quinta-feira, 17 de julho de 2014

Saldos no Colombo são boas noticias. Outras nem por isso

O desmantelar da equipa do campeão nacional foi o aperitivo para este post. Embora o blogue seja obviamente dedicado ao Sporting, a análise do que vão fazendo os nossos principais adversários é incontornável, porque o valor da nossa equipa é-lhes sempre relativo.

A debandada dos melhores jogadores do SLB era inevitável e provavelmente, do ponto de vista das mais avisadas regras da boa gestão financeira, está ser feita no limite da resistência. Os mais pessimistas dizem que é já tarde. Foi no entanto o "aguenta, aguenta" do ano passado que lhe permitiu chegar ao titulo. Do ponto de vista desportivo, que é o que me interessa agora analisar, é uma boa noticia para qualquer adversário, situação onde se inscreve o Sporting.  As saídas já anunciadas de Oblak, Siqueira, Garay, Markovic, Rodrigo, André Gomes, estando ainda em aberto as saídas de Enzo Peres, Gaitan, Cardozo, farão descer vários níveis o valor da equipa que dominou as competições nacionais e que, face ao que era capaz de produzir, a grande surpresa foi não ter feito o pleno, ao perder a Liga Europa com o Sevilha. 

O SLB continuará a ter em Jesus o principal suporte para a sua competitividade, mas teria que ter um defeso mais do que perfeito para que todas as incorporações lhe deixassem no nível que terminou o campeonato passado. Mas mesmo com o nome como o que ostenta, é capaz de se estar a pedir muito a um treinador que já mostrou anteriormente ser capaz de fazer milagres com jogadores quase perdidos - Coentrão é o melhor testemunho - ou de reinventar futuros como fez para Matic, Fesja, Enzo, Gaitan. E mesmo admitindo a que a facilidade de refinanciar vai subsistir, e com isso conseguir preencher os lugares em aberto no plantel, é difícil estimar que pelo menos uma parte significativa do domínio exercido não se desvaneça. Noticias como a de incorporação de Bebé são boas para os adverários, a menos que Jesus consiga o milagre de o fazer crescer numa época o que não conseguiu na totalidade da carreira. A venda de alguns jogadores a desconto ou por valores que a pressa impõe também deve ser assinalada. Continuará obviamente a ser candidato, mas dependerá muito mais do que os seus adversários forem capazes do que anteriormente.

O FCP de Lopetegui começou por ser destacado pela bizarria de uma torre no campo de treinos. A única bizarria deste facto foi o destaque merecido, uma vez que o recurso a estes meios, que permitem a sistematização da informação recolhida nos treinos, é já usada pela generalidade dos clubes, mesmo que de forma menos evidente. Ao contrário da generalidade das opiniões que fui vendo por aí, a contratação do treinador espanhol, sendo arriscada, correspondeu mais do que à busca de um curriculum - o que é sempre fácil para quem tem que decidir - à procura de um perfil. 

O facto de ter apenas sido treinador principal de selecções jovens ao invés de um problema, e face aos resultados obtidos e sobretudo pela qualidade do futebol jogado, vi como uma boa aposta. Porque não creio que seja mais fácil treinar jovens jogadores e obter resultados. E seguramente não é mais fácil treinar equipas de selecção, que se reúnem esporadicamente, muitas vezes conflituando com interesses dos clubes que os jogadores privilegiam, e obter resultados. Se dessa forma eles são alcançados não será, pelo menos em teoria, consegui-los com uma equipa que se treina em bases diárias? Obviamente que não há uma resposta óbvia para a pergunta, o futebol de uma equipa é o produto de uma série de circunstâncias, umas manipuláveis mas muitas delas imprevisíveis e impossíveis de prever ou sistematizar.

O que o FCP de Lopetegui trará a este campeonato é ainda um incógnita, mais ainda se o dispêndio de mais de 7 milhões num jogador tão limitado como Martins Indi - um Maurício muito caro, resumiria - o for da sua autoria e o que tal representaria como testemunho da sua visão do futebol a implantar. Mas a última coisa a esperar serão facilidades. Indi é um nome forte pela selecção que representa, mas fraco em relação aos colegas com divide o estatuto de recém-chegado, com Adrian Lopez e Tello no extremo oposto do holandês do Barreiro. Os melhores anos do FCP foram precedidos de falhanços mais ou menos estrepitosos como o da época transacta. Não menosprezaria nunca a vontade de vencer a todo o custo - expressão que deve ser lida e entendida de forma literal - do clube das Antas. 

Do nosso lado, todos os dias são boas noticias quando nenhum dos jogadores titulares da época passada não são confirmados noutros clubes. Manter um fio condutor entre o que de bom se fez no passado recente e acrescentar-lhe qualidade ao jogo e ao plantel são as tarefas pendentes. Porém, como se sabe, isso dificilmente se consegue sem refinanciar a SAD por via de realizações de mais-valias com os jogadores mais valorizados pelo mercado. Ora até ao momento tal não aconteceu, o que parece estar a travar os passos necessários para fechar o plantel. O ideal seria que a integração dos últimos reforços acontecesse a tempo destes participarem o mais possível na pré-época, nomeadamente nos jogos já agendados. Os movimentos de avanço e recuo no mercado, de que Rafael Martins e Kapino dão nota, podem muito bem estar relacionados com essa indefinição.

Dos 6 jogadores até agora contratados não há nenhum nome particularmente entusiasmante, o que não é particularmente significativo ou definidor, atendendo sobretudo ao desconhecimento que envolve a totalidade dos reforços, excepção feita a Paulo Oliveira. Do meu ponto de vista são jogadores a mais para as limitações financeiras apregoadas (e reais) e que, à excepção de Rosell, não prevêem as saídas mais esperadas. Isto pelo menos a fazer fé no que se vai dizendo pela imprensa, que avança diariamente com o nome de 2 defesas centrais para o lugar de Rojo (confirmado pelos jogadores e agentes mencionados, Rabia e Milosevic) mais a menção de vários nomes de extremos (Gerson Cabral e Kostic) e profusão de nome de pontas-de-lança levam a crer que há mais jogadores, para lá dos mundialistas, a poder sair antes do primeiro dia de Setembro.

Para terminar a boa noticia há muito ansiada: A Sporting TV inicia hoje a transmissão regular. O primeiro dia será assinalado com uma entrevista do presidente, Bruno de Carvalho, de que daremos conta se houver algo de relevante a assinalar.

9 comentários:

  1. Como Benfiquista concordo a 100% com a parte do texto que nos toca (tirando a parte da obrigatoriedade de ganhar a liga europa sem 5 titulares para a final...e não tínhamos obrigação nenhuma de ganhar à Juventus. Mas isso são contas de outro rosário). Boa análise! Abraço.

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Tinha aqui escrito que com a permanência de Jesus o Benfica partiria em vantagem para a próxima época. O que está a acontecer ao plantel encarnada, uma verdadeira razia, faz me pensar que o principal candidato ao título é o 3º classificado da última época.

    "Não menosprezaria nunca a vontade de vencer a todo o custo - expressão que deve ser lida e entendida de forma literal - do clube das Antas." Brutal!

    Só não concordo totalmente com esta frase: "Do nosso lado, todos os dias são boas noticias quando nenhum dos jogadores titulares da época passada não são confirmados noutros clubes". Sinceramente gostava que Rojo, Slimani e Mauricio fossem vendidos. Os 2 primeiros porque estão valorizados, actualmente, como dificilmente voltarão a estar. E Dier seria certamente titular.

    Para além destas, na minha opinião, seriam também boas notícias as vendas de Capel, Heldon e Rinaudo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Mats,

    antes de mais obrigado pela civilidade, não é muito comum entre rivais, infelizmente.

    Devo dizer que menosprezei a força da Juventus, a eliminatória foi durissima e bem merecida. Tendo em conta o que foi a final e mesmo sem 5 titulares ele podia ter caído para o vosso lado. Tinham mesmo assim futebol para eles mas ao cair para os penaltis tudo pode acontecer.

    PM
    Esse parágrafo resultou algo contraditório. Por um lado reconheço o valor da continuidade e estabilidade por outro a necessidade de vender.

    Das 3 saídas que avanças podiam ser boas para nós porque recompúnhamos os cofres sem perder competitividade. Mas o mercado não é assim tão disposto a satisfazer-nos as vontades. Quanto ao Dier ele pode ser titular com Mauricio, Paulo Oliveira, etc. Se não for não é por ser pior do que eles, seguramente.

    Dos outros 3 compreendo a saída do Capel, pelo que ganha, embora seja um jogador que, mesmo com as limitações, pode ser muito mais importante do que foi a época passada. O Rinaudo não é tão mau assim, poderia até ser importante com ou sem William. O Héldon é um acidente que precisava de ser reparado. Até na B temos para ele.
    SL

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    De acordo com a resposta.

    Tanto o Ricardo Esgaio como o Iuri Medeiros metem o Heldon no bolso.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Eu que estava mortinho para ver Jesus descer ao Principado e quando dei por mim já não tinha Jardim...

    Há pouco que o Sporting possa fazer relativamente aos seus adversários, por diversas razões e mais uma, a principal para mim a dimensão brutal de trabalho que ainda temos de fazer dentro da nossa casa para eliminar a distância que deixámos cavar para os nossos adversários em termos de competitividade.

    Como disse no inicio e final da época passada, ainda não conseguimos ter consolidadamente resultados a nível do campeonato iguais ou superiores a 70 pontos (com o alargamento somem + 12 pontos) até isso acontecer as minhas expectativas para cada época dificilmente serão altas, lugar no pódio onde tudo o que for acima de 3º é lucro, finais das Taças Nacionais e 4ºs de final da Liga Europa (...sim leram bem Liga Europa).

    O nosso vizinho terá realmente o trabalho de reconstruir uma equipa, mas tem lá o principal, um treinador capaz de o fazer e um inicio de campeonato com jogos acessíveis (com excepção do jogo contra o Sporting). Siga a rusga e esperemos a reforma seja demorada e trabalhosa.

    Do norte vem a pujança das compras e a incógnita sobre a capacidade e qualidade do técnico principal, a capacidade só lá mais para a frente poderá ser aferida, quando os egos dos jogadores forem postos à prova e for necessário o líder impor a sua conduta, a qualidade ficará já exposta na pré-eliminatória. Há desafios importantes, por exemplo, Jackson joga e inviabiliza uma eventual transferência para outro clube envolvido na Champions?

    Quando o número e o cartel das aquisições é elevado lembro-me sempre de uma frase de PC a comentar estas volúpias de jogadores com rótulos magníficos comprados durante a pré-época pelos rivais, "Na próxima época as equipas vão continuar a jogar só com 11 jogadores de cada vez, não é verdade? Então não há problema!"

    Por cada Tello que vem é um Quaresma que vai, por cada Oliver um Quintero, por cada Adrien um Jackson. O conjunto de jogadores será sempre fortíssimo, a equipa... vamos esperar para ver quando chegarem "as curvas".

    P.S.- Espero que ainda venham mais uns reforços para norte de modo a tapar definitivamente o lugar ao Evandro. Ah, e comprem lá um guarda-redes que tire o Fabiano da titularidade!

    P.S.2- Epá, vendam lá de uma vez o Cardozo não vá ele recuperar da lesão de pré-época à 3ª jornada e depois, de novo, em Fevereiro...

    ResponderEliminar
  6. Meu caro, bom post sendo que discordo no que toca à inevitabilidade de ter que se vender tudo. O erro foi ter-se aumentado o endividamento em 80 milhões para apostar na Champions quando é o próprio JJ que queria ir para a Liga Europa para tentar ganhar o troféu.

    Além disso, sacrificou-se o futuro do SLB para LFV conseguir ser campeão e salvar o seu pescoço pois se não o fosse 3 anos seguidos não teria outra hipótese.
    Assim, o tão propalado melhor plantel dos últimos 30 anos que daria algumas garantias quanto ao futuro é desmantelado. E claro que os adeptos dos outros clubes estão satisfeitos.
    Parabéns pelo blogue. Não concordo com muito do que escrevem mas pensam pela própria cabeça e isso é coisa rara hoje em dia.

    Nota: há uma csa em que vocês são campeões: no nº de mulheres bonitas no estádio. Dão 15-0! :D

    ResponderEliminar
  7. A minha maior preocupação é a constatação que alguns dos principais reforços da época transacata continuam lá...

    Ainda não ouvi quaisquer notícias falando das "transferencias" dos mota's, dos benquerença's, dos proença's...e confesso que isso me deixa um pouco aprensivo...!!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Começa a festa por causa da Sporting TV. Hoje na fila para pagar o café da manhã, diz-me o dono do café (portista):

    - Então já tens um canal de TV?
    Responde a criatura à minha frente.
    - Isso interessa a alguém?
    Eu - Interessa a quem não for estúpido.
    Criatura - A mim não me interessa.
    Eu - Isso.

    ResponderEliminar
  9. "Criatura - A mim não me interessa.
    Eu - Isso."

    LOL Devia ser lampiúrso. Estão todos mordidos. Se a Sporting TV tiver muita audiência, os lampiões ficam com tanta inveja que ainda põem a btv em sinal aberto para tentar concorrer connosco. E se o fizerem, acaba-se o modelo actual. Aliás, o lançamento da Sporting TV até pode vir a ser uma desculpa para o Vieira descalçar a bota da btv...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.