quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cognome: O Gigante!

Rui, O Gigante foi herói em Carcóvia

Ainda o jogo da segunda-mão dos quartos-de-final da Liga Europa não tinha começado e já algo me fazia acreditar mais… Sá Pinto preferiu a qualidade de passe do baixinho André Martins à capacidade física do alto mas ‘trapalhão’ Renato Neto. Seria uma aposta acertada. André não só é melhor tecnicamente que Renato, como demonstrou um posicionamento e uma percepção do jogo superior… A ele pode-se dever, por exemplo, as variadíssimas vezes que colmatou as ‘ausências’ de João Pereira no flanco direito. Do lado esquerdo, também devido ao menor pendor ofensivo, Schaars e Ínsua não davam abébias aos adversários. Como se esperava o Sporting dava a iniciativa ao Metalist nos primeiros minutos, mas a equipa ucraniana não conseguia fabricar lances de perigo. O primeiro quarto de hora passou com relativo descanso para Patrício. A excepção foi uma cabeçada de Cristaldo a fugir nas costas de Xandão. A partir dos 30 minutos as camisolas amarelas começaram a multiplicar-se e as ameaças à baliza leonina também. Taison – confirma-se a qualidade deste brasileiro – entrava em duelo com Rui Patrício. O Sporting sempre que podia atacava e mantinha em alerta a defesa do Metalist e foi mesmo à beira do intervalo que Capel, até aí desaparecido em combate, coloca uma bola redonda com o pé direito (!) em Ricky. O jovem lobo faria o resto. Aos 44 minutos o Sporting marcava e saía em vantagem  para o intervalo .

Para a segunda parte era crucial aguentar os primeiros minutos mas um João Pereira adormecido parecia não partilhar dessa opinião. Valeu Polga a recuperar evitando o golo do empate… Que não demoraria. Devic, entrado ao intervalo, combina com Cristaldo, desta vez Polga não corta e permite o remate ao argentino que Xandão e Patrício foram incapazes de suster. O empate surgia muito cedo e o Sporting tremia. As forças também começavam a faltar, Sá Pinto pressente e mexe na equipa. Sai Matias e André Martins (grande jogo), e entra Renato Neto e André Santos. O Sporting recua, recua, até surgir o lance que marcaria o encontro e a eliminatória, estávamos nos 64 minutos. O árbitro escocês, marca uma grande penalidade muito discutível de Ínsua sobre um espalhafatoso Devic. Cleiton Xavier preparava-se para enganar Rui Patrício pela segunda vez na eliminatória, mas o Marrazes fez-lhe um manguito de pernas… O lance marcou o resto do encontro, os sul-americanos de Kharkiv continuaram a atacar mas o perigo nunca mais seria o mesmo. Coube aos nossos rapazes defender o empate que lhes garantia o apuramento com unhas e dentes de leão.

Como dizia na crónica do jogo da semana passada, a chave estava em marcar fora. Conseguimos e o Sporting está nas meias-finais da Liga Europa. Cabe-lhe representar o resto da Europa contra a Armada Espanhola. O primeiro oponente chama-se Athletic de Bilbau e como o jogo de que estamos a falar não é pelota basca, hoje, mesmo com a equipa nos seus limites físicos, temos de acreditar que Bucareste está a dois pequenos passos de se concretizar… Sonhar não custa e apoiar o Sporting com todas as nossas forças no sentido de alcançar esse desiderato, também não!
  
VAMOS SPORTING!

Ficha de jogo:


Estádio do Metalist, em Kharkiv (Ucrânia)
5 de Abril de 2012

Árbitro: William Collum (Escócia)
Árbitros assistentes: Derek Stewart Rose e Alaisdair Raplh Ross. 
Árbitros adicionais: Euan Campbell Norris e Steven Mclean. 
4.º Árbitro: Robert Madden. 

SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Polga, Xandão, Insúa, André Martins (André Santos,71 m) , Shaars, Izmailov, Matias Fernandez (Renato Neto, aos 60 m), Capel (Evaldo, 81 m) e Wolfswinkel.

Treinador: Ricardo Sá Pinto. 


Suplentes não utilizados: Marcelo, Carrillo, Seba e Rubio. 

Acção disciplinar: Xandão (63 m) e Evaldo (89 m)

Golo: Wolfswinkel (43 m)

METALIST: Goryainov, Villagra, Berezovchuk, Edmar (Devic, 45 m), Cleiton Xavier, Sosa, Pshenychnykh (Blanco, 85 m), Torres (Marlos, 71 m), Cristaldo, Obradovic e Taison. 

Treinador: Myron Markevich. 

Suplentes não utilizados: Disljenkovic, Shelayev, Valvayev e Readchenko. 

Acção disciplinar: cartão amarelo para Berezovchuk (40 m), Sosa (59 m), Torres (68 m), Taison (83 m)

Golo: Cristaldo (56 m).

17 comentários:

  1. obrigado a todos vocês

    o Sporting é muito grande

    ResponderEliminar
  2. Virgilio, graaaaande abraço ganda posta Capicua101 style!!!

    ResponderEliminar
  3. Olha aquela cena do post fica entre nós :-)

    ResponderEliminar
  4. Foi a vitória da eficácia e do pragmatismo, se o Sporting tivesse tentando dominar esta equipa não tinha passado a eliminatória, porque o Metalist tem jogadores rapidíssimos e poucas vezes tiveram terreno livre para correr em direcção a baliza do Sporting.
    Parabéns aos jogadores pela entrega e ao Sá Pinto pelo seu pragmatismo, no futebol o que interessa sempre é o resultado.

    ResponderEliminar
  5. LdA...


    Morre comigo pá!!!

    ;)


    Grande Sporting! Gigante Rui!

    Abraço, gde amigo!

    ResponderEliminar
  6. Agora podemos descansar um bocado até ao jogo contra os Espanhois. É vital recuperar os jogadores fisicamente mas tambem mentalmente. Nota-se o grande desgaste. Não podemos cair no erro de fazer o mesmo que se fez em 2005, que foi esticar a equipa toda ao maximo e tudo rebentou numa semana. É preciso ir com pezinhos de lã nos jogos do campeonato, poupando esforços para a europa.

    ResponderEliminar
  7. O que mais me emociona é o espírito leonino que se sente novamente e se alicerça na mística desta equipa técnica.

    Esta equipa está em construção. Podemos fazer uma grande época no próximo ano.

    Vamos repetir o resultado de 1985 em Bilbao e vamos a Bucareste para vencer.

    Neste momento o Sporting está nas meias finais europeias em Futebol, Futsal e Andebol. Grande Sporting!

    ResponderEliminar
  8. Boa crónica. Com conta, peso e medida.

    Venham de lá os bascos de 'el loco'.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Quero agradecer a imagem do post à Dina... O FB deu cá um jeitaçao! ;)

    "Neste momento o Sporting está nas meias finais europeias em Futebol, Futsal e Andebol. Grande Sporting!"

    LT: É mesmo um ORGULHO!


    10A:

    vamos lá por o 'el loco' louco... :P

    SL

    ResponderEliminar
  10. Mike:

    A equipa está de rastos. Será preponderante recuperar lesionados... Os q estão a jogar estão mesmo tds esprimidinhos ao máximo...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Grande eliminatória e grande Sporting!Quero fazer um apelo: É preciso que os sportinguistas apoiem o Sporting tornando-se sócios (custa menos do que um café por dia!) e assinem o jornal do nosso Clube (75 Cêntimos por semana...)E este não diz mal do Sporting!Todos ao aeroporto às 5:30 m, eu vou lá estar! S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  12. Virgílio a imagem veio-me parar às "mãos" através da Leoa Assanhada eu só a partilhei mas ainda bem que gostaste. Hoje o Rui Patrício foi mesmo GIGANTE!! Agora aproveitemos o fim de semana para descansar...que 2ª feira temos novas emoções. Espero que Rui Patrício volte a ser enorme.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns a todos os sportinguistas pela qualificação às meias.

    Parabéns ao raul meirelles pela grande alegria que aos fabricantes de rennie, kompensam e alka-seltzer, que ficaram completamente esgotados na 4ª feira à noite a partir das 22:30 horas na região próxima ao colombo.

    Parabéns ao orelhas, para quem o platini era uma herói quando tentou entrar na champions pela porta dos fundos ás custas de uma suposta condenação do FCP, e agora disse que o franciú é o responsável pela conspiração mundial para afastar o slbecas das disputas por títulos, com a mesma ladainha de "não nos deixam ganhar, jagunços, estrelas e etc etc etc"

    Parabéns ao Patrício, o melhor em campo nos últimos meses, mas é preocupante o Patrício ser o melhor em campo nos últimos meses...

    Parabéns ao joão baleia, que provavelmente deverá arranjar um tacho na lampião tv, e aí poderá vibrar com os golos da sua equipa...

    E na 2ª feira, é p'ra fechar de vez o caixão do slbarbies, mas vou logo avisando: voces serão ROUBADOS mais uma vez!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. A vitória é grande, Patrício, Wolfs, Polga e André Martins foram do melhor que se podia desejar.

    Mas é óptimo que jogadores como Evaldo, Santos e, até Neto, que têm jogado pouco e estando (para nós) um pouco esquecidos, são chamados para 20, 10 ou 5 minutos, e entregam-se (com qualidade) como fossem titulares toda a vida.
    Só uma EQUIPA funciona assim.

    ResponderEliminar
  15. Excelente post, mais uma vez. Só espero e, desespero, pela renovação do Patricio e, só ficarei sossegado quando for confirmado oficialmente. Grande-guarda redes que temos.

    ResponderEliminar
  16. Com um árbitro da fifa ganhávamos aos lamps porque os árbitros da FIFA expulsam jogadores como o maxi ou os garcias e marcam penaltys quando o carnide está empatado . Não é como cá que só marcam quando o carnide já está a ganhar por muitos....Ontem com uma besta negra tuga tinha invalidado o nosso 1 golo pois estava no limite do fora de jogo..Só que fomos apitados por um árbitro da FIFA e estamos nas meias finais..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.