sexta-feira, 3 de maio de 2013

Para quem comunicou o Sporting? (breve reflexão sobre o último comunicado do Sporting)

Nota prévia: Não gosto de empresários de futebol. Vejo-os como oportunistas que vivem do esforço dos seus representados e dos clubes que se esfalfam para os formar e/ou para lhes pagar o ordenados. Não trouxeram nada de bom ao futebol, a não ser a inflacção. Por isso tudo o que o Sporting possa fazer para lhes limitar o raio de acção e os consequentes prejuízos é bem feito.

O Sporting publicou ontem um comunicado um pouco ao género do peixe espada, chato e comprido. Um erro que qualquer caloiro da comunicação identifica no imediato e que repete a fórmula dos anteriores. O comunicado é demasiado extenso, difuso e perdendo por isso o foco e força que se pretenderia.

A mensagem e o alvo também não estão claramente identificados, deixando aos leitores campo aberto para seleccionarem o destinatário. Eu elegi os empresários.

Para o bem e para o mal os empresários são parceiros de negócio de um clube de futebol. Se o Sporting entende que algun(s) dele(s) não está a cumprir com  a sua obrigação porque não o nomeia no comunicado ou melhor ou não o chama à pedra presencialmente? A fórmula escolhida inclui todos com quem o Sporting tem que negociar e hostilizar à partida todos os parceiros com quem se espera ter que negociar não é propriamente uma boa politica.

Depois destas breves notas a conclusão: mais do que os para os empresários o Sporting comunicou para o interior, para os sócios e adeptos. 

Para prosseguir uma estratégia de afirmação de uma nova postura em Alvalade, à semelhança de outras que estão em implementação? 

Ou para preparar o caminho para noticias que aí vêm? 

O melhor é estar atento às cenas dos próximos capítulos.

17 comentários:

  1. A mania dos comunicados não passou com a mudança de direcção. Deveria ser entendido, não me parece que seja, que o silêncio é, na maioria dos casos, a melhor das armas.

    Quando falo de silêncio falo de silêncio para fora. Comunicados destes são um pouco como abrir conferências de imprensa a adeptos: uma forma de garantir algum apoio no meio da fragilidade que se sente. No fundo, o "cá fora" como muleta.

    Dito isto, é normal que assim seja numa direcção recém eleita. A insegurança é normal e tem de ser entendida como algo que passará com o tempo.

    O SCP tem de se entender com os empresários e aprenderá com o tempo. De resto, estou muito mais interessado em ver a estrutura da SAD. É que o terceiro elemento continua fugido coisa que é manifestamente estranha. Muitos dizem, em resposta a isto, que eu não sei se ele está ou não já a trabalhar. Ora isso pouco interessa. No SCP não há cargos secretos além de que o anuncio foi prometido.

    ResponderEliminar
  2. Permitam o meu conselho:

    Rennie
    ENO
    Guronsan
    Pepsamar

    SL

    ResponderEliminar
  3. Almano,

    Permite-me o conselho: Cérebro

    ResponderEliminar
  4. Também senti o comunicado demasiado longo e demasiado abrangente, como dizes. Não sei se foi o próprio BdC que o escreveu, mas o importante é que aprenda e corrija estas pequenas imperfeições. Temos de nos impor, mas sempre com respeito para com quem nos respeita. E essa diferenciação não é feita no comunicado.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Comunicados bons eram os do Godinho, especialmente aquele que acusava a mesa da assembleia do fracasso da contratação do Niculae e afins. Bons tempos esses, em que havia camarão e espumante à borlix, sem esquecer o belo do croquete. Volta Godinho, precisamos de ti! És o maior!

    ResponderEliminar
  6. LdA,


    Que notícias esperas tu que venham aí?

    ResponderEliminar
  7. Almano,
    é sempre bom saber onde existe um especialista em digestões dificeis, nunca se sabe onde ou quando posso precisar.

    Alex Girão,
    ele há gostos para tudo se gostavas quem sou eu para contrariar?

    Sportingatemorrer,
    Acho que não vale a pena especular,o melhor é esperar pelas cenas dos próximos capitulos. Mas seria interessante saber, de entre os vários empresários de jogadores que se diz estarem em negociações com o clube, qual era o visado.

    ResponderEliminar
  8. Almano, um conselho:
    Pró Caralho
    Vai lá para os teus blogs lampiões onde, de repente, a 'Europa dos Pequeninos' passou a ser 'a fantástica passagem à final da Liga Europa'... Adivinha lá quem é o pequenino que passou à final....

    Afinal, o 'limpinho' e 'bem classificado' João Capela não foi, pela 2ª semana consecutiva, nomeado para arbitrar qualquer jogo dos escalões profissionais... Estará na 'jarra'??? Ele há cada coincidência...

    ResponderEliminar
  9. Penso que este Sporting consiga, entre outros meritos, aguçar a imaginação dos seus opositores.

    Todos os dias há meia duzia de mentes que trabalham incessante para conseguir escrever algo de negativo sobre o Sporting a a sua direcção.

    Hoje é o numero de caracteres dos comunicados, amanhã talvez o numero que calça o Sr. Presidente.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  10. Pergunta para queijo: quais os empresários que se encheram e encheram os bolsos a alguns elementos da anterior direcção, à custa do Sporting, enfiando barretes como Bojinov, Pranjic, Jefren e Elias?

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. À margem...o "liedshow" é stand-up comedy?

    Aguardemos...com a mesma atenção de sempre(tão só).

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    se não ganharmos hoje ao paços, já sabes... a culpa é do BdC (obviamente!).

    Não te esqueças... :)

    ResponderEliminar
  16. Oh,José Duarte,sem querer fazer a defesa do LdA,eu digo-lhe e com a máxima sinceridade:se a sua estupidez pagasse imposto estaríamos sem qualquer dívida!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.