domingo, 19 de julho de 2015

Michael Ciani: cesto gabado, cesto estragado

Dizia aqui, na passada sexta-feira, que "o que o Sporting está a fazer nesta pré-época quanto a aquisições é o que devia ter feito nas épocas anteriores: contratar com critério, sendo que este deveria privilegiar a qualidade, porque a quantidade pode sempre ser suprida por via da formação." Ora, logo de seguida o Sporting contrata dois defesas centrais que se afastam em muito deste perfil e que quer Teo Gutierrez (finalmente!) quer Bryan Ruiz possuem.

Como é evidente a lesão de Ewerton está por trás da decisão de contratar mais um central, perfazendo um total de quatro o lote à disposição de JJ. Mas, infelizmente, são ambos de valor mediano, não oferecendo muito mais em qualidade ao que já tem o treinador à disposição, pelo que o conceito de verdadeiro reforço acaba por ser de difícil aplicação. E, quando se diz que, com a aquisição destes jogadores, se está a privilegiar a experiência, esquece-se que nenhum deles, na sua carreira, sabe o que é jogar numa equipa com a responsabilidade de ter que ser campeã ou têm grande experiência de competições internacionais quer ao nível de clubes ou de selecções.

Ciani chega da Lázio, onde terminou o contrato, tendo realizado esta época apenas doze jogos, por força de uma demorada lesão de três meses que o afastou dos relvados. Joga em ambos os lados do centro da defesa, tendo como ponto forte o seu jogo aéreo, quer a defender quer quando sobe à  área adversária, sobretudo em jogadas de bola parada. É francês, tendo representado a sua selecção principal uma vez.  

14 comentários:

  1. Ciani é um bom jogador, se assim não fosse não teria sido titular num dos grandes de França durante três épocas e uma vez internacional pela selecção principal daquele país. Na época passada sabe-se porque jogou pouco, uma época estragada por uma lesão demorada. Traz a experiência de dois campeonatos altamente competitivos e a jogar em boas equipas, traz presença física e não é nenhum tosco. Dentro das limitações financeiras do Sporting, acho que é uma boa aquisição para, não havendo lesões, fazer dupla com o Paulo Oliveira.

    ResponderEliminar
  2. Dá-me a ideia que a lesão de Ewerton não terá uma resolução tão breve como inicialmente prevista.

    As contratações de Naldo e Ciani são um retrocesso na política (correcta) que o Sporting estava a ter neste mercado: Pereira, Ruiz e Teo são, em condições normais, titulares. Já estes... (vamos ver)

    Naldo e Ciani juntam-se a Maurício, Samba, Matías Perez, Rabia, Sarr, Oliveira e Ewerton, como def. centrais contratados por esta direcção. Para já, em 7 acertaram em 2. Veremos se estes 2 (o faz 9, o nº de centrais contratados) melhoram esta medíocre média.

    Gostei da "convocatória" para a África do Sul.
    Basta tirar Rossel, Capel e Tanaka e colocar William, Teo e Ruiz e, por mim, estava o plantel fechado (um bom negócio pode levar o Slimani e trazer o Mitroglou).

    Devia servir para reflectir o porquê de jogadores como Rabia, Heldon, Sarr, Slavchev e Gauld (embora este ainda creio pode, um dia, ser útil) não servirem. Só aqui estão quase 10M de euros em contratações e cerca de 2M de salários anuais. Talvez o "problema" Carrillo já tivesse resolvido (bem como o de André Martins) e talvez houvesse Teo mais cedo e Douglas.

    Espero que o estágio revele a evolução que se deseja a esta equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      O Samba foi contratado para dar corpo ao lote de centrais da equipa B, concorde-se ou não isso é outra coisa.

      O Matías Perez, bem esse veio à experiência por empréstimo.

      O Naldo e o Ciani são os centrais que todos nós gostaríamos? Provavelmente não, mas se calhar são os possíveis.

      Até porque há que fazer escolhas. Se pretendemos folga para abordar outros dossiers...

      Eliminar
    2. Incluir nesse lote Samba e Matias Perez nesse grupo só pode ser por manifesta incapacidade em perceber o que é um plantel para a equipa A e um plantel para a equipa B.
      Dizer que Mauricio foi um caso falhado, acho que tambem é má fé.

      E depois contabilizar o valor das aquisições falhadas argumentando que com isso se pudessem resolver outros problemas é também interessante.
      Tivesse o Porto acumulado o dinheiro de Quintero, Reyes, Octavio, Licá, Andrés Fernandez ou Ghilas entre outros e já teriam ido buscar qualquer outra estrela mundial.

      Eliminar
    3. J,

      Eu sei o que é um plantel da B. E, para mim, não é sítio para jogadores que são contratados mas que são muito piores dos que já existem na formação do Sporting. Quais as consequências de se ter dado espaço na B a Sarr, Samba, Enoh, Cissé, Matías Perez, Slavchev, M. Lopes, Jonathan, etc, em detrimento de Betinho, Iuri, Zezinho e outros que foram enviados para campeonatos na Lituânia e Roménia?

      E eu quero lá saber do Porto.

      Eliminar
  3. Quanto a Naldo não faço ideia, mas este foi pedido pelo treinador. Dá por isso outras garantias.

    ResponderEliminar
  4. Terminamos o ano passado com a certeza absuluta que tinhamos 3 dos melhores centrais da liga e que só em casos extremos é que se devia contratar outros defesa

    Com a lesão de Ewerton eu preferia que tivessemos contratado apenas um central que nos desse mais certezas, mas a opção recaiu nesses dois - vamos ver

    Ciani eu já conhecia e será boa aposta se não tiver problemas de lesões, na epoca passada mesmo depois de paragem prolongada, recuperou e terminou como titular da Lazio

    Naldo não conheço, mas como qualquer outro jogador do Sporting, gosto de o ver jogar e depois dar a minha opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terminou como titular e depois ficou sem clube? Foi alguma homenagem ou acham que é muito difícil verificar?

      Eliminar
    2. Não quis renovar

      Eliminar
    3. Foi uma homenagem como o maxi fez ao Benfica. E como tantos jogadores fazem todos os anos.

      MLV

      Eliminar
  5. 31 anos, dispensado. 3 anos na Lazio, 31 jogos. Temos cliente para o Dep. Médico.

    ResponderEliminar
  6. Do naldo, não posso dizer grande coisa. Este ciani, é um oniewu. De frente para a bola, é tudo dele. Jogo aéreo, duelos físicos, impacto, raça. Tudo muito bom. Bolas metidas nas costas, em profundidade, em velocidade, esquece. Durão de rins, e algo lento.

    MLV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também ouvi falar que andava meio mundo atrás

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.