sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O que deve o Sporting esperar e procurar no mercado de Inverno?

Estamos a cerca de duas semanas do final da actual janela de mercado pelo que é agora que se vão registar as movimentações decisivas. Tal como outro qualquer clube o Sporting tem aqui uma oportunidade de refazer o seu plantel em função das ofertas que lhe venham a ser feitas e das possibilidades que o orçamento lhe permita.

Saídas
Voltaram os rumores sobre a possibilidade de saída de William Carvalho, desta vez com o Arsenal a aparecer no lugar do Manchester como principal pretendente. Pelos valores que circulam nos rumores (32 milhões) aceitaria de bom grado o negócio, pese a importância que o jogador tem na manobra da equipa. Porém, ao contrário de Carrillo, por exemplo, a sua saída seria mais facilmente suprida. Não que considere a posição de “6” mais fácil mas a de um desequilibrador é mais difícil e mais cara. Acresce que o Sporting precisa de liquidez para resolver algumas renovações que me parecem cruciais. Por exemplo, as do próprio Carrillo, Martins ou Cédric. O mesmo poderei dizer em relação a Jefferson. Obviamente que as verbas a obter serão consideravelmente mais baixas, mas de quatro milhões para cima por um lateral-esquerdo é razão pelo menos para nos sentarmos a negociar. O que seguramente não deve e certamente não sucederá é registar-se a saída de mais do que um titular habitual.

As saídas de Fokobo e Iuri Medeiros para o Arouca estão consumadas. Estimo que o camaronês venha a ter missão mais facilitada que Iuri. Pela posição que ocupa no terreno e pelo que é habitualmente o jogo que o Arouca tem que fazer, embora seja claro que terá que fazer muito mais do que tem feito para tirar o lugar a Rui Sampaio. Já Iuri não terá que temer tanto pelo confronto directo com a concorrência mas sim pelas dificuldades que representam jogar na frente numa equipa como Arouca.   

Outras como de Capel, Heldon, Slavchev, Rabia, Sarr, Esgaio, Geraldes, por exemplo, não teriam reflexos na competitividade, como representariam alivio da folha salarial e oportunidades para crescer para os mais novos.

Entradas
O que deve o Sporting procurar no mercado de inverno e com que objectivo, parecem-me ser as perguntas primordiais. 

Olhando para o plantel e sobretudo para o onze habitual e banco à disposição de Marco Silva há “buracos” que são pacificamente aceites: falta de um central ao nível das pretensões do Sporting, falta de substitutos à altura de Carrillo, Adrien. Nani não entra nestas contas pelo seu valor, mas obviamente que também tem que ser considerado que os podem entrar para o seu lugar e têm sido chamados têm estado abaixo dos mínimos exigíveis. 

Não é tão consensual a falta de um avançado que jogue a “9” embora essa seja a minha opinião porque, apesar do actual “hype” em volta de Tanaka, não o acho como um jogador para esse lugar especifico, porque não me parece um “9” e, além disso, não me parece sequer um jogador para o nível do Sporting.

Obviamente que o Sporting não iria nunca resolver estas situações no mercado de inverno. No actual contexto, ainda menos o deve fazer. E que contexto é esse? É o dos objectivos realizáveis. 

O campeonato é uma miragem que ficou dos melhores  sonhos de verão. O segundo lugar, não sendo impossível, está já no limite da linha do horizonte. O que me parece ao alcance é obviamente o terceiro lugar, (é o que se pode chamar de serviços mínimos), e sobretudo a Taça de Portugal. A Taça UEFA deve ser encarada como uma etapa de formação, ao jeito de uma pós-graduação. Importante sim, mas determinante, nesta fase da vida do clube, é a afirmação nas competições nacionais.

Faz sentido, para alcançar estes objectivos de tão curto prazo, realizar um significativo esforço para se reforçar? 

Pois, não me parece. Assim ainda menos sentido fazem aquisições como as de jogadores como Ricardo Costa. Não faz sentido, não por não ter valor, porque tem em nível suficiente para se tornar titular. Mas porque é caro e sobretudo porque representa uma incompreensível inflexão à politica de aquisições empreendida esta época, em que se se procuraram jogadores jovens para afirmação num futuro de curto prazo. Se o fizesse a SAD ou estaria a admitir que errou, o que até se aceitaria melhor do que transparecer que, na verdade, não tem uma estratégia definida.

Em jeito de conclusão o que me parece fazer mais sentido nesta altura e com os objectivos de curto prazo enunciados, é que o foco esteja já no próximo campeonato. Perceber com quem se deve contar como “imprescindível”, quem precisa de estágio para poder representar no médio prazo uma opção (não faltam jogadores nessas condições, quer na A, quer na B) e quem não se deve contar no futuro. As possíveis receitas obtidas com negócios de ocasião deveriam ser canalizadas primordialmente para o reforço do plantel com jogadores que possam ser determinantes na Liga 15/16.

Não duvidando do que digo no parágrafo acima como a politica mais conveniente para o clube faço aqui uma meia ressalva. Em ambas as competições  com possibilidades de alcançarmos os tais “serviços mínimos", - a Taça de Portugal e terceiro lugar  - teremos provavelmente como principal oponente o SCBraga, o que torna a missão do Sporting um pouco mais complicada em caso de insucesso. Uma coisa são os diferentes resultados alcançados com os nossos principais rivais. Outra é com os emergentes, em particular com arrivistas como António Salvador. Para o orgulho dos adeptos e para a imagem que o clube projecta para o exterior o pior que poderia acontecer era dar a ideia que está mais longe dos seus habituais rivais e mais perto dos que sempre lhe estiveram atrás.

15 comentários:

  1. Para mim o Ricardo Costa só faz sentido vir se for para vender o Mauricio, caso contrário prefiro ficar com o Mauricio e o Tobias.

    ResponderEliminar
  2. Bom post em que concordo com algumas coisas.
    No entanto, discordo no que toca a alguns casos de jogadores, entre os quais Geraldes e Esgaio que devem ficar em vez do sim excedentário assalariado Miguel Lopes.
    Quanto ao Iuri no arouca acredito que tenha mais oportunidades, no entanto e concordando contigo acho que foi mal escolhido o clube, mas poderá ser uma "éspecie de Sissoko" que jogava mais solto com Pedro Emanuel, que me parece aos poucos a querer abandonar o modelo de jogo rídiculo e que tem de arrepiar caminho para sair perto da descida.

    Agora quanto aos substitutos de Carrillo ou Adrien, também discordo, é verdade que o Sporting não têm um extremo na equipa A capaz de ser equiparado em potencial ao peruano, mas se os da B não forem aposta aí é que nunca se tornarão substitutos à altura. E neste patamar coloco também o Heldon, que não sendo um prodigio nem um jogador ao nível do Carrillo, em certos momentos é um jogador extremamente útil e que pouco utilizado tem sido.
    Bem, quanto ao Adrien, não há substitutos à altura porque não há médio tão fraco como ele no plantel, com todo o respeito tente ver o futebol não só como 22 gajos a correr atrás duma bola e diga-me o que que o Adrien acrescenta que não acrescente Martins,João Mário, Wallyson Slavchev e por aí fora ? E já nem falo de Gauld.
    Quanto ao Tanaka concordo que não seja 9, mas o único 9 que temos no plantel é Slimani.

    A minha perspectiva enquanto saídas seria de Cédric,Capel,Sarr e Rabia sendo estes últimos por empréstimo.
    Neste patamar coloco o recém internacional português devido às complicações na renovação e claro está à godinhice que impossibilita de sair do Sporting Miguel Lopes.

    Relativamente as entradas, gostava de ver mais um central que trouxesse qualidade, experiência e margem de progressão.

    ResponderEliminar
  3. "O segundo lugar, não sendo impossível, está já no limite da linha do horizonte."

    Faltam jogar 18 jogo, salvo erro, que mentalidade é esta? Afirmaçoes dessas é que projectam para o exterior "a ideia que estamos mais longe dos nossos habituais rivais e mais perto dos que sempre nos estiveram atrás."

    Enfim.

    Amanhã temos AG, peço todos os críticos desta direcção que apareçam e critiquem, digam o que quer que seja que tenham a dizer no local apropriado, junto das pessoas apropriadas, em nossa casa e em família. Eu lá estarei para ver o que irá sair dali, e para dar o meu voto de confiança a esta direcção, em quem tanto confio.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Leão,

    Excelente o último parágrafo. A linha é ténue. Cabe-nos aproximar daqueles que detêm história paralelizável e fugir, definitivamente, aos outros que nos querem fazer sombra (em termos desportivos, no imediato, pois na história nem sequer podem ser equiparáveis).

    Concordo com o aspecto central. Os objectivos claros, urgentes e mínimos são: o 3º lugar; a Conquista da Taça de Portugal.

    Com o que temos no plantel é suficiente? Devemos também chegar mais perto dos 2 de cima, em termos de pontuação (não depende só de nós, embora ainda hajam 3 jogos para o fazer), mas, também, na qualidade da equipa?

    Saídas
    Vender titulares só por um preço brutal. Os valores que se falam pelo William correspondem a isso. E além do valor, o facto de ser do Arsenal também deve ser tido em conta. Mostra a quem está e a quem pode estar no Sporting, que este clube projecta jogadores para campeonatos e equipas melhores. Arsenal não é Galatasaray. Man United não é Zenit.
    Os valores de Jefferson são baixos. 4M com 80% do passe dá pouco mais de 3M. Isto por um titular é pouco. Ainda mais quando Jonathan está verde e Geraldes é um recurso que não passa o meio-campo (tem estado a defender bem, na Taça da Liga...).
    Cédric pode entrar nas contas (o que seria mau, devido aos valores que devem estar a oferecer na Alemanha). E aqui não há opções, a não ser Esgaio (mas já lá vamos).

    Saídas óbvias (podem sair que não fazem "mossa"):
    - Heldon; Capel; Slavchev; Miguel Lopes; Maurício; Sarr; rabia; Cissé; Enoh; Dramé; (qq forma de saída era excelente)

    Entradas definitivas, face às saídas dos jogadores acima referidos:
    - Wallison; Gauld; Podence; Esgaio; Tobias; Nuno Reis;
    - sempre com o plantel principal; se não jogarem, jogam na B.

    Contratações (compras ou empréstimos, face ao contexto do negócio e qualidade/preço do jogador):
    - 1 central (Dier, em troca de Miguel Lopes - isto sou eu a sonhar, fazendo fé nas notícias do alegado interesse dos londrinos no def. direito);
    - Pereirinha, caso Cédric esteja de saída. Com 29 anos, podia lutar com Esgaio pelo lugar de def. direita, dando 2 a 3 anos de crescimento que Riquicho precisa. Pereirinha conhece a posição, o clube e teria entrada fácil na equipa.
    - Um avançado; contratação de alguém com potencial (scouting, mexam-se). Vinha já, 6 meses de crescimento e preparava-se a eventual saída de Slimani no final da época.
    - Viola: tentar, já, o seu regresso ao clube, agora em Janeiro. Opção atacante com mais potencial que Tanaka, embora não se pode descurar a motivação que o japonês tem e o receio (psicológico) que este agora pode criar junto dos adversários.

    Renovações de Carrillo, Cédric e Martins são mais que obrigatórias.

    Mesmo com um discurso e ideias confusas, espero ter sido claro.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Bernardo Carvalho, a mentalidade ganhadora não se afere na "letra" e grandiloquências para a plateia. Mas sim com realismo e sobretudo com resultados.

    ResponderEliminar
  6. Cantinho, era para falar no Viola não fora a quase evidência que por uma razão qualquer não contam com ele. Mas era um jogador que me parece à semelhança de Carrillo, poderia crescer com MS.

    ResponderEliminar
  7. Concordo praticamente com o post todo Lda.

    Acrescentar que também espero a venda/saída de Shikabala para além de Capel, Heldon ou o empréstimo de Miguel Lopes.

    Não concordo sobre a parte de faltarem substitutos a Adrien no clube. Wallyson é um médio com grande maturidade para além de qualidade técnica que já deveria estar na A e ir jogando as espaços. Aliás para mim, é um jogador com mais potencial...

    A vir um central só se sair Maurício...uma venda por 4M era a venda do ano!

    ResponderEliminar
  8. Mas não estávamos a falar de "mentalidade ganhadora", estávamos a falar da imagem projectada para o exterior, e atenção que eu concordo consigo, perder eventualmente uma final com o Braga seria muito mau para o nosso orgulho, pelos motivos que referiu, mas proferir essas afirmaçoes tambem não me parece justo nem condigno com a nossa grandeza... Estamos a 4 pontos de segundo lugar a 18 jogos do final do campeonato, é um objectivo bem palpável.

    Falando de mentalidade vencedora, acho que a mesma tem que partir sempre primeiro dos adeptos e direcção.

    ResponderEliminar
  9. Bernardo, não disse que o segundo lugar é inalcançável parece-me dificil face à diferença de meios e sobretudo porque representa recuperar pontos. Não me parece nenhuma indignidade afirmá-lo ou considerar o 3º lugar como serviços minimos.

    ResponderEliminar
  10. Lda,
    Concordo com quase tudo excepto a questão do central. A verdade é que estamos bastante fracos neste campo especifico e acho que a vinda de um jogador como Ricardo Costa pode ser muito benéfica na luta pelo terceiro lugar, que está muito longe de estar garantido. Não digo que seja o melhor jogador possível, nem que tenha a melhor relação qualidade/preço, mas acrescenta em qualidade aos que lá estão.

    ResponderEliminar
  11. O Fokobo, que até era titular de caras no principio da época, não fosse a trapalhada toda da renovação.

    ResponderEliminar
  12. Considerando a estratégia de redução de custos e aposta na formação que se pretende implementar no SCP, não me parece que se justifique qualquer contratação em janeiro, excepto caso se venda Jefferson e aí não estou a ver alternativas válidas com o orçamento disponível. Caso saiam Maurício e/ou William, face à distância que já nos separa do 1º lugar, fará mais sentido mandar regressar Ruben Semedo e Zezinho do que fazer um all in num jogador vindo da pré-reforma dum campeonato do médio oriente.

    Também não me parece que a cedência de Esgaio vá "aliviar a folha salarial", fazendo mais sentido a saída de Miguel Lopes e subida permanente de Esgaio à equipa principal.

    Surpreende-me ainda a forma como os próprios adeptos do SCP desvalorizam a contribuição de Adrien e William (a reboque de alguns blogs e sites da moda). Quanto ao 1º, este fim de semana vamos poder avaliar as alternativas existentes e quanto ao 2º as recentes exibições de Rosel dizem muito...

    No caso de Maurício as dificuldades evidenciadas este ano terão mais a ver com a subida da valia média dos adversários, a menor qualidade do seu parceiro e a passagem para o lado esquerdo do que com um real decréscimo no seu rendimento, que no ano passado já tinha sido fraquinho nos jogos de maior exigência.

    Não me parece que se deva já desistir de alguns dos jogadores referidos tal como Slavchev e Sarr, outros acabaram por se afirmar após más primeiras épocas. Num comentário acima falaram em Nuno Reis, mas parece-me que tal como Mateus Pereira, não irá renovar saindo no fim da época...

    Quanto a Viola e já agora também Labyad, julgam que terão hipóteses de se mostrar na próxima pré-temporada ou continuarão exilados até ao fim do contrato?

    Gostava de ver Mica Pinto num dos próximos jogos da Taça da Liga. As expectativas não são elevadas mas Geraldes já vimos que não passa daquilo (pelo menos a LE) e dávamos uma oportunidade a alguém da formação.

    ResponderEliminar
  13. Os brunecos estão muito mal dispostos com a lista de pessoas que vão testemunhar em favor de Marco Silva. Para os brunecos, Marco Silva devia ter aceite ser difamado por um chulo só porque este é um testa-de-ferro do Bruno. É claro que a queixa é inconveniente para a brunalhada. A coisa correu mal e pode correr ainda pior, se o José Eduardo se descair. Mas é bem feito. Quem mandou ser canalha e incompetente ao mesmo tempo? Mas isto não é o Sporting. Com as merdas dos dirigentes, eles que alombem com as consequências.

    ResponderEliminar
  14. E esperemos que não se suje mais o nome do Sporting com ameaças ao treinador para que este seja forçado a desistir da queixa contra o "cozinheiro". Somos o Sporting Clube de Portugal, não somos uma versão tipo "loja dos 300" dos andrades.

    ResponderEliminar
  15. " Não é tão consensual a falta de um avançado que jogue a “9” embora essa seja a minha opinião porque, apesar do actual “hype” em volta de Tanaka, não o acho como um jogador para esse lugar especifico, porque não me parece um “9” e, além disso, não me parece sequer um jogador para o nível do Sporting."

    Sporting 4 - Rio Ave 2. Mais um golo de TANAKA. Desta vez de bola corrida e à ponta de lança. Sem dúvida, a melhor resposta...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.