terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Este futebol não é para fracos e de estômago sensível

Este inicio de semana tem sido pontuado pela quase omnipresença do nome do Sporting. E quando a semana começa com uma reunião numa sala em que três quartos dos presentes (sim, é verdade e estamos mesmo a Norte de Alvalade, tão a norte que até o Porto cidade está a sul) não houve profissionalismo que resistisse ao imperativo de, mesmo roubando uns minutos ao almoço, falar sobre o momento do clube. 

Ainda depois disso tem sido particularmente entusiasmante constatar que muitos Sportinguistas que sabia há muito terem desistido de se deslocar aos estádios, estão aos poucos a recuperar o hábito. Como é óbvio todos sabemos a que se deve esse regresso. São vitórias que estão a retirar os Sportinguistas do marasmo e da longa hibernação. Esta afirmação daria pano para mangas mas prefiro ficar-me pela conclusão óbvia: 

O Sporting é muito maior do que a imagem que tem dado de si mesmo nos últimos anos. Essa imagem tem sido um aliado crucial para os adversários, que aos poucos também vão despertando para o nosso próprio despertar. As tiradas de sarcasmo, a roçar a mais primária das invejas, tem que ser vista sob esse prisma e entendida como um sinal evidente e até necessário de que começam a levar-nos a sério. Deixarem de nos dar pancadinhas de comiseração e piedade para nos querem derrubar deve ser encarado como um mal necessário.

Todos sabemos que o futebol português não é para fracos de espírito e até para quem tenha o estômago sensível. Olhe-se por exemplo o que tem acontecido com os súbitos achaques dos jogadores emprestados cada vez que têm pela frente o clube patrão. Esta é uma forma de batota que contribui para acentuar a impressão que a batota continua a pagar dividendos aos batoteiros, com o beneplácito e total demissão de responsabilidades dos órgãos competentes da Liga e FPF.

11 comentários:

  1. os direitos desportivos do Rúben são pertença da SAD do SC Braga.

    a bem do seu blogue e de quem o lê, seria conveniente informar-se antes de escrever bacoradas e mandar bitaites sobre o que desconhece, «penso eu de que».

    ResponderEliminar
  2. Tomara o Ruben Micael saber a quem pertence passe dele desde o dia em que o mandaram viajar para Saragoça, englobado na transferência do Falcão, e como jogador virtual do At Madrid...

    ResponderEliminar
  3. Batota é o Ruben Micael ser jogador de futebol. Por alguma razão até consegue ser internacional.

    ResponderEliminar
  4. Está equivocado, caro consócio: muitos Sportinguistas que tinham desistido de se deslocar ao seu estádio, regressaram (e voltaram a comprar os seus lugares de épocas, e voltaram a pagar as suas quotas, sem ser só para votar) ANTES das vitórias. Bastou sair o cheiro. As vitórias é que vieram atrás de um Clube de alma e cara lavada. SL. PS: ao sujeito que nos quer fazer acredita em fadas, informo-o que, se o zero zero nem serve matéria tão básica como a classificação da Liga, quanto mais para coisas complexas com a "propriedade" do Rúben Micael (ou do Roberto).

    ResponderEliminar
  5. @ anónimo das 10:28

    eu, «o sujeito» que está registado e com perfil de blogger (ao contrário de ti), não quero (nem desejo) que acredites seja em que for - nem sequer no bicho papão.
    mas, porque pretendo ser rigoroso, sempre poderás confirmar aqui (a páginas 19) a veracidade de que os direitos desportivos do Ruben Micael já não pertencem à FC Porto SAD desde Junho de 2011 - assim mesmo, sem aspas.
    ou será que também vais duvidar e/ou questionar um documento oficial, enviado para uma entidade idónea como a CMVM?
    (para além de que, pelos vistos, não deve ser absurdo considerar-se que Jesualdo Ferreira, tendo à sua disposição um dos médios mais influentes do seu plantel e necessitado de pontuar - mesmo que no Dragão -, só porque nos ia visitar, prescindiria dos seus préstimos. é... deve ser mesmo absurdo. mas, pronto! eu é que desejo que acredites em fadas... ou no bicho papão...)

    ResponderEliminar
  6. Não, não estou registado como blogger, nem quero (nem desejo) estar, caro "sequência não verbalizável de caractéres". Os relatórios da FCP Sad presumo que valham tanto como os da SLB Sad, e todos sabemos quão fiáveis esses foram a respeito da sequência de vendas do atleta Roberto. Mas, se, como Portista, estás tranquilo quanto à boa-fé das pessoas que governam o teu clube e dos negócios que fazem com o Atlético Madrid, de facto, acreditas em fadas. E ainda bem para ti. SL.

    ResponderEliminar
  7. «os relatórios da FCP SAD presumo que valham tanto como os da SLB SAD»

    está a faltar aqui uma SAD. presumo que, para ti, seja a mais credível das três, dos (ditos) clubes grandes, não é? curiosamente é a mesma SAD que está com um garrote de todo o tamanho, bem para lá de falência técnica. e que, a continuar assim, dificilmente cumprirá os requisitos mínimos para poder participar nas competições da UEFA. mas, se calhar este é um bicho papão com que tu não te preocupas. o importante mesmo é o Ruben Micael e os malandros dos portistas que o impediram de jogar, à viva-força, mesmo que o jogador já esteja noutro clube (sim!, cujo presidente é portista confesso e com uma massa adepta que torce mais pelo outro rival da Segunda Circular).

    enfim... "cada um é como cada qual" e acredita nas fadas que quiser. já eu, sou mais fodas nas fadas. e nos bichos papões - com ou sem qualquer sequência não verbalizável de caracteres (assim mesmo, sem acentuação, pois que deves estar a referir-te ao símbolos utilizados no meu nick, e não a uma das qualidades que me distingue enquanto "ser ómáno" - esta foi a brincar).

    ResponderEliminar
  8. post scriptum

    meu obrigado! aos administradores deste blogue por terem permitido os meus comentários. folgo em saber que o "lápis azul" ainda não chegou a todos os sítios na blogosfera.

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! :D
    Miguel (aka 'penta1975') | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. Felizmente os administradores deste blog são mais democráticos que os administradores desse Tomo II...

    ResponderEliminar

  10. @ Frederico

    não são administradores «desse» blogue; é administrador do "Tomo II".
    eu sou democrático; só tenho um senão: não tolero insultos, nem "desejos de boas festas" extensíveis à minha família, vindos de quem não me conhece. de todo.
    mas quem quiser comentar, é sempre bem-vindo. tem é que ter presente o lema do blogue e estar preparado para o que por lá vai encontrar.

    e se agradeci aos administradores deste blogue é porque, noutros lugares, os comentários portistas são interditos, como, por exemplo, no "comando c"/tasca do cherba/ex-cacifo do paulinho - onde o seu administrador e fiéis seguidores são tudo menos "democráticos" para com os adeptos dos clubes rivais.

    ps:
    prometo não vos chatear mais. como estamos a chegar ao Natal, não quero ser eu a despoletar o bicho papão...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.