segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sá Pinto crucifica Jesus e ressuscita o Sporting

O Sporting realizou hoje uma exibição realista, mas nem por isso menos vistosa. Aliás, com outra eficácia poderia até ter construído um resultado com números bastante generosos.

Para ser perceber o que se passou hoje não será e todo despropositado lembrar o que sofreu o Chelsea na passada quarta-feira, em vantagem na eliminatória e muito tempo em superioridade numérica, e a forma como o Sá Pinto dispôs a equipa, fazendo com que a nossa baliza estivesse sempre muito distante para os encarnados. A questão física nem se coloca tendo em conta que jogamos com menos um dia de descanso e com muitas mais horas de viagem.

Sá Pinto abdicou de pressionar a construção de jogo do SLB, estratégia oposta à seguida por Domingos no jogo da primeira volta e que, com 1 pouco de sorte nos poderia ter dado pelo menos um ponto. Mas, após passar a linha de meio campo, Gaitan, Rodrigo, Cardoso, Bruno César nunca dispuseram de espaço para penetrar na nossa zona central, como eles costumam fazer tão bem.

Do nosso lado entrega e concentração máximas, equipa solidária mas que, neste jogo, me parece ter subido um degrau na sua afirmação e dos jogadores que a compõem. Destaques individuais para Elias, com papel fulcral nos equilíbrios no meio campo, Matias muito bem na organização do ataque e temporização e um enorme Izmailov, que merecia pelo menos um golo naquele remate fulminante à trave, que ainda deve estar a tremer. Do lado negativo dois jogadores importantes que hoje estiveram menos felizes, Shaars e Wolfswinkel, especialmente o segundo demasiado perdulário. Não será alheio o cansaço na tomada de decisões pouco habituais em ambos os "laranjas".

Do lado da arbitragem não me pareceu, ao contrário de outras ocasiões, que o árbitro viesse com a lição estudada. Errou num penalty daqueles que só Polga é capaz de criar, e voltou a errar no lance de Garay sobre Wolfswinkel.

16 comentários:

  1. Uma coisa é certa:
    Djaló nunca venceu um derbi desde que o xorxe xesus treina os slbarbies:-)

    ResponderEliminar
  2. Grande Sporting. O Sa pegou numa equipa completamente destrocada e pedaco a pedaco comecou a cola.la. Ja agora alguem sabe o q e feito do Rinaudo?

    ResponderEliminar
  3. E do penalty sobre o Puyol, ninguém fala?

    ResponderEliminar
  4. A resposta que um lampiurso de sorriso na fronha na antevisão do jogo na sic notícias,ao gozar com o Sá Pinto desejando-lhe muitos anos à frente do Sporting,teve-a hoje em campo.Grande banho tático e superioridade total.Só não gostei dos últimos dez minutos em que jogámos sem pensar e a entrar sempre à queima,de resto tudo sempre controlado.Podiam ter sido 3 ou 4 batatas!

    ResponderEliminar
  5. Francisco Fernandes, ouvi-o dizer isso mas no final ainda disse pior: "O sporting é uma equipa anedótica e o benfica conseguiu perder com ela." É o Pedro Adão e Silva que obviamente não percebe nada de futebol.

    ResponderEliminar
  6. LdA,
    Foi uma vitória limpinha, com alguns pormenores deliciosos: o Grande Elias, o fabuloso pontapé de Izmailov, a luta (e a falta de pontaria) do Wolf, a defesa do Insua na baliza, o Rubio a dar um nó no cabeçudo (ás vezes dá ares ao Liedson), um jogo divertido cujo resultado podia ter sido bem maior.
    Quanto ao colo-colo de carnide a choraminguice continua, mas nem vou dizer nada por respeito ao facto de ser Segunda-feira Santa :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. ... E pela primeira vez fui ao Solar e o Sporting ganhou...... Embora fosse com o Benfica, e portanto um jogo de dificuldade baixa, uma vitoria é uma vitória.

    ResponderEliminar
  8. Gostava de realçar a prestação do Elias, Enorme hoje! Uma energia e quantidade de recuperações de bola impressionante.
    Em frente Sporting!:)

    ResponderEliminar
  9. Grande Sá Pinto, sempre em alta voltagem no relvado e, depois, com os jornalistas, nas entrevistas e conferência de imprensa uma calma brutal, educação e, muita classe nas respostas. E esta postura do Sá está a deixar muitos jornaleiros e paineleiros a beira de um ataque de nervos.

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo anónimo (das 23:44), venha mais vezes!

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  11. vejam esta
    http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/04/jornalista-brasileiro-entala-mestre-das.html

    ResponderEliminar
  12. Enorme ambiente em Alvalade! Os erros de Wolfswinkel lembram-me os erros de Patricio em épocas anteriores, a qualidade está lá, fez um jogo tremendo a ir buscar jogo, a tabelar, a arriscar e a errar. É ainda um projecto inacabado mas não tenho dúvidas que vai ser um caso sério a nivel mundial quando der o "click".

    O estádio não ter perdido tempo com assobios quando teve aquela falha incrivel foi muito importante, não havia ali nada a ganhar com criticas era momento de apoiar, apoiar, apoiar. Os erros ficam para ser curados mais tarde, aliás Sá Pinto fez questão de lhe dar um raspanete com a sua substituição por Rúbio.

    Wolfs, foi decisivo ontem... e na Ucrânia foi ainda mais que Patricio, o penalty se fosse convertido dava o empate e o golo de Wolfs deu a vitória.

    ResponderEliminar
  13. LMGM

    "Sá Pinto fez questão de lhe dar um raspanete com a sua substituição por Rúbio"

    Não concordo contigo. Wolfswinkel saiu porque estava altamente desgastado e Rubio, que começa a ganhar o seu espaço, estava fresquinho, pronto para a missão desgastante que lhes foi destinada.

    ResponderEliminar
  14. Por imponderáveis da vida não pude ver o jogo ao vivo como tinha planeado.

    Pela tv vi os últimos 25 - 30 minutos (contando os descontos) e ainda deu para observar parte do desperdício leonino / gde exibição de Artur (o g-r).

    Já o outro Artur (o árbitro) fez a exibição do costume: mauzinha... Dos lances polémicos e do que já tive oportunidade de ver nos resumos da TV, pareceu-me existir 3 penalties, só marcou 1. As faltinhas de caca da segunda-parte sp a favorecer o Benfica, algumas das quais junto à N/ área, logo bastante perigosas, vi em directo. A maior parte delas mt forçadas.

    A vitória é unanimemente considerada como JUSTA e ESCASSA... Com excepção dos Lamps doentes... Aqueles que vêm o Izma a puxar a camisola a Luisão, mas não vêm momentos antes o ´girafa' a empurrar Izma com o braço direito. É assim a lampionite aguda...

    VIVA o SCP!

    ResponderEliminar
  15. LMGM, 8:


    Eh pá... O Wofs falhou mts golos, aquele em q aparece completamente isolado pelo Javi Garcia foi um falhanço incrível. Mas teve outros lances de desperdício. Num deles tem a atenuante de escorregar antes de falhar o remate...

    Como vem dizendo, falta-lhe maior eficácia. Se chegar a atingir um nível mais elevado de eficácia, faz-se um avançado do camandro! Mt móvel, sp disponível e altamente batalhador.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  16. 8, o Wolfs ficou abatido com aquele erro, quebrou animicamente. O raspanete que digo é em sentido figurado. Foi visivel o seu desalento, nenhum jogador gosta de ser substituido, há sempre um sentimento de "o que é que eu estou a fazer mal para sair", juntar a substituição aos seus erros Sá Pinto já não precisa de lhe dizer mais nada, a mensagem está clara, ou jogas mais ou há mais gente no banco para entrar.

    Não acho que Sá Pinto vá deixar de apostar nele, muito pelo contrário, mas que vai picar o ego dele isso de certeza.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.