terça-feira, 1 de julho de 2014

As novas camisolas, o que dizer?



Ao que parece são estes os novos equipamentos para a época 2014/15. As reacções não se farão esperar eu mantenho o que venho dizendo há algum tempo:

"É sempre assim em cada ano, as alterações acontecem de forma um pouco aleatória, replicando-se na generalidade das equipas fornecidas pela marca, ao arrepio de uma linha mais tradicional, que seria mais consensual, mesmo tendo em conta que estamos a falar do Sporting. Trata-se de uma concessão que a generalidade dos clubes foi fazendo em busca de maiores receitas, mesmo aqueles com imagem mais forte e globalizada. 

Confesso que as minhas camisolas preferidas são as que mantêm uma ligação mais vincada com as imagens vintage, por ser aquelas que me fazem lembrar o tempo em que fui conquistado pelo meu Sporting. O fenómeno actual de todos anos haver novo equipamento não é por isso o mais sedutor, mas compreendo-o à luz da necessidade acima identificada. O mesmo sucede com a publicidade nas camisolas, uma intromissão que todos fomos mais ou menos tolerando mas que facilmente dispensaríamos."
Dito isto a apreciação aos novos equipamentos:
Camisola principal:
Afasta-se muito do que é a imagem da primeira camisola listada conhecida - as listas parecem-me  demasiado largas falta-lhe o preto que, não tenho a certeza, parece-me obrigatório - e também da que foi usada nos últimos anos pelo que, à primeira vista a surpresa é quase um choque. Veremos como fica vestida e com os calções e meias e sobretudo no campo.

Camisola alternativa:
Em ano de Campeonato do Mundo no Brasil sê brasileiro é a reacção epidérmica. Essa semelhança óbvia pode ter bons resultados comerciais. Depois daquela camisola café-com-leite da Reebok será muito difícil dizer mal de uma camisola alternativa. A minha, sei lá se não mesmo a principal, será sempre a Stromp que, por razões regulamentares, não pode ser assim considerada, pelo menos para os jogos da UEFA.

12 comentários:

  1. Deve ser já para o ciclismo também.

    ResponderEliminar
  2. 1.ª prenda fraquinha... A principal não me entusiasma. A alternativa tb não, mas não é a coisa horrível de anos anteriores com a afronta das azuis (diziam que era uma espécie de roxo...) da época passada.

    Nota positiva para o facto da publicidade se enquadrar melhor. Meo a verde em fundo branco: é uma evolução.

    Pq é que a camisola Sromp não pode ser considerada? Que raio de regulamentos são esses que se sobrepõem à história dos clubes?

    Mas pronto, como se costuma dizer, a cavalo dado não se olha o dente... E se a Macron dá mt mais dinheiro que a Puma ou outra marca de equipamento desportivo, tenho que aceitar.

    É vdd que podia ser mais bonita, mas não deixa de o ser: qlq camisola listada horizontalmente de verde e branco fica sp bem!! :D

    ResponderEliminar
  3. Virgilio,

    há um regulamento uefeiro que não tenho aqui disponível que estipula as regras para o equipamento alternativo, nomeadamente no que diz respeito a listas e números nas camisolas que invaibiliza o Stromp. Vá-se lá saber porquê, enfim...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. JRamos:

    Estas são as primeiras camisolas listadas usadas pelo Sporting:

    http://www.forumscp.com/wiki/images/7/77/Estreia_camisolas_listadas2.jpg

    ResponderEliminar
  5. Quantas camisolas é preciso vender para abater o passivo? Então mas se o scp está em falência técnica alguém se pode interessar por outras questões? E o fair play da UEFA, o que vai dizer? A sorte é a jornaleirada amiga, que limita-se a falar nos números do passivo quase em nota de rodapé, e vai branqueando...

    ResponderEliminar
  6. Miguel Mello, mas haverá algum clube em Portugal que não esteja em falência técnica???? Isto, partindo do princípio de que sabes o que isso quer dizer. Enfim...

    Quanto às camisolas, não desgosto da principal, mas também não me estusiasma muito. Gosto do facto de as letras terem passado para verde, mas não gosto muito da gola.

    A amarela é muito parecida com uma que tivemos há uns anos (penso que em 2005/06). Tem a sua piada, serve apenas para usar meia dúzia de jogos e cumprir a sua função comercial.




    ResponderEliminar
  7. Esperava muito melhor.
    A Macron faz bem melhor para Lázio ou Nápoles.
    Só vendo ao vivo.
    No entanto, penso que ainda falta uma outra camisola para a Champions e uma Stromp.

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Sim, listas mais grossas também, não?

    JRamos

    ResponderEliminar
  9. O equipamento alternativo lembra-me a camisola brasileira... ou será que é para o Marco Silva se sentir mais familiarizado?

    Brincadeiras à parte, não acho que estejam fenomenais mas também não me chocam.

    ResponderEliminar
  10. Depois da camisola de ciclismo os calções verdes estão ao nível do primeiro logo da TV. A solução é voltar a fazer barulho.

    ResponderEliminar
  11. Estes são os piores equipamentos da história do Sporting. E mais uma vez têm de ser os adeptos a exigir que se emende mais um erro GROSSEIRO - os calções verdes - para evitar o mau aspecto do Sporting jogar com um equipamento igual ao da Naval e do Leça. Acresce o facto de o patrocínio estar impresso na camisola com um autocolante, e depois não querem que se diga que parecem equipamentos de "feira", mas ao preço de marca de "top". Se fossem os "croquetes" a apresentar esta marca Macron com estes equipamentos, o que não se diria...

    A verdade é que à medida que o tempo passa e o Bruno de Carvalho vai mudando as coisas ao seu gosto, nota-se cada vez mais as suas limitações e a distância entre a propaganda e a realidade. É como o Sá Pinto para o Domingos Paciência. O Sá Pinto foi bom enquanto conseguiu espremer o trabalho que o seu antecessor lhe deixou, mas quando teve de ser ele a armar uma equipa a partir do princípio de uma época, estampou-se. Suspeito que o Bruno de Carvalho vai pelo mesmo caminho...

    ResponderEliminar
  12. "há um regulamento uefeiro que não tenho aqui disponível que estipula as regras para o equipamento alternativo, nomeadamente no que diz respeito a listas e números nas camisolas que inviabiliza o Stromp. Vá-se lá saber porquê, enfim..."

    LdA:

    Então e como fazem para jogar clubes que equipam com camisolas bipartidas como a nossa Stromp? Assim de repente lembro-me de Feyenoord, Basileia e Galatasaray... Recorrendo á memória julgo que normalmente jogam nas competições europeias com o equipamento principal principal...

    Gde abç!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.