sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dois grandes passos de regresso à história


A imagem que ilustra o post refere-se ao dia 19 de Julho de 1977. Uma multidão preenchia as varandas do aeroporto da Portela e muitos mais aguardavam cá fora pela equipa campeã europeia de hóquei em patins. A equipa de Ramalhete, Sobrinho, Chana, Rendeiro, Livramento, treinada pelo mago José Torcato. 

Foi primeira equipa portuguesa a conseguir um titulo europeu e logo o titulo máximo. A este feito associar-se-iam os titulos de 1984 (CERS) e de 1981, 1985 e 1991 (Taça das Taças). 

Quando o Sporting começar a disputar a final four da Taça CERS no sábado, pelas 19.30 (hora portuguesa, transmissão na SportingTV), está a retomar o seu caminho natural, depois de uma longa hibernação, da qual foi necessário ressuscitar a modalidade.

O futsal é uma modalidade mais recente, mas é actualmente dominada internamente pelo Sporting. Hoje, pelas 21.30 (transmissão Eurosport), no Meo Arena, o Sporting luta pela consagração internacional.

Em nenhum dos referidos torneios o Sporting parte como favorito. Como aliás não o era em 1977 quando quebrou a hegemonia espanhola no seu próprio reduto. Mas ao estar presente nas respectivas decisões, o Sporting cumpre os requisitos indispensáveis para poder lutar pela vitória. 

Foi assim, estando presente nos grandes momentos, que se construiu a história dos grandes clubes, dos quais o Sporting Clube de Portugal é um nome incontornável.

Créditos da foto para o Armazém Leonino

12 comentários:

  1. Que seja uma grande FDS desportivo repleto de alegrias para o nosso Sporting!

    Abraço LdA!

    ResponderEliminar
  2. Grande imagem, de um grande feito (que ecoou nos meus ouvidos durante muitos anos, pela voz do meu pai).
    O efeito da Nave (onde se fumava compulsivamente) era devastador para os adversários (muitos deles jogam ao ar livre!!), pelo grande ambiente que ali se gerava.
    Recordo que, com apenas 10 anos, não me apeteceu ir a essa final de 1991 (estava demasiado receoso de mais uma derrota... isto de crescer nos anos 80 do Sporting não foi fácil). O meu pai bem insistiu mas fiquei a sofrer em casa. Ele foi mais um grande amigo nosso. Prefiro acreditar que, assim, dei sorte.

    Este é um momento muito importante na nossa história. Um grande orgulho nestes atletas, treinadores e directores destas modalidades que, escondidos das luzes do futebol, vão elevando o nome do nosso clube. Toda a sorte para eles!! São verdadeiros campeões!
    Será muito difícil e a história do desporto, geralmente, só perpetua os vencedores.
    Que demonstrem que merecem estar nestes grandes momentos.

    FORÇA SPORTING!!

    ps: o Andebol também começa a disputa de uma final bem complicada. Seria importante voltar a vencer um campeonato, numa modalidade onde, há 20 anos atrás, parecia impossível alguém alcançar os números das nossas conquistas.

    ResponderEliminar
  3. Orgulho Leonino!

    Mt sorte e muita força para o nosso Hóquei em patins (modalidade mítica), Futsal e Andebol...

    Estive no velhinho pavilhão a assistir a um destes 4 títulos do Hóquei em Patins: a taça CERS de 1984, a única competição que nos faltava conquistar nesta modalidade... Fui com um tio meu, já falecido... Nem imaginam as minhas sensações sempre que me recordo desta conquista... O ambiente foi de pura loucura num festival de golos. Com um Cenoura (Luís Nunes) Bruta!! Posso afirmar que foi a minha melhor experiência ao vivo enquanto sportinguista!

    Aqui fico o relato do percurso e da final:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Conquista_da_Ta%C3%A7a_CERS_em_H%C3%B3quei_em_Patins_-_1984

    ResponderEliminar
  4. Acredito muito na prestação da equipa de hóquei....tenho sido surpreendido pela positiva e acredito que podemos trazer mais uma Cers.

    Quanto ao futsal não estou nada optimista...Conheço bem a equipa do Barcelona e, embora estejam no campeonato abaixo do Inter, são mais fortes individualmente que qualquer equipa espanhola, que como sabemos são as melhores do mundo. Por outro lado o actual plantel do SCP é bem mais fraco, quando comparado com recentes e, inclusive com jogadores cuja qualidade, na minha opinião, deixa muito a desejar para um clube com pergaminhos do SCP.

    Oxalá esteja enganado e consigamos mais que na meia final de 2012

    Força SCP!!!

    ResponderEliminar
  5. A pior equipa de futsal dos últimos dez anos, com o João Benedito em final de carreira e fora dela quase toda o ano; uma equipa que em toda a época não foi capaz de ganhar um jogo ao Benfica, ao Braga, nem sequer ao Fundão, ia ganhar ao Barcelona? Era preciso um "milagre".

    As coisas não podem ser feitas assim, isto é estar a enganar as pessoas. Lá por estarem mais de 12 mil nas bancadas, a esmagadora maioria do Sporting, não era (só) por aí que o Sporting ia ganhar este título europeu, porque os catalães têm muito melhor equipa, e isso viu-se durante o jogo.

    Hoje no hóquei o mais certo é acontecer a mesma desilusão... para quem não está por dentro da realidade, porque para quem está, não surpreende. Vamos ver quantos títulos as modalidades de pavilhão vão mesmo ganhar...

    Confesso que tenho algumas esperanças relativamente ao andebol. Penso que se o Sporting conseguir finalmente vencer um jogo no Porto tem grandes hipóteses de voltar a ser campeão. O futsal dificilmente renova o título de campeão nacional. Ganhar a Taça será o objectivo mais realista. Quanto ao hóquei na Taça de Portugal, se conseguir despachar a Oliveirense nas meias-finais (o que já será muito complicado) e depois defrontar o Barcelos, é possível. Se for o Benfica o outro finalista, vai ser muito difícil.

    E estamos assim. Muitas meias-finais, muita publicidade, mas daí a isso traduzir-se em títulos vai uma grande distância porque a "manta" é muito curta...

    ResponderEliminar
  6. E já se parava com a treta de que morremos na praia. O Barcelona esteve por duas vezes em vantagem, contra uma do Sporting. O Sporting estava empatado a 30 segundos do fim quando sofreu o 4-3, depois de ter estado a perder 3-1. Nada garante que no prolongamento conseguiríamos vencer o jogo. Tendo em conta que o adversário tem mais opções no banco e dado o desgaste do tempo regulamentar, o Barcelona seria ainda mais favorito.

    Estamos a ficar uma massa adepta cada vez mais imatura e influenciável por dirigentes espertalhões, que criam as ilusões e depois escudam-se nos orçamentos. Aprendam a ver desporto e deixem os chavões e as desculpas esfarrapadas!

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Espero que amanhã não tenhas motivo para voltar a enfiar a viola no saco...

      Eliminar
  8. Caro anonimo, os meus pesames pela vitoria no hoquei. Espero que nao tenha ficado muito triste, mas isso passa.

    ResponderEliminar
  9. Aos anónimos a resposta foi dada ontem tanto pela equipa de Futsal como pela equipa de Hóquei!

    SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi? E se o hóquei tivesse perdido, como podia ter acontecido nos penalties, vinhas cá às 8.30 da manhã?

      Outra coitadito que nem dorme. Mas desmentir factos, nem pó.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.