quarta-feira, 15 de julho de 2015

O caso William e que "Manel" fará o lugar. Ou devíamos ir ao mercado?

A lesão de William rebentou que nem uma bomba. A sua ausência é com toda a certeza muito mais do que uma péssima noticia. Representa, a par da lesão de Ewerton, uma forte contrariedade e uma aparente diminuição da nossa capacidade competitiva.

Enquanto se elaboram as mais escabrosas teorias da conspiração à volta do sucedido, é minha opinião que, acima de tudo, parece estarmos presentes frente a um daqueles casos em que todos falharam. 

Falhou a equipa médica da federação, que não terá valorizado as queixas do jogador, não tendo por isso agido preventivamente, realizando exames complementares de diagnóstico. 

Falhou o jogador mais ou menos pelas mesmas razões. 

Falhou o departamento de futebol do clube por, talvez também pelas mesmas razões, não se ter inteirado do estado dos seus jogadores no final da competição. Falha que, por não ter nenhum alerta a montante, é desculpável, mas não pode deixar de servir como ensinamento. 

Por outro lado, esteve muito bem o departamento médico do clube por ter actuado de imediato perante queixas não muito relevantes, actuação que certamente contribuiu para que o problema não se tornasse ainda maior e mais grave. O que rejeito liminarmente é que o jogador tenha jogado lesionado com conhecimento de algum responsável, seja ele médico e/ou técnico ou federativo. 

É já um lugar comum dizer-se que uma crise é também uma oportunidade. Fazendo jus às suas origens, William é desde o seu aparecimento, não um eucalipto, mas um frondoso embondeiro sob o qual não há mais espaço para nenhuma outra árvore, apenas erva rasteira. O afastamento prolongado de William representa isso mesmo, uma oportunidade para os jogadores que, estando já no plantel, viviam sob a sua enorme sombra. 

Os principais candidatos são Oriol Rosell, Wallison e Palhinha. Isto porque não me parece crível que JJ abdique de um jogador com um perfil físico de baixa envergadura para o lugar de William. Ora Palhinha está lesionado, pela que a luta será, para já a dois. Wallison já jogou e foi até o primeiro jogador a marcar nesta nova época, frente à equipa B. Rosell tem subir muito os níveis de intensidade com que nos habituou. As suas aparições no ano passado deixaram um rasto misto, de aparente potencial contrastando com pouco nervo e capacidade de reacção. Tem a seu favor, quanto a mim, a falta de continuidade, o que normalmente é fatal para alcançar o ritmo que um jogador necessita para vingar.

Há sempre a possibilidade de procurar fora de casa a resolução do problema que a ausência de William agora suscita. Uma solução que os constrangimentos de ordem financeira constituem o principal entrave logo à partida. Mas, atendendo às ambições e aos compromissos do clube, talvez deva ser uma possibilidade a contemplar de imediato se se entender que não há solução satisfatória nos quadros do clube. É que William só poderá regressar em Outubro, mas a possibilidade de a boa forma acontecer em simultâneo, não sendo impossível, é também remota. E até Outubro grande parte da sorte da época pode muito bem estar traçada.

21 comentários:

  1. MIGUEL VELOSO era muito bem pensado!!!!

    ResponderEliminar
  2. Cheira-me que nem Wallyson (que me parece contar mais para 8) nem Palhinha nem Rosell.
    Slavchev.

    Não é necessário contratar ninguém, como já não era. Rosell jogou de forma demasiado esporádica no ano passado para ter algum ritmo de jogo. Daí ter tido as prestações que teve. Tenha ele continuidade e é um bom suplente para William.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dimitris Nalitzis, até pode ser que seja Slavchev. Mas tem de ser "outro" muito diferente do ano passado.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. a sério? chegámos a isto?

      Eliminar
    2. A culpa é da direcção? De Jorge Jesus? Do William? Alguém tem culpa de não termos o Danilo no Sporting?
      Obrigava-se o jogador a assinar pelo Sporting só porque sim? Oferecia-se o que ele pedia e pronto?
      Apenas gostava de perceber o sentido deste comentário...

      Eliminar
    3. Já vai ultrapassando o ridículo mas siga. Bora malhar!

      Eliminar
    4. Espera, qual danilo ? Aquele que cagou no Sporting, e no que teria assinado para ir sentar o cu no banco do porto ? Não estamos a falar do mesmo pois não ?

      MLV

      Eliminar
    5. Ui... tanta gente irritadiça. Estou a falar daquele que o JJ queria... Eu, tal como o JJ, gostaria de o ver no SCP, será que os senhores me permitem partilhar as mesmas ideias do nosso treinador?

      Malhar? Em que sentido? Adiante... Independentemente do sentido, diz que faz bem ao físico e/ou ao espírito. Posso? Ou é preciso pedir autorização aos senhores irritadiços? Vá, acalmem lá as passarinhas... Não se irritem comigo, que a culpa de se ter deixado o gajo fugir para um rival não é minha!

      Eliminar
    6. Se for perguntar o jj se quer o Ronaldo, ele não diz que não. Mas quem o paga ? Você ? O jj ?
      Além disso, o jogador tem vontade própria. Se ele não quiser vir, não vem. Assim como o kleber não quis. E o guilas também não.
      O Jesus percebe isso. Infelizmente nem toda a gente tem essa capacidade !

      MLV

      Eliminar
    7. Isso, isso! O JJ é um maluco a pedir: Só reclama por coisas impossíveis... Comparar Danilo com Ronaldo... Isso sim, é que é um comentário de quem percebe de futebol e revelador de gente com uma elevada capacidade cognitiva.

      Eliminar
  4. Agora podemos falar do Danilo, e da falta que ele podera fazer. Como a 1 semana se calhar se ele viesse diriamos que ele era um jogador demasiado caro para ficar sentado no banco, porque era o destino dele, quando ha outras posicoes a precisarem mais de reforços.

    Nao me importava nada que ele tivesse vindo, muito menos agora, mas estas situaçoes infelizmente nao se adivinham.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Esquece. André Martins não é o tipo de médio que jesus gosta. E muito menos para jogar a trinco.

      MLVM

      Eliminar
  6. Num blogue que se diz sportinguista, o que eu gostava de ler era mais ou menos isto :
    William jogou magoado e todos vimos isso. Seja no episódio da coxa elástica ou no episódio onde se vê o jogador tomar uns medicamentos. Podem sempre alegar que era vítima c, mas que é estranho, lá isso é.
    William foi um dossier mal gerido pela FPF e pelos seus médicos ! O jogador, mal aconselhado pelo mesmo serviço médico, nunca falou. Provavelmente acreditou ser algo menos grave.

    Claro que neste blogue, tinham que encontrar algo para por culpas no Sporting. Se assim não fosse, não era o norte de Alvalade. ( mas noto que desta vez vocês são os únicos. Até o visão de mercado defende o Sporting, o que é feito único ! )

    MLV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MLV, no actual Sporting parece haver cada mais a tendência de só ser permitida uma única opinião e quem não a profere ou não a vincula não é um bom Sportinguista nem defende o Sporting.

      O que escreveste acima está para lá do ridiculo. Sabes onde fica a tibia e que relação pode ter uma coxa elástica com a fractura daquele osso? Ou para que servem os comprimidos numa lesão desse tipo, isto admitindo que ele tomou comprimidos, o que está por provar?

      Eliminar
    2. Se calhar também anda com algum colar cervical à cintura. Por causa da mota.

      Eliminar
    3. Que ele tomou comprimidos para alguma coisa , esta provado! Ora vá lá ver o jogo com a Itália. Agora pode ser muita coisa. Para dores por exemplo. ...
      Só isso, e o episódio da coxa elástica, mostra má fé da parte da federação ! Um jogador que esteja a 100% não necessita de nenhum destes "acessórios ".

      Se o jogador volta das férias lesionado, e o último jogo que fez foi pela selecção, não consigo entender qual é a dúvida ! A culpa é da FPF, e não vejo como podem alegar o contrário !
      Já lhe disse, até o maior blogue anti Sporting deste país, admite que a federação errou gravemente ! Só isto dava direito a feriado nacional !
      Só a FPF e você é que não percebem isso. Os da federação porque não querem pagar indemnizacoes o clube, e as tantas porque algum amigo pediu esse favor. Você porque embirrar com o presidente, e o homem passou a ser o maior desgraçado do mundo.
      Veja lá , é na balança do bom e do mau o balanço não é todo para o lado mau.

      MLV

      Eliminar
  7. Há males que vêem por bem. Com esta lesão dificilmente William será vendido o que quererá dizer que podemos contar com ele de Outubro até ao Europeu e depois de ganhar tudo, sim, pode sair. Não iria ao mercado procurar soluções essas terão de ser encontradas internamente pelo treinador, só em caso de venda seria necessário ir ao mercado reforçar a posição.

    Ficam agora três/quatro atletas na mira de saída Patricio, Adrien, Slimani e Carrillo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha primeira reacção também foi essa: Boa, fica cá mais um ano!
      De resto, também me parece que não será necessário ir ao mercado por causa disto.

      Eliminar
  8. O Machado faz o lugar!
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.