segunda-feira, 18 de maio de 2015

Um Carneiro entre leões, sacanices e papagaios

Um Carneiro entre leões
As alterações na comunicação do Sporting sucedem-se. Desta feita é apenas uma mudança de cadeiras e nome. Mantém-se a agência WL Partners, de Luís Bernardo (nada mais nada menos que o famoso "Luís, estou bem assim?" do então primeiro ministro José Sócrates) mas sai João Morgado Fernandes que, agora na direcção de comunicação da Associação Nacional de Farmácias, poderá festejar à vontade o bi-campeonato que o seu clube, muito justamente, acaba de conquistar. Felicidades e desejos de um bom trabalho para Mário Carneiro, o novo director de comunicação.

A alteração de nomes não deverá mudar nada de substancial na comunicação do Sporting. Pelo menos ao que já foi conseguido com a entrada em funções da WL Partners: abertura de canais que vinculem as versões oficiais, como é exemplo na mudança de tratamento do jornal Record, entre outros. Um bom exemplo é a entrevista dada pelo vice-presidente Carlos Vieira ao Diário Económico, que foi também reproduzida em vários outros órgãos de comunicação social.

Fazer muito mais do que isto será particularmente difícil, direi mesmo impossível, enquanto Bruno de Carvalho mantiver a sua "fúria comunicacional", ao arrepio de tudo o que seria recomendável para a comunicação institucional e até mesmo no seu interesse pessoal. Para o constatar ficam as inúmeras vezes que o presidente "apareceu" durante o pretérito fim-de-semana.

Sacanices e papagaios
Um bom exemplo é a  conferência de imprensa da passada sexta-feira, convocada com o objectivo de contrariar os rumores sobre a situação do treinador, que no final da semana passada atingiram os níveis da histeria e psicose. Ora, se a ideia era desmentir os rumores para lhes por cobro, e assim devolver alguma tranquilidade para o que ainda resta para final da época, a conferência de imprensa funcionou como uma embaraçosa confirmação de paz podre, um tiro pela culatra.

A frase que marca aqueles minutos de infindável perplexidade e embaraço é precisamente a afirmação voluntária, em forma de acusação ao treinador, (sem que tal correspondesse a nenhuma pergunta de jornalistas às quais se esquivou sem convencer) pela falta de um telefonema a desmentir a noticia de uma putativa refeição com Pinto da Costa. Ora Marco Silva já havia desmentido a noticia na conferência de imprensa que antecedeu o jogo.

Não é preciso elaborar muito sobre este facto e o testemunho que constitui sobre o que é hoje a relação entre os dois e o que isso augura para o futuro. Se Bruno de Carvalho tivesse consultado a direcção de comunicação - a quem certamente entrega um rechonchudo cheque anual - ou até qualquer estagiário, certamente que lhe recomendariam, perante a situação, que a emissão de um mero comunicado era mais recomendável.

Foram também notórias as referências indirectas (mas pouco) a Abrantes Mendes, na sequência das suas afirmações sobre a situação de Marco Silva. Regista-se a dureza na referência ornitológica por comparação com a reiterada omissão e silêncio perante a campanha organizada contra o Marco Silva desde Dezembro. Este comportamento dúbio e pouco edificante entrará no balanço final da época e  é já responsável pelo desconforto da situação em que Bruno de Carvalho se colocou, qualquer que seja o resultado a obter na final da Taça de Portugal.

Nota: alguns acontecimentos importantes do fim-de-semana merecerão aqui referência em momento oportuno.

13 comentários:

  1. Tristeza ter um presidente que convoca, à pressa, uma conferência de imprensa para responder ao "seu" treinador, mas será que alguém ainda o leva a sério.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  2. LdA

    Há um elemento misterioso para mim quando reflicto sobre a forma como BdC comunica com os adeptos do Sporting. De certa forma, pode-se afirmar que BdC já vai na quarta estratégia comunicacional:
    - Começou com José Quintela, vogal e director-geral da Quintela&Reis Consultores, que entretanto parece ter sido remetido para um plano secundário;
    - Num segundo momento recorreu à YoungNetwork, compagnon de route desde as lutas de oposição ao Godinho Lopes, mas por razões que nunca foram bem explicadas ficou com funções muito limitadas e específicas;
    - Finalmente, a WL Partners (a tal especializada na gestão de crises), no início com o benfiquista Morgado e agora com o Mário Carneiro.

    Fico a pensar que, apesar de tanto perito à volta de BdC, a comunicação do Sporting continua cheia de “ruído” e pergunto-me onde é que estará o mal!

    ResponderEliminar
  3. No que é que este tipo de post defende o Sporting? Está-se a ajudar o Sporting a ganhar a Taça de Portugal assim?

    Recordo que era essa a tónica anteriormente.

    O que mudou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS,

      está demasiado preocupado com a opinião individual de um mero adepto do Sporting, sem qualquer expressão. Devias fazer essa pergunta a Bruno de Carvalho, presidente do clube, por exemplo, relativamente à conferência de imprensa analisada no presente post.

      Eliminar
  4. A Norte de Alvalade, parece-me ter ouvido ou interpretado mal o que disse BdC sobre o tal telefonema que MS não fez. Na verdade, ouvi agora a gravação e o que é dito é (MS não o fez o telefonema) "...nem teria de o fazer, de tão ridículo".
    Bem sei que as redacções dos jornais andam a vender-nos uma interpretação muito própria, mas a verdade é que temos de defender o que é nosso e BdC, com todas as suas virtudes e defeitos, É O NOSSO Presidente.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindomaia,

      eu não ouvi a gravação, ouvi em directo. Talvez o meu caro queira por aqui um link da gravação para esclarecer a dúvida.

      O que Bruno de Carvalho disse, sem que ninguém lhe perguntasse, foi que o grupo estava todo focado (no trabalho ou no jogo) que o Marco Silva nem lhe ligou a desmentir a noticia.

      Eliminar
    2. LdA:

      "Hoje saiu uma notícia que o Marco Silva já desmentiu, e fez muito bem, mas não houve um telefonema da parte do Treinador do Sporting ao Presidente a falar directamente e a desmentir directamente. O que eu considero normal, pos estar 100% focado em vencer o jogo de amanhã."

      Acho que está aqui a ver fantasmas...

      Eliminar
    3. Por favor não ataquem o LdA... ele é um mero adepto do Sporting, como explicou acima. Um carneirinho vá...
      O caro teve um comportamento de árbitro... teve de julgar em direto, o que nem sempre é fácil. Nós que somos uns malandros, somos como os outros árbitros que estão nos programas de televisão a escalpelizar tudo... ter de julgar em direto é muito difícil. A pergunta que se impõe é a seguinte:
      Quando se assiste às coisas ou quando os árbitros vêm a Alvalade querem fazer um bom trabalho ou condicionar ainda mais?
      SL

      Eliminar
    4. A frase, ipsis verbis, é «Hoje saiu uma notícia num jornal, que o Marco Silva já desmentiu, e fez muito bem, mas não houve um telefonema do Treinador do Sporting ao Presidente, a falar directamente e a desmentir directamente. O que considero normal, porque está 100% focado em vencer o jogo de amanhã! E é isso que os Sportinguistas querem.»

      Eliminar
    5. Se o BdC acha que ele não tinha de desmentir, então porquê referi-lo? Claramente ficou no ar a ideia de que "o sacana desmentiu aos jornalistas, mas a mim que sou chefe 'tá quieto". É a minha interpretação. Se todos nós temos leituras diferentes, a conclusão unânime é que o BdC não comunicou como deve ser, pois cada sportinguista interpretou coisas diferentes.

      Eliminar
  5. Queria só fazer um aparte mas tenho de falar nisto, porque o que se está a passar é uma vergonha. A comunicação social está a branquear o comportamento animalesco de muitos adeptos do Benfica em Guimarães e em Lisboa, com o EPISÓDIO do polícia que agrediu o pai e o miúdo, sendo que é um FACTO que o pai cuspiu no polícia, embora o polícia tenha depois perdido a cabeça e respondido desproporcionalmente.

    Mas o que está a ocupar o espaço mediático hoje não é a HISTÓRIA e que é um comportamento violento e arruaceiro nunca visto a propósito da vitória lampionica no campeonato, que é da inteira responsabilidade de adeptos do clube que ontem festejou o campeonato, não é de mais ninguém. Com a conivência de redacções e comentadores afectos ao clube da Luz, hoje até parece que a única coisa grave que aconteceu foi o pai e o puto terem levado do polícia.

    ResponderEliminar
  6. Para acabarem com esta novela de ódio e veneno contra BdC tem um bom remédio:

    MATEM O HOMEM E PRONTO, FICA TUDO RESOLVIDO.

    Depois, vão para lá os experts do faz de conta que o Sporting passa a ganhar tudo e
    fica sendo um mar de rosas nas mãos dos que destilam ódio até à morte.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.