segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A jaula do derby

A rede de Camp Nou
Os adeptos do Sporting que acompanhem a equipa ao derby para apoiar a sua equipa ver-se-ão confrontados com uma novidade. Espera-os uma subida ao último andar do estádio do SLB onde serão confinados num espaço limitado por placares de acrílico laterais e uma rede frontal. O assunto não é propriamente novidade e vem sendo comentado há já algum tempo como "a jaula".

Para quem desde os 9 anos de idade se desloca para os diversos estádios deste País, onde adeptos dos diversos clubes compartilhavam as mesmas bancadas, à excepção das bancadas reservadas aos sócios, e já repugnava a excessiva conflitualidade que se vive nas bancadas, esta decisão representa uma escalada que inevitavelmente será objecto de medidas de retaliação idênticas por parte dos clubes rivais. Quem perde são os adeptos, obviamente. Pelo menos os adeptos comuns como eu. O argumento que tal já se faz em estádios pela Europa fora (Nou Camp ou no estádio do Villareal, onde as condições são animalescas) não devia colher. Isso equivaleria a validar que as nossas claques se podiam comportar como as gregas ou sérvias, por exemplo.

Mas sendo objectivo e tendo em conta a realidade e não o mundo desejável compreendo a decisão. Do ponto de vista do clube que recebe e que quer potenciar o factor casa esta é a primeira medida para anular ou tornar menos óbvio para a equipa visitante o apoio dos seus. Por isso, e como é óbvio, espero igual medida da parte do Sporting, embora na actual configuração tal se afigure de difícil execução e de  investimento considerável. Se nos espera uma jaula na segunda volta ofereçamos-lhe uma gaiola, naturalmente.

A única bancada onde tal poderia ocorrer seria na B Norte, uma vez que a equivalente a sul está ocupada com a venda de Gamebox´s low-cost. O problema é que, em qualquer das duas as claques adversárias ficariam acantonadas por cima de uma das claques o que, convenhamos, fura os protocolos de segurança e coloca uma das claques em posição pouco vantajosa, mesmo considerando a colocação de redes e acrílicos. A hipótese de oferecer algum espaço central é obviamente absurda. 

Sei de algum tempo que esta é uma matéria que há algum tempo preocupa a direcção, em particular o vice para a área, Paulo Pereira Cristóvão que, diga-se, tem estado a desempenhar as suas funções com particular acerto. Veja-se que hoje que ninguém fala da relva e a simples mudança do amarelo para o verde nas escadarias do estádio deu ar muito mais sportinguista ao estádio. Pena é que a actual conjuntura possa inviabilizar algumas das ideias que tinha para a reorganização do estádio, visando uma utilização dos espaços mais racional e rentável para o clube.

Mas voltando atrás e ao que espera os adeptos do clube há pouco a fazer, o que não quer dizer que não haja nada e que o que se possa fazer não seja importante.

Em primeiro lugar competirá à direcção do Sporting, a quem cabe a defesa dos seus, acautelar se as obras efectuadas pelo SLB foram vistoriadas e licenciadas por quem de direito e se observam as normas de segurança e de bem estar a quem vai pagar um bilhete para assistir a um espectáculo. Como parte interessada julgo que se deveria ter feito representar na vistoria hoje efectuada na Luz.

Em segundo e para aqueles que se deslocaram no apoio à equipa a consciência que, estando mais longe, vão ter que gritar mais alto. Tudo o resto é folclore. É pelo menos assim que encaro os apelos velados ou óbvios a desacatos ou comportamentos menos próprios. Nós somos o Sporting e respondemos no relvado.

21 comentários:

  1. Hoje não estou de acordo.
    Aliás, é-me impossível concordar com as jaulas gaiolas ou o que seja!

    Se por algum motivo se chegar à conclusão que alguém é suficientemente bárbaro para precisar de uma gaiola, então tenha-se coragem e simplesmente proíba-se esses bárbaros de entrar nos estádios de futebol!

    Acho que ao contrário de responder na mesma moeda, a direcção deveria era ter mandado os lampiões dar uma volta ao bilhar grande e não pedia um único bilhete!
    E se for necessário, paga-se uma multa à Liga mas não se manda bilhetes para o outro lado da 2ª Circular!

    ResponderEliminar
  2. Frederico, bem observado. No entanto este post foi elaborado perante os factos conhecidos já (bilhetes vendidos).

    ResponderEliminar
  3. "Se por algum motivo se chegar à conclusão que alguém é suficientemente bárbaro para precisar de uma gaiola, então tenha-se coragem e simplesmente proíba-se esses bárbaros de entrar nos estádios de futebol!" - Frederico

    Acho que esta afirmação resume tudo. Assumir a "jaula" é assumir o perigo dos nossos adeptos. Se são perigosos não podem ir ali, nem a outro estádio. Se não o são (todos não são, de certeza), então esta medida é idêntica a um Gueto. E isso é discriminação.

    O que dirá Eusébio desta medida?

    ResponderEliminar
  4. o adepto comum é considerado um animal pelos próprios dirigentes do sporting - não tens um fosso no alvalade xxi?

    ResponderEliminar
  5. anónimo, o fosso não deixa de ser uma estupidez até porque te permite pensares que foi por isso que ele lá foi posto, mas não foi.

    ResponderEliminar
  6. Este argumento do fosso continua a ser repetido por uma quantidade enorme de ignorantes que não sabendo do que falam, em vez de se manterem caladinhos, têm de botar "faladura".
    Quanta imbecílidade, benza-os Deus.

    Quanto à jaula, é mais uma a juntar a tantas outras do futebol moderno. Já estivémos mais longe de estar numa bancada dum estádio a ver os jogos transmitidos em écrans, com as várias perspectivas consoante as cores clubísticas.

    ResponderEliminar
  7. Para além de afastar os adeptos dos jogadores do Sporting, esta patetice lampiónica vai tirar visibilidade aos adeptos. Uma rede à frente, parecendo que não, ainda estorva...além do mais as primeiras filas irão estar todas livres, e será colocada uma grade para ninguém as ocupar...

    ResponderEliminar
  8. Ninguém lá devia de ir dar-lhes dinheiro a ganhar, isto é uma VERGONHA! Põe-nos dentro duma jaula e ainda por cima no mais alto possível da ETAR, de forma a que só se veja o jogo através de binóculos... e aos quadradinhos, devido à rede. Espero que a nossa direcção já lhes esteja a preparar igual ou pior, para o jogo da 2º volta em Alvalade! É o mínimo que exigimos! Acho que a direcção em solidariedade com os sócios e adeptos,ou ia também para a jaula ou não se fazia representar no jogo. M.O.S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  9. r-e-v-O-l-t-a-N-t-e

    u-l-t-r-a-J-a-n-t-E

    v-e-r-g-o-N-h-o-s-O

    i-n-a-c-e-i-T-á-v-e-l

    Juntem as maiúsculas e formem a palavra que verdadeiramente adjectiva esta atitude lampiónica...

    ResponderEliminar
  10. Mais do que a aberrante ideia que só poderia vir daqueles lados, num total desrespeito pelos adeptos rivais, está a irritar-me o silêncio dos nossos dirigentes. Isto não tem pés nem cabeça. É uma provocação. Pura e simples. Não me venham para cá com histórias que é por uma questão de segurança. Não me lembro de incidentes graves entre claques dentro de um estádio. Aliás, lembro-me de um, no Jamor, claro, com o malfadado verylight. O que agora me faz desejar que nenhum dos adeptos encarnados se lembre de repetir a gracinha, não vá a rede incendiar-se... Exagero? E esta ideia deles, é o quê?

    ResponderEliminar
  11. ainda por cima só é posta a jaula por estarmos no 3º piso. e estamos no 3º piso ... porquê?

    ResponderEliminar
  12. amigos, isto não passa de uma forma de mostrar medo. não é so a equipa que está forte, somos nós, os adeptos, os sportinguistas. o apoio à equipa ja assusta uns... enfim, sendo os srs. de carnide um clube tão grande com adeptos para dar e vender (há sempre mais olvelhas que lobos...), não percebo estas atitudes.

    se o sporting é o clube dos racistas, então seguindo a mesma lógica, carnide deve ser o clube dos inseguros, dos fracos, dos medrosos.

    somos maiores que isto. se houver retaliação... fico contente. se não houver, fico mais contente, deixem estes truques primários por esses lados...

    ResponderEliminar
  13. Eu por mim responderia da melhor forma que se pode responder a um golbe baixo: da proxima vez que forem a alvalade ficam cá em baixo onde costumam ficar, sem rede, nem acrilico e apenas com alguma policia a vigia-los.

    NÓS SOMOS DIFERENTES !!!

    ResponderEliminar
  14. Porra! Ainda ninguem percebeu que a partir de agora o melhor destino a dar ao fosso do estádio é colocar lá dentro as claques adversárias!!!
    Pedro MSF

    ResponderEliminar
  15. deixo aqui o comentário que fiz no sector b32 a um post que faz referência a este.

    Espero que não seja nada disto. Se for, repudio com veemência. Mesmo havendo quem mereça estar em sítios como este, mas sem acesso às imagens de jogo.
    Numa altura em que tanto se apela ao fair-play e à tolerância, acho uma perfeita anormalidade coisas destes num estádio de futebol.
    Comportamento gera comportamento - isto é muito importante.

    Sou defensor da liberdade total, responsabilidade máxima. Quem infringir ser severamente punido.

    Envergonhar-me-ia se visse na Luz uma coisa deste género.

    ResponderEliminar
  16. Comprei um bilhete para a Luz, pela primeira vez em muito tempo ainda antes de saber que se ia passar isto!

    Podem dar as voltas que quizerem à coisa, que não deixa de ser o que é: uma atitude de um clube reles que julga os outros pelos seus!

    Indios, animais, ... - escolham a palavra que quizerem para caracterizar o Rui Gomes da Silva e os amigos!

    No meu caso, já estou mais que arrependido de ter comprado aquele bilhete. Recuso-me a ser tratado desta maneira e ainda por cima a comprar um bilhete para um espectaculo e ter de o ver aos quadradinhos...

    Também eu exigo igual atitude para os animais vermelhos que nos visitarem na 2ª Volta. Só para eles e para mais ninguém. Porque eles são a escumalha e não podem ser comparados com nada nem ninguém... estão ao nível mais baixo de qualquer escala que se queira fazer...

    Fica cara a jaula para os indios? Eu pela minha parte estou disposto a comparticipar. E há mais como eu, dispostos a ajudar...

    ResponderEliminar
  17. A fotografia está desactualizada, a rede do Nou Camp, célebre nas visitas do Figo, foi entretanto retirada. Idem no Barnabéu!

    O nosso fosso visava fins de multifuncionalidade do recinto.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Eu ainda não ultrapassei a necessidade de ser revistado a cada jogo que pretendo ver no estádio...

    Alain Proust, disse uma vez que com tantas imposições de segurança qualquer dia tínhamos os pilotos numa salinha com ar condicionado, sentados num cadeirão e com um comando na mão enquanto os carros andavam na pista.

    A minha "criação" de estádio fez-se no Municipal de Coimbra, quando comecei a frequentar Alvalade o aspecto que mais confusão me fez foi ser tudo muito monocromático. Onde é que estavam os "infiltrados" do adversário para mandar umas bocas? Assisti à invasão das redes a separar as bancadas do relvado, do arame farpado. Coimbra foi o último estádio a ser obrigado a ter essas medidas de segurança no seguimento de uma batalhão campal nas bancadas num jogo com o Leiria, eu era um puto de 14/15 anos orgulhoso do seu cartão de sócio e de ir sozinho à bola para o meio dos "velhos" da bancada coberta, livrei-me de levar umas boas nesse jogo porque saltei para um camarote vazio e empunhando uma cadeira impedia que o meu espaço fosse invadido.

    Resultado, campo interdito durante uns meses, redes e "os putos" transferidos da bancada coberta para a central descoberta ao sol e à chuva. Foi a primeira traição que o futebol me fez nunca entendi porque raio o meu bilhete de identidade determinava em que bancada me podia sentar.

    Depois vieram os fossos e os estádios modernos, as redes desapareciam, o conforto aumentava, já não era preciso comprar almofada (é pr'ó cú,é pr'ó cú, dizia o pregão).

    Agora voltam as gaiolas... Se na história que descrevi antes houve uma razão por trás da decisão tomada em nome da segurança, a minha pergunta é simples, o que é que justifica esta acção?

    Houve algum desacato anormal que obrigue adeptos rivais a ser engaiolados? As medidas anteriores de isolar as claques em bancadas próprias com uma cintura de segurança de espaço e "mordomos" não se revelou suficiente?

    É mais um ataque ao futebol, depois façam uns programas com uns iluminados a questionar o porquê do Municipal de Coimbra estar às moscas num jogo glorioso contra o Porto...

    ResponderEliminar
  19. Foto real da jaula:

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/derbi-liga-aprova-caixa-para-adeptos-no-estadio-da-luz

    ResponderEliminar
  20. Miguel, gostava de ver uma foto era do interior da gaiola para o relvado. Mas essas só devem começar a aparecer lá para sábado à noite.

    ResponderEliminar
  21. na segunda volta é enviar a carnide 20 mil bilhetes gratuitos
    necessitamos fechar o fosso....precisa-se entulho

    José Fernando

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.