quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A primeira pera de Sá Pinto

Quem esperava grandes mudanças, fosse na constituição da equipa ou na forma desta evoluir em campo, teria obrigatoriamente que dar o seu tempo por perdido. Não havia tempo para Sá Pinto introduzir alterações substanciais e o estado do relvado e a temperatura contribuíam para adensar os problemas, atenuando a vantagem que detínhamos no confronto dos valores individuais.

Mas o novo treinador do Sporting acabaria por ter uma participação fundamental no desfecho da partida, pela forma como soube ajustar a equipa às necessidades especificas que o jogo foi colocando. Melhor foi terem resultado desses ajustamentos precisamente os golos que nos iluminam agora o caminho para a passagem à eliminatória seguinte. Era importante iniciar este novo ciclo com um resultado positivo que não só recuperasse o ânimo da equipa e oferecesse a esperança em dias melhores. É para isto que servem as chicotadas psicológicas. 

Em termos individuais saliência para a prestação importante de Patrício que, em momentos cruciais, evitou uma hecatombe  parecia iminente.

FICHA DE JOGO

Estádio: Pepsi Arena, em Varsóvia.

Legia Varsóvia-Sporting, 2-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0, Wawrzyniak, 37 minutos. 1-1, Daniel Carriço, 60. 2-1, Janusz Gol, 79. 2-2, André Santos, 88.

Légia: Kuciak, Jedrzejczyk, Zewlakow, Wawrzyniak, Komorowski, Gol, Vrdoljak, Rneznicjak (Wolski, 71), Zyro, Ljuboja (Hubnik, 82) e Rybus (Kosecki, 61). (Suplentes: Skaba, Kielbowickz, Astiz, Wolski, Hubnik, Kucharczyk e Kosecki).

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Polga, Onyewu, Insúa, Rinaudo, Schaars (Pereirinha, 46), Matías Fernandez, Izmailov (Daniel Carriço, 46), Carrillo (André Santos, 74) e Van Wolfswinkel.

(Suplentes: Marcelo, Carriço, Xandão, Evaldo, André Santos, Pereirinha e Ribas).

Árbitro: Matej Jug (Eslovénia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Oneywu (44), Wolfswinkel (45), Kosecki (81), Insúa (86) e Vrdoljak (90+2)

21 comentários:

  1. Caro Leão de Alvalade,

    Palavras certas, sem esquecer que Polga continua impróprio para consumo. Importante não perder...

    Um abraço...

    Não há varinhas mágicas! http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/o-positivo-que-se-pode-retirar-deste.html

    ResponderEliminar
  2. Resultado melhor que a exibição.
    Melhores elementos: Rui Patrício, Onyewu.
    Piores elementos: Polga, Insua.
    Como é possível o Polga ainda jogar no Sporting?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Porque é que se tem tendência para destacar apenas o negativo.
    Porque não dizer que a equipa esteve duas vezes a perder e conseguiu recuperar.
    Que os dois jogadores que entraram na segunda parte marcaram os golos.
    Que este resultado é bom no campo do adversário.
    Sportinguistas eu sei que as coisas não tem corrido bem, mas para inverter essa situação também temos que começar a pensar de forma mais positiva.
    A mentalidade de todos tem que mudar sem luta não há vitórias e milagres no futebol não os tenho visto.

    ResponderEliminar
  5. ouviram a indirecta do Sa Pinto sobre as claques? Elas deveriam unir-se numa unica seccao das bancadas,como os polacos fizeram, e assim a pressao sobre os adversarios seria maior. O Polga nao pode continuar a jogar neste Sporting senao ainda me mata de coracao.

    ResponderEliminar
  6. ouviram a indirecta do Sa Pinto sobre as claques? Elas deveriam unir-se numa unica seccao das bancadas,como os polacos fizeram, e assim a pressao sobre os adversarios seria maior. O Polga nao pode continuar a jogar neste Sporting senao ainda me mata de coracao.

    ResponderEliminar
  7. Jogo muito difícil, excelente atitude, SP inteligente a mexer no jogo. Difícil também jogar um jogo tão físico num campo tão difícil com tantos jogadores com pouco ritmo, MI à cabeça. Notas positivas para o resultado, um excelente RP, MF em boa forma, mas acima de tudo perceber-se que é ao coração de BP, DC e AS (belo golo) que o discurso de SP chegou primeiro! Negativa a forma como a equipa se encolhe em certos momentos do jogo (uma herança, paciência) e para a péssima forma e falta de confiança de AP.

    Outro assunto: alguém sabe porque pode o Lucho jogar pelo FQP e nós não podemos usar o Elias?

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  8. O jogo foi difícil por tudo.
    Mudanças na liderança da equipa.
    Condições atmosféricas altamente agressivas para os nossos hábitos.
    Relvado que mais parecia de pasto.
    Agressões constantes com bolas de neve ao guarda-redes.
    E uma equipa que, de futebol percebe pouco. Mais parecia luta corpo a corpo.
    Isto sou eu a dizer que de futebol percebo pouco.
    Em Portugal vejo os jogos do meu clube mas na TV prefiro ver a Liga Inglesa. Qualquer semelhança é pura coincidência.

    Vou esperar que o Sá consiga colocar a equipa nos "trinques".

    Abraços sempre verdes

    ResponderEliminar
  9. Gostei. Sá Pinto em permanente diálogo e motivação sem deixar a equipa entrar em depressão. A equipa com capacidade de reacção às adversidades, aos erros individuais e colectivos, ao "futebol de inverno".

    Individualmente, não gostei de Polga e Wolfs.

    ResponderEliminar
  10. P.S.- Abraço Leão de Alvalade!

    P.S.2 - Tirei o gesso!!!! Em breve posso regressar a Alvalade em modo normal!

    ResponderEliminar
  11. Só pude ver a segunda parte. É verdade que a exigencia não era muita mas, ainda assim... tb gostei. Principalmente de ver dois "leõezinhos" entra e ...marcar. E o segundo golo do André Santos? Golaço!

    Nota para os azares com a arbitragem... Penalty claro que passa impune (o corte com a mão é claríssimo) e segundo golo do Legia ilegal (fora-de-jogo, apesar de não ser daqueles casos flagrantes).

    Enfim, o empate com golos fora é sempre um bom resultado nas competições europeias. O SCP em crise salvou a honra da jornada europeia: fomos os únicos a não perder...

    DÁ-LHE, SÁ! :p

    Gde abraço, LdA!

    ResponderEliminar
  12. LMGM: Já tiraste o gesso? Espero que pelo menos tenhas pintado o nosso emblema... Ficou por autografar pelos nortenhos... Fica para a próxima... (LOL... just kidding...)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. "Outro assunto: alguém sabe porque pode o Lucho jogar pelo FQP e nós não podemos usar o Elias?"


    MTP:

    Será pq o Lucho não jogou na Europa League? OJulgo que o Marselha jogou na Champions...

    SL

    ResponderEliminar
  14. Virgilio,

    O Marselha ainda está na Champions, de facto, mas podia estar na liga Europa. Mas agora há Europa e europa? Isso é que eu não sabia, nem entendo ... pelo menos no futebol, no resto já o sabemos há muito tempo.

    Obrigado, SL
    MTP

    ResponderEliminar
  15. Europa e europa... hehehe. Já é assim há algum tempo. A CL cd vez + canabaliza dinheiro e atenção dos media...

    SL

    ResponderEliminar
  16. Bom resultado mas exibicao fraquinha em linha com as ultimas, mas desta vez tambem justificada pelo estado do terreno. De resto, as mesmas deficiencias de sempre, golos sofridos infantilmente de livre, arbitragens que nao ajudam...ja agora sabem-me dizer como e que SP foi tao inteligente a mudar a equipa, quando ha uma / duas semanas andavam a criticar o domingos por colocar o carrico no meio campo e o pereirinha ?? alias no jogo com o maritimo foi exactamente criticado por nao ter posto o ismailov e o scaars de inicio.. hoje na primeira parte jogaram e chegamos ao intervalo a perder por 1 que podiam ser 2 ( grande patricio ) e sem um remate a baliza !!!! Pois, se calhar eles nao estao ainda em boa condicao fisica certo ? ... Eu nao quero ser pessimista ja disse antes, mas demos um tiro no pe meus caros. Daqui a uns meses voltamos a falar...

    ResponderEliminar
  17. Hoje ouvi qualquer coisa como isto : se domingos ja nao dava porque nao atingiu os objectivos minimos, se sa pinto nao conseguir acabar em terceiro lugar tambem vai embora no final da epoca ? E se o objectivo minimo na proxima epoca for lutar taco a taco com slb e fcp pelo titulo e em Janeiro tudo se perder como este ano, mandamos embora o sa pinto tambem ? Quanto tempo em media vai durar um treinador com godinho lopes ? Ou melhor com a pressao da juve leo e dos chamados ilustres que tudo minam ?

    ResponderEliminar
  18. Grande foto.

    O que é que falta para Patrício renovar? Ou vamos levar com a lenga-lenga de ter de "vender a qualquer custo, porque para o ano ficava livre"? É que Freitas já nos habituou a isso com Cristiano Ronaldo.

    Empate saboroso, com 5 portugueses e 4 jogadores da formação.

    Gostei dos primeiros 20 minutos. Era um jogo para homens e Carrilo e Wolfs ainda não o são.

    E para quê colocar Izmailov? É só para dizer que ele está lá e que já não está lesionado? Não arrisca um sprint, um choque, nada. Corpo presente. A qualidade está lá (passe a rasgar para a zona 10 que possibilitou a Matias a melhor oportunidade da 1ª parte), mas não chega.

    Domingo só se pode ganhar!

    ResponderEliminar
  19. Virgilio e LMGM,

    Mais uma vez obrigado, grande abraço.

    PS: é pena já terem terminado as inscrições mas na próxima época contamos contigo, não LMGM?

    ResponderEliminar
  20. E o "Record" já faz hoje uma notícia sobre o temperamento de Sá Pinto no jogo de ontem.

    Os abutres andam aí...

    ResponderEliminar
  21. Vi o jogo em varsóvia , e por isso digo que o empate é muito aceitável, pois o gelo as condições do relvado e a pressão que os adeptos do legia fazem durante os 90 mins , gostei do Sá o jogo todo de pé a incentivar a equipa que é bem diferente do Domingos que ficava sentado com cara de anjinho , os adeptos do Sporting venha quem vier mas ter adeptos como nós que aguentaram uma hora e meia ao gelo para entrar ( por causa das mariquices dos polacos com revistas etc... se isto foi assim ontem, no Euro vai ser bonito) e outra hora para sair que apoiam a equipa cm nós apoiamos, nós merecemos tudo , não gostei dos adeptos do legia que atiraram bolas neve para o patricio o jogo todo , bem como para nós adeptos , enfim espero que agora o Sporting ganhe em Lisboa para eu puder festejar aqui em Varsóvia e o SPORTING é nosso grande amor !

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.