terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A propósito de blackout's e carnavais

Blackout de valores
Ninguém se surpreende que um dérby tenha direito a prolongamento já não no relvado mas sim nos órgãos de comunicação social. Confesso que também não acho nada surpreendente que a reacção do SLB, pelo menos a que ficou conhecida hoje através do seu porta-voz, João Gabriel seja um ignóbil "acabou o blackoute voltou o folclore" . Atendendo ao histórico destemperado deste senhor o contrário é que seria de pasmar. E como se trata de alguém autorizado a falar pela instituição fica bem claro, se preciso fosse, o que pensa quem dirige o clube. Isto é, as faixas exibidas no pavilhão onde se jogou o futsal e o comportamento dos seus adeptos em Alvalade tem a cobertura da direcção do clube encarnado. Não estão em blackout informativo, a escuridão é ainda mais profunda, está ao nível dos valores.

Infelizmente para atirar pedras ao telhado do vizinho é preciso ter garantido que o nosso telhado tem solidez suficiente para aguentar possíveis ricochetes. Infelizmente porque houve várias manifestações vindas das nossas claques que se aproximaram do comportamento que se quer reprovar aos rivais. Como Sportinguista não tenho dúvidas que este não é o comportamento em que me revejo, aos poucos vai-se assistindo a um recrudescer de violência que é cada vez menos apenas verbal e que extravasa em muito a mais que desejável e profunda rivalidade. Ignorá-lo é irresponsável e atenta contra tudo o que o Sporting sempre defendeu.

Fica a indispensável pergunta: se nos tornamos cada vez mais iguais aos nossos adversários que tanto criticamos, que razões encontrarão os vindouros para se tornarem Sportinguistas também? Ou, se preferirem, se o Sporting fosse já parecido com os seus rivais, teríamos feito a mesma escolha?

Quem também não pode deixar de merecer censura são as organizações que tutelam o futebol. A Liga e a FPF, obviamente, que continuam a fazer de conta que não acontece nada, parecendo sempre mais preocupados exercer uma autoridade que se fica por mais uns cobres nos cofres e pouco mais. Também elas pouco recomendáveis como referência de organização, bastando como exemplo o que tem sucedido com as sucessivas confusões com a Taça de Portugal em que só não houve ainda uma tragédia por milagre. Ou talvez porque nenhum dos 3 grandes se têm encontrado nas últimas finais. Por último a tutela governamental que também só se preocupa em aparecer na hora de cortar fitas e se encostar aos troféus, ignorando a actuação policial. Os adeptos têm por vezes dificuldades em decidir se devem fugir de uns ou correr para outros, tal tem sido a violência indiscriminada usada.

Balckout informativo
Já noutro o âmbito, o final do blackout do Sporting. Finalizado com direito à mesma mediatização que havia tido o seu inicio, é hora da imprescindível contabilidade.

Como uma qualquer medida de gestão da informação isto é tão "anos 80" e tão "à la Pinto Costa" que até é embaraçoso.

A eficácia de tal medida avalia-se pelo facto de quase ninguém ter reparado que o blackout vigorou, excepto quando nós, os adeptos, queríamos saber por exemplo as listas de convocados. As noticias continuaram a fluir como se nada tivesse acontecido, com os órgãos de comunicação social a debitar informação privilegiada pelo acesso a fontes internas. 

O absurdo acabou por se verificar quando um dos principais responsáveis pela situação criada continuou a prestar as declarações que bem entendeu. Do Sporting, em particular de BdC, apenas uma referência que não chega à categoria de leve censura, ele que havia sido duríssimo por muito menos com um ex-presidente (Dias da Cunha) e aquele que sempre foi um Sportinguista e profissional exemplar, Manuel Fernandes. Enquanto isso o Zé Eduardo, continua a ter direito de antena no canal do clube, como aconteceu este fim-de-semana, em directo do hall Vip do estádio de Alvalade. Por muito que se esforce por dar ar de que se preciso for se deita sobre qualquer granada não consegue afastar a ideia de que ele é que é própria granada que voltará a explodir quanto lhe voltaram a ordenar que o faça.

10 comentários:

  1. A brunalhada dos blogues afectos ao Bruno continua com muito maus fígados em relação ao treinador, portanto é óbvio que a coisa não está nada sanada. Qualquer resultado menos bom serve para voltar a campanha de ódio. É óbvia a inveja que eles têm porque muitos sportinguistas gostam do Marco Silva. E se a brunalhada e o seu mentor fossem pessoas com três dedos de testa, até ficavam aliviados pelos sócios e adeptos darem crédito a um treinador jovem e ainda a fazer currículo, porque tal até facilita a tarefa do presidente. Outros presidentes passaram por grandes trabalhos por causa da rejeição da massa adepta aos treinadores por si escolhidos. Só que a brunalhada quer que o Bruno de Carvalho seja o Pinto da Costa do Sporting, e Pinto da Costa, como se sabe, é idolatrado no Porto, a ponto de quase todos os portistas acharem que qualquer treinador ali vencerá enquanto PdC for presidente. Isso até pode ser verdade, mas transpor essa realidade para o Sporting só de gente mentecapta.

    Sem dinheiro, nem influência nos bastidores do futebol, o presidente do Sporting precisa como de pão para a boca de uma boa equipa técnica que consiga aproveitar ao máximo os recursos que o Sporting tem. E quando ainda hoje vemos as palavras do William Carvalho reproduzidas na imprensa a agradecer a Marco Silva o apoio que este lhe deu nos momentos menos bons desta época (enquanto por essa altura a brunalhada fazia campanha nos blogues para que ele fosse para o banco por troca com Rosell...), e que tem dado frutos pois o jogador está a regressar à forma da época passada, percebe-se porque é que os jogadores respeitam o técnico do Sporting e, repito, qualquer sportinguista bem formado devia ficar contente com isso.

    Já a brunalhada, se algum dia conseguir os seus intentos a mando do Bruno de correr com o Marco Silva, o Sporting perde um bom treinador, mas por outro lado fica mais perto de ver o Bruno sair porta fora. Ao menos não se perde tudo.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena que os rótulos parvos de Brunistas, Brunalhados etc continuem, há quem não saiba mais. Pensava eu que seriamos todos sportinguistas (no Domingo fomos para cima de 45.000), mas vejo que aqueles que tanto criticam BdC acabam por fazer exatamente aquilo que tanto criticam nele ... segmentação de adeptos!

    Como ando farto desta conversa tenho a dizer ao caro anónimo que vá para a c.... mais a sua coerência ... ou falta dela!

    Desculpa LdA! mas estes rótulos cansam, tenho pena da colagem de certos nem sei bem o que lhes chamar, aos teus posts!

    ResponderEliminar
  3. Sérgio, eu paro com os rótulos quando a desonestidade intelectual da brunalhada parar, até porque nem foste capaz de me desmentir. Enquanto continuarem a fazer insinuações reles sobre o actual treinador do Sporting, continuarei a referir-me àquela tralha como a brunalhada porque não merecem outra coisa. Por isso podes ir tomar no c* e mais à tua choradeira.

    ResponderEliminar
  4. Brunalhada??????? Mas o que é isto? Conheco-te de algum lado? Sim eu estou com este presidente como estaria com qualquer um, e daí????
    Ha gajos que, sinceramente, só ao estalo! Que grande labrego....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brunalha e' errado. Sebastianista, cegos ou Brunettes e' muito mais apropriado.

      Eliminar
  5. Seríamos todos do Sporting, se o Sporting não fosse "nosso".
    Concordo em absoluto com o post e o 1º comentário.
    Alguém podia ter informado o deus que não se deve dar margem ao Benfica e que a única relação possível é a que vinha sendo cultivada, apenas contactos institucionais.
    deus quis ser mais esperto e perdeu dois anos para chegar a essa conclusão.
    Estrategicamente, o Bruno é um desastre. Conseguiu envenenar toda a relação do Sporting com os restantes clubes e daí só obteve prejuízo, com os rivais a pescar na Academia, que em breve nada terá que gere cobiça, graças à gestão do iluminado deus-sol.
    Tirando a escolha dos treinadores, muito boa, o resto é para esquecer. Mesmo na restruturação foi apenas um bom moço de fretes da banca, cumprindo o que lhe impuseram.
    Veremos se no final da época o Marco não rescinde para ir para um rival.

    ResponderEliminar
  6. Desculpar as próprias falhas com a de terceiros é coisa de lampião.

    Acusam BdC de ter tendências "lampiónicas" mas depois desculpabilizam-se com o que BdC "fez" disse ou escreveu ... acho que não preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sérgio, não me "desculpabilizei" de nada porque de nada me sinto culpado. Apenas respondi a uma sua afirmação com ironia.
    De resto, não se entende a que falhas se refere. Está confuso ou está a tentar confundir com essas incoerências.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.