domingo, 23 de dezembro de 2012

Porque é Natal

O Natal há muito que é já é mais do que apenas uma celebração de cariz religioso para ser um momento de tréguas. É um momento de regresso, por fugaz que seja, à inocência de acreditar que o mundo que vivemos pode ser melhor. 

O Sporting naturalmente que nos suscita milhentas preocupações, mas o clube é uma entidade que concentra sobre a si a atenção, o carinho, o cuidado, o amor e a paixão de milhões. Isto dito, seria do mais profundo egoísmo vir aqui falar dos nossos problemas, esquecendo todos os que, estando entregues apenas a si mesmos, têm apenas os poucos dias que esta quadra encerra para nos lembramos deles. Com cada vez mais portugueses, de todas as faixas etárias, a viverem à margem do que é indispensável para uma vida digna, se não podermos fazer mais, pelo menos lembremo-nos deles.

Este é também o momento de exaltação do melhor do que a natureza humana ainda conserva e por isso este não é a altura de desperdiçar a atenção e energia com os únicos miseráveis, que são aqueles que tendo tudo - a educação, o conhecimento, etc. - preferem semear o nada.

Não é o momento de desviar as atenções para os que, tendo a facilidade de ser ouvidos, desperdiçam o tempo a cevar o ego, sendo incapazes de deixar outro legado que não seja apenas o seu próprio ruído.

Tenho um ano inteiro para ver triunfar a canalhice, a cobardia e desonestidade e por isso prefiro chamar hoje à atenção dos que não podem fazer mais do que esperar que alguém se lembre deles.

Podemos escondermo-nos na impossibilidade de, sozinhos, mudar o mundo para ficarmos confortavelmente remetidos a um canto, como podemos, com pequenos gestos, mudar a realidade que nos rodeia.

Sendo também este uma quadra de reencontro familiar e sendo este um blogue Sportinguista, é quase obrigatório aproveitar o ensejo para desejar a todos, sem excepção, um Natal Feliz. Um desejo que é extensível a todos, independentemente da sua filiação clubistica.

PS- Já depois de publicado o post fui dar uma vista de olhos pelo histórico do blogue e dei com o último postal conjunto dos editores deste blogue. Foi publicado há 2 anos mas não perdeu a actualidade. Mas foi há 2 anos...


Pode um Natal sem pinheiro, sem rei mago (o Baltasar retirou-se) e com Jesus noutro presépio ser um Natal pobre e triste para os Sportinguistas? Pode, se o Natal não for o verdadeiro Natal. Neste tempo o que realmente conta não é o que se tem mas sim o que se é. Por isso, quando toda a agitação acessória, tão própria da quadra, cessar e olharmos para o que somos e à família que pertencemos  o que fica é a sólida certeza que só podíamos ser assim, Sportinguistas, ou mais nada. Obrigado a todos os que nos distinguem com a sua passagem por aqui, seja comentando ou apenas lendo. Boas Festas!
LDA
 
---------------

"Como estamos na quadra natalícia, e sonhar não custa, gostaria que o Pai Natal - o meu equipa à Stromp - concedesse à Nação Leonina um presente: competência. Porque será ela que nos trará a tão ambicionada união, fruto do aumento da qualidade do trabalho efectuado e por conseguinte os tão ambicionados títulos. A todos os leitores do "A Norte" Boas Festas e que 2011 seja melhor que 2010."
JVL
 
---------------

Foi um ano duro para os Sportinguistas, mais uma prova de fidelidade e militância ao nosso clube e aos nossos princípios. Será fácil dizer que tudo correu mal, mas felizmente tal não é verdade, um possível exemplo é aqui o “A Norte de Alvalade”, aqui vive-se Sporting de uma forma intensa e apaixonada, discutimos, acusamos, gritamos, somos racionais e emocionados, somos Leões! Todos temos razão, na base de qualquer argumento está um desejo, tornar o Sporting melhor, um clube tão grande como os maiores. O meu desejo para o futuro é ver a família reunida em paz e harmonia, não como leões amorfos, enjaulados e acossados mas como um grupo unido de reis da selva, agressivos, combatentes e vigilantes contra as hienas que nos atacam. Já sobrevivemos a 2010, venha de lá 2011. Nesta época de festejos e reunião familiar, quero desejar a todos, companheiros de edição,  comentadores e leitores um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Ergue-te Sporting!
LMGM
 
---------------

Confesso que ao fim de viver mais de três décadas de festejos natalícios e com a excepção do meu filho, cuja imaginação não deixa de me surpreender, começou a ser complicado escolher presentes para oferecer aos meus entes mais próximos e, ainda mais, pedir ‘prendinhas no sapatinho’. De modo que, desde há uns bons anos a esta parte, à sazonal pergunta “o que é queres pró o Natal?”, adoptei uma resposta típica: “qualquer coisa relacionada com o Sporting”…

E, perguntam os nossos leitores mais curiosos, onde é que um episódio tão corriqueiro se encaixa com o que este post pretende? Simples, meus caros amigos leões, é que tenho a certeza que muitos mais milhares de sportinguistas têm episódios semelhantes para apresentar. E é o somatório de milhões e milhões de episódios banais como este, por nós protagonizados, que fazem do Sporting o COLOSSAL clube que é e que continuará a ser, eternamente! Assim sendo, os meus desejos para os nossos leitores e os meus companheiros ‘nortenhos’ são igualmente simples: que tenham um Feliz Natal (pintado de verde e branco) e que mantenham esse espírito leonino bem vivo no próximo ano de 2011!
VIRGÍLIO
 
---------------

“Este é um Natal mais triste e amargo no universo Leonino. É inegável o desconforto e a descrença que se abateu em torno do nosso clube. Não escrevo desde Agosto e no meu último post, falava na “morte de Alvalade”. Bem sei que é um tema impróprio para ser relembrado numa quadra de vida como é o Natal, mas a verdade é que nos últimos tempos, Natal após Natal, o nosso Sporting parece que vai morrendo um pouco mais.

E porque este alerta deve estar presente em todos nós, urge para além de expressarmos livremente a nossa opinião, gerar esforços e concertar estratégias que voltem a erguer bem alto os valores e o nomo do Sporting Clube de Portugal. Se assim for, talvez no próximo Natal esta mensagem leve mais esperança e optimismo do que o momento actual.

Independentemente de tudo o resto, o Sporting vive em nós e nós no Sporting. A toda a família leonina, deixo votos de um Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e sucesso.”
LEÃO TRANSMONTANO
 
---------------
 
"O meu pedido de Natal desportivo anda à volta do 'sonho' que o Dr. Eduardo Sá Ferreira nos apresentou aqui há umas semanas atrás. E, de todas as dimensões que essa ambição encerrava, centro-me na união de todos os sportinguistas. Custa-me ver-nos desgastados em discussões ácidas e despudoradas. Se o Sporting precisa de todos, juntemo-nos todos para crescermos em conjunto e superarmos as adversidades. O adversário está lá fora. Desejo um bom Natal a todos os 'nossos' - todos os sportinguistas. Sporting Sempre!"
BRUNO MARTINS
 
---------------

"Não sendo religioso, não deixo de aproveitar esta quadra para estar junto daqueles que me são mais próximos e desejar a todas as maiores felicidades para os próximos tempos. Dentro da nossa família leonina, o pensamento é naturalmente equiparável. Tal como as discussões que temos com aquele primo ou tio afastado, também no nosso clube temos as nossas desavenças e os nossos debates. No entanto, é mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separe.

Durante largos anos, a família leonina soube manter-se unida de uma forma ou de outra, por isso, desejo que nesta quadra exista a oportunidade de consciencializarmos-nos da importância da nossa proximidade e crença pelo nosso ideal: Sporting Clube de Portugal. Boas Festas a todos"
HUGO MALCATO

---------------
 
Em minha casa o Pai Natal é verde! É verde de esperança, repetida ano após ano, num mundo melhor para todos. É verde de raiva pelo caminho que o meu Clube vai percorrendo: derrotado mais vezes que o admissível, desagregado, onde todos têm as soluções milagrosas e entendem de futebol como mais ninguém no Clube. É verde de angústia por querer olhar para o futuro leonino e não ver aparecer nenhum Sportinguista, com vontade, saber e carisma, para reagrupar as gentes e reerguer o Clube. É verde para ensinar a nova geração que só há uma escolha possível. Mas em minha casa o Pai Natal é verde porque verde é a cor do nosso grande amor, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! Um bom natal para todos e um 2011 cheio de vitórias do nosso SPORTING!
8

6 comentários:

  1. Boas Festas a todos. E como todos os anos desejamos vitórias para o nosso Sporting e elas teimam em não aparecer... Podia exprimentar desejar insucesso, uma vez que as cosias saem sempre ao contrário do que pedimos... mas nem a nível de experiência sou capaz de desejar tal coisa... Não vou desejar nada... Como é costume dizer: seja o que Deus quiser. Resta-nos desejar que ele queira que coisas boas acontençam. Mas se a gente desejar isso, quase aposto que Ele vai querer que acontençam coisas más...
    OK, eu calo-me! :P

    BOAS FESTAS E "PRANTES"!

    ResponderEliminar
  2. bom natal amigos & leones de juba eriçada

    apenas uma pequena palavra ou duas para agradecer a existência deste pequeno grande espaço de sportinguistas cada um a sua maneira

    Eu vos amo

    ah e uma musiquinha para animar

    http://www.youtube.com/watch?v=JfqhkqzFJaw

    virgilio, nao. nao é o GIGANTIC dos pixies :)

    grande abraço, LdA & restantes amigos do a norte de alvalade

    Spoooooooooooooooooooooooooorting


    ResponderEliminar
  3. É triste dois anos passados vermos que o Sporting não está na mesma, está pior, muito pior.

    É triste vermos que a situação desportiva, financeira e moral do nosso Sporting, está como nunca esteve.

    É triste vermos um Presidente, que concorreu encimando uma equipa, sozinho porque toda a sua equipa inicial ou fugiu ou foi corrida, debatendo-se contra as dificuldades próprias da situação e ao mesmo tempo contra mil e um ataques que vão surgindo dos nossos inimigos (como é feia esta palavra em desporto) que tudo fazem para nos tentar abater, mas também dos seus inimigos internos que aproveitando os péssimos resultados do futebol, querem mais uns meses de tempo de antena.

    É triste ver diariamente nos media notícias, insinuações, boatos e tudo o mais que consigam inventar, colocando em causa os nossos princípios e o nosso bem nome.

    É triste ver, nas redes sociais, vídeos e outras baboseiras, propagandeadas por SMS por candidatos derrotados, denegrindo o Presidente, esquecendo que esses mesmos documentos mais que ofenderem o homem, ofendem e dão motivo de gozo e chacota do nosso Clube.

    É triste ver um Presidente da MAG, pessoa mais representativa do Clube, a dar entrevistas sucessivas, além das paineladas semanais, acusando de tudo e mais alguma coisa o Presidente do CD, não ter coragem para afirmar tudo o sabe numa AG contando aos sócios, em seu sítio, as suas verdades, e pedindo a destituição do Presidente do CD.

    Perante toda esta tristeza, só posso fazer votos para que esta quadra traga à cabeça dos Sportinguistas o bom senso necessário para se entenderem, para tomarem a decisão mais correcta (que eu gostava de saber qual será) de modo a que acabe a permanente guerra intestinal que vai minando o nosso Clube, tornando-o figura de proa do anedotario nacional e memorizando-o.

    Para todos umas Boas Festas e que 2013 seja o ano do regresso do Sporting ao lugar cimeiro do desporto em Portugal

    ResponderEliminar
  4. Votos de um Bom Natal e um Óptimo Ano Novo para todos os editores e leitores do "A Norte"!

    ResponderEliminar
  5. 8:

    Já disseste tudo. É realmente triste. Muito triste o momento que vive o SCP e o sportinguismo.

    Os meus votos de Boas Festas:

    Não sou hipócrita, de modo que vou desejar em dobro tudo aquilo que me desejarem e um Feliz Natal e um excelente 2013 a tds os que me querem bem. Especial saudações aos meus companheiros nortenhos e aos leitores e comentadores que aqui vêm bem intencionados, mesmo qd discordando do que se escreve.

    The cure:

    Não conhecia... Mt bom! O video e o tema musical, claro. :)

    A minha contribuição musical (mt a ver como sinto o actual momento do SCP...):

    http://www.youtube.com/watch?v=KiLjuRG3hoE

    PELO SPORTING, SEMPRE!

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.