segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sporting-Sheffield Wednesday - Um desafio para si

Não tive oportunidade de ver o jogo de ontem em Albufeira e por isso aqui faltou um post alusivo ao mesmo. Mas, para que os leitores mais assíduos do blogue possam falar sobre o que viram, deixo meia dúzia de perguntas para quem quiser responder, desafiando assim os leitores a deixarem ficar as primeiras impressões da época:

1- Notou-se uma evolução positiva no jogo, relativamente ao que se havia passado no jogo de estreia, quer no aspecto defensivo quer ao nível da produção ofensiva?

2- Sá Pinto repetiu o quarteto de defesas. Será esse o que tem mais potencial para vir a ser titular ou espera alterações e quais?

3-O meio-campo parece ser o sector com mais e melhores opções para o treinador e Sá Pinto parece inclinar-se para um um 4x2x3x1. Parece ser uma boa solução face aos intérpretes disponíveis ou preferiria outra?

4- Que apreciação faz dos reforços que jogaram mais tempo (Gelson Fernandes, Boulahrouz, Pranjic)?

5- Fala-se muito na necessidade de mais um avançado (ponta-de-lança). Concorda? E que perfil ou até um nome concreto (e que pudéssemos pagar...)  lhe parece ser uma boa solução?

5- Em termos individuais quem o tem surpreendido (pela positiva e pela negativa) e quem é o jogador de quem espera muito esta época?

13 comentários:

  1. 1- Sim. Mais controlo de jogo e da bola. Mais rapidez na acção atacante, recuperação da bola em zonas mais ofensivas e defesa mais subida. Se foi bom? Acho que não. Mas cresceu-se e isso tem de ser salientado.

    2- Defesas pouco à prova. Não aprecio o estilo de Onyewu e Cedric esteve bem. Pereirinha dá mais garantias. Precisa de ser, novamente, testada.

    3- Gostava que se testasse um 4-1-3-2, com Wolfs e Jefren na frente. E sem Capel, Elias e Schaars. Com Martins, Adrien, Izmailov e Rinaudo. Ver no que dá.

    4- Gelson foi muito combativo mas terá problemas em Portugal. Muitas entradas fora de tempo que levará a amarelos e a condicionamento no jogo. O holandês não foi testado, mas pareceu-me atento, embora com mau controlo de bola. Pranjic esteve bem na incorporação ofensiva. Pouco testado defensivamente. Subiu muito e bem, mas teve em Capel um mau companheiro, tal é a péssima leitura que o espanhol tem de um jogo de futebol.

    5- Tipo Derlei. Não sei se há, quem é ou quanto custa. Mas gostava de ver Jefren mais à frente e não amarrado a uma linha (muito menos na esquerda!!!).

    6- Positivo: Adrien, Cedric e Pereirinha (este contra o Charlton).
    Negativa: Desculpem todos (adeptos e comunicação social) mas não percebo Capel. Decide sempre mal, joga com a cabeça no chão, demora a largar a bola e não lê o jogo. A jogar na direita é péssimo, tornando Jefren muito ausente. Percebo a importância do repentismo e do "esticar o jogo" mas é pouco. Pranjic ontem sofreu muito e correu muito para ser pouco aproveitado. As jogadas corriam bem até chegar a Capel.

    ResponderEliminar
  2. 1 - notou-se uma clara evolução apesar de não termos feito uma grande exibição.

    2 - Cedric esteve bem e será o titular na direita, a dupla de centrais é uma incognita pela positiva neste momento.

    3 - acompanho o Cantinho do Morais nesta, apenas na tactica 4-1-3-2, não nos interpretes titulares. com tantas e tão boas soluções para o miolo 4 jogadores em diamante seria uma optima opção, jogando Jefren ou Carrilho ao lado de Ricky.

    4 - Todos deram boas indicações, Gelson parece-me o concorrente ideal para Rinaudo, Canibal não foi muito testado mas foi mandão e não é tosco tipo Ogushi aparentemente, e Prajnic pareceu optimo com a bola nos pés, não sei se terá estaleca pa jogar a defesa esquerdo mas com bola do meio campo pa frente não terá problemas em jogar e muitas vezes nesta equipa.

    5 - Absolutamente. Perfil? Não tipo Derlei, como diz o Cantinho, terá de ser um goleador, não um avançado movel, esta equipa tem muita dificuldade em fazer golos, o Ricky precisa de concorrência á altura.

    6 - positiva talvez Prajnic pela facilidade com que se integrou no colectivo e pelo optimo pé esquerdo, negativa Carriço e Jeffren (que, por ridiculo que pareça, e apesar de ter jogado mal, já me dou por satisfeito por não estar a ter problemas fisicos). Se se puser em forma não tenho grandes duvidas de que é muito bom.
    Espero muito do Carrilho, do Rojo e do Labyad, apesar da idade dos 3.

    ResponderEliminar
  3. Cantinho, eu também estou longe de acompanhar os adeptos e a critica nos elogios constantes ao Capel, mas o primeiro golo é uma jogada excelente dele e ontem foi dos melhores. Quando é de elogiar temos de o fazer, o passe para o primeiro golo é EXACTAMENTE o tipo de jogada interior que se ele fizesse e tentasse mais vezes fariam dele um dos melhores futebolistas do país, que não está perto de ser, admito.

    ResponderEliminar
  4. 1- Controlámos o jogo, tivemos posse de bola mas criámos poucas oportunidades de golo. As 2 jogadas que resultaram foram muito boas.

    2- Pereirinha nesta fase aparece à frente de Cédric para Sá Pinto mas até ao ínicio do campeonato a coisa poderá mudar. Xandão e o holandês parecem-me os que estão melhores. Carriço está a perder o comboio, com pena minha (teve algumas falhas ontem). Falta ver Rojo. Insua é inquestionável na lateral esquerda.

    4- Sobre o Gelson sinceramente não vejo nada de especial. Tem raça mas não me parece que ameace o lugar a Rinaudo. Pranjic tem pezinhos, uma inteligência acima da média e visão de jogo (vê-se que defesa esquerdo não é o seu lugar preferido). Gostei! Ver o 2º golo.

    5- Gostava de ver Wilson Eduardo a ponta de lança nestes jogos de preparação.

    6- Positivo: André Martins e Ricky. Quem me tem desiludido é o Carrillo. Se quisesse era o titularíssimo daquele lado direito do ataque. Tem um potencial brutal mas parece que ainda não "acordou".

    Ps- Sou da opinião do Cantinho sobre o Capel. Apesar do bom passe que fez no 1º golo levanta poucas vezes a cabeça e pensa demasiada vezes que é o Messi. É pouco inteligente e muito individualista. Queria mesmo ir ao JO com a Espanha? A pergunta que fica é...já alguma vez viu a sua seleção a jogar?

    PM

    ResponderEliminar
  5. Pm,
    Alguém tem que lhe dizer que se fosse o messi que pensa ser, não estaria no Sporting...

    ResponderEliminar
  6. Melhor jogo, sem duvida, o amareciano e o bolo de arroz, vão ser os titulares, o americano é só o melhor central do sporting.
    O capel é esforçado, mas pronto, com a sua velocidade e tecnica, se levantaa-se a cabeça não tinha vindo para o sporting, essa é que é essa!

    ResponderEliminar
  7. 1- Foi melhor, mas não foi muito melhor. Controlou-se melhor a bola e não se desperdiçaram oportunidades.

    2-Cédric esteve muito melhor que Pereirinha e Insúa é sempre o titular na esquerda. No meio parece-me que será Xandão + 1.

    3-Corroboro as opiniões anteriores mas com uma mudança que me parece importante. No 3 de meio campo gostava de ver Pranjic sobre a esquerda.

    4- Gelson fez-me lembrar Javi, com as devidas diferenças físicas. Não entra tanto na construção de jogo mas compensa bem as subidas dos laterais e joga durinho.
    Pranjic mostrou pés, mas gostava de o ver a defender contra uma equipa a sério para perceber se pode ser lateral ou se deve mesmo jogar mais à frente. Boulahrouz fez pouco, mas sempre bem.

    5- Tem de ser alguém diferente do que já lá temos. Um Janko, um jogador de encostar, mais de área, mais finalizador do que bom jogador.

    6- Positivo : Adrien e Martins. Schaars ainda não apareceu e Elias também não mostrou muito. É bom saber que os nossos "miúdos" estão prontos para pegar na equipa se for preciso.
    Negativo: Jeffren. Talvez ainda esteja a medo, mas parece-me excessivamente desligado dos jogos.

    ResponderEliminar
  8. Sporting Sempre,

    exacto, nesse lance, ele fez o que tem de fazer e tem potencial para isso. Mas é a excepção que confirma a regra, o resto do jogo foi medonho.
    E ontem Jefren e Pranjic foram queimados com a sua prestação.

    Pranjic num sistema de 3 defesas ou 3 centrais deve ser ouro. Mas não estou a dizer que o Sporting deva jogar assim.

    ps: os relvados nestes dois jogos foram uma lástima. Não se percebe. Ou é treino para Paços Ferreira, Moreira de Cónegos ou Alvalade?

    ResponderEliminar
  9. 1- Nim... Estes dois jogos foram positivos por uma razão, são mais parecidos com aquilo que vamos encontrar durante a época do que andar a jogar contra equipas com "cartaz". Jogamos mais vezes contra "Charltons" do que contra "Olympiacos", tiveram pressão e agressividade QB para esta altura. O negativo é que as nossas deficiências continuam iguais. Muita bola, mas poucas oportunidades e insuficiente número de unidades no ataque. Invariavelmente conforme se chega à área adversária as opções de quem transporta a bola vão diminuindo até atirar para a molhada onde esta o Ricky sozinho...

    2- Garantido só mesmo Insúa e mesmo este tem ter cuidado com Pransic. Boas opções, inclusivamente para jogar com 3 centrais, Carriço a reagir em vez de ser pró-activo e por essa razão a chegar sempre atrasado.

    3- Soluções para todos os gostos e feitíos. Obrigatório jogar com apenas 1 jogador como médio defensivo. 4x1x3x2

    4- Gostei de todos (nesta fase), disponiveis, concentrados, à procura do seu espaço. Gostei muito da velocidade de Gelson, dobrou várias vezes asneiras alheias. A equipa procura não perder a bola e recorre muitas vezes ao atraso por falta de opções claras na frente, Labyad, Matías, Izmailov e... Sá Pinto têm de resolver isto.

    5- Fala-se muito na necessidade de mais um avançado (ponta-de-lança). Concorda? E que perfil ou até um nome concreto (e que pudéssemos pagar...) lhe parece ser uma boa solução?

    É obrigatório! Ricky tem dificuldade de jogar de costas para a baliza, ganha poucas bolas e as que consegue controlar não mantêm tempo suficiente para chegar o apoio (que é lento a reagir). Gostei de Wilson Eduardo e pode estar aqui uma boa surpresa para jogar próximo de Ricky, o tal "primo do Derlei" de que fala o Cantinho. Se eu fosse rico era o Bendtner e mai nada!

    6- Individualmente não destaco ninguém, os problemas e as virtudes foram colectivos e não individuais. Espero muito esta época de Jeffrén e Ricky.

    P.S.- Capel é o nosso Mantorras, é vital a sua presença e performance para as bancadas "cairem" em cima dos adversários.

    ResponderEliminar
  10. 1- Claramente a malta aqui anda muito pessimista... Houve uma clara evolução, houve boas jogadas, houve pressão alta, houve controle de bola, houve meio-campo... nada disto houve no anterior jogo. Perfeito? Não, estamos no 2º jogo. Melhor? Claramente sim!!

    2- Até ver, Cedric deveria ser titular, muito bem a defender e atacar... Pereirinha bem, mas muitas dificuldades a defender, a melhor oportunidade deles é velocidade ou falta dela dele. Centrais: Onyewu e Boulah, mas para já Xandão merece a oportunidade, muita classe ontem. Carriço muito muito fraquinho. Insua titularissimo. Pranjic muito bom, mas para a frente, ou para jogarem os 2 com equipa a ganhar.


    3- Prefiro 4*4*3 com meio campo e extremos. Não sei quem escolher, Rinaudo, Schaars, Elias, Matias, Adrien e Martins, todos têm capacidade para ser titulares. Izma e Capel os nossos extremos (para já). Jeffren pouco faz. Gelson gosto, mas para determinados (poucos) jogos, muito duro e não tem a classe dos demais. Sem Rinaudo, prefiro Elias/Schaars atrás.

    4- Gelson já referi, Boulah sempre bem e Pranjic também... Quero ver Labyad e Rojo, mas parece-me que equilibramos o plantel e demos soluções. Vamos ter banco!

    5- Total aposta em Ricky, grande potencial e só a precisar do normal crescimento. Aceito um avançado que seja mais suplente que titular. Tenho pena que SP nao conte com Rubio nem o Wilson, como se ve a entrada aos minutos 80.

    5- Positiva: Cedric, Pereirinha, Adrien, Rinaudo (que saudades!) e Capel.

    Nota: A malta aqui parece a comunicação social a desvalorizar, Capel é um jogador muito importante, leva o jogo para a frente,estica o jogo, desiquilibra, centra bem e a sua raça contagia tudo e todos. Claro que perde bolas e por vezes exagera, mas se fosse perfeito nisso saia do Sevilha para o Barça, nao para nós. Ele é mto importante e o ano passado decidiu e mosotrou isso, claramente o melhor extremo que temos. Carrillo e Jeffren têm andado a andar apesar da qualidade, prefiro 10x um Capel!

    ResponderEliminar
  11. Já agora referir que me parece que Boeck tem potencial para substituir Patricio, caso este saia... Patricio está nos 5 melhores do mundo, mas a sair apostava em Boeck.

    Nos dias que correm vendia já por 10M.

    ResponderEliminar
  12. 1 - Boa circulação de bola no nosso meio campo. Ainda mt passes transviados. Ataque ainda perro e pouco objetivo.

    2 - Pereirinha ou Cedic, Boulahrouz, Rojo e Insua serão o quarteto defensivo, podendo Boulahrouz jogando a a defesa direito entrando Xandão (se não for vendido)

    3 - Talvez, ainda é cedo

    4 - Gelson, finalmente um trinco alto e duro (passou tb pelo futebol italiano, a melhor escola a defender); Boulahrouz, impecável, sai bem a jogar e colocou mt bem duas bolas à distância, a confirmar contra avançados mais dificeis; Pranjic, pé esquerdo fantastico, Insua que se cuide,

    5 - Bem servidos, desde que os alas criem oportunidades de golo. Acho o Rubio um ponta de lança verdadeiro. No dia que pegar de estaca nunca mais sai.

    6 - Positivo/ Negativo, em dois jogos apenas, parece-me prematuro. O jogador de quem eu mais gostaria de esperar é o Izmailov. Será um excelente sinal.

    Ed1963

    ResponderEliminar
  13. 1- Não consigo responder porque não vi o jogo anterior.

    2- No centro, Xandão, Khalid ou Oguchi com Carriço ou Rojo. Insua continua bem e Pranjic parece bom de bola, Cedric sim, Pereirinha mais ou menos.

    3- O meio-campo é uma boa dor de cabeça e mesmo a partir do meu sofá fico com dúvidas para escolher entre Gelson com Schaars e Rinaudo com Adrien, à frente deles, num 442 talvez arriscasse em André Martins ou Matias e Labyad ou Izmailov ou Carrillo, num 4231 juntava Capel.

    4- Pelo que vi, achei-os todos competentes nas respectivas posições, gostei particularmente de Pranjic, o moço tem pezinhos.

    5- O problema do avançado é que temos muito dinheiro empatado em médios e não vale a pena comprar por comprar. De resto, temos o problema do costume nos últimos anos, quem é que juntamos ao avançado indiscutível? Se não conseguirmos resolver as dispensas a contento, não sei se não daria uma chance ao Pongolle. No plantel previsto, aposto em Wilson Eduardo, ficando atentos ao que se passa na equipa B com Rubio, no entanto, reconheço que estamos a apostar muito em Ricky, pelo que se ele estiver castigado ou lesionado, precisávamos de um outro avançado de área, com experiência e com paciência suficiente para fazer grande parte da época no banco. Para um eventual regresso de Liedson, ele teria de estar disposto a mudar várias atitudes e o seu papel na equipa, situação que eu não acho fácil.

    6- Há jogadores de quem eu espero muito, Rojo, Labyad, Carrillo e Ricky, além de Izmailov (se ficar), outros que eu gostaria muito que se afirmassem definitivamente, Carriço, Pereirinha e Adrien (apesar de já estar farto da novela do "agarrem-me, agarrem-me, senão eu fujo"). E depois há jogadores que eu já sei que me vão agradar nuns dias e enfurecer noutros, Elias e Matias (parece uma dupla sertaneja :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.