terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comunicados fortes, decisões fracas

Já depois de publicado o último post de ontem tomei conhecimento do comunicado do Sporting, publicado na página oficial do clube. Infelizmente ele revela no essencial que o Sporting se deixou ultrapassar pelos acontecimentos, ao não cuidar de, no momento próprio, de os modificar em seu favor, como podia e devia ter acontecido. Ao dar o seu beneplácito a que o jogo se realizasse hoje sem cuidar de avaliar outras possibilidades à sua disposição, o Sporting auto-condicionou-se e não defendeu, como lhe competia, os seus interesses.

E é isso mesmo que, em jeito de conclusão, o comunicado explica quando afirma que "a manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria" etc... Independentemente das condições - inclusivé as que os seus adeptos se venham a ter que sujeitar - não resta outra alternativa senão jogar quando o SLB e a Liga disserem que tem que o fazer. O SLB já deixou clara ontem a sua posição e o presidente da Liga já pré-anunciou a sua decisão e de que lado está nesta questão ontem num programa de televisão. 

E que interesses eram esses?

Podia colocar desde logo a possibilidade de ganhar o jogo na secretaria, explorando a possibilidade que os regulamentos prevêem e que vêm explicados no post anterior. 

Como é mais ou menos evidente o Sporting não chegou sequer a colocar essa hipótese, provavelmente por desconhecimento do próprio regulamento. Reconhecer, como vem expresso no comunicado "que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si" é, no mínimo, um argumento pífio.  

Como óbvio o Sporting poderia e deveria conseguir para si uma ocasião mais favorável para jogar com o SLB, aproveitando a oportunidade que o próprio SLB lhe concedeu ao não cuidar devidamente da manutenção do seu recinto, colocando-se a jeito do que prevêem os regulamentos. No nosso lugar essa seria uma possibilidade que o clube encarnado não só não enjeitaria como agarraria com unhas e dentes.

Devo dizer que ganhar o jogo na secretaria é uma possibilidade que a mim não me agradaria de todo, mas não me parece que se, no nosso lugar, o SLB lhe pudesse deitar mão, a desdenharia. As vitórias que me agradam sobre o SLB são as que são obtidas com pelo menos mais um golo, ponto final.

Com William Carvalho castigado e Jefferson lesionado o Sporting fica se não mais fraco pelo menos de opções limitadas. Jogar mais tarde, em que pelo menos William pudesse, de castigo já cumprido, dar o seu contributo à equipa e com o adversário imerso em momentos decisivos nas diversas competições em que ainda participa, era procurar uma melhor ocasião para si e logo uma pior para o seu adversário.

Esta era uma forma óbvia de melhor zelar pelos seu melhores interesses, mas parece que a preocupação primordial no passado domingo no estádio foi de ser simpático e cordato com a Liga e com o SLB. Precisamente com o SLB, que ainda há cerca de um ano não usou da mesma simpatia e nos obrigou a jogar com menos de 48 horas de descanso. Não o fez então apenas na defesa do que lhe pareciam ser os seus interesses - adiar o jogo por um dia também o podia ser - mas com o óbvio intuito de marcar uma posição que, a prevalecer, como veio a suceder, significaria uma vitória sobre um rival. A rivalidade alimenta-se de vitórias, das grandes e das pequenas. 

O problema do comunicado é a contradição. O Sporting veio falar grosso mas, quando podia fazer alguma coisa por si, preferiu ser simpático e cândido e piou fininho.

23 comentários:

  1. Muito boa análise a todo este caso, bastante lúcida. Resta-nos desejar boa sorte para o jogo de logo à noite, isto, se o vento assim o permitir.

    ResponderEliminar
  2. Desta vez, tenho de concordar.
    BdC precipitou-se....espero que não nos saia caro.

    ResponderEliminar
  3. Acho que todo este barulho está a ir, paradoxalmente, contra nós.

    Sao os comunicados/palavras do Sporting, as decisoes/acçoes do Sporting, o onze (surpresa!?) do Sporting....que estamos aqui a discutir.

    Curiosamente, ninguem fala do Benfica e nem o próprio Benfica parece interessado em falar...

    Só espero que isto nao repercuta em campo negativamente!!!



    ResponderEliminar
  4. Estou em total desacordo com o post. Se queremos ser diferentes temos que agir diferente. Não concordo com o comunicado mas acho essencialmente que deveremos estar sempre pela verdade desportiva. Forçar o adiamento do jogo para com isso beneficiar é faltar também à verdade desportiva.
    Se as galinhas o fariam na nossa posição não pode contar para um juízo da ética e correcção, porque todos sabemos que eles são uma merda no que a isso diz respeito (ver p.e. a entrevista ao Silvio ou, na mesma linha, alguns adeptos que para se defenderem do triste espectáculo de Domingo foram buscar imagens do incidente no EJA em que morreram 2 pessoas).
    Não quero ser confundido com merda deste calibre e portanto não assumo as suas posições como benchmark para as minha.

    SL,
    BVRS

    ResponderEliminar
  5. As deficientes condições do estádio são responsabilidade do Benfica. Como explicou o autor do projecto ao Record a estrutura está projectada para ventos a rondar os 200km/hora, muito acima dos verificados. O projectista deixa claro que o problema esteve nas chapas de revestimento e na solidez da sua fixação à estrutura de suporte. Erros previsíveis na construção e desleixo na manutenção. Bruno de Carvalho devia ter deixado claro que o Sporting queria jogar o jogo e não reinvindicaria a vitória na secretaria, que os regulamentos lhe possibilitavam, mas que em nenhumas circunstâncias aceitaria jogar num tão curto espaço de tempo sem que entidades independentes tivessem feito o seu trabalho de fiscalização da situação actual e de validação dos trabalhos de reparação.

    ResponderEliminar
  6. Jose Guinote, acho que é mesmo isso!

    Acho que em poucas linhas acertaste naquilo que deveria ter sido a posiçao do Sporting

    ResponderEliminar
  7. Discordo do texto.
    Não basta apregoar que somos diferentes.
    Ao aceitar agendar o jogo para esta 3ª feira, não só fizemos o mais correto, como mostrámos que somos, de facto, diferentes. Pouco me importa o que fariam Benfica ou Porto em situação semelhante.
    Se tivermos de ganhar que seja com os disponíveis agora.

    saint

    ResponderEliminar
  8. Saint, BVRS,

    Há uma diferença abismal entre ser "diferente" e não saber defender os seus interesses dentro da legalidade, que é o que as ideias expressas nos post querem dizer.

    Assim, entender dessa forma o diferente é assemelhar-se a um diminutivo qualquer.

    ResponderEliminar
  9. Leão que ruge contra os seus inimigos11 de fevereiro de 2014 às 11:52

    Não sei se repararam que possivelmente no mesmo dia em que o Sporting se desdobrava em comunicados (contei 3), o Bruno de Carvalho rugiu fortemente contra o sistema e contra todos os inimigos do seu projecto no Sporting: as pessoas que não seguem o seu chamamento, os sportinguistas que geriram o clube nos últimos 20 anos (e possivelmente aqueles que neles votaram durante 20 anos) e (talvez) os produtores de software de protecção de computadores contra programas maliciosos.

    Esses sim são os verdadeiros inimigos.

    O Benfica? O Benfica é um parceiro na luta contra o sistema. E por isso merece a maior das considerações e empatia pelas dificuldades na manutenção das suas infraestruturas.

    ResponderEliminar
  10. Somos uns tótós, é o que é e eles até gozam... Fosse ao contrário e já tínhamos perdido na secretaria (e muito bem! que os regulamentos existem para alguma coisa...)
    Contemplações para com um clube que há 2 anos queria ser campeão de juniores através de uma invasão do nosso campo, lembram-se?...

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não concordo nem discordo do seu texto.
    Vai numa linha que o caracteriza e pelo facto respeito.
    Compreendo igualmente que comunicados "a mais" são tão maus como comunicados "a menos".
    No entanto, e sob pena de estar a opinar sobre algo que desconheço, acredito que há muito mais para além deste comunicado. Porque senão caímos no ridículo...não acho que estejamos a ir por esse caminho.
    Serenidade que os nossos adversários, ao contrário de transparecerem alguma "galhofa" cada vez que falamos, no íntimo deles é só para saberem que "estamos vivos"
    SL


    ResponderEliminar
  12. Caro LdA,
    Eu percebo o seu ponto.
    Ainda assim, acho que BdC já comprou guerras que cheguem, e além do que acima referi, parece-me que seria sempre discutível se a aplicação do regulamento invocado seria assim tão linear, ou pelo menos que isso não fosse motivo para mais uma "guerra".
    Neste caso, parece-me que a decisão foi a mais acertada.

    Amanhã estaremos todos aqui a "falar" da grande vitória de hoje, pelo menos assim o espero.

    Aceite as minhas Saudações Leoninas.

    saint

    ResponderEliminar
  13. Na minha opinião fez-se o que tinha de ser feito. Se iamos jogar no domingo com determinados jogadores, então é nas mesmas condições que devemos jogar mesmo com o jogo adiado.

    Não vale a pena estarmos com variações a guitarra, até porque pelo que se diz ai, o tal regulamento que podia dar a vitoria ao Sporting nem sequer ia ser aplicavel nesta situação.

    Como tal vamos a jogo e mais nada. As acções que os outros poderiam ou não tomar ficam para eles mesmos. Se andamos a apregoar medidas e a tentar estabelecer boas relações com outros clubes, então esta é a forma correcta de agir.

    Se de hoje para amanha alguém se comportar de forma diferente connosco...ai sim responderemos em conformidade, e tenho a certeza que o faremos.

    Se hoje ganharmos, é a maior chapada de luva branca que poderamos dar ao futebol nacional. Se perdermos, perdemos com a cabeça erguida.

    Não devemos de tornar um incidente fortuito que podia ser grave na chave para a vitoria num jogo. O futebol joga-se em campo, o resto é folclore e politica.

    ResponderEliminar
  14. Pedro C,

    Como digo no post não queria que o Sporting ganhasse na secretaria. Isso não invalida que o Sporting aproveitasse o que dizem os regulamentos em seu favor, fazendo com que o jogo se disputasse num momento que lhe fosse mais favorável e em situação inversa ao adversário.

    Quanto à cabeça erguida e as derrotas mais vale não comentar.

    ResponderEliminar
  15. http://www.sabado.pt/Ultima-hora/Desporto/Voltaram-a-cair-placas-da-cobertura-do-Estadio-da-.aspx

    ResponderEliminar
  16. O Sporting agora até faz comunicados conjuntos com as lamparinas. Isto vai terminar como terminaram os jogos anteriores a ser comidos como meninos da primária.

    ResponderEliminar
  17. Mas queriam mesmo que o Sporting se aproveitasse da situacao para jogar num momento mais favoravel? A isso eu chamo chica-espertice. O Sporting devia ter jogado no domingo. As condicoes eram aquelas (lesao do jefferson e castigo do william). Para que estar a tentar arranjar maneira de jogar em melhor momento?
    Importante é ter a certeza que ha seguranca. Foram muitas as entidades representadas e o Sporting nao pode estar a duvidar de todas. Isso é entrar em teorias da conspiracao.
    é o mesmo que ir a um medico e pensar que se tem um cancro mesmo depois do medico dizer que nao.
    se ha condicoes de seguranca, que se va a jogo e se ganhe caracas. parece que esta tudo com medo. sl

    ResponderEliminar
  18. Acho muito racional a sua decisão. Leiam o que JPR escreve no blog "Leão da Estrela" - econtro toda a lógica. Se guerrearmos ao mesmo tempo com todos, não venceremos nenhuma batalha...

    ResponderEliminar
  19. Estou de acordo com a posição da Direcção,,,
    Não quero ganhar jogos sem os jogar dentro das 4 linhas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  20. Caro LdA,

    dois comentários, para discussão, não como facto assente:

    Terá Leonardo Jardim sido consultado? Não sabemos. Teria ele preferido jogar noutra altura? Também não sabemos.
    A mim não me custa crer que ele prefira jogar já, depois de uma semana em que preparou a equipa para tal, ainda para mais com a necessidade de adequar o sistema tático à saída do William. E os jogadores não estavam já focados no jogo? Se há coisa que podemos dizer desta equipa é que tem entrado em campo bem concentrada no seu papel.
    Digo isto porque me parece muito simplista dizer que daqui a 1, 2 ou 3 semanas era melhor. Não tenho certeza que assim seja, mesmo com o regresso de William. Acresce que nessa altura podíamos ter outros indisponíveis por castigo ou lesão, e seria pior.
    Ou seja, acho que temos que dar o benefício da dúvida quanto ao timing.

    Relativamente ao regulamento, confesso reticências quanto à possibilidade de podermos imputar o erro ao SLB de forma objetiva. Se quiséssemos ir por aí teríamos que ter a certeza que houve erro de projeto, falhas de manutenção, etc., tudo dados que o SCP não podia reunir em tempo útil. Íamos entrear numa guerra formal com o Benfica, sendo eventualmente obrigados a jogar o jogo sob ainda maior pressão?

    Concordo que fomos ultrapassados pelos acontecimentos, mas tenho dúvidas que esta solução não seja efetivamente a melhor.

    ResponderEliminar
  21. O comunicado é mais uma fuga para a frente como foi o caso que está na Liga hoje. Os dirigentes do Sporting deixam-se comer e nem se apercebem que foram comidos. Depois vêm lançar a confusão com comunicados para salvarem a pele perante os adeptos. Se o Sporting não andasse a dormir na forma não tinha permitido que o jogo da 2ª jornada da Liga do Porto fosse depois da nossa. Não foi pelos 4 minutos da última jornada mas sim por isso.E agora os milhafres em conluio com a Liga põem e dispõem e sai mais uma pazada de linhas para entreter a maralha. O sporting é cada vez mais um clube de tontinhos.
    Bardo

    ResponderEliminar
  22. República das Brananas11 de fevereiro de 2014 às 17:53

    "Se quiséssemos ir por aí teríamos que ter a certeza que houve erro de projeto, falhas de manutenção, etc., tudo dados que o SCP não podia reunir em tempo útil."

    As placas de alumínio a voar para dentro do estádio não são prova suficiente?

    Só por curiosidade, o amigo não se quer voluntariar para cobaia nos testes de uma guilhotina que estamos a preparar aqui na empresa? O facto de já termos decepado umas pessoas, em directo, perante milhões de pessoas, não nos parece prova suficiente que a nossa guilhotina seja capaz de cortar um pescoço robusto como o seu...

    ResponderEliminar
  23. Acabou o jogo, os benfas deram um baile, dentro e fora de campo.

    Vou contar em quantos minutos o vosso burrinho de carvalho vai falar aos microfones depois do Jardim...se calhar, nem aparece lá, tem medo do orelhudo...

    O artigo 94 à mão, tudo quietinho, mas por causa do "dolo" de 2 minutos e 45 segundos, BOTAM A BOCA NO TROMBONE!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.