A Bola noticia hoje o interesse do FCP na contratação de Ghilas o que pode significar o fim de um sonho de verão, mesmo antes de este começar. A cláusula de rescisão é cara para nós e uns meros amendoins para quem acaba de ficar com um crédito de 70 milhões junto de um qualquer russo que aterrou no Mónaco. E, realisticamente, para qualquer profissional o nosso SCP não é tão atractivo, quer do ponto de vista financeiro como desportivo, como os azuis. Se a disputa se vier a verificar teríamos que golear muitos argumentos e conquistar o jogador mais pelo coração do que pela carteira, o que se afigura de todo improvável.
A fórmula para resolver esta questão poderia estar na encontrada por Yngvar Borgesen para ajudar o seu clube. Este anónimo adepto norueguês do não mais conhecido Odd Grenland viu de repente cair na sua conta 13,4 milhões de euros, provenientes do prémio da lotaria. Como o seu clube, de modestos recursos, estava a ser assediado por clubes mais abastados para ceder Frederik Semb Berge, o craque lá do sitio, Yngvar Borgesen, disponibilizou 300 mil euros do seu pecúlio e o jogador vai-se manter por mais algum tempo no Odd Grenland. Com isso o clube usufrui da contribuição do jogador e evita vender por necessidade no imediato, o que pode valer mais algum dinheiro no futuro. O adepto fervoroso verá a sua generosidade e amor ao clube compensados com 25% de uma futura verba de transferência.
Talvez não haja nenhum adepto Sportinguista com disponibilidade 3 milhões de euros líquidos - em estado gasoso deve haver muitos, sou um deles... - para deixar na secretaria do Moreirense e eventualmente comparticipar nos vencimentos necessariamente atractivos para Ghilas. Ou um sindicato de sócios investidores. Uma pena, porque o negócio até poderia ser muito mais rentável, embora de risco elevado, do que ter o dinheiro parado num paraíso fiscal e daria muito jeito ao Sporting.
Este é um exemplo extremo do que pode levar um adepto a fazer pelo seu clube. O que sonharíamos poder fazer com igual sorte, o que só não compreende quem não vive amor igual. Mas se sonhar é fácil e ainda não paga imposto, andar com os pés bem assentes na terra diz-nos que não há soluções fáceis.
Sem deixar de reconhecer que o custo e o potencial do jogador fariam dele uma excelente aquisição, há também que reconhecer que perder Ghilas não é uma sentença inapelável sobre a competitividade da equipa na próxima época. Acresce que se o Moreirense o encontrou não vejo porque não havemos de conseguir encontrar uma solução que satisfaça as necessidades para este momento de transição.
Transição, passagem para um novo estado, desejavelmente melhor. É essa a forma como deve ser encarada a próxima época, sem fatalismos e muito menos desculpas ou resignação. O Sporting continua a ter orçamento e base de sustentação para ficar num dos lugares do pódio. Haja inteligência e competência.
Creio que não serão precisos 3 milhões para levar o Ghilas. Pelo menos o Porto não pagará isso por ele. Basta 1 milhão e garantir que o Moreirense regressa à I Liga. 1 milhão o Sporting conseguirá arranjar, a segunda garantia (subida do Moreirense) só estará ao alcance de outras entidades.
ResponderEliminarGhilas seria um bom reforço. Seria. A partir do momento que exista Benfica, Porto ou Braga na discussão, neste momento, o Sporting estará em último nas escolhas do jogador (e, até, clube vendedor).
A atracção que o Sporting neste momento oferece é ZERO. E só pagando muito de salário é que poderia demover alguém. Mas mesmo isso é certo que não o pode fazer e vai contra as palavras da actual direcção. Renovem o que têm a renovar e, lá para frente, num outro cenário desportivo, mais favorável (que é o que se quer e acredita), mais Ghilas, Josués e Licás aparecerão.
Mas este caso Ghilas demonstra bem as dificuldades que Bruno Carvalho enfrentará e, para as quais, parece pouco preparado. Até nem pode ser verdade o interesse do Porto. Mas basta dar uma ronda por blogs leoninos e desportivos para ver que essa possibilidade já levou a ondas de comentários contra Bruno Carvalho e Inácio de "nem sequer um jogador da 2ª Liga conseguem contratar e treinado pelo Inácio". Basta uma notícia menos positiva para, até os maiores dos acólitos proferirem lamentos e raiva contra a direcção.
E, repito, até pode ser mentida esta notícia. E, se for, aí tem a 1ª medida do Porto e dos empresários (alguém mandou a notícia para os jornais) contra as suas "aclamadas" declarações do início desta semana.
Mais Ghilas cairão, funcionando como obstáculos ao rumo definido pela direcção. Se a uma, hipotética contratação falhada, as tropas reagem mal, veremos como será quando a época iniciar e os primeiros resultados menos positivos aparecerem (que, infelizmente, neste processo de evolução, irão aparecer).
"Mas basta dar uma ronda por blogs leoninos e desportivos para ver que essa possibilidade já levou a ondas de comentários contra Bruno Carvalho e Inácio de "nem sequer um jogador da 2ª Liga conseguem contratar e treinado pelo Inácio". Basta uma notícia menos positiva para, até os maiores dos acólitos proferirem lamentos e raiva contra a direcção. "
ResponderEliminarSinceramente não tenho visto isso pelo pouco que li pela blogosfera.
Até tenho lido alguma compreensão. A pouca compreensão que tenho lido nas ultimas semanas até tem vindo das tuas palavras e não da blogosfera em geral.
Se o sporting tem atração zero, concerteza não é culpa do actual presidente.
ResponderEliminarO Bruno está muito bem preparado, pelo que se está a ver. Seria uma boa contratação se for possivel.
Não entendo o porque de fazerem de Ghilas uma questão de vida de ou morte,parece ate que se trata do último avançado no mercado.
ResponderEliminarDepois é sempre complicado contratar alguém que já esta vendido há vários meses.
Se queriam este jogador deveriam o ter ido buscar há dois anos atrás quando o Sporting o defrontou pela primeira vez na taça da liga(e que golão marcou na altura).
Agora isto é conversa para boi dormir ou em outros casos mais extremos apenas mais uma desculpa para atacar a actual direcção(e não estou a falar de benfiquistas e portistas infelizmente).
Exige-se a aquisição de um bom avançado,o nome não importa.O que importa é que seja um garante de golos.
Se o Ghilas não vem podemos poupar dinheiro dispensamos o Inácio, poupamos no ordenado dele e nas comissões...
ResponderEliminarCaro Cantinho do Morais
ResponderEliminarQuais são mesmo os blogs leoninos a criticar Bruno de Carvalho pela suposta não contratação de Ghilas ?
É que eu já fiz a ronda e não tenho a mesma percepção
Relva,
ResponderEliminarMas alguém disse que o facto do Sporting ter ZERO de atracção se deve ao actual presidente?
André,
Vale o que vale, mas vê isto (e há mais; falei de blogs leoninos e desportivos):
http://visaodemercado.blogspot.pt/2013/05/ghilas-pode-rumar-ao-porto.html#comment-form
Cantinho, não me parece que aquilo que o Sporting tenha para oferecer seja zero, nem de perto nem de longe. Aliás se o Sporting toma essa posição de coitadinho está tramado.
ResponderEliminarDizem que vai existir um tecto salarial, não sei se é verdade nem qual é o seu valor, sei que para isso ser efectivo demora umas épocas, como diz o Boularouz "Eu tenho um contrato com o Sporting válido por mais um ano. Tenho de falar com o Presidente porquê?"
Mas vamos supor que o tal tecto de que se fala são, € 50.000,00/mês. O Ghilas, e mais uns milhares de contentores de Ghilas desta terra, algum dia viu 50.000 K na sua frente? Mais, ver isso a cair todos os meses na sua conta? Tenho vários jogadores que não se importavam nada de ser assobiados e insultados por esse valor, e ainda podiam jogar à bola.
O Sporting neste caso só tem de tornar o negócio complicado para o Porto.
1º- Nós teremos direito de preferência, logo, o Porto não pode ir buscar à borla (porque isso nós pagamos).
2º- Perguntar ao jogador onde ele acha mais simples ser titular? E quanto é que ele acha que vai receber por ficar fora dos convocados ou a aquecer o banco. Ele que leia as letras pequeninas do contrato proposto pelos nossos concorrentes.
3º- Quanto é que ele acha que se vai valorizar sem jogar. Ou a ambição maior dele é ser suplente no Porto (dar a entrevista de Liedson no fim desta época para ele ler)?
4º- Usar a espada e a parede, no final da reunião decisiva, ou assina ou tem os parabéns por ir jogar para outro clube. Posteriormente, sempre que algo lhe correr mal na carreira (estar fora da convocatória, falhar um penalty, ser emprestado), ligar-lhe a relembrar que ele só está a viver aquilo por opção dele.
Mas eu acredito que o Ghilas venha o BdC disse que tinha 20 milhões e investidores, dinheiro não pode ser o problema.
ResponderEliminarLMGM
ResponderEliminarTem a certeza desse direito de preferencia ?
Cascavel
Todo o dinheiro que BC arranjar - infelizmente não pode ser todo canalizado para contratações - tal é o estado financeiro em que os aventureiros lá por lá passaram deixaram o nosso clube.
Aviso à blogosfera leonina
ResponderEliminarEu sei que andamos todos ávidos de boas notícias e queremos sempre ter os melhores jogadores no Sporting! Mas não perceberam que quanto mais se "pede" que o clube contrate determinado jogador mais fragilizada fica a situação do clube se por acaso esse jogador não vem e assina por um rival ?!
Vejam o caso do Ghilas... andou meio mundo a "implorar" a contratação deste jogador, a afirmar que tínhamos preferência sobre o jogador e que o Inácio tinha que o trazer com ele... em primeiro lugar e mesmo que tenhamos o direito de preferência o que é que isso interessa? Ainda não perceberam que não estamos em condições financeiras de igualar uma proposta de 2 ou 3 milhões de euros que algum clube ofereça pelo jogador?! Estamos é mesmo a "meter-nos a jeito" com este choradinho se, por exemplo, como noticia hoje o jornal "A Bola" o FCP o vá contratar e depois ainda seremos gozados pelos outros e auto-flagelados por nós!
Deixem a direção trabalhar e contratar os jogadores de acordo com as suas idéias e as possibilidades (reduzidas) do clube!
Saudações Leoninas
Jorge Alemão, eu tenho a certeza que amanhã é sábado... mas nem sequer sei se lá chego inteiro.
ResponderEliminarOs aventureiros, passados, presentes e - talvez - os futuros, foram eleitos, se os seus eleitores prestam pouca atenção ao que eles se propõem fazer e posteriormente fazem não é problema deles...
Estive completamente a leste das últimas eleições porque para mim era irrelevante quem era eleito os caminhos que o Sporting pode trilhar são muito poucos, estreitos e malcheirosos, independentemente dos órgãos sociais.
Bruno Carvalho é o meu Presidente, principalmente porque não tenho outro, para o bem e para o mal, foi a escolha legitima dos Sportinguistas. A tarefa que ele tem em mão é ciclópica como foi a dos anteriores presidente.
Espero que a auditoria de gestão ajude a mostrar isto e nos deixemos de guerrinhas patetas.
Pois eu se fosse responsável pelo Sporting, fazia correr a ideia de que o jogador seria nosso desse por onde desse...
ResponderEliminarNesse caso o bimbo da bosta atiraria com 3 ou 4 milhões à espera que nós cobríssemos a oferta e ficássemos ainda mais depenados...
Aí...nós desistíamos e o galarós teria de pagar o que tinha ofertado...!!
Acredito que em teoria isto pudesse vingar...o pior é a realidade...
Como já por aí li, até pode acontecer que uma promessa do bimbinho a garantir a subida na próxima época seja mais segura do que 2 ou 3 milhões...
Bom jogador, mas está-se claramente a dar demasiada importância ao jogador em questão.
ResponderEliminarAté nos fica mal...
LMGM,
ResponderEliminarMas o tecto salarial, a ser aplicado, e com o topo nos 50 mil euros (vamos supor que é esse o número) é para atribuir a um jogador que tem 22 ou 23 anos e que tem contrato com uma equipa que está na 2ª Liga? Ou tecto deveria ser aplicado nos melhores e mais importantes jogadores?
Então o Ghilas entra em Alvalade e vai logo para o topo da pirâmide? Ganhando mais que André Martins, Carrilo, Bruma, Dier, etc?
É que havendo um tecto, também deverá existir uma pirâmide que premeie os melhores e aqueles que vão crescendo desportivamente.
Um tecto não é para dar logo a uma contratação. Nem podemos ir para uma negociação com um jogador propondo-lhe o tecto salarial, a não ser que se pense que ele será um dos melhores do plantel.
Boas,
ResponderEliminarPara contratar um bom avançado o sporting tem uma coisa muito importante para oferecer, que nenhum outro grande tem: TITULARIDADE garantida!
SL
Blá blá blá blá mas o Jeferson já cá está!VIVA O SPORTING!!
ResponderEliminarGanhámos a 14ª Taça de Portugal em Andebol!!
ResponderEliminar