quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DesLigados

Não me surpreenderam as dificuldades sentidas hoje perante o Moreirense. Já as esperava até, uma vez que as diferenças entre as equipas da Liga Orangina e as do fundo da tabela da liga maior são muito poucas. E não sou dos que entende que mudar este ou aquele jogador traria mudanças substanciais. 

Este foi talvez o jogo em que ficou evidente que a somar aos problemas de ordem técnico-táctica se somam agora questões do foro emocional, o que só vem complicar ainda mais o cenário de crise instalada. Para adensar ainda mais o que já de si era complicado surge o episódio Bojinov. Quando se julga que já se viu tudo, o Sporting não para de nos surpreender.

A propósito do búlgaro, não somo a minha voz ao coro dos que pedem a sua cabeça. É-me ainda difícil de perceber completamente a sua qualidade, tendo em conta os jogos que tem jogado e as próprias circunstâncias. Mas, pelo que se viu de Ribas em Braga e hoje, e que já se vinha vendo com Wolfswinkel nos últimos jogos, o problema está longe de se esgotar no valor dos avançados. 

Ao assumir a marcação do penalty num momento dificil para ele e para a equipa, revelou  coragem e, assim o entendo, vontade de alterar a sua sorte, a da equipa e a relação com os adeptos. Não foi feliz e ninguém pode garantir que outro,no seu lugar, seria mais do que ele. Isto não invalida dizer que, se o búlgaro desrespeitou alguma indicação do treinador, se deve sujeitar às consequências.

35 comentários:

  1. Valha-nos existir um espaço onde se pode ler uma opinião clarividente, justa e sincera de um grande sportinguista.

    Completamente de acordo em tudo (como de costume).

    ResponderEliminar
  2. Não concordo.
    Bojinov EMPURROU um colega que sempre foi correto. Este tipo de atitudes (lembram-se de Vukcevic?) não se podem aceitar pois minam um grupo. O facto de falhar o penalty diz ainda mais sobre a capacidade de concentração do jogador. Comigo a treinador, Bojinov teria feito o seu último jogo pelo SCP.

    ResponderEliminar
  3. Discordo, ele não demonstrou coragem, demonstrou sim egoísmo, falta de respeito por um colega seu e por a toda a equipa.
    As palavras de Domingos na conferência de imprensa já indicavam o pior, ele está de cabeça perdida e a equipa sente isso.
    Meter Bojinov como único ponta de lança é não querer ganhar o jogo.
    Esta equipa do Sporting são onze jogadores a jogar cada um por si.
    O Domingos tem que fazer uma reflexão bem grande sobre o que não está a funcionar, porque ao contrário do que ele afirma grande parte da culpa também é dele e não o vejo a assumir as suas responsabilidades, mas sim a atirar para os outros as culpas. Disso estou farto porque infelizmente para o Sporting tem a sido a história dos treinadores do Sporting nos últimos anos tirando o Paulo Bento que assumia tudo sozinho.

    ResponderEliminar
  4. "Quando se julga que já se viu tudo, o Sporting não para de nos surpreender."

    Tenho 31 anos e essa é a história que eu tenho do Sporting. E, quase sempre, mas mesmo quase sempre, a surpresa é desagradável.

    Hoje foi mais uma e, certamente, muitas mais virão. Porque isso é que é o Sporting que eu conheço.

    E, por favor, não me voltem a dizer que Capel é um bom jogador. Porque não o é. Nem que Rodriguez ou Onyewu sejam melhores que Polga. Nem que Pereirinha é uma merda ou André Martins não tem físico para jogar à bola.

    Isto dá vómitos.
    Toda gente, no estádio e em casa, sabia que Bojinov ia falhar o penalty. Só ele é que pensava o contrário.

    Venha de lá o gozo dos girassóis, a equipa C do Moreirense e borá abençoar a estreia do colega Conceição na 1ª Liga.

    O Sporting está de volta!

    ResponderEliminar
  5. Arre, porra! E diz o Domingos que a equipa não está aquém das expectativas…

    Já eu penso que o melhor é mudar de táctica: para a próxima mais vale mudar a pintura do corredor para umas gerberas e umas abelhinhas… Os girassóis com as borboletinhas não resultaram...

    ResponderEliminar
  6. É importante ter calma e não crucificar ninguem. De fora é impossivel julgar a atitude do jogador e, embora pareça agressivo e desrespeitoso, pode ter sido apenas uma atitude decidida e corajosa.

    Só o proprio jogador, o Matías, os colegas e o Domingos sabem como interpretar a atitude do Bojinov.

    Quanto a ter falhado, acho que nao se deve julgar por aí. O penalty nao foi mal marcado e pode acontecer a qualquer um. É claro que nesta situação provoca outra reacção, mas se tivesse marcado já não havia "caso Bojinov"?

    Por favor nao queimem já o jogador e nao criei mais pressao sobre a equipa.

    Tivemos azar, jogamos mal e nao ganhamos outra vez. Não é bom. Mas gostei de ver o Jeffren...

    ResponderEliminar
  7. O episódio Boji9 é digno da actual trupe cómico-trágica do Domingos: 11 gajos a saltar e a correr cd um para seu lado e q, de vez em quando, chutam umas bolas.

    Desculpa, LdA, mas neste momento esta equipa é isto e nd mais do q isto... Uma caricatura do q já foi e do que poderá voltar a ser... Pelo menos assim o espero...

    ResponderEliminar
  8. "se tivesse marcado já não havia "caso Bojinov"?"

    Discordo. O mal não está em falhar o penalty num momento mt complicado. Errada foi a atitude... Nem sei se foi do Boji9 ou do Maias... mas parece.-me q se não fosse o Schaars a coisa ainda acabava à chapada... (passo o exagero).

    ResponderEliminar
  9. Virgilio essa definição parece-me muito bem ajustada ao que se viu hoje. Aliás se quisesses caricaturar a sério poderiamos ir muito mais longe.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Virgilio essa definição parece-me muito bem ajustada ao que se viu hoje. Aliás se quisesses caricaturar a sério poderiamos ir muito mais longe.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 22:58: É lampião, não é?

    ResponderEliminar
  13. Começa a preocupar o ar do Domingos. Dá ideia de que perdeu o controlo da situação e que não tem a mínima ideia de como vai sair desta trapalhada. Quanto ao Búlgaro era bom que a saída dele resolvesse alguma coisa, mas não resolve.

    ResponderEliminar
  14. Virgilio, não temos que aturar provocações ainda por cima de gente ignorante que desconhece as leis do jogo.

    ResponderEliminar
  15. LdA:

    Por isso mesmo é q percebi q o gajo é lampião...

    ;)

    ResponderEliminar
  16. Estou com o Cantinho do Morais: o Sporting é um fenómeno do Entroncamento. Um género de Midas às avessas, tudo o que por lá passa se transforma repentinamente em matéria excrementícia.

    Acho que há sérios problemas de balneário, mais uma vez, e o episódio do Bojinov parece confirmá-lo. Só assim consigo explicar o desnorte do Domingos que troca o meio-campo jogo atrás de jogo, para constatar no final que falta atitude aos jogadores. Hoje já nem Elias nem Matias houve, brevemente será o Schaars a desligar...

    Há lesões inoportunas, sim, mas só com medidas firmes de LD e GL se poderá conter o desastre que se anuncia. Se nada for feito (o quê não sei) temo que Domingos não resista a mais um par de jogos, eliminação da Taça, e outras coisas que podemos se quisermos vislumbrar no horizonte.

    Só espero estar a ferver em pouca água, mas já levo 40 anos de Sporting.

    SL desiludidas,
    MTP

    ResponderEliminar
  17. MTP:

    Até me dói afirmar isto, mas tb temo que aquilo esteja a descambar. Mais uma vez...

    Não sei como estava o balneário, mas depois da de assistir incrédulo à situação no final do jogo, não deve ter ficado mt bem...

    É aguardar (com mt apreensão) os próximos capítulos.

    Vou fazer a minha parte: mudar de lugar no café. O desespero é tanto que estou capaz de reabrir o buraco que suspendi na blogosfera, só para publicar uns disparates e uns desabafos para ver se o fenómeno do Entroncamento volta ás origens e deixa Alvalade em paz... Arre.

    ResponderEliminar
  18. O Sá Pinto não fez o mesmo ?
    E também o queriam fora do Msporting ?
    Há ! É verdade não falhou p penalty.

    ResponderEliminar
  19. E pronto, cá está:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_comunicadobojinov_190112_86873.asp

    Está bonito, isto...

    ResponderEliminar
  20. Bojinov já tem um processo disciplinar. (tá no site do SCP).

    O baralho de cartas está prester a cair.
    Tendo em conta o seu historial, quando é que Duque irá mencionar "problemas pessoais" e se vai demitir? É que fazer uma época inteira nem parece dele... Vejamos os ares que virão de Olhão e Madeira (Taça de Portugal)

    ResponderEliminar
  21. Passo a fazer uma sugestão:

    O SCP tentar jogar sp em dias pares... Nc simpatizei com dias acabados em 1 , 3, 5, 7 e 9...

    ResponderEliminar
  22. Tudo que se construiu entre Setembro e Novembro está a ruir.
    Só o Sporting tem esse poder. Como é que é possível?

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente não sei que se passou depois do Natal, mas a equipa apareceu transfigurada para muito pior.
    O que se passa realmente no Sporting?

    ResponderEliminar
  24. "O que se passa realmente no Sporting?"

    Empatou em casa contra a equipa do Chico, do Pintassilgo, do Bru e do Ghilas. Ca ganda golo o do Ghilas! Parecia o Bojinov no You Tube,

    ResponderEliminar
  25. LMGM:

    Estás enganado. Acho que empatou em casa contra a equipa do Moreira de Cónegos. Vá lá, podia ser pior, imagine-se a empatar com o Ferreira de Diáconos? Um escândalo...

    ResponderEliminar
  26. Não queriam a continuidade? Tomem.
    Não apoiaram mais do mesmo? Tomem.
    Não queriam o Gordinho Lopes? Tomem.
    Não queriam o Duque(s)? Tomem.
    Não preferiram os empréstimos da banca a juros p os amigos em vez de investidores a sério? Tomem.
    Não bateram palmas qd se assistiu aquele golpe de estado nas eleições? Tomem.
    O SCP antes de 2020 está na IIª Liga.

    ResponderEliminar
  27. Não digas tantas vezes "Toma" que o Domingos não gosta.

    ResponderEliminar
  28. Estou sem palavras. Só me apetece gritar:

    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

    ResponderEliminar
  29. É neste momento que a direcção do SPORTING tem que descer ao balneário, dar um murro na mesa e mostrar, aqueles "meninos", onde é o caminho...
    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  30. Que ninguém subestime o nosso potencial em queda livre... Nem consigo comentar o jogo porque simplesmente não jogámos futebol. Não é para perceber, não sei como no espaço de poucas semanas se chegou ao ponto de não conseguirmos ganhar ao Moreirense em casa. Isto não acontece com mais ninguém.

    Quanto ao circo no fim do jogo, não podia estar mais em desacordo com o que se defende no post. O que ali é tido como coragem eu chamo de egoísmo barato. Sabemos de quem vem - do búlgaro que desde que chegou cá se arrasta em campo de forma vergonhosa, completamente alheio ao que se passa em redor dele. Vai continuar a ser difícil compreender a qualidade do bojinov na medida em que ele, se a tem, não está minimamente interessado em demonstrá-la. Ele sua, sequer? Ou então, espero que seja esse o caso, não a vamos ver porque ele faz já as malas para ir à badamerda. Tolerância zero: ao tirar a bola ao Matias não era a vitória da equipa que o búlgaro tinha no pensamento. A primeira preocupação era que fosse a ele a meter o golo, a levar os louros, de tal forma que até empurrou o próprio Matias sem querer saber quem é que está previsto que bata os penáltis quando não está lá o Wolfswinkel. Para mim o búlgaro morreu, que vá para a puta que pariu, não pode empurrar o próprio colega em pleno estádio de Alvalade, não pode! Recuperem o Wilson, lancem de vez o Rubio (ouvi dizer que o apanharam nos copos, daí o ocaso...), não quero saber: se pactuarmos com isto somos sem lei.

    E o domingos tem responsabilidades grandes porque estas coisas não dependem do lado de onde sopra o vento. Joguei futebol e sei bem que as bolas paradas têm dono antes de começar o jogo.

    Acordem-me deste pesadelo...

    ResponderEliminar
  31. Meus caros, quando um treinador está a debater sobre o momento actual da sua equipa numa conferência de imprensa e as lágrimas lhe chegam aos olhos... está tudo dito sobre o momento emocional do treinador como da própria equipa. Domingos perdeu a cabeça (a polémica com Viana e Mossoró é o exemplo perfeito disso), Godinho Lopes nunca a teve (e vai ser a perdição do Sporting, marquem as minhas palavras). Quanto aos jogadores, há muitas falhas na constituição do plantel. João Pereira é uma barata tonta que corre muito mas sem tino (e um lateral de uma equipa de top não pode fazer UM cruzamento bom por jogo para a área...); dos centrais só o americano se safa e quando um americano é o melhor que mais há a dizer?; o meio-campo é um mar de incertezas em que os jogadores parecem não saber muito bem que papel desempenham; o ataque é um autêntico flop... se o Capel fosse realmente bom, com a idade que tem, não tinha vindo da melhor Liga do mundo para a Liga Sagres... os únicos bons que lá andam são o Patricio, o Insua, o Wolfswinkel, o peruano e o Elias (estes dois últimos só a espaços, quando lhes apetece)...

    Saudações desportivas e... as melhoras!

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Carlosdis
    Na verdade não é Bojinov que manda os médios encostarem-se aos avançados e deixarem os centrais a armar jogo, também não é ele que não ordena mais intensidade de jogo e mais pressão em bloco, por muito mau que ele seja também não é ele que no fim de Janeiro ainda não conhece o plantel. E já agora por onde anda Rubio?

    ResponderEliminar
  34. Valha-me o humor do Virgílio para me colocar um sorriso na cara...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.