sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Crónica sobre os maus malandros

A crónica do senhor Ferreira Fernandes (sim, "senhor") hoje no DN diz o que é preciso sobre os maus malandros. Sim, maus malandros, que nada têm a ver a com a quadrilha dos bons malandros do Mário Zambujal, outro senhor.


No DN colaborou em tempos Fernando Pessoa, um bêbedo. Um tipo que era apanhado, não poucas vezes, em flagrante de litro. Para desculpa do DN, naqueles tempos ainda não havia o arsenal de leis purificadoras que permite, hoje, o Correio da Manhã (salve, ó bíblia dos costumes morigeradores!) tirar os seus jornalistas da perdição. Um jornalista tipo CM vai para uma reportagem e salta-lhe ao caminho o advogado da empresa: "Fulano, vamos lá ao nosso exame de deontologia!" O advogado aponta a linha reta feita a giz que o jornalista, de braços abertos, tem de percorrer sem bambolear. Exame conseguido, o jornalista já pode ir fazer, por exemplo, a manchete de ontem do CM: "Pai de Sicrano em fuga por tráfico de droga". Não importa que o Sicrano, de 19 anos, não tenha culpa dos tráficos do pai. Leva com o seu nome, o traje de trabalho (Sicrano é jogador de futebol) e a foto na primeira página. Algumas almas piedosas podem não achar isto bonito, mas o importante, não é?, é que aquela manchete não foi feita por um bêbedo. Um jornal com manchetes alcoólicas, fontes anónimas e jornalistas sóbrios. E, suspeito, talvez outros jornais lhe sigam o exemplo. Infelizmente, eu, que sempre bebi pouco, tenho de declarar que nunca soprarei o balão numa redação. Cruzei-me com alguns camaradas talentosíssimos e bêbedos, e, esgotadas todas as tentativas de lhes chegar às canelas, quero guardar a última esperança de o conseguir com uns copos.

3 comentários:

  1. Brutal!!!

    O CM tem credibilidade ZERO sendo a sua especialidade a perseguição pessoal a um nível que nem o NOJO consegue exprimir... Em termos meramente futebolísticos, já se sabe... a vitima é o SCP e td o q de alguma forma aquela escumalha julgue que possa atingir, denegrir, prejudicar é logo publicado, com honras de primeira página. Como eu costumo dizer: mete tanta repulsa que nem para limpar o 'dito cujo' serve...

    O Ferreira Fernandes é Jornalista a sério. Umas vezes melhor outras pior (na minha opinião), mas sp com integridade e respeito pela profissão. É um Senhor mesmo qd se lê e não se concorda, respeita-se. No presente caso, o facto de ser benfiquista reforça ainda mais a sua posição.

    No resto o Mané só tem que se concentrar no que sabe fazer bem e aproveitar tudo isto para se fortalecer ainda mais.

    SL!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente ainda não inventaram um teste rápido para a estupidez humana.

    Bessie Braddock: “Sir, you are drunk.”
    Churchill: “Madam, you are ugly. In the morning, I shall be sober.”

    ResponderEliminar
  3. Junto o meu aplauso à crónica e aos comentários anteriores.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.