domingo, 27 de abril de 2014

As vitórias de recentes de Mourinho e o sexo

Mourinho é um treinador que suscita polémica. Ele mesmo faz questão de alimentar a fogueira. Hoje conseguiu mais uma vitória fazendo pouco mais para a conseguir do que esperar pelos erros dos adversários. Naturalmente que as reacções não se fizeram esperar, quase sempre marcadas pelos extremos, como não podia fugir à regra.

Respeito, como não podia deixar de ser, quem pensa de outra forma, mas grande parte das vezes ver este Chelsea jogar é uma grande estopada, um verdadeiro suporífero. Duvido que haja quem goste mesmo do que vê, ainda que perceba que gostam dos resultados.

Isto faz-me lembrar uma velha discussão sobre a função do sexo no quadro de discussão da interrupção voluntária da gravidez nos anos 80 ocorrida na Assembleia da República. Na sequência da discussão Natália Correia, dedicaria um poema a um deputado de uma bancada rival, que havia afirmado que "o acto sexual é apenas para ter filhos".

Como não sou do Chelsea nem faço parte da legião de fãs do Mourinho o futebol que os vejo praticar assemelha-se em muito ao que deve ser mero cumprimento da função reprodutora, desprovido de emoção e até mesmo de prazer. Um mero truca-truca, como diria a Natália Correia, sem paixão ou poesia. Nem o sexo é apenas isto nem o futebol pode ser condenado a uma visão tão redutora.

Quanto a Mourinho o seu curriculum fala por si. Continuo no entanto a estranhar que tenha tantos aficionados entre Sportinguistas. Mourinho foi funcionário do Sporting num momento em que ninguém se lembraria dele para nada. Essa passagem seria decisiva para conhecer Robson e começar a sua carreira de treinador, mesmo considerando que Mourinho se fez a ele mesmo. Esse favor Mourinho pagou-o sempre com frieza, indiferença e muitas vezes com desprezo e falta de respeito. Com que coerência podem exigir a outros profissionais que representem o clube o que desculpam a Mourinho

8 comentários:

  1. LdA:

    Não sei se grande ou pequena entre os Sportinguistas, mas eu faço parte da legião de fãs anti-mourinho. Não só porque o futebol das equipas que treina é medroso e pior, merdoso, mas porque enquanto pessoa não vale um chavo... E não me venham com as tretas de que não o conheço pessoalmente... Não é preciso quando as atitudes publicas e reiteradas do estupor apontam sempre na mesma direção: o gajo não vale nada enquanto desportista e enquanto ser humano. Se valesse, no mínimo, respeitava os adversários quando vence... E quem nem vencer com dignidade sabe...

    Abç

    ResponderEliminar
  2. Bem acertado esse paralelismo, LdA... Fizeste-me rir com o truca-truca!
    Abr

    ResponderEliminar
  3. Estou 100% pelo Liverpool até final da época. Seria um "crime" o Chelsea ser campeão em vez do Liverpool. Nem brinquemos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o campeão vai ser o City, infelizmente.

    ResponderEliminar
  5. Desde que rasgou o Manto Sagrado (segundo JEB, Paulinho, Escutas Apito Dourado e Carolina Salgado) que só quero que perca todos os jogos. Os sportinguistas com memória não gostam dele, mas dá-me a ideia que ele também odeia o Sporting. Infelizmente, ainda, existem sportinguistas que o adoram.

    ResponderEliminar
  6. Não sei se todos os miúdos passaram por isso mas quando era pequenito um dos sonhos que tinha era conseguir saltar e tocar na verga da porta, ora a primeira vez que o consegui foi a celebrar um golo do Liverpool, marcado por Ian Rush... Depois do jogo deste fim de semana não estou com muito bons fígados sobre o Mourinho... mas ... vou fazer um esforço!

    Gosto da criatura desde que não volte a por os pés em Alvalade. Tem uma fórmula para vencer, é perfeito na sua aplicação, resulta na perfeição com underdogs, sabe lidar maravilhosamente com os egos dos novel balneários milionários, joga um futebol chato, aproveita todos os podres do jogo a seu favor e ganha, é o exemplo perfeito daquilo de que não sou adepto.

    Dito isto, parabéns Mourinho é muito difícil vencer tanto em diferentes ambientes e conjunturas. Espero por ti na selecção e pf fica longe de Alvalade, a tua entrada significaria uma licença sabática do Sporting da minha parte durante o tempo que fosses funcionário.

    ResponderEliminar
  7. Mourinho não merece o respeito dos Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  8. Faço também parte dos anti-Mourinho e sempre farei!! Sou sempre do clube que joga contra ele, sofro e festejo quando assim é necessário.

    Nunca esquecerei que rasgou a nossa camisolas e as vezes que diz mal de nós, mesmo indirectamente. Espero que vá a Alvalade um dia e leve uma monumental assobiadela.

    A semana passada um exemplo do que é Mou: a criticar a premier league em relação à liga espanhola devido à marcação de datas do chelsea e atlético, jornalistas portugueses tudo a dar razão e indignados. Chelsea jogou às 14h de Domingo e Atlético às 16h. Alguem se lembrou de ver/dizer que ele era um grande tangas?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.