sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Encontrado o sucessor de Freddy Montero?


Camilo Sanvezzo é um dos muitos jogadores brasileiros que, espalhados pelas ligas de futebol de todo o mundo, vão, no anonimato, cumprindo uma carreira intermitente, até que aparece uma oportunidade personificada num clube e liga com maior visibilidade para fazerem notar as suas qualidades. 

Camilo saiu do Brasil em direcção a Malta, deixando o Corinthians Alagoano, sem que fizesse nada que se notasse. Os 24 golos em 22 jogos valeram-lhe um contrato na Coreia do Sul, sem sucesso, tendo sido relegado para a equipa B. Como conseguiu fazer uma longa travessia para o Canadá e chegar à MLS é uma incógnita. Mas foi lá que se encontrou com os caminhos para a baliza. Em 2011 marcou 12 golos e considerado o jogador do ano dos Vancouver Whitecaps. A época seguinte correspondeu a novo eclipse para na que agora acabou se tornar no melhor marcador do campeonato com 25 golos em 34 jogos.


Isto quer dizer que Camilo Sanvezzo se cruzou pelo menos 2 vezes com os Seatle Sounders de Freddy Montero e esse é, mais do que a avaliar o valor do brasileiro, o pretexto do post de hoje. Não só porque Camilo parece possuir qualidades muito interessantes, mas sobretudo por partilhar com Montero a origem numa liga que não tem preços proibitivos para as nossas possibilidades. É por aí o caminho, ninguém duvida, mas que todos sabem ser também o mais difícil, que requer um departamento de futebol suportado por um scouting de excelência.

É ainda cedo para perceber onde pode chegar Montero. É certo que a sua produção estará sempre ligada às oportunidades que a equipa lhe possa proporcionar. E é muito difícil que mantenha o nível de eficácia que detém até ao momento. Nos oito jogos do campeonato lembro-me apenas de 2 oportunidades claras falhadas, uma delas no jogo passado e outra contra o Arouca. A este nível seria praticamente impossível que nenhuma equipa das que habitualmente exibem excesso de liquidez na hora de ir às compras não se lembre dele e se torne impossível segurar. Por isso o melhor que o Sporting pode fazer é preparar-se já para qualquer eventualidade, muito à semelhança do que são as melhores práticas por exemplo, no FCP, que vem substituindo, sem grandes perdas, os jogadores que vende por verdadeiras fortunas. 

Esse é o caminho da sustentabilidade da actividade da SAD. E aí o mais difícil está sempre para vir. Embora seja cedo para elaborar grandes cenários, ninguém duvide que se o Sporting fizer uma boa época - o mesmo é dizer, se mantiver o nível até agora exibido - não vão faltar oportunidades para realizar bons negócios, devendo o Sporting estar preparado para qualquer eventualidade. E aí precisará de fazer muito melhor do que conseguiu fazer ao ir buscar Wélder ou Magrão, por exemplo. Mas terá muitas dificuldades em igualar uma excelente descoberta como a de Montero.

Para terminar uma reflexão: apesar de Maurício estar a cumprir, para o vermos cometer erros de principiante como o do passado jogo, não retiraria o Sporting mais vantagem em ter o Dier a titular, mesmo que a cometer os mesmos erros?

7 comentários:

  1. Nao percebo a comparação Maurício/Dier nao são os 2 nossos?! O treinador só tem que escolher aquele que lhe dá mais garantias.

    Os talentos da academia tem que ganhar o lugar na equipa principal por mérito nao por decreto.

    ResponderEliminar
  2. "Para terminar uma reflexão: apesar de Maurício estar a cumprir, para o vermos cometer erros de principiante como o do passado jogo, não retiraria o Sporting mais vantagem em ter o Dier a titular, mesmo que a cometer os mesmos erros?"

    E os constantes erros do Rojo?

    SL

    ResponderEliminar
  3. Ace-xxi
    O que a pergunta questiona é se, para ir buscar alguém com o perfil/valor do Maurício não valia a pena apostar no que já cá estava.

    Gnitrops
    Ao contrário do que por aí vi, não creio que o Rojo tenha falhado no lance do 2º golo do FCP, o Danilo aparece-lhe embalado, numa situação muito difícil de contrariar. Mas está longe de ser um jogador da minha preferência, sendo verdade que, comparados os investimentos, o do argentino é de maior risco. Mas, vai-se lá saber porquê, joga na selecção argentina, tendo por isso muito mais mercado.

    ResponderEliminar
  4. Se conseguirmos uma pressão ofensiva os erros defensivos nem se notam.

    ResponderEliminar
  5. A propósito:

    O 10 que nos falta. Aqui tão perto:

    http://www.transfermarkt.co.uk/en/evandro/profil/spieler_53359.html

    Aprecio muito este jogador. Tem técnica, raça, forte remate, conhece bem o futebol português e está na idade “ponto de rebuçado”, nem muito novo, nem muito velho.

    O André Martins e o Vítor que me desculpem, mas este senhor tem muito mais futebol nas veias.

    E o mercado de inverno já espreita…

    ResponderEliminar
  6. Percebo a sua ideia mas Maurício veio para completar o lote de centrais no plantel, se o técnico aposta nele em detrimento de Dier é porque acha que lhe dá mais garantias.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.