sábado, 14 de abril de 2012

A Grandeza do Sporting

Depois de na passada segunda feira ter sido apresentado, em pleno relvado de Alvalade, o ressurgimento do râguebi no Sporting, e já com actividades programadas, este sábado, num evento que juntou mais de 150 antigos atletas, técnicos e dirigentes da modalidade no Clube, foi apresentado o regresso do Sporting ao basquetebol, também já com o anuncio do “Dia do Basquetebol – o Sporting está de volta”, para o próximo dia 23 de Junho.

Este evento contou com a presença do Presidente do Conselho Directivo, Engº Godinho Lopes, os vogais Ricardo Tomás e Rui Paulo Figueiredo, que aproveitaram a ocasião para confirmar a construção do pavilhão do Sporting, mesmo com o protocolo com a C.M. de Odivelas.

Não conhecendo em pormenor os moldes como se vai reger a secção de râguebi, o basquetebol ressurgirá, numa secção autónoma, apoiado na formação, desde o minibasquete até aos escalões etários que permitam apresentar equipas que representem o Sporting com a dignidade que o Clube impõe.

É com imensa alegria que vejo o Sporting, aos poucos, a voltar ao rumo que nunca devia ter abandonado. O Sporting Clube de Portugal, desde a sua fundação, sempre foi um clube eclético que se bateu entre os melhores de Portugal, da Europa e do mundo, mas em 1995 embalado por vãs promessas, de que acabando com o ecletismo se conseguiriam, no futebol, vitórias e títulos dia-sim dia-sim, renunciou à sua identidade e auto amputou partes integrantes do seu todo.

Ao râguebi e ao basquete leoninos apresentam-se agora tarefas duras pela frente. Ao râguebi, talvez, ligeiramente mais fácil, pois é uma modalidade com um grande cariz amador, entre os praticantes. Quanto ao basquetebol, com uma vertente altamente profissional no topo da pirâmide, o caminho a seguir terá de ser semelhante ao que o hóquei realizou, e onde, só agora, ao fim de 9 anos de muito trabalho, e competência, irá conseguir atingir o 1º escalão da modalidade.

Em 1995 foi desbaratado um excelente trabalho de formação que foi parar a outros clubes, que bem se aproveitaram dele. Ainda hoje, 17 anos depois, jogam em equipas profissionais do primeiro escalão do basquetebol português atletas que saíram do Sporting na altura da suspensão da secção.

Desejo o maior sucesso para as duas secções de regresso, mas muito gostaria que algumas das modalidades que ainda não ressurgiram, rapidamente voltassem ao convívio dos leões. Gentes do voleibol quando ouviremos falar de vós?

A grandeza do Sporting vê-se, sem dúvida, pelas conquistas da sua equipa principal de futebol, mas as modalidades são um suporte imprescindível para atingir a Gloria do nosso lema.

13 comentários:

  1. O "ANortedeAlvalade" orgulha-se de ter no seu seio o Hugo Malcato e o 8 elementos que fazem parte da Associação de Basquetebol.

    ResponderEliminar
  2. LdA

    Excelente noticia. Parabéns ao Malcato e ao 8. Isto é o Sporting.

    ResponderEliminar
  3. The Cure, grande abraço. O amigo Juvenal é outro dos elemento da Associação. Os meus parabéns a esta gente que dá o melhor das suas vidas ao Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos 2 elementos. Foi assim que cresci a ver o Sporting. Com muito amor dos dirigentes, dos seccionistas e como muitas modalidades que ajudaram a engrandecer o clube e torná-lo reconhecidamente como a maior potência desportiva portuguesa. Força Sporting

    ResponderEliminar
  5. LdA

    Grande Juvenal (é só boas notícias)

    enquanto tivermos no nosso seio Leões de fibra posso dormir descansado

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Parabéns a todos, especialmente ao nosso SCP.

    De facto, esta época tem sido um ano de ruptura com o passado.

    O SPORTING está de volta, quer queiram quer não!

    SL

    ResponderEliminar
  7. 8, Hugo Malcato e (já agora) Juvenal,
    O "afunilamento" de que as nossas modalidades foram alvo desde os anos 90 só nos empobreceram, nada mais.
    Fico particularmente feliz com o regresso do basquetebol, lembro-me perfeitamente de ir ver os treinos e os jogos à nave da bancada nova. A seguir ao futebol, sempre foi a modalidade que mais gostei de ver no nosso Sporting.
    Saúdo também o regresso do râguebi, que é uma modalidade na qual tive amigos praticantes e na qual o espírito de desportivismo encaixa perfeitamente naquele que muitos de nós nos orgulhamos de ter no clube.
    Desejo-vos sinceramente um óptimo trabalho, pois as vossas alegrias farão a nossa felicidade.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  8. Todos estão de parabéns, mas é injusto não salientar o trabalho desta Direcção e o rumo que está a imprimir ao Clube. Independentemente do excelente trabalho de Sportinguistas como os referidos, sem esta intenção estratégica por parte dos Dirigentes, nada disto aconteceria.

    Tudo isto é tanto mais importante dado o momento que se vive, em que o Sporting é alvo de uma das campanhas mais infames e vis de que há memória.

    ResponderEliminar
  9. 8:

    É um prazer ler este post. Semana muito importante para o ecletismo do SCP.

    Mt sorte para o rugby e para o Basket é o que desejo. Que consigam, ambas as novas modalidades, atingir, paulatinamente, os objectivos que se propõem alcançar.

    A ti, ao Hugo, ao Juvenal e à restante malta que lutou para concretizar o regresso destas duas modalidades (mt queridas), deixo o meu o obrigado e muita força para continuarem a lutar, agora no sentido de as fazer crescer. Confio que darão tudo o que vcs têm de melhor.

    Mt obrigado.

    SL e VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  10. "Tudo isto é tanto mais importante dado o momento que se vive, em que o Sporting é alvo de uma das campanhas mais infames e vis de que há memória."

    Completamente de acordo com a frase deste Leão Anónimo.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Eu tinha um vizinho que nos finais de 80, princípios de 90, era assinante do Jornal do Sporting, e deitava carradas de jornais no lixo, parece ridículo, mas espreitava o contentor sempre à procura daquela "biblía", era um delírio para mim ver o rol de títulos e modalidades do nosso clube. Esse é o meu SPORTING de sempre... felizmente ele está de volta!!! Espero que para ficar. Se me saísse o euromilhões metia 1 milhão para as modalidades, de modo a que levantássemos cabeça de vez...VIVA o SPORTING!

    ResponderEliminar
  12. Eu tinha um vizinho que nos finais de 80, princípios de 90, era assinante do Jornal do Sporting, e deitava carradas de jornais no lixo, parece ridículo, mas espreitava o contentor sempre à procura daquela "biblía", era um delírio para mim ver o rol de títulos e modalidades do nosso clube. Esse é o meu SPORTING de sempre... felizmente ele está de volta!!! Espero que para ficar. Se me saísse o euromilhões metia 1 milhão para as modalidades, de modo a que levantássemos cabeça de vez...VIVA o SPORTING!

    ResponderEliminar
  13. Muita sorte para o Basket e para o Râguebi!!!
    O Sporting será maior quanto mais ECLÉTICO for!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.