domingo, 6 de abril de 2014

Acabar de remobilar a casa na Capital do Móvel

Foto Maisfutebol
A vitória do Sporting ontem em Paços de Ferreira valeu muito mais do que os três pontos conquistados. Significou a confirmação de que o Sporting ficará no pódio do actual campeonato, o que é muito mais importante do que a classificação equivalente para uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Ficar apenas no pódio, neste caso em terceiro lugar,  não é seguramente o sonho de qualquer Sportinguista, é antes a normalidade. Normalidade que nem sempre tem sido conseguida nos últimos anos, pelo que este regresso à "ordem natural das coisas" é um facto que se assinala com regozijo. Fica o desejo que assim se mantenha pelos próximos anos e que o remobilar da casa se consolide em resultados nos tempos que virão. Não é a vitória dos nossos sonhos mas é uma vitória imprescindível para poder sonhar.

Quanto ao jogo propriamente dito fica uma das exibições mais adultas da época. O adversário subiu consideravelmente de produção com a chegada de Jorge Costa, resolvendo ou disfarçando algumas fragilidades do seu jogo, em particular no aspecto defensivo. Apesar do Sporting ter estado sempre por cima do jogo e do resultado os locais nunca permitiram sossego ou descanso. Porém o Sporting foi resolvendo os problemas sempre sem se intimidar, revelador de maturidade e confiança.

Sendo uma vitória que nasceu do mérito de todos teve alguns elementos que me merecem destaque individual:

Patricio: Foi o homem mais importante no jogo. Um guarda-redes que faz campeões é isto: segura o resultado que vai dar pontos importantes e ontem Patricio foi isso mesmo. No golo sofrido, onde parece poder fazer melhor, foi prejudicado pela movimentação de um jogador adversário na sua frente, criando ruído suficiente para não se opor à trajectória da bola com outra eficácia.

Rojo: Já mandaram fazer as t-shirts "Rojo resolve"? O argentino está cada vez mais confiante e auto-controlado. A um defesa pede-se sobretudo que defenda bem. Rojo tem-no feito e ainda por cima tem marcado golos importantes.

William: Desbloqueou o jogo ontem fazendo algo de diferente e inesperado, o que baralhou por completo os defesas pacenses. Na cara do guarda-redes alardeou confiança e fez parecer fácil o que por vezes até para os pontas-de-lança é tão complicado.  Uma evolução assinalável no seu jogo, este tipo de movimentação significa um acréscimo de soluções sempre bem vindo.

Adrien: Estava a fazer um jogo ao nível dos melhores que tem conseguido este ano, e têm sido vários, até fulminar o guarda-redes pacense que só deve ter percebido o que se passou depois de ter visto o resumo do jogo. O golo soberbo coroa uma boa época dá-lhe confiança para usar mais vezes uma arma tão letal como é o seu remate.

André Martins: é o novo Adrien. Não no jogo mas na predilecção dos adeptos quando querem apontar alguém ou assacar culpas. Jardim no entanto não vai em chorinhos e reconhece-lhe competência na execução do que lhe pede. Ontem Martins não teve muita bola mas não foi por isso menos importante. sobretudo no começo do jogo, onde o Sporting esteve por cima e construiu o resultado. As suas movimentações sem bola baralharam as linhas médias e defensivas do adversário, criando espaços numa zona onde estávamos em inferioridade numérica. Não foi brilhante mas foi determinante.

Slimani: Não marcou mas assistiu para dois golos e ambos com os pés, que está longe de ser o seu forte. Um avançado, mesmo com as características dele, só tem de se dar por feliz quando o seu contributo é tão decisivo. E nós com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.