segunda-feira, 30 de março de 2015

A 2ª parte da entrevista: Carrilo, Labyad, Formação, Fundos, Nani, Shikabala





Coloco hoje à disposição dos leitores a segunda parte da entrevista de Bruno de Carvalho ao Record. Embora tenha sido largamente difundida em diversos fóruns, ela fica aqui como registo para a posteridade. Abaixo faço comentários breves aos principais temas abordados.

Renovação de Carrillo e Rúbio
Pouco ou nada foi dito em concreto, o que se compreende, uma vez que não faria qualquer sentido divulgar pormenores. Fica a convicção de BdC que não haverá jogadores nossos a transitar para os rivais, não tendo sido contrariada a ideia que a renovação de Carrillo está parada. Percebe-se também que a preparação da nova temporada não foi ainda abordada entre aquele que será por certo o triunvirato que tomará decisões: BdC, Inácio e o treinador. Falta saber se este retardar é meramente circunstancial ou é voluntário, no sentido de aguardar pelos resultados da época em curso para assim se tomar decisões.

Labyad
Parece definido o seu regresso o que me parece uma boa decisão. Trata-se de um bom jogador, com um elevado potencial, apesar de carecer ainda de evolução e aprendizagem e que me pareceu mais vitima do momento em que chegou ao clube do que propriamente réu. Veremos como é agora recebido em Alvalade, depois de tudo o que se fez e disse para denegrir o carácter do jogador. No tema é desmentida a existência de um tecto salarial, o que me parece fazer todo o sentido, desde que fiquem salvaguardados desequilíbrios que ponham em causa a estabilidade do plantel.

Formação
Segundo o presidente não há razões para alarme no que diz respeito à formação e há que aguardar pelo ajustamento que medidas recentemente tomadas produzam efeitos. Defende Virgílio, que diz ser um mouro de trabalho. É sobretudo um discurso de circunstância, não seria de esperar que viesse dizer o contrário. Contudo, os sinais neste momento são mistos e há que aguardar para perceber melhor em que direcção se caminha.

Fundos
Para que não restem dúvidas, uma vez que o tema foi objecto de discussão aqui há dias, o discurso actual de BdC é bem claro na sua oposição aos fundos, tendo abandonado a ideia de regulação. Os argumentos são os já conhecidos. 

Nani não volta
Sem surpresa, ficou-se a saber que não haverá repetição do empréstimo de Nani. Obviamente que todos lamentamos, mas é tempo de reafirmar a importância deste retorno, mesmo que episódico, de um jogador com a categoria e com o passado de Nani. Foi bom enquanto durou. Fica no entanto uma ideia: talvez fosse melhor, à semelhança da estratégia usada com outros dossiers, guardar a revelação para uma data mais próxima do final da época, quer no que diz respeito ao efeito da noticia nos adeptos, quer mesmo no balneário. Acresce dizer que A saída de um jogador como Nani cria uma dificuldade adicional à constituição do plantel do próximo ano, bem como uma gestão cuidadosa no que diz respeito a mais saídas de jogadores actualmente titulares.

O erro de casting Shikabala
BdC defende a decisão de contratar o egípcio e negando a ideia de que foi um erro de gestão. Os argumentos são frágeis, atendendo ao passado do jogador. O risco era grande, não compensou e os resultados são os que hoje se sabem.

Diversos
- O empréstimo obrigacionista servirá para pagar o anterior, embora exceda o seu montante em mais 10 milhões, sem que se esclareça o seu destino.

- O nome do mais recente investidor na SAD será conhecido "no momento certo". Aquando da sua divulgação perceber-se-á melhor, ou não, a necessidade do sigilo.

- Estão a decorrer negociações sobre a publicidade nas camisolas. 

- Em principio devemos voltar a estar representados na Taça da Liga sem qualquer restrição.

5 comentários:

  1. Renovação de Carrillo e Rúbio

    Com o Carrillo ficamos a perceber que parece (parece) ao Bruno que não irá acabar nos rivais. Pronto, se lhe “parece” devemos ficar descansados com a fezada presidencial. Já sobre Rubio, estão “atentos à evolução do jogador”. Fixe. Porreiro…páh.


    Labyad

    A minha curiosidade centra-se em perceber como serão as acrobacias de todos aqueles que denegriram a qualidade (e o profissionalismo) do jogador de forma a justificar agora o seu regresso pela mesma mão que antes o excomungou para fora do clube . Os flic flac associados aos mortais vão ser lindos de observar… e, auguro, bastante divertidos.

    Como sempre revi qualidade no Labyad para jogar no SCP, só posso alegrar-me com o seu regresso.


    Formação

    Conheço mts mouros de trabalho… Alguns fartam-se de trabalhar a assentar tijolo, p. e.. Mas se estamos à espera que seja o trolha a fazer o projecto de construção civil e a monitorizar os trabalhos, estamos bem arranjados… Vai sair uma bela “obra de arte”.


    Fundos

    Este assunto parece um fundo sem fundo. Não se topa nada, ou seja, continua por explicar de forma inteligível o porquê de o Bruno defender o seu fim e em que é que isso beneficiará o SCP, pelo que eu diria que os argumentos serão os desconhecidos de sempre… Mas se o Bruno afirma que sim, que isso é mt bom para o SCP, só temos é que acreditar e esperar que as teorias conspirativas tenham seguimento através do seu ‘sequito’. Isso e liga inglesa ser contra… Uma liga rica, que ao contrário das médias e pequenas só teria a ganhar com os fundos segundo a sua própria teoria: só os clubes grandes (ricos) beneficiam com os fundos, enquanto os médios (remediados) e os pequenos (pobrezinhos, mas honrados) não…


    Nani não volta

    Obrigado pela demonstração (prática e objectiva) de sportinguismo. Muitas felicidades no resto da carreira e até sempre, Nani!


    O erro de casting Shikabala

    O Bruno não erra! Bruno is God! Bruno is perfect!

    “Nobody’s perfect… But who wants to be a nobody?” Bruno wants.


    Diversos

    Agora sim: o Sporting é nosso e … transparente. Translúcido. Límpido. Cristalino mesmo.


    Demos uma lição política na edição desta Taça da Liga… já desportivamente fomos eliminados pelo… Vitória de Setúbal. Boa! Mais um saldo extremamente positivo da gestão desportivo-politico-brunesca.

    De resto, o mistério sobre o futuro e a estratégia do SCP adensa-se. Estará ao nível da resposta que o Bruno deu à questão do Paulo Pereira Cristóvão: “Zero. Nada.”

    Resumindo e concluindo: tudo abordado ao de leve, pela rama, mt poucas novidades e não se vislumbrou qlq desenvolvimento de assuntos pendentes. À excepção do regresso de Labyad, não se compromete com nada, não definiu coisa nenhuma. Emesmo isso ( o regresso de um jogador emprestado) está condicionado pela aprovação técnica… Dito isto, a questão que me assalta a mente é: para que serviu esta entrevista, afinal?

    ResponderEliminar
  2. Ah!!! Afinal existe outra "novidade". Ao contrário do que vem sendo propalado e defendido pelos apoiantes mais acérrimos do Bruno qt à política salarial seguida dentro do plantel, este veio desmenti-los: "não existe tecto salarial"... Hmmm, que ingrato do caraças, pah!…

    ResponderEliminar
  3. Como já referi - prevê-se um verão cheio de novidades em termos de entradas e saidas

    Nani é a primeira saida, mas para entradas já temos varios candidatos como Labyad, Medeiros, Rubio, Wallyson, etc

    O mais preocupante a meu ver é a renovação de Carrillo - aturamos muitas perdas de bola e jogadas inconsequentes e merecemos ver o melhor Carrillo em acção

    Acho positivo BC mostrar-se mais flexivel em relação a certos temas - como o tecto salarial, jogadores contratados pela anterior direcção, etc

    Quanto aos fundos concordo a 100% - nós nunca lucramos nada com os fundos, já benfica e porto sobrevivem à custa dessas negociatas sujas entre fundos, J. Mendes, Mourinho, Atletico Madrid, e muito mais

    Sobre Labyad em particular, como é obvio a culpa não é dele - mas pagou por ter um vencimento extremamente elevado para o pouco que produzia em campo - e pior que isso é que depressa ficamos com apenas 35% do seu passe - ou seja se tivessemos a sorte de um dia vender o jogador por um valor interessante - recebiamos o equivamente a alguns meses de vencimento do jogador

    Espero que a sua situação contratual tenha sido revista - BC falou em ter ficado tudo certo aquando do emprestimo, mas não se explicou mais - não podemos pagar vencimentos milionarios nem a Labyad nem a ninguem - para além disso e apesar de não termos de momento ninguem com essas caracteristicas no equipa principal, temos pelos menos Guald, MEdeiros e Matheus PEreira na calha.

    ResponderEliminar
  4. Sr virgilio, nao sabendo ao certo nunca a verdadeira razao para o labyad ser afastado, nunca se podera saber as movimentaçoes e as condicoes que o poderao trazer de volta. Nem tao pouco os beneficios/prejuizos deste afastamento para o futuro desempenho do jogador no Sporting, porque ate a data em que ele saiu nada fez para justificar o dinheiro gasto nele.

    Podemos todos supor, e ai ha os que apoiam o Presidente em tudo e tem uma opiniao, e os que o criticam em tudo e têm outra.

    Sinceramente se o vir para o ano a jogar em condicoes, e a ser importante, ja me darei por satisfeito.

    ResponderEliminar
  5. BdC utilizou na entrevista ao Record um raciocínio argumentativo, raramente demonstrativo. E, aparentemente, não se preocupou com esse facto, por feitio pessoal ou por impossibilidade comprovativa. Assim, verifica-se que nas premissas recorre a provas subjectivas, contaminadas pelo contexto emocional ou conjuntural, não se impondo à consciência de cada um como verdadeiras e irrefutáveis. Crer no que BdC afirma é, antes de mais, um acto de fé. Os crentes acreditam e repetem. Os que não são crentes torcem o nariz e ficam de pé atrás.

    Lemos sobre Marco Silva, Carrillo, Rubio, Labyad ou Shikabala e nada ficamos a saber. O que BdC afirma é possível, como o seu contrário. Sobre os Fundos não se sentiu obrigado a justificar a sua posição e as vantagens que decorrem para o Sporting. Da estrutura acionista da SAD e das VMOCs nem uma palavra. Da hipoteca do Estádio idem. Das obras na Academia idem aspas. Da planificação da próxima época só depois do jogo com o Nacional. O celebrado investidor fica para as calendas gregas. Certo, certo, ficou-se a saber o que não era ainda necessário: que Nani no próximo ano não estará cá. Os rivais tremem que nem varas verdes. O Virgílio trabalha 24 horas por dia. E que, afinal, o tecto salarial não existe apesar de sistematicamente invocado.

    Concluo que BdC continua deslumbrado com o facto de ser presidente do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.