quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A propósito da solidariedade para com Duarte Gomes

A propósito da solidariedade de Pedro Proença e demais senhores que, sem qualquer respeito pelo futebol e inteligência dos adeptos, classificaram a arbitragem de Duarte Gomes de excelente lembrei-me de duas referências literárias: o livro de Gabriel Garcia Marques, onde fui buscar a ilustração e de um poema do saudoso Assis Pacheco:


As putas da Avenida

Eu vi gelar as putas da Avenida
ao griso de Janeiro e tive pena
do que elas chamam em jargão a vida
com um requebro triste de açucena

vi-as às duas e às três falando
como se fala antes de entrar em cena
o gesto já compondo à voz de mando
do director fatal que lhes ordena
 
essa pose de flor recém-cortada
que para as mais batidas não é nada
senão fingirem lírios da Lorena

mas a todas o griso ia aturdindo
e eu que do trabalho tinha vindo
calçando as luvas senti tanta pena

Fernando Assis Pacheco
Da pena de que nos fala Assis Pacheco, da Avenida que lhe entrava pela janela do seu gabinete de "O Jornal", certamente todos partilhamos um pouco. 

Das putas que infestam o futebol nacional já só sobra o asco. Uma coisa é errar. Outra é transformar o erro em virtude.

E assim encerro o capítulo sobre gentinha a quem já dediquei demasiado do meu precioso tempo - e certamente do vosso - e do espaço deste blogue. O futebol segue dentro de momentos.

9 comentários:

  1. Boa escolha, um poema do meu saudoso primo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. A seguir deve vir a greve dos porcos ... só falta!!!

    SL,

    ResponderEliminar
  3. “Das putas que infestam o futebol nacional já só sobra o asco. Uma coisa é errar. Outra é transformar o erro em virtude."

    LdA:

    É sempre assim... mas desta vez, mt ‘detergente’ têm que gastar as 'putas' do futebol tuga, para branquear o que se passou com o SCP em 2013 na Capela… perdão, no Estádio da Luz!!! Podem esforçar-se à vontade que essa sujidade é indelével!
    Desculpa fazer perder tempo a tds, mas deixo só mais este exemplo do que é um jornaleiro VENDIDO aos 'encornados' (é vdd que já publiquei na cx de comentários do post anterior, mas apenas o fiz hoje e por isso pode passar despercebido por esse post estar um pouco ultrapassado). Para memória futura:

    Segundo um dos jornaleiros ao serviço da verdade ‘burmelha’, o director do jornal on-line "MaisFutebol", de seu nome Luís Sobral, considera que o lance do 4.º golo (fajuto) do slb foi o maior ERRO do Duarte Gomes no jogo! Ou seja, dá a entender que seria o benfica a sair mais prejudicado, nomeadamente nesse lance… Estamos conversados sobre o que este vendido percebe de futebol!!!! Mais um lampião na comunicação social para branquear os trabalhos 'sujinhos, sujinhos' dos apafs ‘encornados’…

    Analise-se, então, esse lance decisivo:

    momento 1: Sílvio faz lançamento irregular (levanta o pé direito). Com uma arbitragem competente, acabava logo aí o lance e tudo o que se passou posteriormente é irrelevante.

    momento 2: Luisão agarra primeiro Rojo, logo no início da esfrega entre defesa e avançado. Falta atacante. (Opinião sustentada pelo Coroado da azia, entre outros). Fim do lance.

    momento 3: Rojo acaba por derrubar Luisão qd reage ao agarranço do girafa (não acerta charadas no FB desde que existe aquela rede social?). Penalty. Depois de 2 momentos anteriores passíveis de irregularidade lampiã. Fim do lance.

    momento 4: O árbitro também não assinala o penalty e valida o golo qd a bola caprichosamente bate na cabeça de Luisão e atraiçoa Rui Patrício. Mal, uma vez mais o lampião de serviço ao apito, pq não existe lei da vantagem nos penaltys.

    [Chamada de atenção especial para o fiscal de linha que qd vê o Luisão no chão levanta logo a bandeirola (facto que passou mt convenientemente despercebido a toda a comunicação social e aos 'peritos' de arbitragem "burmelhos"). Para que é que ele levantou a bandeirola? De certeza que naquele momento não foi para dar indicações ao árbitro principal do fora-de-jogo no 3.º golo de Cardozo, ou do lançamento mal executado segundos antes, ou da falta de Luisão sobre Rojo… ]

    momento 5: a bola ultrapassa, de facto, totalmente a linha de golo. Situação bem ajuizada.

    Resumindo, foram necessários 4 momentos de prejuízo do SCP até sancionar o golo que decidiu a partida e os cromos ‘burmelhos’ ainda nos querem convencer que nesse lance o beneficiado é o SCP... Sendo que alguns dos mts cromos deveriam ser isentos, como esse senhor Sobral…

    Realmente, no lance aqui em causa, são muitos erros… mas nenhum Prejudica o slbosta!!!

    ResponderEliminar
  4. Virgílio,

    já percebi que estás muito nervoso por aqui e que toda esta situação te deixou profundamente desagradado mas todo este parágrafo:

    "[Chamada de atenção especial para o fiscal de linha que qd vê o Luisão no chão levanta logo a bandeirola (facto que passou mt convenientemente despercebido a toda a comunicação social e aos 'peritos' de arbitragem "burmelhos"). Para que é que ele levantou a bandeirola? De certeza que naquele momento não foi para dar indicações ao árbitro principal do fora-de-jogo no 3.º golo de Cardozo, ou do lançamento mal executado segundos antes, ou da falta de Luisão sobre Rojo… ]"

    é falso. Basta veres o resumo que coloquei no sectorb32 (04:46) e esse momento é completamente perceptível: o fiscal levanta a bandeira um pouco depois da bola ter ultrapassado a linha de golo.

    Este é o caso mais flagrante de como as mentiras (penso que não foste tu que escreveste) podem ser passadas e repetidas mas que, nem por isso, passam a ser verdade.

    E lá está, passou despercebido à CS "burmelha" e ainda bem, porque é mentira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Luís,

    Primeiro ponto, não estou nada nervoso, estou é enojado com a arbitragem do vosso correligionário Duarte e, ainda mais, com o branqueamento que se lhe seguiu na CS 'burmelha', mas isso, já é habitual… e por ser habitual, é algo que não me surpreende rigorosamente nada.

    Segundo ponto: fui procurar e não encontrei resumo nenhum no sector... Só o teu post com fotografias e com a tua opinião sobre os lances polémicos do derby do passado sábado, o qual comentei por diversas vezes, como sabes. De modo que tive que googlar e encontrar um resumo que me permitisse rever esse lance para confirmar e tirar a pratos limpos o que realmente aconteceu com o fiscal. Sim, tens razão, o fiscal só levanta a bandeira depois da bola ter entrado e não antes como estava convencido. Erro meu, por não o ter confirmado antes de o escrever. Devia ter tido esse cuidado. Mea culpa: qd erramos, temos que ter a dignidade de o admitir.

    Dito isso, retiro então esse parágrafo, mas mantenho tudo o resto que, no fundo é o que realmente interessa e confirma o que pretendi provar: que também nesse lance, a juntar a outros, foi o SCP o prejudicado e não, como se quer fazer crer o benfica. E em vários momentos antes de se concretizar o golo, como tive o trabalho de demonstrar.

    Abç

    ResponderEliminar
  6. Bem me pareceu que ninguém percebeu que no meu post estava lá o link para o vídeo (do qual retirei as imagens). Está a bold, logo no início: "Algumas das imagens são meramente ilustrativas e foram todas retiradas do Sapo, do filme do resumo do jogo." Na altura pensei em fazer um sublinhado mas acabei por não fazer.

    Disse nervoso no sentido de estares irritado com a situação, o que compreendo.

    O resto já o discutimos como referiste, acho que não vale a pena insistirmos nisso.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Para fechar este tema dos roubos na Luz...

    Hj comprei o Jornal do Sporting e na página 6 está uma imagem com os 2 treinadores do derby durante o jogo. O Jardim dentro da sua área de actuação, aquele rectangulo à frente do nosso banco. E o labrego do Jesus à FRENTE dessa área tb a dar indicações. 4º arbitro a dizer alguma coisa ao labrego? Naaa…na Luz vale tudo!

    Olegário, Capela, Duarte Gomes. Da próxima vez escolham um boneco qq das bancadas que não faz pior figura que estes 3 lampiões.

    ResponderEliminar
  8. O ambiente está montado e as virgens já estão muito ofendidas (apesar de levarem nota negativa). Ficou confirmado que Duarte Gomes é incompetente, Proença também (pois acha que arbitragem do Duarte foi excelente... mas teve nota negativa), bem como os líderes de arbitragem que consideraram o Duarte digno de elogíos que, depois, o observador achou que não era bem assim.

    Caros sportinguistas,
    Este filme já todos vimos. É recordar anos 80 e 90, a época de Jozic, a forma como o Benfica ganhou em 2004/2005, os tempos de Paulo Bento, a forma como levaram o Braga à Champions há duas épocas atrás e, agora, isto.
    Até ao Natal ou fim de Janeiro, o Sporting estará arredado de qualquer miragem de título e os lugares de acesso à Champions em grande perigo.

    As virgens estão ofendidas. E vão ripostar. Têm o apoio de toda uma Nação e Comunicação Social.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.