segunda-feira, 16 de julho de 2012

O striptease de Carlos Barbosa e a (não) renovação do CD

Quem leu a entrevista de Carlos Barbosa, a segunda num curto espaço de tempo, percebe desde o seu inicio que ela não tinha outro objectivo que não salvar a face do entrevistado do autêntico flop que foi a sua passagem pelo Sporting. Dos importantes departamentos que teve a seu cargo (Marketing, Publicidade e Comunicação) nem a muito custo se consegue vislumbrar a tal "modernização" que diz precisar. Se sou levado a concordar quando diz que, nessas áreas o Sporting parou no tempo, é bem claro hoje para todos que se Carlos Barbosa não tivesse lá estado ninguém se teria apercebido da diferença. Mas, para alguém que se diz sportinguista, que teve responsabilidades na gestão do clube e por isso a possibilidade de fazer a diferença para melhor, fica claro que seria melhor que nem lá tivesse metido os pés. 

O pior da entrevista de Carlos Barbosa está no facto de ele ser sabedor das dificuldades que diz o clube atravessar -"não sei como Godinho Lopes consegue dormir.." -  e mesmo assim vir tornar públicas essa mesmas dificuldades, que, de forma geral, são mais ou menos as mesmas que as da sua concorrência, demonstrando um frio alheamento pela sorte do clube a que virou as costas. Deixar de Godinho Lopes a imagem de um líder fraco o que, mesmo que fosse verdade, é um trunfo que não se joga de dentro para fora de Alvalade. Este é infelizmente um erro muito comum de muitos Sportinguistas que, simultâneamente, são capazes de se queixar de ser difícil ao clube arranjar bons parceiros nas mais variadas áreas de negócio.

Este foi mais um daqueles momentos que o Sporting não precisava mas da qual pode retirar algumas ilações para o futuro, especialmente os que têm vontade de o servir e não de se servir dele.  É absolutamente lamentável que alguém que tenha passado de forma meteórica e sem deixar obra tenha agora tanto tempo de antena para expor (e se expor)  o clube num striptease ridículo.  

O Sporting tem nos seus quadros muita gente que lidera nas áreas onde desempenha as suas actividades profissionais mas de há muito que não consegue que, quando estes transpõem as portas de Alvalade, consigam obter os mesmos resultados para o clube. O caso de Carlos Barbosa é um bom exemplo do que não precisamos: de alguém que fica com um pé em cada margem, sem nunca estar de corpo e alma em lado nenhum. O Sporting precisa de disponibilidade total, energia e muita competência.

P.S.- O Sporting recompôs recentemente o seu CD com a entrada de José Manuel Silva e Costa para o pelouro comercial e marketing e João Carlos Pessoa e Costa assumirá o pelouro do património, infra-estruturas e operações, funções que em ambos os casos não serão remuneradas. Estas cooptações terão ser sufragadas pelos sócios em A.G. 

Não me surpreende, até face ao sucedido com Carlos Barbosa, este regresso ao passado, tendo em conta que ambos já desempenharam funções no clube. Pessoalmente preferiria um modelo diferente, que significasse renovação e disponibilidade total, mesmo que implicasse a sua remuneração.

13 comentários:

  1. Isto começa a fartar.
    É só patetas com sede de protagonismo, apoiados noutros tantos com intuitos pouco recomendáveis.

    A única opção é passarmos a ignorar a CS e vivermos apenas com o que circule em canais oficiais/oficiosos (com as opções da blogosfera já é possível). O SCP deveria urgentemente definir uma politica própria nesta matéria.

    Assim estes papagaios ficavam a falar sózinhos.

    SL

    PS: Carlos Barbosa não foi o criador do Correio da Manhã. Não o sendo qual o seu relacionamento com a Cofina?

    ResponderEliminar
  2. AMendes, essa segunda frase é na mouche... é mesmo só patetas...

    ResponderEliminar
  3. Este boneco antes de falar que lave a dentadura que cheira mal..

    ResponderEliminar
  4. É extraordinário como existe gente que gosta de se expor ao ridiculo. Cada palavra que o Sr. Barbosa diz com um sorriso, cai sobre ele em dobro.

    Há maior imagem de cobardia e incapacidade que abandonar um barco quando se pensa que as dificuldades são grandes.

    Se fosse ao Presidente do Sporting quando me viessem pedir comentários sobre as palavras deste seu ex, responderia apenas "Felizmente já não contamos com os seus preciosos serviços, dedicação e lealdade."

    ResponderEliminar
  5. Deixo apenas o meu assinar por baixo do post e dos comentários. Arre!

    ResponderEliminar
  6. Desculpem o Off-topic, mas alguem sabe qual a razão porque Arias não seguiu para estágio ?

    Vai fazer parte da equipa B ?

    Temos neste momento pereirinha como principal candidato á titularidade ?

    S.L.

    ResponderEliminar
  7. A verdade dói.Agora querer o mensageiro só porque não se gosta da mensagem...Enfim.Carlos Barbosa só tem que concorrer à presidência pois reconheço-lhe liderança.

    ResponderEliminar
  8. Apenas porque o tema remete para a CS permito-me incluir o link para uma noticia do Expresso de hoje:

    http://expresso.sapo.pt/bens-de-sousa-cintra-arrestados=f739971

    O Sporting é uma citação constante como se fossemos parte no tema. Subliminarmente tenta passar-se a mensagem que o SCP está associado/envolvido em vigarices.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Ó Anónimo das 16.59, o futebol nacional está falido, FALIDO, F-A-L-I-D-O, todo ele sem excepção, não é só o Leiria, o Farense, o Vitória é todo!!! Grandes, pequenos e médios.

    Sabe qual é a verdade que dói? É ver gentalha que se diz muito inteligente a falar daquilo que foram incapazes de fazer.

    Um líder fala de si, não dá entrevistas ressabiado a comentar o cú dos outros. Ver uma entrevista de Carlos Barbosa quando tomou posse e hoje, é ver uma pessoa a cair num ridiculo absolutamente soez.

    Não conhecer as pessoas da direcção e a situação económica do futebol nacional e ainda assim aceitar um cargo de vice-presidente para depois fugir, é pior que incompetência é irresponsabilidade, inconsciência e leviandade.

    Não sei se Godinho Lopes é bom ou mau lider, mas pelo menos sei quem é uma excelente alcoviteira.

    ResponderEliminar
  10. Ò Anónimo das 16.59, parece que não percebeste bem as conversas porque não está em questão a verdade!

    Mas nem vale a pena explicar-te mais.

    E se o papagaio babosa concorresse às eleições só teria o teu voto com certeza!

    Se calhar também tens penas..

    ResponderEliminar
  11. Muito bom, leiam isto

    http://abancadanascente.blogspot.pt/2012/07/comunicado-da-asae.html

    ResponderEliminar
  12. Alguém devia perguntar ao Sr. Carlos Barbosa, onde desencantou a Responsável pela comunicação do SCP no inicio da época. Foi escolhida pela sua competência e conhecimentos de futebol? Porque foi necessário contratar alguem que sabe de futebol (Pedro Sousa) e que é um Sportinguista reconhecido? Essa Senhora deixou de receber ordenado do Sporting, ou continua a receber á conta dos "otários" dos sócios do Sporting? Estas coisas é que têm delapidado o nosso Sporting, com Sportinguistas destes não preciso de inimigos.

    AMF, sócio 3691

    ResponderEliminar
  13. Solidário até com o "caruncho leonino". Dias Ferreira não merecia a vulgaridade de um Carlos Barbosa agastado com as reacções ao seu ressabiamento.

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/default.aspx?content_id=768030

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.