quarta-feira, 18 de julho de 2012

1ª missão de Boulahrouz: contrariar uma ideia enraizada

Imagem de "ABola"

Kaled Boulahrouz é a última aquisição apresentada pelo Sporting e destina-se a colmatar o lugar em aberto no centro da defesa. Internacional holandês, de largo curriculum, ( com passagem por clubes de nomeada como o Ajax, AZ Alkmaar, Hamburgo, Estugarda, Chelsea e Sevilha) chega a Alvalade a custo zero, dando conta da sua vontade de ganhar títulos, prometendo "mostrar que o Sporting fez uma boa contratação".

Ora é precisamanente aí que reside a minha principal dúvida: que efectivamente se trate de uma boa contratação e não apenas a contratação possível. E, estando provavelmente encerrado o sector central da defesa, com Onyewu, Xandão, Carriço e Boulahrouz, que o Sporting esteja melhor apetrechado para as exigências do campeonato e para a defesa do seu estatuto do que esteve na época transacta. Vou até mais longe afirmando que me parece que os melhores centrais que o Sporting tem no activo falam ambos português e sem sotaque: Carriço e Nuno Reis. E, tomando o exemplo do que sucede com o meio-campo, parece ser notória uma evidente falta de classe.

Boulahrouz tem uma época inteira para contrariar esta ideia que já está enraizada a partir do momento em que foi avançado o nome do central holandês, e face ao que fui vendo as poucas vezes que o observei. Outra ideia terá Sá Pinto, mais habilitado que eu, e isso é que conta. 

Bem-vindo Boulahrouz, que esta seja a tua casa e ela fique marcada pelo sucesso.

P.S.- Ao contrário do que aconteceu com Pranjic, desta vez não foi possível manter o sigilo sobre o nome do jogador a contratar. Há mais de uma semana que ele circulava num fórum ligado ao Sporting e hoje, já ao inicio da tarde, o jornal abola dava garantia a sua contratação. Tendo em conta que a informação deve priveligiar os sócios e adeptos do clube, não fez muito sentido protelar a sua divulgação.

18 comentários:

  1. E que tal começar a escrever sobre tenis de mesa? É que de futebol não percebe nada!!!!

    ResponderEliminar
  2. costumo gostar do que leio neste blogue. . .
    mas neste casa é uma péssima avaliação!

    ResponderEliminar
  3. Caro Leão de Alvalade,

    Muito raramente estou em desacordo com o que escreve. Hoje estou. Tanto na avaliação do jogador, como no secretismo, particularmente neste último. A imagem de um clube estanque leva anos a criar. Agora que o Sporting está no bom caminho para "começar a criar os hábitos e o respeito" já se critica o bom caminho que está a ser seguido. Os sócios e adeptos poderão ser muito importantes, mas mais importante é o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Tenho muitas dúvidas que tenha sido o Leão de Alvalade a escrever este post.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Carvalho, Bruno Alves, ...? Seguramente, mas por motivos obvios seguiram por outro caminho . Boulahrouz, a partir de hoje, para mim, passou a ser o melhor central do mundo. Viva o Sporting

    ResponderEliminar
  6. Partilho muito do pessimismo do Leão de Alvalade e esta contratação coloca-me muitas interrogações, pois não acho que a defesa esteja fechada.

    Não quero ser critico por ser, mas tenho uma visão do futebol onde não cabia este jogador.
    E fico muito preocupado quando leio em outros espaços leoninos que, "finalmente, temos alguém para defesa-direito".
    Mas já não tínhamos, e bom?

    Só duas maneiras de me convencerem com esta contratação:
    - ele jogar bem e ser (muito útil);
    - Carriço e Pereirinha renovarem os contratos;

    Se estes não renovarem (nos próximos tempos) então é porque não contam. E isso é mau. E espero que não seja por falta de verbas, pois este jogador holandês deve vir ganhar (muito) bem.

    Para já, vou virar-me para as boas notícias do dia de ontem:
    - só tem contrato até 2014
    - Nolito pode estar de saída do Benfica

    ResponderEliminar
  7. O cachecol é muito bonito e o antigo símbolo da JuveLeo também fica bem (espero que seja um cachecol da JuveLeo e não da marca Sporting).

    E não percebo porquê que a caixa negra onde está escrito MEO não está enquadrada com a palavra. Ou aumentam as letras e centralizam a palavra MEO, ou reduzem a caixa negra (a minha opção favorita).
    Se calhar só MEO, a letras brancas (maiores, obviamente), numa lista verde, já ficava muito porreiro.

    Talvez esta contratação esteja relacionada com a saída de Xandão para a Lazio. O São Paulo terá que chegar a acordo com o Sporting para rescindir 1 ano de empréstimo que falta cumprir.

    ResponderEliminar
  8. o "canibal" vem mesmo para central, hoje fala-se no rojo( tambem para central), mas quem deve estar de saida nao é o carriço, mas sim o xandao.

    alis o Khalid apenas joou como lateral direito com o mourinho no chelsea, mas foi uma clara adaptaçao8 e muitos treinadores a partir dai colocaram-no ali.

    ResponderEliminar
  9. Se vier o Rojo, não percebo esta contratação.

    Esta ideia de que os centrais têm de ser feios, porcos e maus é, na minha opinião, um erro completo. Prefiro mil vezes os defesas que desarmam com classe do que estes "duros"...não é à toa que Ricardo Carvalho ou Piqué são (ou foram) dos melhores do mundo na sua posição. Ao nosso nível os exemplos podem ser André Cruz ou Quiroga.

    Boulahrouz e Onyewu podem ser duros, impor respeito mas o futebol joga-se é sobretudo com os pés. E os pés destes 2 jogadores não me dão garantias.

    Para defesa direito então era uma parvoíce. O pessoal ainda não percebeu o potencial do Cedric (e mesmo do Pereirinha a defesa opinião).

    PM

    ResponderEliminar
  10. Boulahrouz jogou a época passada a lateral no Estugarda e também na selecçao holandesa. É muito possível que tenha sido contratado a pensar nas duas posiçoes, central e lateral.

    Outra ideia que seria interessante desmistificar é a ideia do jogador duro muito punido pelos árbitros, aparentemente baseada num único jogo, o do Mundial de 2006, que salvo erro foi o seu único vermelho na selecçao. A nivel de clubes, nao terá visto mais de 3 vermelhos em toda a carreira, se os dados de fontes como a Soccerway sao correctos.

    Outros factores como a experiencia pessoal de resiliência, o impacto muito positivo no balneário (e em particular num balneário onde duas das principais promessas até sao holandesas) e a experiência em três ligas de topo sao factores importantes que ele traz à equipa. Partindo do princípio que tem o aval do treinador, estou optimista :-)

    saudaçoes leoninas
    tiago

    ResponderEliminar
  11. Procurando responder a todos:

    Lamento não partilhar do que parece ser o sentimento generalizado expresso nos comentários de que o central holandês é uma boa contratação. É a minha opinião pessoal e julgo que não será preciso esperar muito (até Dezembro p.ex.) para a confirmar. Mas também não acho que seja uma má aquisição, simplesmente me parece que não acrescenta grande valor ao que já tínhamos disponível.

    Parece-me que o centro da defesa continuará a ser um ponto frágil da nossa equipa, o que até pode ser atenuado ou superado com pelo valor colectivo, que é mais importante.

    O facto de ser internacional holandês diz-me pouco e talvez por isso pareça um sacrilégio para muitos a comparação com Carriço e Nuno Reis. Mas é também tradicional, numa primeira abordagem, achar que o que vem de fora é que é bom...

    Duas notas para dizer que
    1- partilho dos mesmos receios expressos pelo Cantinho.

    2- creio que o presado Álamo não terá entendido a minha observação ou então expressei-me mal. O que eu quis dizer é que já conhecia de há muito o nome do holandês como uma possibilidade, apenas não dei conta aqui porque não está muito no hábito do blogue comentar possíveis contratações.

    Entendo que a SAD tem feito um excelente trabalho na blindagem do futebol mas que, no caso do Boulahrouz não fazia muito sentido manter o suspense quando já a noticia estava divulgada nos jornais que não a colocariam sem ter confirmação. Daí entender que esta poderia ter chegado mais cedo aos adeptos pela única fonte credível: o Sporting.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Acrescento que jogámos recentemente com a Holanda e todos vimos que a defesa deles era muito má, centrais incluídos. Se o Boularouhz fosse acima da média tinha lugar de certeza naquela equipa. Como não teve partilho completamente as dúvidas existentes

    SL

    ResponderEliminar
  13. LdA,
    Não percebi esta frase:
    "E, tomando o exemplo do que sucede com o meio-campo, parece ser notória uma evidente falta de classe."

    Nao achas que o meio campo tem classe ou percebi-a mal?

    Abraço e dia 25 todos ao restelo!

    ResponderEliminar
  14. O que eu quero dizer é que o falta em classe no centro da defesa sobra no meio-campo.

    ResponderEliminar
  15. Durante muitos anos dizia nas conversas de café sobre bola "Centrais, desde que sejam holandeses pode ser um qualquer.". Esta frase "bombástica" era inspirada em Stan Valckx... Para lá da sua qualidade, vejo no jogador holandês um rigor profissional que faz falta ao nosso futebol.

    Dito isto, a contratação de Boulahrouz não me aquece nem arrefece (tal como a de Rojo caso se confirme), do pouco que vi dele não lhe reconheci caracteristicas (velocidade, antecipação e reflexos) para completar a nossa defesa.

    Onyewu e Xandão juntos não funciona, Carriço melhorou, Nuno Reis mostrou qualidade no Mundial, mas também nunca se afirmaram a este nivel de necessidade.

    Resta a certeza que em termos de agressividade a defesa vai melhorar (já melhorou no ano passado) mas numa equipa que joga 80% do tempo no meio campo adversário e a sofrer permanentes contra-ataques um par de torres não é a melhor solução. Aplicando o xadrez idealmente queria uma torre e um cavalo.

    Vamos ver como o jogador se vai integrar no conjunto e nas ideias de Sá Pinto.

    ResponderEliminar
  16. Contratar Boulahrouz é a mesma coisa que contratar Ricardo Costa.

    Joga em muitas posições, é duro (de rins, de velocidade, com os adversários), jogou em muitos clubes e ligas e é internacional mas não joga.
    Esta descrição, para mim, aplica-se aos dois jogadores.
    Só falta mais uma característica comum: são fracos.

    Será que os sportinguistas gostavam que se contratasse o Ricardo Costa?
    Eu não.

    ps: então se vem o Rojo... não percebo o que se pretende. Mas parece-me que Insua vai sair.

    ResponderEliminar
  17. Bom, o Boulahrouz jogou para aí 4 vezes mais minutos na selecçao holandesa do que o Ricardo Costa na portuguesa, sendo que este é mais novo um ano. Para além disso acho que nao estamos a falar de jogador do mesmo nível.

    Com Bouhlarouz, o Sporting ganha uma opçao para a central e para a lateral direita, tal como com Rojo ganha uma opçao para a central e para a lateral esquerda. Como com os jogadores que tem, nao precisava destas opçoes, este investimento parece implicar saídas. Vamos ver.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente não sei se é bom ou mau. Apenas me recordo de o ver jogar na famosa batalha de Nuremberga, já no longínquo Mundial de 2006, em q o gajo, entre outros holandeses, passou o tempo todo a afiambrar... O CR que o diga.

    De lá para cá, não me recordo de ter visto um jogo dele. Apenas soube da sua passagem pelos diversos clubes e campeonatos já mencionados. O nome ficou-me na memória, por 2 razões: por ter lesionado o CR nesse jogo e por ser esquisito mas fácil de memorizar (bolo de arroz).

    Como não sei a sua verdadeira valia (um jogo apenas não chega para avaliar), fico a aguardar pelas suas performances dentro do relvado, desejando que sejam positivas. Veremos.

    De qlq forma desejo-lhe muita sorte, claro.

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.