domingo, 11 de novembro de 2012

“A principal referência são os sportinguistas”

Comemoração do 20º aniversário do NSCB: a confirmação de que as leoas não têm par em beleza...


Deveria ter sido a frase que titula este artigo a grande mensagem a passar. Mas não, como o que se pretende é provocar polémica – sempre e quando esta em causa o Sporting –, descontextualiza-se e coloca-se outra frase nas parangonas, que agora por aí circula a toda a velocidade e que dá azo à revolta e incredulidade de tantos sportinguistas. Mais uns estragos alcançados! Adiante… O ataque é contínuo. Da imprensa que quer vender e dos sportinguistas que compram todas as guerras que a Comunicação Social nos vende… Por incrível que pareça há sportinguistas que acreditam que exista outro sportinguista que verdadeiramente pense e afirme que o futebol não é a modalidade mais importante do clube e que, para cúmulo do azar, esse sportinguista tenha chegado à presidência do Conselho Directivo. Enfim, que haja sportinguistas que gostem mais de outra modalidade que não o futebol, até se concebe e é verosímil inclusivamente pensar que tal possa acontecer com maior frequência entre nós do que noutros clubes. Mas que defendam que a modalidade que preferem é superior, em importância, ao futebol, realmente só vivendo completamente desfasados da realidade… Embora por outras palavras, o que Godinho Lopes desta vez afirmou foi, imagine-se, aquilo que tantos e tantos de nós repete muitas vezes, principalmente quando as coisas não correm bem no futebol: que “O Sporting somo nós”, isto é, os sócios e adeptos leoninos. A minha questão é: afinal somos ou não somos a principal referência do Sporting? Fomos nós ou não que garantimos a grandeza deste grande clube? É ou não por nossa vontade que o SCP, mesmo estando longe da hegemonia futebolística, mantém a sua implantação social e a sua grandeza intactas? De que servem as modalidades praticadas por um clube com a dimensão social do SCP, tenham elas a importância que tiverem, se tudo isto se perder, isto é, se os sportinguistas deixarem de ser a sua principal referência? Nem o futebol, que é também a minha modalidade preferida, supera a importância do meu sentimento pelo SCP, enquanto um todo, enquanto clube que alberga centenas de atletas, de dezenas de modalidades que encantam milhões de adeptos.

Outra das frases que acusam hoje GL é a de querer calar as vozes que APENAS denigrem o SCP… Bem, há anos que oiço os adeptos da minha cor, queixarem-se dos papagaios e de que ninguém lhes consegue por cobro… Não sei se será possível a GL concretizar o que jamais alguém conseguiu antes, mas ao manifestar essa intenção, vem, mais uma vez, ao encontro do que a grande maioria dos sócios comuns pede: calar a papagaiada com vontade de protagonismo e que incendeiam a nação leonina! Cabe-me ainda contextualizar esta afirmação, uma vez que estava presente no salão em que foi proferida e posso fazê-lo com total propriedade. Ela surge na sequência de excelentes discursos proferidos durante as comemorações do 20.º aniversário do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco, protagonizados pela representante da Junta de Freguesia, posteriormente complementada pelo Sr. presidente da Câmara Municipal da minha cidade natal, ambos ferrenhos sportinguistas. Lembraram eles, imaginem lá vocês, que na vida das pessoas, como na vida das Instituições, existem impreterivelmente bons e maus momentos, mas que deve ser principalmente neste últimos, que é quando o SCP mais precisa, que nós teremos que apoiar ainda mais o clube que dizemos tanto amar, unirmo-nos em seu torno e estar mais atentos aos ataques cerrados proferidos contra um SCP fragilizado. Fizeram-no apelando de seguida a GL, enquanto actual líder, para dar o exemplo, reforçando a sua acção em prol da defesa do SCP. Foi nestas circunstâncias que GL proferiu o discurso final antes do almoço, e entre muitas outras mensagens, se opôs contra aqueles que sistematicamente aparecem a denegrir o SCP. Basta fazer um ligeiro esforço de memória para, estou certo,  cada um de nós identificar algumas dessas figuras, que só quando andamos de rastos dão a conhecer a sua opinião…

Não me interpretem mal, a crítica tem razão de ser e faz MUITA falta. Eu próprio critiquei no passado e critico sempre que me parece justo. Temos é que fazer um esforço em produzir apreciações na forma mais correcta e com conteúdo mais construtivo, racional, moderado. Situação que eu próprio, admito, nem sempre respeitei. Por breves instantes, pouco depois de ter chegado à sede do Núcleo, cheguei à fala com o Presidente do CD do SCP e do que lhe disse, percebi, não deve ter sido muito do seu agrado. Contestei a forma como o SCP comunica e, principalmente lida com a CS. Dei os recentes exemplos que todos temos ainda presentes, mas poderia ter mencionado centenas doutros episódios em que os OCS tão mal tratam o SCP. Lá está, mostrei-me critico e ele não só aceitou adequadamente a minha opinião como, estou certo a registou e tomou em devida conta. Nunca tinha estado antes com GL, pelo que a impressão pessoal que tinha dele formou-se a partir do que observava / via / ouvia / lia na Tv, rádio e jornais. E, resumidamente, afirmo que Godinho Lopes é dos tais casos em que é “muito melhor ao vivo que na televisão”.

Por fim, resta-me agradecer o maravilhoso ambiente vivido ontem em Castelo Branco, de completa sintonia, harmonia e partilha leonina. É por isto que somos enormes, o Amor ao SCP e o gozo que nos dá amá-lo em conjunto, quando todos temos em mente esse objectivo. A minha alma saiu reforçada também muito ao convívio com verdadeiros mitos e figuras históricas do SCP. Mencioná-los seria fastidioso porque estiveram efectivamente muitos deles presentes, mas não podia deixar de enaltecer a simpatia e o esforço da Associação de Basquetebol do SCP, que está a iniciar o desafio que é devolver, novamente, esta modalidade ao seio do SCP. As dificuldades são múltiplas mas, pelo que pude observar, o empenho de atletas e dirigentes é enorme e vão conseguir vencer. Muita força para todos eles. Merecem toda a nossa atenção e apoio. Bem sei que o post já vai extenso, mas deixo ainda uma última nota a dar os parabéns à organização do evento e ao Núcleo Sportinguista de Castelo Branco pelo seu 20.º aniversário. É desta que me faço sócio… prometo.

8 comentários:

  1. http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=2878538

    ResponderEliminar
  2. Mas nós já somos o maior clube nacional, a maior potência desportiva.

    Ninguém, de todas as modalidades, tem mais titulos naionais, europeus, mundiais ou olimpicos como o SPORTING.

    Ninguém!

    Ed

    ResponderEliminar
  3. É evidente que a referência absoluta do Sporting é o Sportinguismo.
    Mas também é evidente que se o futebol está tão mal como na actualidade dificilmente poderá haver paz completa na nação Sportinguista.
    É incontornável.
    Também não podemos confundir a crítica salutar e construtiva com o falar mal.
    Só que esta linha,por vezes,é difícil de definir.
    Mas hoje é dia de jogo e vamos é apoiar.
    Vamos lá ganhar ao Braga

    ResponderEliminar
  4. O que o presidente disse foi que a grande referência do Sporting não é o futebol mas sim o sportinguismo (não sportinguistas).
    É uma tirada, de facto, excelente e que por si só vale muito e carece de reflexão de todos nós.
    Ora, o sportinguismo é um ideal que se projecta em termos sócio-desportivos.
    Como definir de forma sintética o que é o sportinguismo que é, sem dúvida o único ideal em Portugal associado a uma colectividade?
    Creio que a melhor maneira de explicar o que é o sportinguismo é dizer que corresponde ao ideal olímpico transmigrado, através do Sporting Clube de Portugal, para um país que é Portugal e para a consciência social e desportiva de todos os sportinguistas, que têm o dever de o concretizar na realidade em que vivem.
    Efectivamente, mais nenhum clube tem uma filosofia associada, por isso o Sporting é muito maior do que qualquer modalidade desportiva em concreto.

    ResponderEliminar
  5. "Temos que fazer com que os adversários nem sequer acreditem que seja possível algo positivo" -- hoje não consigo deixar de pensar nesta grande frase de Nuno Dias ao rever as defesas do RPatrício. Grande, Enorme

    ResponderEliminar
  6. o nº 17 do braga faz falta sobre o schaars, com o braço direito nas costas.

    E o Beto defendeu mais vezes jogadores isolados do sporting

    ResponderEliminar
  7. Virgilio
    meus parabéns pela leoa escolhida para a foto que ilustra o texto fantástico ;)
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.