sábado, 15 de fevereiro de 2014

3 pontos conquistados em toada descendente

Se fosse apenas pelo adversário que nos calhava pela frente não estaria muito preocupado com o jogo de hoje. Porém, a derrota do jogo anterior, a forma como sucedeu e o facto da equipa se ver arrastada para o terceiro lugar, poderia ter implicações psicológicas suficientes para condicionar o desempenho da equipa.

Julgo que o que se pôde verificar foram precisamente as duas possibilidades: quer a nossa superioridade sobre um dos conjuntos mais fracos que vi no actual campeonato, quer o condicionamento da nossa equipa, à medida que ia passando o tempo e o o segundo golo não aparecia. 

Duas partes muito distintas também pelo facto da Olhanense ter, no segundo tempo,  gerido melhor as marcações e os espaços e lançar rapidamente o jogo em bolas compridas. Não provocou grande perigo mas desgastou a nossa equipa o suficiente para lhe roubar as melhores ideias e decisões. Dificuldades acrescidas porque também não avançou no terreno nem abriu espaços

Breve análise individual:

Patrício e os centrais cumpriram o que lhes era exigido. Uma palavra para a estupidez de Rojo, mesmo reconhecendo que é irritante ver faltas que não são marcadas, que o afastou do próximo jogo de Vila do Conde.

Cédric ligeiramente melhor do que Jefferson, embora ambos pouco assertivos na hora de definir.

William regressou e notou-se a sua presença, especialmente quando o adversário começou a bater longo. Se o jogo esteve quase sempre controlado a ele se deve.

Ainda não vi razões que justifiquem a chegada de Héldon. Não que seja mau jogador, mas por me parecer que não acrescenta muito ao que já havia no plantel. 

Adrien e Martins tiveram jogos semelhantes. Importantes a recuperar a bola mas sem conseguirem ser escarecidos no momento de fazer o último passe.

Wilson esteve muito infeliz. 

Lamento que Carrillo não tenha mais tempo, desta vez teve o suficiente para mostrar, mais uma vez, que faz o que mais ninguém faz.

Mané fez o golo, o que por si só o torna relevante no jogo. Mas foi ao fundo com a equipa e acabou por desaparecer.

Montero foi o melhor e até marcou, pena que não tivesse contado. Um bom avançado vale mais do que apenas os golos que marca.

13 comentários:

  1. A vida de LJ também fica difícil porque as soluções não dão qualquer tipo de garantias...

    ResponderEliminar
  2. O Heldon foi das mais acertadas contratações de inverno que eu tenho visto. Não é pior (nem melhor) que os que lá estão, mas para o ano se alguém sair estamos orientados.
    é sempre fácil dizer outro extremo jogando tinha feito melhor, mas se honestamente olharem para exibições noutros jogos, todos os extremos tem oscilado muito. Qualquer um que ele ponha de inicio terá apoiantes e críticos.
    mexer no meio campo era bom, mas era preciso ter lá melhores. Vítor e magrão não. Mostraram ser melhores que a. Martins e adrien. Vamos a ver o shikabala... O Sporting até tem um bom meio campo, mas não tem ainda alternativa se o elo mais fraco ( a. Martins) não render. Vamos a ver hoje como se porta o shikabala.

    ResponderEliminar
  3. Boa "breve análise individual", embora eu não fosse tão duro com o Heldon. Creio que estando entre nós desde agora, evitará a adaptação para a próxima época. E não é pior do que os extremos que temos, excepto Carrillo (mas isso nenhum é).

    Excelente 1ª parte, com boa circulação, pressão, roubos de bola em fases adiantadas, velocidade, tabelinhas, diagonais e oportunidades. Muitos golos falhados e um outro mal anulado. Mas não tem mal, pois o Montero já tem (contas por alto) 15 golos marcados em fora de jogo, por isso é bom prove do próprio veneno. Enfim...

    2ª parte, começou a cabeça a falhar. Intranquilidade (que também veio do público), muitas bolas longas, más decisões e demasiado tempo sem Carrillo em campo.
    Jardim teve mal a substituir, visto que o jogo precisava de qualidade e isso não vai lá com Wilson. Este esteve muito mal, decidindo mal e com recepção muito piores.
    Acabou-se por sofrer sem necessidade.

    Carrillo, façam ou digam o que quiserem, tem de jogar mais. Isto porque não há nenhum melhor que ele nem que faça o que ele faz.
    Montero, Adrien e William estiveram enormes, assim como Patrício. É normal, são os melhores jogadores deste Sporting.

    Enquanto durou o efeito o antibiótico, jogamos bem, muito bem. Quando se perdeu, mostrámos que ainda estamos doentes. Estas gripes não podem ficar resolvidas "assim, assim". Tem de se recuperar totalmente, ou então corre-se o risco de ter recaídas (fatais).

    Venha de lá o batatal de Vila do Conde.

    ResponderEliminar
  4. Fevereiro parece muito distante de Setembro.
    Ainda me lembro quando Alvalade cantava "Tu vais vencer..."

    Agora já nem isso.

    ResponderEliminar
  5. Gd jogo do Montero. O melhor em campo. O golo é trabalho dele, já que o Mané apenas tem que encostar. O Sporting jogou bem durante a primeira parte e só não resolveu o jogo nesse período pq a apaf fez o servicinho do costume, anulando mais um golo limpo do colombiano ao SCP. Mais um lance polémico que nos prejudica, a somar à contabilidade. Desta vez só não deu para nos tirar pontos... Péssimo trabalho dos árbitros auxiliares... Os elogios a Marco Ferreiro foram merecidos, mas nada me convence de que o trabalho apenas foi "excelente" porque o jogo correu sp de feição ao adversário do SCP no derby. Não foi preciso "acudir" ao slb, pq o SCP exibiu-se mal e nem sequer deu luta.Há que continuar a contar com a roubalheira daquele gente. Não haja ilusões: só não o fazem se não puderem ou não precisarem.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Sobre o Rojo... que já está a ser alvo de criticas novamente... Não sei se aquele amarelo foi "a pedido". Fica de castigo em Vila do Conde , é certo, mas "limpa" o registo" para enfrentar um ciclo que será definitivo para a classificação final do SCP nets campeonato. Nãojoga em Vila do Conde, mas ficará apto paras a recepções ao... Braga e ao FcPorto. Os próximos adversários a visitar Alvalade. Fez bem, tendo em atenção a sangha da apaf, qs que dava um rim em paosto de como não jogaria um desses dois jogos. A persiguição segue dentro de momentos: Adrien, Maurício e... Freddy tem 4 amarelos. Estão em risco...

    ResponderEliminar
  7. Cantinho,
    A minha apreciação ao Heldon não é uma deliberação definitiva mas sim a impressão que me tem deixado nos jogos que tenho visto.

    ResponderEliminar
  8. Pareceu-me excessivo o ponto "Ainda não vi razões que justifiquem a chegada de Héldon.", pois vai directo ao tema: sua contratação. (no plantel, de extremos, só Carrillo é melhor que ele)
    No entanto, concordaria se o tema fosse a sua titularidade. De facto, nada ainda fez que a justifique. Aí concordo.

    ResponderEliminar
  9. E a palhaçada continua...

    Os delegados da liga não se entendem, há contradições de meter medo ao susto, há adenda, há telefonema do chefe para fazer adenda, um diz que não sabe do telefonema, o outro confirma o telefonema, enfim, a palhaçada continua....

    E a cereja no topo do bolo: o áudio (com uma qualidade de som impressionante, nem há ruídos ou ecos, parece que foi diretamente da mesa de som) e a transcrição das conversas no tribunal, que deviam por lá ficar antes do veredicto final, FORAM PARAR como um passe de mágica no site oficial do Sporting, e no lixo da manhã tv...

    Se eu fosse o Pinto da Costa, assim que ganhasse a causa dos 2 minutos e 45 segundos, rasgava aquela merda e oferecia ao Sporting como ESMOLA, a tão ansiada vaga na meia-final da taça da treta, para ver se conseguem ganhar alguma coisa, nem que seja na secretaria!!!

    ResponderEliminar
  10. Off topic.....vejam aqui o resumo da Equipa B.
    https://www.youtube.com/watch?v=tQpUOUu80XQ

    Nao ser se é por ser do Tondela TV mas é minha impressao ou há uma série de lances aqui totalmente inaceitáveis para um jogador da equipa B. Dier começa logo com uma "casa" de todo o tamanho. Aquele Samba minha nossa....e o Ruben Semedo parece uma barata tonta perdido em campo.
    Depois nem sei quem sao os laterais (Manafá na Direita, Welder na esquerda?), os centrais trocam com os trincos e dps lá na frente é a puta da confusao saber quem é extremo, médio ou avançado.
    Vá lá que só se perdeu por um golo, mas no fim do jogo ninguém pode ficar admirado pelas palavreas de Abel: "Nao tivemos fio de jogo".
    Neste momento a equipa B está a funcionar como um entrave á progressao dos jogadores do que o contrário.

    ResponderEliminar
  11. A equipa B está a pagar o apoio do "terceiro elemento" ao Bruno. Um tal de Abel que nem depois da vitória desta direcção teve a hombridade de o assumir, talvez que para não seja conhecimento geral que a isso deve o seu lugar. Até o Dominguez (que nem nunca devia ter voltado para o Sporting) conseguia ser melhor que isto.

    Mas não temamos, porque temos o Cadete, o Fernando Mendes, o Carlos Xavier, entre outros, a quem o Bruno deve favores e por isso estão na fila para entrar para o Sporting. Não faltarão "treinadores" para a equipa B.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.