domingo, 15 de janeiro de 2012

Liga por um canudo…

Braga por cima...

SP. BRAGA - 2 ; SPORTING CLUBE DE PORTUGAL -1

Ao virar da primeira para a segunda volta, cai o Sporting do pódio e diz, definitivamente, adeus ao título. Há que ser realista, neste momento voltamos a lutar… para recuperar o terceiro lugar. Depois de observar este jogo, mesmo esse objectivo não se afigura fácil. O Braga foi (é) hoje uma equipa superior ao SCP. Demonstrou-o ao longo de quase toda a primeira parte, com um jogo colectivo e apoiado que o Sporting não conseguiu obstaculizar e raramente pôde… imitar. Os minhotos entraram ambiciosos e tiveram um primeiro quarto-de-hora em que encurralaram autenticamente os leões. O Sporting foi reagindo e equilibrou. Oportunidades de golo não foram muitas, tendo Matias desperdiçado a ultima num remate fora da área muito perigoso, mesmo à beira do intervalo. Curiosamente, ou talvez nem por isso, numa rara combinação realizada pelo centro do terreno: Schaars descobre o chileno desmarcado junto à grande-área bracarense com um passe vertical realizado magistralmente. É necessário multiplicar este tipo de lances, para o Sporting criar muito mais perigo do que aquele que vem conseguindo pelas… laterais.

A segunda parte começa como o final da primeira, com Matias a protagonizar lance individual muito perigoso. Desta vez, já dentro da área, o chileno fica com a baliza de Quim à sua mercê, mas acerta no poste. Depois foi o descalabro… Quando, finalmente, o Sporting dava mostras de querer superiorizar-se, surgem erros defensivos inadmissíveis: Onyewu e Pereira deixam incrivelmente escapar uma bola dentro da pequena área permitindo a Hélder Barbosa todo o tempo do mundo para abrir o marcador. Depois, em mais uma saída de um dos centrais leoninos para o ataque, uma perda de bola de Rodriguez apanha a sua equipa desequilibrada e num contra-ataque rápido, o bracarense Lima isola-se, superando João Pereira em força e velocidade, batendo Rui Patrício pela segunda vez. Domingos mexe, entra Carrillo, mas o Sporting acusa o golpe e leva tempo a reagir. Foi preciso Quim falhar para os leões entrarem na disputa por equilibrar novamente o resultado. Faltou arte e engenho no resto do tempo disponível de jogo e dobramos a Liga sentados num modesto quarto lugar.

Domingos tem tido tudo: estabilidade directiva, jogadores talentosos, resultado de um investimento como há muito não se via no SCP, até o apoio incondicional dos adeptos leoninos, cuja união tem sido notória graças ao esforço que notou na novel equipa directiva. O reforço da equipa de futebol e as disposições que procurou adoptar de forma a melhorar o ‘ambiente’ no seio da família leonina e, consequentemente, proporcionar mais e melhores condições de sucesso, têm que ter outra correspondência. É certo que o início do campeonato foi trágico, resultado duma desastrosa e persecutória arbitragem, trazendo um atraso pontual mas levando as ‘tropas’ a unir-se ainda mais. Depois, surgiu a recuperação que nos permitiu acreditar... Mas, à onda verde seguiu-se onda de lesões, o melhor conhecimentos dos jogadores e do futebol do SCP por parte dos adversários, situações às quais Domingos não tem conseguido dar resposta positiva. Eis-nos a onze pontos da liderança e em risco de desbaratar o que de positivo vinha sendo conseguido. Hoje, pela primeira vez, Domingos tentou mudar algo no sistema táctico que vem preferindo. Recuou Schaars e Elias, mas a equipa voltou a cometer os mesmos erros do passado, isto é, a atacar encostado às linhas laterais onde facilmente os adversários nos vêm anulando. É natural que hábitos adquiridos e vícios repetidos custem a esquecer e sejam reparados, assim, de um jogo para o outro.

E depois do Adeus?

A conquista da Liga passou a ser uma utopia, mas como afirmei anteriormente há mais para conquistar nesta época. Outros títulos estão em disputa e há que apostar no crescimento desta equipa, melhorar o seu desempenho e continuar a apoiar. Se assim for, se nos mantivermos unidos, estou certo de que este (péssimo) momento será ultrapassado.

E destaques individuais? Não vale a pena crucificar Ribas, por praticamente não se ter dado por ele, pois não? Nem João pereira por continuar a defender de forma displicente e a errar frequentemente nas suas opções, pois não? Nem Rodriguez pelo erro, quando a única opção de passe que tinha era tremendamente arriscada… Nem Onyewu por falhar os charutos que Polga falhava… Nem Rui Patrício por teimar em apanhar bolas dentro de área resultado de ressaltos nas coxas dos colegas… Nem Capel por não procurar jogar e combinar mais com os colegas situados no miolo do relvado… Nem… Caros, o mal é colectivo… E depois do Adeus? Perguntava à pouco… Cabe a Domingos responder.

----

FICHA DO JOGO

Estádio AXA, em Braga

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Árbitros assistentes: Nuno Roque e Tiago Rocha
4.º árbitro: Jorge Sousa.

Ao intervalo: 0-0

Sp. Braga: (1) Quim; (25) Salino, (5) Ewerton, (44) Douglão, (20) Elderson, (27) Custódio, (45) Hugo Viana, (30) Alan (cap.), (8) Mossoró (Luís Alberto (88), 68 m), (10) Hélder Barbosa (Carlão (83), 78 m) e (18) Lima (Paulo César (9), 87 m).
Treinador: Leonardo Jardim.
Suplentes não utilizados: (32) Berni; (6) Vinicius, (11) Rivera e (21) Nuno Gomes.

Sporting: (1) Rui Patrício; (47) João Pereira (cap.), (5) Onyewu, (2) Rodriguez, (6) Evaldo, (8) Schaars, (77) Elias (André Martins (28), 71 m), (14) Matías Fernandez; (11) Capel, (48) Insúa (Carrillo (18), 53 m) e (32) Ribas (Bojinov (7), 67 m).
Treinador: Domingos Paciência
Suplentes não utilizados: (12) Marcelo Boeck; (3) Carriço, (4) Polga e (25) Pereirinha.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Elias (28 m), Rodriguez (35 m), Insúa (49 m), Hugo Viana (52 m) e Paulo César (88 m).

Golos: Hélder Barbosa (51 m), Lima (64 m) e Carrillo (74 m).

10 comentários:

  1. Não posso concordar inteiramente. Vi o jogo pela net, e só consegui ver decentemente a partir da grande defesa do Patricio, +- aos 10m. E fora essa, não me lembro de outra oportunidade do Braga, até ao intervalo... O Sporting conseguiu amansar o Braga na 1ª parte e podia ter marcado (Insua de cabeça quase faz golo, Matias num grande remate a fechar a 1a parte).
    Intervalo, o Sporting entra bem, mais 1 grande oportunidade para o Matias, com a bola no poste... E uma clamorosa falha defensiva dá o golo ao Braga! A equipa noa estava mal, o Braga não estava superior em nada - nem em feeling de jogo nem na estatistica...
    Claro que esse golo mudou o jogo, obviamente. O Sporting teve que arriscar mais. E daí saiu o 2-0
    Depois disto... Não vejo que o Braga tenha sido superior. Foi-o apenas em eficácia!
    Foi 1 jogo que lhes correu muito bem, e a nós correu mal

    E não sei a quem se refere Domingos nas criticas (Elias??) mas acho que está a exagerar... Se bem que, provavelmente, também está a fortalecer o grupo, com essas críticas!
    Se tiver tempo de as concretizar em pleno...

    ResponderEliminar
  2. Fiquei chocado quando vi agora na TVI que estamos exactamente iguais ao que estávamos há um ano com PS...só temos mais golos marcados. O que é que falhou? Quem é que vão assobiar agora? O ano passado a culpa era sempre de Yannick e Postiga...e este ano?

    ResponderEliminar
  3. Em dois jogos, (Nacional e Braga), sofremos 4 golos com erros dos mesmos jogadores, que o ano passado, foram pródigos a errar. Polga e João Pereira. Que culpa tem o Domingos, da falta de qualidade, e de concentração destes indivíduos, e da onda de lesões? Temos é q ir á bruxa.

    ResponderEliminar
  4. Aquando das eleições, a lista de Godinho Lopes era claramente a lista da continuidade. Após as respectivas afinações eleitorais, esta mesma lista ganhou e depois de mudar muita merda os resultados negativos continuam. Muda a merda mas o cheiro é o mesmo…

    ResponderEliminar
  5. Ó Vicky está bem que o Polga falhou frente ao Nacional, mas ontem se falhou foi sentado no banco... Tivesse ele jogado e se calhar o resultado era outro...

    ResponderEliminar
  6. Para quando o João Pereira para o banco?
    Jornada após jornada, erro após erro... ontem esteve nos dois golos...
    A quantidade de passe falhados e alguns deles com a equipa completamente desequilibrada, não se percebe.
    O João Pereira tem de aprender a soltar a bola, a jogar calado e sobretudo não pode usar aquela braçadeira, pq não tem categoria nem qualidade para tal... se Polga falho e foi para o banco... vou ficar à espera (sentado) para ver se o João Pereira tb tem o mesmo tratamento.

    Quanto ao jogo, sofremos golos quando estávamos melhor... e o Braga acaba por ganhar bem.
    A equipa parece desligada, os jogadores mt longe uns dos outros... Falta confiança, falta jogo pelo meio e mais trocas posicionais...já enjoa aquela saída a jogar dos centrais...
    Ainda no Sábado estive na Luz e é tão fácil sair a jogar em segurança... os centrais abrem nas laterais e o trinco desce um pouco formando uma linha de 3 ou 1+2... e com os laterais já no meio campo adversário... Se o Benfica consegue fazer isso com o Jardel...
    Da mesma maneira como tenho elogiado o Domingos (e vou continuar a fazer), julgo que está na hora de puxar dos galões e tb ser menos teimoso.

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  7. Helder Marques,

    O problema do SCP é este: "(Insua de cabeça quase faz golo, Matias num grande remate a fechar a 1a parte).". Duas oportunidades de golo em 45m. Acho que ainda houve mais uma, portanto 3.

    Uma equipa que quer ganhar jogos não pode ter só 3 oportunidades de golo em 45m. Tem que criar umas 6, no minimo. E nem digo oportunidades com um jogador quase isolado em frente à baliza.

    Para criarmos mais opostunidades precisamos de usar o centro do terreno, como diz o Leão de Alvalade e bem. Usar só as alas é muito limitado e os adversários já sabem que criando superioridade numérica nos corredores, nos conseguem impedir de atacar (como prova o fraco numero de oportunidades).


    Vicky Paes,

    Com que então sofremos golos em Braga com culpa do Polga. Isso é mesmo de quem viu o jogo.

    ResponderEliminar
  8. Helder Marques e anónimo...q tal uma leitura mais atenta do meu post??? escrevi..."Em dois jogos, (Nacional e Braga), sofremos 4 golos com erros dos mesmos jogadores, que o ano passado, foram pródigos a errar. Polga e João Pereira" Qualquer pessoa bem intencionada, subentenderia, Polga errou no Nacional, J.P. no Braga...e eu é q sou o burro ? E já agora q prazer sádico é esse do bota abaixo q revelam as vossas criticas ? É triste...com correlegionários como vcs, nem preciso dos benfas. E não entro mais em bate bocas. Fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  9. enganaste-te no nome, claramente...

    de qualquer forma, acho q tens q ter calma, e esse argumento do "quem nao é por mim, é bota abaixo" e " com correligionarios como vcs, nem preciso do benfas"... sao fraquinhos...
    de qualquer forma, nem era comigo, parece-me. ou se era, não faço ideia do q te referes...

    ResponderEliminar
  10. Helder,

    Ele queria responder a mim e enganou-se, com certeza.

    Vicky,

    Então se não era isso que querias dizer, já fomos 2 pessoas a interpretar mal. Sugiro que tenhas atenção ao que escreves.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.