sábado, 1 de fevereiro de 2014

O que profetiza a inscrição de Elias?

Com mais tempo para escrever e para reflectir é provável que volte a abordar com mais profundidade as movimentações no mercado de inverno. Se possível  de forma alargada à concorrência. Hoje apenas um pequeno apontamento para comentar a inscrição de Elias e, a talho da mesma foice, a inscrição de Elias e Vítor Golas.

Começando pelo fim, a inscrição de Golas equivale à reparação de um erro e um acto de justiça, depois do jogador ter ficado a apanhar bonés durante os primeiros meses da época. Trata-se de um valor interessante e que precisa de jogar, o que podia estar a acontecer na equipa B. 

Inscrever Elias é uma boa decisão olhada de qualquer prisma. 

Provavelmente o Sporting, com esta decisão, visa apenas pressionar o jogador, os seus agentes e o Flamengo, por razões óbvias. Ao inscrevê-lo, o Sporting abre a si mesmo a possibilidade de o poder utilizar em caso de desfecho negativo para os seus interesses. Pior do que ter que lhe pagar o alto salário que aufere é fazê-lo sem qualquer proveito. E Elias é um bom jogador. Tem contra ele um passado que não o favorece, mas também é verdade que o clube lhe ofereceu nesse período também não foi grande coisa.

Há ainda o efeito desestabilizador que um ordenado galáctico pode ter no balneário. Falta saber se o  mesmo balneário ficaria imune à ideia de o clube estar a querer pagar pouco cada vez que tem que negociar com os seus atletas e simultâneamente despender um valor elevado por um jogador que apenas aumentaria os custos com o consumo de água e electricidade. E parar um jogador que aufere o que ele aufere é reduzir-lhe o valor de mercado e simultaneamente reduzir a posição negocial do próprio clube.

Contudo é muito provável que a primeira das hipóteses colocadas seja a que está em cima da mesa.  

9 comentários:

  1. E o Shikabala, crlh?...

    :)

    Ou mt me engano ou temos aqui nosso Mantorras... Não no sentido de ser perneta (do joelho ou... da cabeça), mas sim do bruáááá que a sua contratação provocou. Já estou a maginar qd entrar em campo... E dps... bem, depois o nome de guerra dele é promissor no que a trocadilhos diz respeito! Só vantagens... hehehe...

    Oxalá venha com vontade de fazer algo importante com a sua carreira. Não vi (nem vou perder tempo com videos do YouTube), mas segundo opinião quase generalizada, qualidade técnica e velocidade é coisa que o Shika_Bala (lá está... primeiro "tracadalho do carilho"...) tem a rodos. Leo Jardim tem aqui mais um diamante (um pc gasto, évdd, visto os seus 27 anos de idade) para lapidar. Nc é tarde para aprender, basta querer fazê-lo.

    No meu entender foi importante contratar alguém que reforce a esperança junto dos adeptos. Pensamento positivo... contagiante, nunca é demais. As contratações para o ataque no mercado de Inverno, mostraram um BdC com ambição e a passar a ideia de querer conquistar “O” título. E com um investimento que me parece não ser demasiado... Tb acho que fez bem, estamos numa boa posição no campeonato que e não podemos menorizar. O SCP precisa urgentemente de títulos. No mínimo de lutar até à ultima por eles e como só nos resta o campeonato...

    Continuo a afirmar que o maior adversário que temo é a apaf.

    Contra td e tds: Vamooooooooooooos Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Sobre o Elias repito o que tenho dito: é bom jogador, se estiver comprometido e se não se conseguiu tirar partido dele (venda), devemos aproveitá-lo. É bom colega? Tráz bom ambiente ao balneário? Em caso afirmativo, não me parece que o salário passa ser problema junto dos colegas nesta fase... Será, contudo, qd o Cd tiver que negociar renovações, por exemplo, mas até lá ainda temos uma Liga para vencer.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Reintegram o Elias, e deixaram o Labyad e o Jeffren no Estaleiro por 6 meses?
    Forem estes menos profissionais que o brasileiro?
    Sou contra isso de não inscrever jogadores deixando-os encostados quando poderiam ter trazido algo de importante ao clube.

    ResponderEliminar
  4. Um meio-campo com William-Elias-Adrien e André Martins à espreita seria de respeito.

    Falta apenas saber se a sua inscrição é apenas para o flamengo subir a parada.
    Pelas recentes declarações do pai do jogador não me parece que Elias queira o Sporting.

    Mas como diria o Pimenta Machado "o que hoje é verdade amanhã é mentira". Elias seria assim uma contratação de luxo.

    ResponderEliminar
  5. Caro Virgílio,

    Acho a comparação entre Shikabala e Mantorras, no mínimo, bizarra. para ser simpático.

    Pode dispensar ver jogos do jogador egípcio no youtbe, mas quero crer que os pareceres peritos de Manuel José, Nanuel Cajuda e Nelo Vingada devem pesar nas considerações de qualquer um de nós. Há um parecer absolutamente unânime sobre os dotes técnicos e físicos de Shikabala (alguma vez na vida Mantorras os teve), havendo, no entanto, algumas dúvidas sobre questões de ordem disciplinar muito a ver com o seu temperamento como homem.

    Em princípio, esta foi a melhor contratação do Sporting para preencher uma posição em urgente necessidade de ser preenchida, desde o primeiro dia da época, e que além do potencial para acréscimo de golos, permitirá a equipa poder finalmente ter jogo pelo corredor central, uma evidente lacuna até agora. Como qualquer outra contratação, o futuro - e o decorrer dos jogos - será o melhor juiz, mas acredito que esta decisão poderá, até, facilitar o caminho para o alcance de objectivos - um, pelo menos - ainda não assumido.

    Cumprimentos,

    Rui Gomes

    ResponderEliminar
  6. a questão Elias só se enquadra na primeira ideia colocada no post (pressionar e ganhar capacidade negocial perante os interessasos). Acho que não se deve perder um segundo que seja a pensar numa hipotetica integração real do jogador, num balnearo que conquistou um espirito unido e solidário e se cimentar esse espírito é dificil e fruto da competencia que se tem assisitido, destrui-lo seria facilimo.

    Elias custa muito dinheiro por cada dia que passa e não é suportavel durante muito mais semanas.

    ResponderEliminar
  7. Amigos... não acredito que o Elias joguem mais pelo Sporting. Está inscrito, mas lembrem-se que o mercado tanto no Brazil, como na China ainda está aberto pelo menos mais um mês. Jogando já não poderia ir para a China. Mas no fim acho que vai para o Flamengo, com a proposta actual ou com um bocado melhor.

    ResponderEliminar
  8. Caro Rui Gomes,

    Não deve ter percebido o sentido do meu comentário... A minha comparação centra-se apenas no 'hype' que a contratação do Shikabala representou... Mt semelhante ao clamor do Mantorras sp q entrava para jogar pelo Benfica. Julgava estar a ser claro qt a isso, mas, se calhar, não. Assim sendo, fica feito o esclarecimento.


    No resto, manifestei-me esperançado em que confirme a sua qualidade técnica e tb a velocidade que dizem ter. E digo-o com sinceridade, sem ponta de demagogia.

    Cps

    ResponderEliminar
  9. Profetiza que não queremos continuar negociações com a pressão de ter de o colocar ou ficar com um encargo inútil nos braços.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.