quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O apagão: comunicar também pode ser prevenir para não ter que remediar

O Sporting, através de comunicado, insurgiu-se contra a noticia de hoje do Correio da Manhã, onde, com honras de primeira página, se relacionava, de forma pelo menos pouco elegante, que o apagão se deveu a um despedimento de técnicos sem o devido acautelamento das funções desempenhadas. Apesar da noticia ser desmentida a relação de causa e efeito entre os dois factos - o despedimento e o apagão - o Sporting acaba por não esclarecer os reais motivos do ocorrido. 

Ora a noticia do referido jornal parece explorar a ausência de uma explicação cabal para o sucedido e que poderia ter assumido contornos de maior gravidade para o clube, atendendo à competição em causa. Por exemplo, tenho dúvidas que, tal como confidenciei entre amigos, se a competição fosse gerida pela Liga Portuguesa, teríamos beneficiado da mesma benevolência com que fomos brindados pelo delegado da UEFA e do Maribor, esperando quase uma hora pela resolução do problema.

Mais do que reagir às noticias do Correio da Manhã, o que todos gostaríamos de saber é se se tratou de um problema impossível de prever ou uma falha entretanto devidamente solucionada. Obviamente que se o problema for de elevada gravidade, como pretende o Correio da Manhã, ninguém espera que ele seja assim comunicado. Mas, não tendo feito qualquer referência ao sucedido, deixou o caminho aberto à especulação de que agora acusa o CM.

11 comentários:

  1. Foi lido um comunicado antes do marco silva falar. Se foi uma situação anomala é suposto estar solucionada, como a de que ninguem mais alguma vez colocou em causa a cobertura da pocilga ali ao lado... no entanto já lá tiveram mais jogos do campeonato e europeus. Embora com estes ultimos não se precisem de preocupar mais nos proximos 9 meses.

    ResponderEliminar
  2. Tão previsível, este post. Capítulo I: Nani; Capítulo II: O Apagão; Capítulo III: Os Óculos do Inácio

    ResponderEliminar
  3. Quem quer saber das coisas, jamais o vai conseguir em pasquins como o Cagueira da Manhã...

    Pouco após o jogo, o MF publicou uma matéria sobre o assunto:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting-liga-campeoes-apagao-liga-sporting-uefa-alvalade-as-escuras/54766f3f0cf258a7c3f085ee.html


    Sporting explicou apagão à UEFA e espera pelo relatório final
    Clube acredita que não teve culpa e por isso espera não ser sancionado

    "O clube explicou no final do jogo ao árbitro Craig Thompson e ao delegado da UEFA que o problema na iluminação esteve relacionado com uma falha no chamado UPS: a tal unidade de gestão e alimentação das luzes do estádio.

    Não foi, portanto, um problema da iluminação na zona do Estádio do Alvalade.

    No entanto, o Sporting fez também questão de mostrar que o tal UPS tinha sido verificado e estava por isso com o certificado de manutenção em dia: a verificação tinha validade até para alguns meses.

    O que aconteceu é que parte dessa mesma unidade queimou sem razão aparente e teve de ser substituída.

    Ora isto foi pelo menos o que o Sporting explicou ao árbitro e ao delegado, sendo que os relatórios de ambos acabaram por mencionar naturalmente o facto, sem contudo fazerem acusações ao Sporting. "


    Há quem ainda faça jornalismo ou tente fazê-lo, e há quem simplesmente faça tudo menos jornalismo. E há quem depois ainda vá na conversa do Cagueiro da Manhã...

    ResponderEliminar
  4. Mas porque é que a dúvida terá sempre de estar ...do lado do Sporting...
    Os "pasquins" serão sempre uma "fonte mais segura" de informação...?

    ResponderEliminar
  5. Alex
    O meu post pode ser previsível mas o teu comentário é lamentável. Para mim não há caso nenhum com o apagão, avarias dessas há muitas e até piores. Eu não tive acesso ao comunicado mencionado acima. Após o jogo tive o cuidado de verificar se havia alguma informação no site. Como eu julgo que muitos Sportinguistas. O meu ponto aqui é que se as explicações dadas à UEFA tivessem sido prestadas a todos atalhavam-se os rumores.

    ResponderEliminar
  6. Por falar em apagão

    Parece que houve um apagão de memoria generalizado sobre estas declarações de Nani

    "A resposta que dei foi a que qualquer um tem de dar. É o meu clube, estava em casa e tinha de demonstrar que há sempre possibilidades.

    Sinto-me bem, sinto-me em casa", garantiu o extremo, que não fecha a porta à continuidade em Alvalade para lá do empréstimo:

    ResponderEliminar
  7. Se por aqui não ouve-se críticas ridículas à direcção é que eu achava estranho. Assim é normal.
    Quanto ao apagao, foi algo que acontece em todo o lado. Só não acontece a quem não anda lá dentro.
    A vistoria ao estádio foi feita, e nenhum ponto a esse respeito foi mencionado.
    Agora, é pena que para alguns o correio da manhã seja mais credível que o Sporting.

    ResponderEliminar
  8. apostasqueganhas?

    Sobre as criticas ridiculas e os teus comentários ridiculos remeto-te para a resposta que te deixei no post anterior. Se não estiveres satisfeito tens ainda o comentário anterior a esse, de que deves estar lembrado.

    ResponderEliminar
  9. Há comunicados diários para todos os gostos, até para puxar o lustro ao 2ª lugar na CL que ainda nem sequer é definitivo, mas já o 8º lugar no campeonato, que felizmente também não é definitivo, passa despercebido. Mas um pequena nota explicativa aos sócios sobre o sucedido, até para nos tranquilizar já não houve. Deve ter acabado a tinta na impressora.

    ResponderEliminar
  10. Sim, JPM, como todos bem sabemos, o maior dos nossos problemas é não termos tido explicação para o apagão. Nem dormimos desde Terça-feira, a pensar nisso...

    LdA, basta consultares os teus últimos posts. Tu que até tens mais que qualidade para mais que um mero blog, subitamente recordas-me as crónicas do José Manuel Ribeiro do jornal O Jogo. Pergunto-me qual será o próximo tema inócuo em que te debruçarás.

    ResponderEliminar
  11. Não sei se já se acalmaram ou não os jornalistas do CM/Record (dos Octávios e dos Manhas) com as palavras proferidas no final do jogo com o Shalke, na Alemanha, por Wiliam Carvalho, que aqueles doutos escrevinhadores consideravam ofensivas para os Calabotes do referido encontro, para o Shalke, para a Gazprom, para a UEFA, para o Platini, e para o futebol alemão, sugerindo que as entidades competentes deviam ter mão pesada para aquele jogador e para o Sporting. È possível que tenham, entretanto tomadao alguns Xanaxs. Confesso que não me recordo bem, mas parece-me que o LdA não ficou muito preocupado com tais perurações...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.