quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

De todos os perigos de 2013 a 2014 de todas as oportunidades

O ano de 2013 terá sido um dos piores que vivi na história do Sporting, talvez só comparado com o sucedido em 1989 e que levou à queda de Jorge Gonçalves. E digo talvez porque o passar dos anos atenuam as memórias. Existe uma diferença significativa que não pode deixar de ser referenciada: em 1989, mesmo sem dinheiro para pagar a água dos banhos a equipa de futebol não registou a descida aos infernos que se viveu o ano passado. A proximidade na classificação dos lugares de despromoção e o risco de implosão e desagregação do clube nunca pareceram tão próximos. As duas crises em simultâneo, institucional e desportiva, constituíram uma tempestade perfeita cujos resultados finais poderiam ter sido bem mais nefastos.

Nem a boa vontade costumeira da época permite imaginar que os problemas resultantes do ano que findou, ficam resolvidos com um simples colocar de um novo calendário. Mas os bons resultados da equipa principal de futebol têm pelo menos contribuído para um maior esperança e uma visão mais optimista na hora de analisar esses mesmos problemas. Esse estado de espírito é o primeiro mas decisivo passo para criar as oportunidades necessárias para recolocar o Sporting no lugar que merece. 

É esse o meu desejo para 2014: que o Sporting saiba prosseguir o seu caminho, honrando o espírito dos seus fundadores e do legado constituído pelas diversas gerações que a ele se dedicaram e que o tornaram numa instituição de referência nacional e internacional. Se o desporto é uma escola de virtudes o Sporting Clube de Portugal é uma das suas cátedras maiores.

10 comentários:

  1. Em 2014, já que o vosso presidente anda a chorar que não vende gamebox, vai ter que vender outra coisa para que o BES não fique chateado.

    A vida é mesmo assim, se calhar ele pensava que, do fia para a noite, era só atacar e provocar o Pinto da Costa nos jornais que as coisas se resolviam. Ou pelo menos com isso desviava atenções do que realmente interessa, que é pagar as contas em dia.

    Nem recebeu resposta cá do Norte nem fez caixa suficiente, e está vendo que terá que vender pelo menos 3 titulares do atual plantel para equilibrar contas e deixar o BES mais ou menos satisfeito.

    Largos dias tem 100 anos, é preciso ser muito bom no que faz para vender 2 ou 3 jogadores nucleares por 10, 20, 30 e até 60 milhões e fazer a reposição na época seguinte sem que a equipa sofra muito e continue a vencer títulos cá dentro e lá fora.Voces dizem que é batota, nós dizemos que é competencia, pura competencia.

    Já tou mesmo a ver em julho, caso o vosso clube ganhe o campeonato ou vá à champions, irem embora William, Montero, Patrício e até com boa vontade, Jefferson e Adrien, por 10 milhões cada um, para fazer caixa rápido.

    Eu disse caso o vosso clube ganhe o campeonato ou vá à champions e aí, saindo 3 destes 5 exemplos, vai ter de haver novas caras que deem conta do recado, certo?

    É aí que a competencia fala mais alto.Existe uma diferença de 30 anos entre um e outro dentro deste ramo.O nosso sabe quase tudo de futebol, errou pouquíssimo nas suas contratações e apostas.

    O vosso caiu de paraquedas há menos de 1 ano, nunca andou dentro do futebol, e nunca precisou formar uma nova equipa que desse garantias após vender jogadores nucleares.

    E não basta só ter dinheiro, o caso dos sl benfas é perfeito e elucidativo.Todos os anos gastam balúrdios de dinheiro, "o melhor plantel de sempre" e não ganham nada, ganham até menos que voces.

    2014 começou com choradeira porque não vende gamebox, a ver vamos como terminará...

    ResponderEliminar
  2. RBN, o teu presidente foi considerado culpado no julgamento, o que significa que é corrupto. Como é que queres que alguém dê valor às conquistas do velhote? Isto para não falar nas escutas...

    E não te preocupes com o final da época porque ainda vamos a meio. No final logo se vê.

    ResponderEliminar
  3. Quando certos Rabos, Burros e Nabos se interessam tanto por um clube que não é o seu, algo se passa. No tempo em que o Sporting andava na rua da amargura, estes Rabos, Burros e Nabos não se preocupavam em comentar os assuntos do clube, tal era a superioridade, o desdém e a indiferença. Mas agora estão muito preocupados com as compras e vendas do Sporting. Muito interessados em comentar a actuação e as escolhas do presidente Bruno de Carvalho. Curioso é o facto de nunca se terem preocupado com a actuação e as escolhas do incompetente Godinho Lopes, com quem faziam grandes negócios como o de Postiga, Ventura ou Miguel Lopes. Em face disto, só posso concluir que estes Rabos, Burros e Nabos estão com medo que o Sporting ganhe o campeonato, que o presidente Bruno de Carvalho coloque as contas na ordem e que acabe com o domínio do chefe do gang, mais conhecido o Papa do Norte, o homem da fruta, o corruptor activo, o fugitivo, o homem que gosta de putas baratas. Mas isso não interessa a estes Rabos, Burros e Nabos. Por que será?

    ResponderEliminar
  4. Caro RBN

    Se nos tivessemos uma camara municipal de gaia a patrocinar-nos tudo iria ser mais facil certamente.

    Ainda bem que para ja nenhum presidente do meu clube apareçeu em nenhuma escuta no youtube...

    Vem voce para aqui cagar postas de pescada quando na realidade devia de estar preocupado é com a sucessao no seu clube regional.

    Sim porque o "papa" ja nao é nada mais do que uma figurante, por mais que ele ainda va apareçendo nos treinos.

    Para tanta competencia a verdade é que voces nao jogam um caralho, nao correm um caralho, o que no "clube da exigencia(à chapada)" não é muito habitual.

    Algo se passa de errado no reino do Dragão....

    Talvez quando o reinado do papa acabar, e com ele desapareça to a "competencia" baseada em actos ilicitos e ilegais que so os cinicos dizem que nao existir, voce venha a descobrir a real grandeza do seu clube.

    O seu vizinho axadrezado...ja nem se conheçe. Se existir jutiça neste mundo...voces vao a seguir.

    Depois podem reçeber as equipas adversarias com bolas de golfe e outros objectos como têm vindo a fazer ate hoje.

    Um bem haja!

    ResponderEliminar
  5. preocupa-te mas é com o teu clube de corruptos e proxenetas RBN.

    ResponderEliminar
  6. RBN, para quem se queixa do "choro" dos outros você chora tanto...

    Já viu as figuras ridículas que os seus dirigentes e funcionários fazem quando não ganham um jogo? Chegaram ao ridículo de um treinador ter de vir pedir desculpas após um empate em Guimarães...

    Olhe, o comunicado "chorão" para mim foi uma das melhores noticias no final de 2013, quis dizer que na bebedeira de euforia que hoje há em Alvalade ainda há quem tenha os pés no chão e nos faça sentir que apesar da boa performance atual os problemas continuam e a sua gravidade também.

    Digo-lhe desde já que não estou nada preocupado com a nossa classificação final, nem com as eventuais vendas, sejam em Julho (ena até já vamos aguentar sem vender até final do Mundial...), sejam ainda este mês. Estou preocupado com as bancadas, esta atitude e estes números, com uma equipa a render são fáceis de conseguir, se existir uma quebra de rendimento, mesmo que seja curta, num ano de dificuldades sociais enormes... Vai ser difícil.

    Eu não deixei de lá estar quando correu mal, quando os meus saiam do estádio a dizer "isto é tudo uma merda", hoje felizmente saímos todos a desejar que o próximo jogo em casa venha rápido. Deixe lá as nossas vendas, se for preciso escolhemos 11 das bancadas para ir a jogo, pode ser que os ceguinhos, como o seu presidente gosta de chamar aos árbitros, façam greve nesse dia.

    Olhe, bom ano e que Mangala continue a esmurrar magia pelos campos nacionais.

    ResponderEliminar
  7. Calma pessoal, a vossa realidade é mesmo esta, e o anjinho PPC e o fiscal de linha Cardinal não foram esquecidos, pelo menos por nós.

    Se voces dizem que algo de errado se passa no reino do dragão, porque esta época não está ainda a correr bem, que posso eu dizer da 2ª circular, que neste século venceu apenas 3 campeonatos e nenhuma taça internacional?

    Que posso eu dizer de um clube que há 4 épocas consecutivas não ganha nada?

    O meu presidente foi considerado culpado, sim foi, pelo agente oficial de plantão Ricardo Costa, que tanto jeito deu ao orelhas, entre outras coisas, tirando Hulk ilegalmente durante 3 meses da disputa por supostamente agredir stewards que não deviam ali estar, nem deviam provocar a equipa visitante e a cereja no topo do bolo, comandados pelo primo do orelhas.

    Mas onde está o resto da história, onde foi absolvido em 6 tribunais em Lisboa, esta não conta?

    Entretanto, em questões de fruta e telhados de vidro, se faziam isto em competições da UEFA, imagino o que não faziam nas competições internas!!!
    Imagino que tenham ouvido falar de Howard King.
    Não???
    Jorge Coroado explica:

    Jorge Coroado confirma Howard King
    Jorge Coroado:
    "Na minha altura eram pessoas ligadas aos clubes que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto e tratava de tudo."
    Correio da Manhã

    Mr. King:
    "Nessa noite (anterior ao jogo entre o Sporting e o Dínamo Minsk) levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: "Escolha!" Respondi que não compreendia o que aquilo significava mas ele esclareceu: "De entre todas estas raparigas, você pode levar consigo a que mais lhe agradar." E eu claro!, escolhi uma loira, alta, a mais bela mulher que vi em toda a minha vida"

    Uns anos mais tarde, Mr King regressa a Portugal para dirigir o Benfica - Sparta de Praga. Eis as suas afirmações:
    "O valor dos presentes que me enviaram excedeu em muito o limite de 40 libras (cerca de 10 contos) a que estamos autorizados. Fui almoçar com o delegado da UEFA a esse encontro, que éra, simultaneamente o Presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, que ao ver as prendas que eu recebera disse imediatamente: "Você está a colocar-se em situação dificil". Claro que concordei mas a arbitragem do dia seguinte não deu margem para reparos. Não lhe falei no entanto, na rapariga que esteve comigo na noite anterior. Ela não me pediu dinheiro e eu, como é natural, nada lhe ofereci."
    A Bola

    ResponderEliminar
  8. RBN,

    podes dar livre curso à imaginação e construir o cenário que melhor te interessar para adequares às tuas suspeitas do "que não faziam nas competições internas".

    Eu para saber o que fazia o teu presidente basta-me ir ao Youtube (apito dourado) ou ler o Independente sobre o caso Guímaro e manos Calheiros.

    Agradeço e retribuo votos de um Bom Ano (sem ironia).

    ResponderEliminar
  9. Chorão azul, ninguém em Alvalade esquece PPC, e muito menos Cardinal, e sabemos tão bem quem PPC que rapidamente foi afastado dos órgãos sociais. No teu caso em situações análogas já só falta fazerem a estátua a comemorar os crimes, a dinastia que vocês protegem e à qual dão o vosso aval já vai com mais de 30 anos.

    PC não é um ditador, não comprou o clube como um sheik, é eleito, e esse pormenor faz com que todos vocês sejam, em partes iguais, corruptos.

    Ainda sobre PPC, há uma diferença enorme entre afastar alguém de me apitar e influenciar quem realmente me vai apitar. Acho que todos os clubes deveriam poder livre e publicamente vetar árbitros, provavelmente com um determinado limite razoável quer em quantidade, quer por época, eu sei quem eu não teria a dúvida de vetar (e não eram mais de 3), seria uma forma de equilíbrio de forças entre os secretismos das arbitragens e os "choros cegos" dos presidentes.

    € 2.000,00 é um valor muito baixo para afastar os prejuízos que Cardinal ao longo de vários anos provocou ao Sporting, até podiam colocar esse preço no veto dos clubes, veria como dinheiro muito bem empregue para afastar certas aves raras.

    O problema é que se calhar há indivíduos (...internacionais) que ficavam sem jogos para apitar, ou então a alguém interessa a manutenção da situação atual.

    ResponderEliminar
  10. RBN, a sério que quer falar de casos de árbitros?!

    Dê uma vista de olhos nas escutas e veja lá quantos encontra.

    E como já foi aqui dito, no caso de PPC, os primeiros a repudiarem qualquer tipo de envolvimento nesses esquemas foram os próprios sportinguistas. No caso do seu clube, o presidente é venerado pelos adeptos como sendo o "mestre" do futebol... Nem se quer há comparação possível.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.