizou uma exibição fraquinha em Famalicão, tal como aqui escrevi a propósito. Jogo esse que foi marcado por um número infindável na preparação antes e durante o jogo e cujas consequências estão ainda por apurar relativamente ao futuro próximo, isto é, para o jogo de quinta-feira com o Vaslui e na recepção ao Gil Vicente. Não deslumbrando o Sporting vai cumprindo as obrigações.

Muitas têm sido as lesões, nem todas de natureza muscular, mas estas já em número suficiente para se analisar se existe uma relação de causa e efeito ou se trata de episódios sem ligação entre eles. Não me recordo do registo das ocorrências dos dois anos passados por Domingos em Braga, elemento que seria fundamental para poder falar com alguma segurança num assunto tão sensível como este.

Ainda relativamente ao jogo de Famalicão há alguns apontamentos adicionais:

Boa prestação de Marcelo Boeck. Atitude correcta, mantendo a concentração desde o apito inicial do árbitro, acabando por ter intervenções decisivas. É isso que se pede a um suplente que tem ambições de ser mais do que apenas isso.

João Pereira vive um momento pouco produtivo, apesar de nunca deixar de se empenhar no jogo. Pouco discernimento, em particular no último toque, deitando por água a baixo todo o esforço que lhe dá fazer tanta piscina pelo corredor direito.

Foi uma solução de recurso mas pode muito bem vir a ser a futura etapa na carreira de Evaldo. Falo da sua adaptação a central, função que me parece poder vir a desempenhar com mais acerto do que a de lateral, particularmente quando chamado a atacar.

Continuamos todos à espera de um grande jogo de Matias, coisa que acontecerá mais facilmente em jogos de maior acerto colectivo e quando o chileno tiver mais jogo nas pernas.

Capel deve ser dos jogadores que mais participa no jogo, tendo já contribuído com um golo importante e diversas assistências. Essa participação nem sempre reverte em favor da equipa ou com influência no resultado final. A despeito disso é indiscutível que é um jogador que caiu no goto dos adeptos e que sabe também cultivar essa relação.

Por último Wolfswinkel. A dúvida maior agora prende-se em saber por quanto tempo poderá o ponta-de-lança manter os actuais níveis de eficácia. Seria excelente para o Sporting mas apenas para limite temporal da presente época porque não seria possível mantê-lo, o que não deixaria de significar uma perda. O holandês vive um momento fantástico, em que tudo o que toca dá golo, esta é altura também de, como adeptos desfrutarmos.

P.S- O que se diria hoje do Sporting e do seu departamento de futebol se tivéssemos apenas inscrito nas competições europeias um ponta-de-lança, apesar de dispormos de mais um elemento no plantel.

7 comentários:

  1. A propósito do seu P.S.quando comecei a lêr:"O que se diria hoje do Sporting e do seu departamento de futebol"..pensei q ia falar na noticia de hj, aonde se dá razão ao SCP, pelos golos anulados, pelos esbirros do sistema, e q nos dariam a liderança isolada. E agora??? Vão punir essa cambada de desonestos ? Podemos pedir repetição do jogo? ou vai continuar tudo na mesma? Um assunto q gostaria de ver numa das suas brilhantes análises. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Vicky Paes Martins, a seu tempo.

    O post de hoje resulta de algumas reflexões avulsas sobre o jogo de sábado, que não sendo de muita importância permite-nos falar de futebol e de jogadores. Por vezes cansa termos que falar sempre nos actores secundários.

    No entanto a sua observação é pertinente e devo escrever sobre isso em breve.

    ResponderEliminar
  3. Caro Leão de Alvalade,

    Concordo com tudo, menos com um pormenor: não me parece que o Evaldo possa evoluir para defesa central (como aconteceu, por exemplo e com sucesso, com o Thuram ou o Abidal).

    O homem não tem jogo de cabeça e na antecipação é um desastre completo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro não assistir a essa evolução de Evaldo no Sporting.

    Quanto ao Matias, ou ele aparece este ano com o Domingos e com bons jogadores a seu lado ou então nunca mais vai aparecer.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Evaldo foi um erro de casting total. Trata-se de um jogador que foi sobrevalorizado pela imprensa aquando da sua ultima época em Braga. Os antecedentes já não eram grande coisa, pois se foi dispensado pelo FCP e durante grande parte da sua carreira não passou do Marítimo e do Braga, dificilmente prestaria para o Sporting

    Só o Bettencourt e o Costinha, no auge da sua incompetência é que viram alguma coisa nele. Como a percepção deles para o futebol não era muita, foram atrás do que se dizia e escrevia..

    SL

    http://sobosignodoleo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Indignado, triste e com um sentimento de revolta, em relação à atitude da FPF em novamente nomear o Campo de carnide , para o jogo de play off da selecção, eu como tenho por norma não entrar nessa casa, para mim é mais que banal n por lá os pés.....agora pedia a todos os Sportinguistas para boicotar o jogo e em sinal de protesto, n entrar nessa casa no dia do jogo, e fazer ver a nossa forte indignação por sermos colocados de parte, sempre que está em causa a Selecção Portuguesa. Se és do Sporting diz não à nomeação do estádio de Carnide, FAZ SENTIR A TUA AUSÊNCIA DIZ NÃO A TUA PRESENÇA!

    ResponderEliminar
  7. Interessa é estarmos lá todos dia 26 de Novembro!! A apoiar o Sporting, que esperamos que chegue lá com mais de 10 vitórias consecutivas! Quanto à Selecção, que façam a obrigação de ganhar... Se os clubes têm retorno financeiro com a utilização dos estádio que eu não sabia, é incrivel, 2 jogos no dragão, 2 na Luz e 0 em Alvalade, senão até prefiro poupar o relvado.

    Boa análise, e concordo com o Evaldo, poderia ser uma solução, até pq quando é latera passa a vida a fazer de central...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.