terça-feira, 30 de julho de 2013

Pmagpagaio, show de araras e aves raras

Ainda bem cedo chamei aqui à atenção para o erro que constituía atribuir a figuras menores na hierarquia do clube a tarefa de assegurar, mesmo que pontualmente, a comunicação institucional. Pelas razões mais óbvias e, sobretudo, por contradizer o  que Bruno de Carvalho prometera relativamente à matéria nos momentos que se seguiram à vitória nas eleições.

Hoje já é consensual que as intervenções do PMAG ajudam pouco ou nada o clube. Na maior parte das vezes representam um enorme distanciamento entre o que é dito e o prestigio do clube, bem como do que são e do que pensam os sócios e adeptos. A comunicação do Sporting não se pode assemelhar a um show de araras.

Há pouco dias era a equivalência do presidente a um "virus que nos empurra". Agora é o o aviso aos adversários para que se cuidem porque ... "seremos campeões na recuperação administrativa e financeira". O Sporting é um clube desportivo, não uma organização comercial ou administrativa, embora seja consensual entre nós que há muito a fazer nessa área. Os nossos adversários são os que encontramos no relvado, são esses os jogos que queremos ganhar, em especial aos nossos rivais. Tirar daí o foco, como se o Sporting pudesse fazer o intervalo na sua grandeza e entretanto ser  o primeiro num campeonato de mangas de alpaca é um erro estratégico imperdoável.

As declarações seriam completadas com a ideia messiânica  de que "tudo o que Bruno de Carvalho faça será a bem do Sporting e dos jogadores" tendo já antes avisado de que os problemas do Sporting "ou são resolvidos por Bruno de Carvalho ou mais ninguém o fará". Quem diz isto é o representante de todos os sócios de um clube cujo carácter associativo é um exemplo e a raiz da sua grandeza. Faltam-me as palavras e a vontade para qualificar estas declarações.

Aves raras
Não precisei de ler o desmentido da direcção do Sporting sobre as declarações de Elias e quem leu a minha brincadeira no post de ontem tê-lo-á percebido. Há uma diferença entre ser inteligente ou esperto mas para perceber que o que disse Elias não batia muito certo não era preciso mais do que ter 2 sinapses por dia. Infelizmente houve muito Sportinguista, qual ave rara, a fazer eco das palavras do jogador brasileiro sem cuidar de perceber o que elas representavam para a imagem do clube e sobretudo da sua conformidade com a verdade. E porque o fizeram? Para comemorar mais uma derrota da direcção anterior, como tal não fosse uma derrota para o clube e, por isso, para todos nós.

Esteve bem a direcção ao desmentir o jogador, defendo os interesses do clube, como lhe compete. Esteve bem melhor que alguns dos seus apoiantes mais extremistas - que, apesar do desmentido, não se retrataram - que não percebem que enquanto comemorarmos vitórias de uns contra os outros apresentar-nos-emos sempre mais fracos para lutar com os adversários e inimigos, que também os temos. 

9 comentários:

  1. Infelizmente este gosta de falar, algo populista até mas nao o vejo a dizer coisas contraditórias, enfim é sede de protagonismo

    ResponderEliminar
  2. Ao pé do barbosa este até foi comedido.

    De valor era fazeres um post sobre nos terem FUDIDO na sic, no dia seguinte! Quando finalmente tinhamos uma voz na praça que sabia defender o clube e não o ridicularizava (Paulo Andrade) trocaram-no pelo aborto do ROC!

    Era disto que deviamos falar, mas não, dá muito mais jeito ir pela agenda da guerra civil, quando até no norte há facções está tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. N6 período pré eleitoral, quando da apresentação de listas tive a oportunidade de antecipar o estilo pompobazofieiro do candidato a Presidente da MAG da lista de Bruno de Carvalho.

    Na altura obtive uma resposta do estilo que todos os problemas da lista do actual Presidente fossem esses...

    Uma pequena taça que conquisto, mas que, ao fim e ao cabo, não vale nada. Mesmo.

    p.s. - Infelizmente não concordo que a exaltação do cumprimento de obrigações de alpaca não façam parte do jogo. Rectângulo incluído.

    ResponderEliminar
  4. AR C
    De valor era respeitares a opinião dos outros. É-me indiferente o que diz o ROC, há muitos anos que deixou de me importar, embora não me seja indiferente que se diga que ele representa o Sporting quando se representa apenas a si mesmo e às suas opiniões.

    Já não me é indiferente o que diz o PMAG. Mas isso sou eu que acho que, representando todos os Sportinguistas, devia ser no minimo mais cuidadoso com o que diz.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho apreciado as declarações nem o estilo do PMAG.

    Já a sua condução da AG deixou muito a desejar.

    ResponderEliminar
  6. LdA,
    Nao deixo de te ler, apesar de andar a concordar menos contigo ultimamente. Apesar de nao andar sempre a comentar o contrario, como dizes e bem, o que mata o Sporting e esta ridícula guerra civil. Podemos nao concordar, mas nunca esqueço que somos todos Sporting.

    Este post esta excelente.

    Ps- que dizes a frase para este ano que e: o Sporting e nosso??

    ResponderEliminar
  7. "figuras menores" o Presidente da Mesa da AG do Sporting? Não é este o órgão máximo do clube?

    ResponderEliminar
  8. Alexandre, tens razão na observação a referência que faço é contraditória com o que digo mais abaixo no post.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de estar satisfeito com o trabalho da direcção de BdC, ñ votei nele por 3 motivos:

    1º Augusto Inácio
    2º Vicente Moura
    3º Jaime Marta Soares

    Se os dois primeiros tem estado discretos, JMS mostra aquilo q é. Ponto final! ñ aprecio...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.