terça-feira, 16 de julho de 2013

Nem gastar no farelo nem poupar na Fariña

Parece que a Luis Fariña lhe vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Dr. Bebiano. Ia apanhar um autocarro para o Lumiar e, quando deu conta, desembarcava lá para os lados de Carnide. Há males que vêm por bem e o aparente desvio de Luís Farinã para uns poucos quilómetros mais acima inscreve-se perfeitamente nessa asserção popular. 

Senão vejamos:

O jogador está longe de merecer o estatuto de titular indiscutível no imediato, que me parecem, salvo raras excepções, deverem ser todos os jogadores que o Sporting decida fazer o esforço de contratar por razões óbvias. O Sporting tem, neste momento - ao contrário de outros sectores - um leque de jogadores para o seu meio-campo  quer em número quer em qualidade, que obriga a quem chegue possuir um nível muito acima do razoável. Seria mais do que provável que Fariña ainda tivesse que sofrer um período de adaptação que o Sporting actual não lhe pode conceder. Ao contrário do que deveria ser, esta contratação seria, por isso, tudo menos "cirúrgica", constituindo assim um sinal contraditório para politica de aposta nos recursos da casa. 

Claro que o que agora é dito não anula o que o jogador, à semelhança de outros compatriotas, possa vir a evoluir nas mãos de Jesus. Esta é uma análise em função do momento e das circunstâncias desportivas e económicas do Sporting.

11 comentários:

  1. Não conhecia o jogador apenas sei que estava no último ano de contrato com o Racing e que o SCP quis saber quais as condições pedidas pelo clube.

    Com este negócio fala-se em 3,5M€ o Racing terá condições financeiras para pagar o empréstimo do Viola ... só boas noticias :).

    Confio no André Martins e tenho uma grande esperança na evolução do Chaby :).

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Com a aprovação do plano de reestruturação financeira ficámos a saber que para estes anos que se seguem não devemos esperar pelas diatribes do mercado com expectativas altas. Desenganem-se os entusiastas dos mercados, os peritos em FM ou os prestidigitadores.
    Sinceramente sinto-me imune a estas nuances que outrora significavam perda e desilusão.
    Este não é o nosso campeonato e não auguro rápida retoma.

    Por outro lado creio que assuntos do foro interno que tenham a ver com condutas atentatórias ao bom nome do Clube e por interposta pessoa do meu enquanto sócio, esses sim, deveriam merecer o mais vivo repúdio e a confirmar-se o crime, a mais pesada condenação que se pode exercer inter-pares: a expulsão.

    http://www.abola.pt/wter/wfotosdia/pagina.html

    ResponderEliminar
  3. Veiga Trigo

    concordo contigo quando dizes que não devemos esperar grandes diabretes de mercado. mas isso preocupa-me porque se não for bom mais vale não comprar. e o mauricio não é titular de caras. sabemos que os 2 jovens Dier e Ilori são grandes promessas e precisam de jogar. a juntar a isto está o rumor que fala em contratar kanu. para um plantel de 20 elementos 3 centrais são mais que suficientes. neste momento temos 4 e vamos para o 5? para mim não se contratava ninguém à excepção do defesa esquerdo e dos dois PL.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Um grande problema que vejo na blogosfera leonina é que toda a gente espera que com uma equipa de miúdos vamos conseguir lutar pelo título

    Não podemos viver apenas da formação. Por melhor que um jovem seja, falta-lhe experiência e maturidade. Talvez não seja o caso do Illori e do Dier, mas uma equipa com uma média de idades de 22 anos, ou explode para o sucesso ou arrebenta ao primeiro sinal de adversidade. Precisamos de jogadores experientes com mais anos e também com talento.

    Quanto ao artigo, por mais que hoje concorde com ele. A verdade é que se este Fariña fizer bons jogos pelo SLB, seja logo na primeira jornada, seja daqui a 1 ano, todos nós vamos pensar "podiamos ser nós". É um risco de mercado, mas paciência. Pelo menos já se volta a falar de reforços e de futebol. Isto das finanças e contratos já cansa.

    ResponderEliminar
  5. Adriano, também concordo contigo. mas somente se formos buscar jogadores de valia superior aos da formação. Marcelo e Kanu não me parecem o caso! é que não há mesmo dinheiro para ir buscar melhor. e para não lutar pelo título prefiro fazê-lo com os que cá estão doque gastar o pouco que temos para os mesmos resultados..

    SL

    ResponderEliminar
  6. Já terminaram as minhas férias e como sempre nos últimos 30 anos lá estive 15 dias a debater Sporting... muito trabalho pela frente para vender gameboxes...

    Vamos ao artigo, o excerto que me ficou foi "possa vir a evoluir nas mãos de Jesus", a minha expectativa para este ano é ver o que o Sporting pode evoluir, como clube, como instituição, como equipa.

    Para já e consciente das dificuldades presentes, aguardo para ver o que vai sobrar no dia 1 de Setembro. Este vai ser o primeiro trabalho decisivo dos actuais corpos gerentes. Depois... Depois é evoluir.

    Para já fico contente com cada jogador que sair sem prejuízo para o clube (leia-se sem ter de pagar para ele se ir embora) e com cada um que os nossos rivais contratam. Espero que eles comprem mais uma ou duas dúzias e quanto mais caros melhor. Nós iremos emagrecer (como convém a quem quer ser competitivo) e se crescer.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a análise acerca do Farina. Já quanto às declarações de BC sobre Montero deixam-me perplexo. Contava com este jogador que me parece encaixar bem noplantel do Sporting e ter qualidade para ajudar a equipa. Afinal a contratação que já era dada como certa provavelmente ficará em águas de bacalhau.

    ResponderEliminar
  8. Quem pensar que o Sporting pode lutar pelo título este ano não está bom da cabeça (eu diria até nos proximos 2, 3 anos). O Sporting acabou o último campeonato em 7º! Já desde os tempos de Paulo Bento que estamos arredados desta luta.

    Para se contratar Mauricios e Kanus eu sinceramente prefiro que não se compre ninguém. Que se aposte nos jovens na formação.

    Uma pré-época perfeita, na minha opinião, tinha sido: renovação de Bruma e Ilori, contratação de Jefferson, Ghillas e Josué (ou Rafa).

    Há 2 problemas: o Sporting tem uma margem negocial muito reduzida e os clubes a norte estão completamente na mão de Pinto da Costa. Isso vê-se em todos os negócios que o Porto faz a nível interno.

    ResponderEliminar
  9. O Montero não está em águas de bacalhau. O Sporting deu-lhe uma semana de férias, como foi prática com todos os outros jogadores que ainda estavam a competir quando foram contratados.

    ResponderEliminar
  10. Farina e o caso PPC tem algo em comum, o slb.

    O caso PPC só passou a poder afectar directamente o Sporting face ao recurso apresentado pelo Maritimo.
    E quem faz e desfaz no Maritimo há bastante tempo ? Vieira.
    Por isso quem estás por detrás deste recurso é o benfica.
    Esse sim, quem nos quer mal e nos inveja.
    O presidente preferiu seguir o caminho mais popular e atacar o porto mas o nosso inimigo e quem há muito nos quer destruir está aqui mesmo à nossa porta.

    ResponderEliminar
  11. Podemos discutir todos os jogadores mas se não contratarmos um PL que faça golos nem à Europa vamos. Aí as dificuldades de relançamento do clube aumentam,e mais dificuldades em cumprir o plano financeiro do clube,por tudo isto estou curioso de ver o Jogo com o Penarol, porque no primeiro já revelámos dificuldades de concretização, apesar dos 4 golos em que 2 foram de penalti.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.