quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Nova equipa de gestão de crises para o "sporten"

O Sporting contratou a empresa WL Partners, "empresa de comunicação especializada em relações com a comunicação social e gestão de crises" (segundo mensagem que foi distribuída ao Conselho Leonino). A referida empresa é uma cujo responsável é João Morgado Fernandes, um profissional com largo curriculum nesta área, e onde se assinala em particular a assessoria do governo de José Sócrates entre 2007 e 2011 e o grupo Mello Saúde até 2014.

Da necessidade de uma equipa profissional de comunicação
Parece-me inteiramente justificada a contratação de uma equipa profissional para a gestão da comunicação do clube. Não só pela importância do sector numa organização moderna e eficiente, como se deseja seja o Sporting, mas sobretudo o que têm sido os tempos mais recentes na comunicação do clube. A provar esta necessidade está a própria comunicação do presidente ao Conselho Leonino, esquecendo-se daquele que tem de ser sempre o alvo privilegiado: os sócios e adeptos, que desde anteontem sabem das noticias pelos meios de comunicação que não os oficiais. No site do clube não há qualquer referência à matéria. 

Uma entidade como o Sporting é uma fonte permanente de atenção. Se é certo que não pode controlar as noticias e rumores que surgem do exterior, não é menos certo que a politica seguida pela actual direcção, e sobretudo do presidente, têm colocado o clube numa quase permanente sobre-exposição. O Sporting tem de fazer muito melhor do que tem feito nesta área, sob pena de vulgarizar a sua imagem, com as respectivas consequências a reflectirem-se em cascata junto de concorrentes, parceiros de negócio, investidores, etc. As piores serão inevitavelmente junto do seu mais precioso activo, os sócios e adeptos. Há uma diferença entre ser passivo ou histriónico, entre ter bom-gosto e ser ridículo.

Estimo por isso que a nova empresa venha "assegurar, ao nível do clube e SAD, uma comunicação estratégica, elevada e integrada - apoiada num conhecimento forte que já tem do, e no meio", isto citando a comunicação do presidente ao Conselho Leonino. É no entanto importante considerar que, por mais profissional e qualificada que seja a nova equipa, ela nada poderá fazer se não puder contar com a colaboração activa da administração na implementação de uma nova estratégia de comunicação.

Sobre a importância do histórico
Há cerca de um ano o Sporting anunciava para a área da comunicação a contratação de uma nova empresa, a par de um despedimento colectivo cuja fundamentação dada a conhecer aos sócios e adeptos se apoiou nos seguintes fundamentos, então explicados em comunicado:

«O Sporting Clube Portugal decidiu, no âmbito do seu processo de reestruturação, ajustar o seu modelo de gestão de conteúdos e plataformas de comunicação, que implicou um processo de despedimento colectivo que envolveu sete trabalhadores afectos a esta área e que foi hoje concluído.

O Conselho Directivo definiu um modelo que tem vindo a ser implementado e que visa uma maior optimização dos recursos disponíveis, melhor qualidade e rigor de informação. Pretende-se uma gestão global e integrada dos conteúdos, com distribuição multiplataformas, através dos canais de comunicação actuais e futuros. Recordamos também que o projecto de integrar, melhorar e tornar mais eficiente a comunicação faz parte das medidas apresentadas por esta Direcção, nas eleições de 2013, e amplamente sufragada pelos Sócios.

A solução adoptada de externalização de serviços permite trazer competências e novas valências com maior racionalização ao nível dos custos, para fazer face aos desafios presentes e futuros da comunicação do nosso Clube. O YoungNetwork Group foi a entidade escolhida para parceira, por nos oferecer garantias claras de que o nosso projecto será bem sucedido.

O Sporting Clube de Portugal e o YoungNetwork Group acordaram, e ficou escrito no texto que rege essa colaboração, que todas e quaisquer pessoas a trabalhar no projecto de Media do Clube não serão apenas simpatizantes ou adeptos do nosso emblema: serão obrigatoriamente Sócios do Sporting Clube de Portugal!»

Não foram até agora explicadas como se integrarão ou irão interagir  as duas empresas. Não foi também explicado se a WL Partners ficará também obrigada por compromisso idêntico ao da sua concorrente de mercado, YoungNetwork Group, no que concerne à obrigatoriedade de contar apenas com sócios do Sporting nos seus quadros que no futuro se relacionarão com o clube. Não é que a ideia não me pareça hoje tão demagógica hoje como então. Mas não deixa de colidir de forma aparatosa com a forma como o João Morgado Fernandes, o futuro responsável pela assessoria de comunicação do clube ainda há relativamente pouco tempo se referia ao nosso clube, para ele o "sporten". Assim, sem mais, e com letra miúda.

Sempre advoguei, e não vou mudar agora, que o Sporting deve procurar sempre os melhores profissionais, tendo a questão clubistica um carácter diferenciador positivo, em caso de igualdade. Não faltam na área da comunicação profissionais de gabarito que acumulam essa qualidade importante, o facto de serem também Sportinguistas. Não tenho competência para julgar as qualidades profissionais do futuro assessor, mas não deixo de considerar que os grandes profissionais respeitam todas as instituições, sejam elas grandes ou pequenas, quando a elas e referem publicamente.

11 comentários:

  1. LdA, no que à comunicação respeita, estamos na lógica do "cada cavadela, cada minhoca". Um desastre. Mas até sou capaz de fingir que não me lembro desta referência ao "sportem" (esquecer vai ser difícil) se o Sr. Morgado Fernandes conseguir evitar que BC suspenda um blackout para responder a um jogador não contratado...

    ResponderEliminar
  2. E que tal o link onde isso está escrito? é que assim mais parece um photoshop.

    ResponderEliminar
  3. Koba, concordo e acrescento: não vai ser fácil estar no lugar dele mas tendo em conta a experiência profissional e a nossa necessidade vai ser difícil não melhorar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Yazalde, apanhado pela mulher em pleno acto com a sua amante, "exclama: não é o que tu estás a pensar, posso explicar tudo!"

    Excelente post LdA. Em especial na recuperação do linguajar da elevação e eficácia integrativa da comunicação e da sua importância para o universo Sporting, ao modo de "já vi este filme nalgum lado". Não deixa de ser irónico que um clube que se recusa a pronunciar o nome de um adversário (o Benfica), denotando uma ausência de cultura desportiva cujo semelhante só pode ser encontrado em clubes como o Benfica e o Porto (e ainda há quem se justifique com os seus actos!), vá a correr contratar quem não soube pronunciar o nome do Sporting. Aqui há tempos ainda havia dúvidas sobre a existência de um PLEC, hoje é bem mais do que evidente que estão muito bem uns com os outros...

    ResponderEliminar
  5. @António Benedito - palavras bonitas.
    No entanto ficava bem aqui o link onde a dita pessoa disse isso.
    Se realmente for verdade é lamentável a contratação deste tipo.

    ResponderEliminar

  6. Yazalde

    Aí vai o link para ficares descansado!
    https://scontent-fra.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10388082_10205871392892429_5430793089242974845_n.jpg?oh=55ee0bb90a49e7f9c22d8e688626a4ce&oe=554AC8FB

    E de caminho aproveita para consultares a página no facebook do novo director e corares com a pergunta que o jornalista Celso Filipe lhe faz:

    Celso Filipe Não sei o que te diga... Vais continuar a morar em Benfica?
    Ontem às 11:11 • Gosto • 2

    E não é que o novo director “likou”!

    ResponderEliminar
  7. Zargo,

    acho que não entendeu o que o Yazalde pediu. O que colocou é a mesma coisa que está no texto do LdA.

    ResponderEliminar
  8. Eu não sei se a comunicação vai melhorar, mas se esta nova assessoria conseguir a proeza de calar BdC (acho mt complicado...), já será uma melhoria significativa...

    Qt ao Sr. João Morgado Fernandes, um conselho: que aprenda a escrever Sporting correctamente e já sai com o seus conhecimentos melhorados.

    Esta frase do post é lapidar: "Não tenho competência para julgar as qualidades profissionais do futuro assessor, mas não deixo de considerar que os grandes profissionais respeitam todas as instituições, sejam elas grandes ou pequenas, quando a elas e referem publicamente."

    A questão mais pertinente de todas e até ver sem qlq resposta é: como conjugar as duas empresas contratadas (no espaço de dois anos)?... O que vale é que estamos em contenção financeira, se não experimentava-se nova empresa de comunicação todos os meses...


    Enfim, falando (mt) a sério: que a nova empresa tenha muita sorte e faça um bom trabalho é o que se deseja, até pq, no que à comunicação diz respeito (como de resto noutras áreas), estamos mesmo necessitados...

    ResponderEliminar
  9. "Uma empresa que trabalhe diretamente comigo e que comece a assegurar, ao nível do clube e SAD, uma comunicação estratégica, elevada e integrada – apoiada num conhecimento forte que já tem do, e no meio”.

    Podemos, finalmente, ficar descansados.
    Uma empresa com um conhecimento forte do, e no meio, trabalhando diretamente com a reconhecida capacidade comunicacional do Sr. Presidente, contando ainda com a colaboração de outra empresa do meio, só pode produzir um trabalho de excelência.

    Assim, sim!

    ResponderEliminar
  10. 8, tomando como exemplo uma imensa série de casos práticos com que vamos sendo confrontados, eu até já fico satisfeito com "Uma empresa que trabalhe ...".

    Isso e jogadores que joguem, treinadores que treinem, dirigentes que dirijam e adeptos que apoiam.

    ResponderEliminar
  11. Refresquem-me lá a memória que eu sou muito esquecido. Então uma das conclusões escandalosas da auditoria ao mandato do Godinho não era que ele tinha tido dois directores de comunicação em simultâneo? É que assim de repente parece a mesma coisa. Será que o Bruno se vai por a ele próprio também em tribunal? Pelo menos já tem mandato dos sócios para isso, já é meio caminho andado.
    E já agora? O que tem o Quintela a dizer sobre isto. Não é o Quintela o tipo que tem o pelouro da comunicação? É que o Bruno sempre que fala é sempre em nome pessoal. Nunca usa o "nós" ou o "Sporting". É sempre "o treinador que eu escolhi" a "empresa que eu contratei", "as decisões que eu tomei", blah, blah blah. Para ele não há equipa. O Sporting é ele e é dele.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.